JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: JAS-39 Gripen

#7666 Mensagem por Antunes » Sex Ago 21, 2009 10:28 pm

Benke escreveu:Sinto dizer, mas voces não entenderam ainda que o mundo mudou.
Caças bimotores estão com os dias contados.
Caros pra comprar, ainda mais caros pra operar.
O mundo está buscando caças que não sejam um buraco sem fundo para operar.
Até a India já entendeu isso.
O Gripen é a melhor opção porque permite ao Brasil entrar para o restrito clube de fabricante de caças supersônico.
O Rafale e o F18, para o Brasil, são aeronaves que, por já estarem prontas, não oferecem NENHUMA oportunidade nova.
Caro Benke, todos vemos o que quis dizer em seus posts. Porém discordo de sua afirmação sobre a India. O Gripen NG (caso ganhe a concorrencia), apesar de poder ser tecnologicamente mais avançado que outros caças na IAF, seria parceiro com os Su-30MKI. Se não me engano serão mais de 140 Su-30 na IAF. Ninguém compraria tantos, alias produziria (pelo menos em parte) com a Hindustan Aeronautics Limited, se não quisesse operar essas aeronaves por muitos anos.

A verdade é que, as especificações iniciais da IAF para o MMRCA (F-X2 Indiano) pediam por um caça monoturbina, exatamente para a "parceria" com o Su-30MKI e pelos motivos por você citados. Mas, dos 6 caças presentes na MMRCA apenas 2 cumprem essa exigencia, F-16 e Gripen NG. Isso me faz pensar que essa "exigencia" já está sendo ignorada, ou eles estão "jogando verde" para tirar o máximo dos concorrentes.

É verdade que a confiabilidade dos componentes aeronauticos aumentou muitissimo, mas acredito que não superam, ainda as vantagens de 2 motores, especialmente se estes possuirem tecnologia equivalente.

Abraço




"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

Re: JAS-39 Gripen

#7667 Mensagem por Benke » Sex Ago 21, 2009 10:38 pm

Porque a India iria operar dois bimotores?
A capacidade de dispersão e LCC baixo faz dos monomotores uma grande opção.




ars longa vita brevis
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#7668 Mensagem por Bourne » Sex Ago 21, 2009 10:55 pm

Talvez por que os indianos estão pensando em outros aspectos ligados a compra, não apenas nos caças em si. Portanto, comprar Typhoon, Rafales ou Super Hornet não é tão absurdo, possívelmente coerente. Além do mais tudo que for gasto terá um retorno bem maior tanto econômico-financeiro quando político.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: JAS-39 Gripen

#7669 Mensagem por orestespf » Sex Ago 21, 2009 10:55 pm

paulosa escreveu:[000] QUE CONFUSÃO!!!
LI TUDO E NÃO ENTENDI NADA.
QUAL VETOR É O MELHOR PRA FAB?
PRA SERÁ O QUE VIER, SE VIER.
O FX FOI CANCELADO. O FX2 ERA PRA SAIR A DEFINIÇÃO AGORA, PASSOU PRA SETEMBRO, AGORA PASSOU PRA 23 DE OUTUBRO. NESTE DIA A FAB VAI ENTREGAR O SEU RELATÓRIO, QUE VAI PRA ANÁLISE DO MINISTERIO DA DEFESA. AI VAI PRA UMA GAVETA, AI VEM NATAL, ANO NOVO, CARNAVAM, VEM MARÇO QUE É QUANDO AS COISAS COMEÇAM A FUNCIONAR NO BRASIL, COMEÇA A CAMPANHA ELEITORAL E AI, SÓ PARA 2011, SE O PT GANHAR. OP CANDIDATO SERRA JÁ FALOU QUE SE GANHA, VAI SEGUIR A LINHA KIRCHERIANA DE DESMANTELAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS, POIS ISSO LHE PARECE O CERTO A FAZER NO BRASIL.
POR ISSO MEUS CAROS, O MELHOR É O QUE VIER SE VIER,
ABRAÇO A TODOS,
RUBENS
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:


Bem... Seja muito bem-vindo ao DB, Rubens (ou Paulo??)


Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: JAS-39 Gripen

#7670 Mensagem por orestespf » Sex Ago 21, 2009 10:59 pm

Bourne escreveu:Talvez por que os indianos estão pensando em outros aspectos ligados a compra, não apenas nos caças em si. Portanto, comprar Typhoon, Rafales ou Super Hornet não é tão absurdo, possívelmente coerente. Além do mais tudo que for gasto terá um retorno bem maior tanto econômico-financeiro quando político.
Gostei de sua assinatura, Bourne. Ela diz claramente que a ideologia é feita para a massa e não pela massa. No fundo a leitura é: se alguém tem uma (ideologia) é porque foi influenciado por alguém que a fez. Ou de outra forma, quem tem uma ideologia é porque é considerado "massa" (de manobra) pelos autores do "absurdo" (a tal ideologia) :wink:


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: JAS-39 Gripen

#7671 Mensagem por Antunes » Sex Ago 21, 2009 11:10 pm

Benke escreveu:Porque a India iria operar dois bimotores?
A capacidade de dispersão e LCC baixo faz dos monomotores uma grande opção.
Bom Benke, para ser honesto não sei.

Mas é fato que quatro concorrentes são biturbinas. (Mig-35 / F-18 Super Hornet já sendo testado / Typhoon / Rafale). Como já especulei antes, a minha única resposta agora é por que eles podem... a IAF tem dinheiro para bancar combinação Hi-Low, sendo ambos bi ou um bi e um monoturbina. O MMRCA é para a compra de 126 caças, não podendo chegar a "X caças" como o F-X2.

Para ser honesto eu não faço ideia do que vai acontecer com o nosso F-X2, imagina com o MMRCA da India, só posso chutar mesmo.

Eu concordo que monoturbinas são uma "grande opção", não estou negando isso, mas esses 4 outros caças estão na competição por alguma razão certo? Talvez para a nossa realidade seja mais viável um monoturbina. Mas minha opinião pessoal, é que os pontos negativos do NG tem um peso maior que os positivos. Por motivos, talvez mais sutis e mais complicados para explicar, prefiro o Rafale.

Abraço




"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

Re: JAS-39 Gripen

#7672 Mensagem por Benke » Sex Ago 21, 2009 11:14 pm

Antunes escreveu:
Benke escreveu:Porque a India iria operar dois bimotores?
A capacidade de dispersão e LCC baixo faz dos monomotores uma grande opção.
Bom Benke, para ser honesto não sei.

Mas é fato que quatro concorrentes são biturbinas. (Mig-35 / F-18 Super Hornet já sendo testado / Typhoon / Rafale). Como já especulei antes, a minha única resposta agora é por que eles podem... a IAF tem dinheiro para bancar combinação Hi-Low, sendo ambos bi ou um bi e um monoturbina. O MMRCA é para a compra de 126 caças, não podendo chegar a "X caças" como o F-X2.

Para ser honesto eu não faço ideia do que vai acontecer com o nosso F-X2, imagina com o MMRCA da India, só posso chutar mesmo.

Eu concordo que monoturbinas são uma "grande opção", não estou negando isso, mas esses 4 outros caças estão na competição por alguma razão certo? Talvez para a nossa realidade seja mais viável um monoturbina. Mas minha opinião pessoal, é que os pontos negativos do NG tem um peso maior que os positivos. Por motivos, talvez mais sutis e mais complicados para explicar, prefiro o Rafale.

Abraço
Quais seriam os pontos negativos, na sua opinião ?




ars longa vita brevis
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#7673 Mensagem por Mapinguari » Sex Ago 21, 2009 11:33 pm

GDA_Fear escreveu:Então porque não fazemos o seguinte:

Rafale na FAB
Gripen NG fazendo LOW na FAB + ums 12 Gripen C/D de imediato
F-18E na MB + F-18C ums 8 de imediato.

Agradamos todo mundo e todo mundo fica feliz. [003] [003] [003]
Fica todo mundo feliz, mas com uma salada logística tremenda! Não adianta, só teremos um caça multifuncional no futuro. Nada de Hi-low mix.
Gosto muito do Gripen NG. É o meu favorito, mas acredito que o Rafale leva essa (embora nem Suécia e nem os EUA não estejam mortos e sempre podem surpreender).




