A PMESP é referência nacional para as PMs. Eles adotam o conceito de Polícia Comunitária a mais de 10 anos (já estão bastante maduros nessa filosofia) e só agora os outros estados estão tentando aplicar (não é fácil) essa filosofia, com incentivo da SENASP.tykuna escreveu:Uma polícia que sempre me tratou muito bem foi a de São Paulo, sempre me senti super tranqüilo com eles e, principalmente, me senti respeitado. Isso pra mim, é o que mais importa.
Sds,
A doutrina operacional da PMESP tem reconhecimento mundial, onde a capacidade de usar o armamento é mais importante que a potência da arma em si, daí surgiu o conhecido mundialmente Método Giraldi, criado pelo Cel. Nilson Giraldi, da PMESP.
Enquanto no Rio de Janeiro as polícias estão fazendo uso de armamentos cada vez mais potentes (chegam ao ponto de dizer que fuzis cal. 5.56mm é arma de boneca!), onde "subir o morro" com metralhadoras de apoio de fogo (notadamente as velhas Madsen), fuzis 7.62mm (FAL, G-3, etc) e os "menos potentes" 5.56mm, em São Paulo vemos policiais do ROTA (considerada uma força de elite) utilizando pistolas .40 e Revolveres 357mag como armas de porte e metralhadoras MT-12 (9mm), FAMAE MT40 (.40) e espingardas CBC Action Pump cal. 12!
A formação dos policiais militares de São Paulo também é superior a de todos os outros estados, tendo também o maior tempo de formação (2 anos, se nao me engano), onde os soldados saem com formação superior reconhecido pelo MEC!
Em contrapartida, no Rio, um policial militar chega a ser formado em menos de 4 meses!!!!!!!
Vale lembrar também que em São Paulo o Policial Militar e o Policial Civil recebem o mesmo salário, existindo a equiparação de cargos e salário entre as duas polícias. Ambas as policias são altamente eficiêntes em São Paulo!
E pensar que até pouco tempo atrás São Paulo era considerada um dos estados mais violentos do Brasil! Se fosse em outra cidade o PCC já teria tomado conta do estado e teria se ramificado por outros estados!SP investe mais do que o Brasil em Policiamento
O Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (19), revelou que São Paulo realizou, em 2008, mais da metade dos investimentos em policiamento no país, ao aplicar R$ 7,5 bilhões durante o ano. Além disso, a taxa de 10,8 homicídios para cada 100 mil habitantes foi a segunda menor entre todos os Estados brasileiros no ano passado. O último ano foi marcado pelo investimento pesado em inteligência na polícia paulista. Foram investidos mais de R$ 128 milhões, 38,02% do total investido no Brasil. Para o coordenador de Análise e Planejamento da Secretaria da Segurança Pública, Túlio Kahn, “a redução da criminalidade não tem só relação com valor do investimento, mas sim com a qualidade do investimento e da gestão”. Pode-se entender como investimento em inteligência a ampliação dos sistemas do Registro Digital de Ocorrências (RDO) e Infocrim, que permite à PMESP elaborar o Plano de Policiamento Inteligente, do Fotocrim, banco de dados com imagens de criminosos, e a expansão do sistema de rádio digital, à prova de escuta clandestina. De 2007 para 2008, São Paulo apresentou um crescimento de 17,5% no investimento em segurança, maior do que a média nacional, que foi de 13,3%. O número de homicídios apresentou redução de 70% em relação ao maior período de incidência criminal no Estado, em 1999. A queda é parecida com as de Nova Iorque (EUA) e Bogotá (COL), maiores casos internacionais de sucesso na redução da criminalidade.
São Paulo x Rio de Janeiro
Dois exemplos.... um do que deve ser seguido e outro do que não deve ser seguido em termos de segurança pública!