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#7674 Mensagem por Mapinguari » Sex Ago 21, 2009 11:37 pm

gaitero escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:
Só um adendo. Se o caça vingar, a Suécia se compromete sim a adquirir o Gripen NG, mas não será agora. Afinal, o Gripen C/D não vai durar para sempre e é estratégico manter a capacidade de produzir aeronaves de caça como sempre fizeram. Por enquanto, vão padronizar a frota com 100 aeronaves C/D e, só então, se houver o NG, iniciar encomendas.

Acho sensato. Buscar um parceiro para viabilizar o projeto é racional nos tempos de hoje. Só os EUA (e mal eles) podem se dar a esse luxo ainda. Aliás, hoje em dia acho que nem eles fariam isso. A França ainda tentou com o Rafale, mas creio que será a última vez que eles bancarão sozinhos um projeto novo.

A realidade mundial não permite mais aventuras. A palavra de ordem é "parceria". É justamente o que o Brasil dizia procurar. Por esse lado, o NG leva vantagem por estar em desenvolvimento, porém é, evidentemente, o que tem maiores riscos associados.

Falei outras vezes que é preciso saber o que o Brasil pretente. Dependendo do que for, de repente apostar mais longe é justamente o melhor. Dependendo do que for, ir no mais seguro vai ser o melhor. Eu ainda não sei bem o que o Brasil quer. E acho que só teremos certeza após o anúncio.
Nego, o Gripen C/D voa muito ainda, a Suécia nunca se comprometerá a modernizar sua força com um caça igual ao mesmo e com tecnologias no futuro completamente ultrapassadas. É o mesmo que o Brasil se comprometer hoje a comprar um AM-X New Generation, quando estes se aposentarem...

A Suécia disse não para o Gripen NG e a SAAB o chamou de caça de exportação, somente para maquiar o problema...
Gaitero, quase tudo previsto hoje para uso no Gripen NG pode ser adotado no MLU dos Gripen C/D. É isso que a Suécia fará. Mas pode ser que comprem um ou dois esquadrões de NG sim, se o programa realmente decolar em encomendas.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#7675 Mensagem por Mapinguari » Sex Ago 21, 2009 11:40 pm

Matheus Muniz escreveu:Qual dos 3 caças vocês acham o melhor?
Eu prefiro o Gripen NG (ou Gripen E/F). Mas qualquer um dos três representariam um grande salto em qualidade para a FAB.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: JAS-39 Gripen

#7676 Mensagem por Antunes » Sex Ago 21, 2009 11:48 pm

Benke escreveu:
Antunes escreveu: Bom Benke, para ser honesto não sei.

Mas é fato que quatro concorrentes são biturbinas. (Mig-35 / F-18 Super Hornet já sendo testado / Typhoon / Rafale). Como já especulei antes, a minha única resposta agora é por que eles podem... a IAF tem dinheiro para bancar combinação Hi-Low, sendo ambos bi ou um bi e um monoturbina. O MMRCA é para a compra de 126 caças, não podendo chegar a "X caças" como o F-X2.

Para ser honesto eu não faço ideia do que vai acontecer com o nosso F-X2, imagina com o MMRCA da India, só posso chutar mesmo.

Eu concordo que monoturbinas são uma "grande opção", não estou negando isso, mas esses 4 outros caças estão na competição por alguma razão certo? Talvez para a nossa realidade seja mais viável um monoturbina. Mas minha opinião pessoal, é que os pontos negativos do NG tem um peso maior que os positivos. Por motivos, talvez mais sutis e mais complicados para explicar, prefiro o Rafale.

Abraço
Quais seriam os pontos negativos, na sua opinião ?
Calma Benke, estou te ofendendo? Ou está querendo que eu fale para "cavar minha propria cova"?! rs...

Sinceramente, não tenho o que adicionar nesse sentido, são os mesmo que o Sr.Orestes e outros já mencionaram e não só nesse tópico. Não tenho o que acrescentar por que se traduz no que eu realmente penso. Mas para não te desapontar...

Sem contar o risco de investimento financeiro no caso do NG, que ainda acho de resultado duvidoso. Tem a questão de alinhamento politico com a França, acredito ser (MINHA OPINIÂO OK?) a melhor possivel dentro do F-X2. Realmente acredito que a França precise mais de nos como parceiros, simplesmente comercias que seja, do que os EUA. Acho que o Rafale conseguiria nos passar mais que o Super Hornet. Ou se o senhor quer outro motivo... Também acredito no que já foi dito bem recentemente. A França, provavelmente, não vai entrar em projetos dessa grandeza no futuro sozinha. E se estabelecermos um relacionamento desde agora ( ou ainda mais), com tecnologias e doutrinas paralelas ou pelo menos compativeis, poderiamos nos beneficiar disso em projetos futuros.

Tecnicamente considero o Rafale superior, mais capaz. Talvez não absolutamente, mas na maior parte. Não vou discutir sobre todos os pontos técnicos, por mais que eu pudesse...

Muito importante agora, também vejo no Rafale enorme potencial de crescimento, ele já está maduro (o NG ainda só tem um Demo) mas tem muito o que evoluir, avionicos, radar, motores, armamentos.

Repito, essa é so minha opinião! Honestamente não vejo como posso estar te irritando com isso. Já disse que concordo que aeronaves montoturbina tem muitas vantagens, acho que o Brasil teria muito a ganhar com essa parceria com a SAAB e o Gripen NG se for o caso. Mas prefiro o Rafale é só isso.

Obrigado

PS: Pelo menos 4 em azul...




Editado pela última vez por Antunes em Sex Ago 21, 2009 11:52 pm, em um total de 1 vez.
"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#7677 Mensagem por Mapinguari » Sex Ago 21, 2009 11:52 pm

paulosa escreveu:[000] QUE CONFUSÃO!!!
LI TUDO E NÃO ENTENDI NADA.
QUAL VETOR É O MELHOR PRA FAB?
PRA SERÁ O QUE VIER, SE VIER.
O FX FOI CANCELADO. O FX2 ERA PRA SAIR A DEFINIÇÃO AGORA, PASSOU PRA SETEMBRO, AGORA PASSOU PRA 23 DE OUTUBRO. NESTE DIA A FAB VAI ENTREGAR O SEU RELATÓRIO, QUE VAI PRA ANÁLISE DO MINISTERIO DA DEFESA. AI VAI PRA UMA GAVETA, AI VEM NATAL, ANO NOVO, CARNAVAM, VEM MARÇO QUE É QUANDO AS COISAS COMEÇAM A FUNCIONAR NO BRASIL, COMEÇA A CAMPANHA ELEITORAL E AI, SÓ PARA 2011, SE O PT GANHAR. OP CANDIDATO SERRA JÁ FALOU QUE SE GANHA, VAI SEGUIR A LINHA KIRCHERIANA DE DESMANTELAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS, POIS ISSO LHE PARECE O CERTO A FAZER NO BRASIL.
POR ISSO MEUS CAROS, O MELHOR É O QUE VIER SE VIER,
ABRAÇO A TODOS,
RUBENS
Rubens, por favor, não digite em CAIXA ALTA.
Em segundo lugar, onde e quando o Serra disse que vai desmantelar as Forças Armadas?




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: JAS-39 Gripen

#7678 Mensagem por Antunes » Sex Ago 21, 2009 11:55 pm

Mapinguari escreveu:
paulosa escreveu:[000] QUE CONFUSÃO!!!
LI TUDO E NÃO ENTENDI NADA.
QUAL VETOR É O MELHOR PRA FAB?
PRA SERÁ O QUE VIER, SE VIER.
O FX FOI CANCELADO. O FX2 ERA PRA SAIR A DEFINIÇÃO AGORA, PASSOU PRA SETEMBRO, AGORA PASSOU PRA 23 DE OUTUBRO. NESTE DIA A FAB VAI ENTREGAR O SEU RELATÓRIO, QUE VAI PRA ANÁLISE DO MINISTERIO DA DEFESA. AI VAI PRA UMA GAVETA, AI VEM NATAL, ANO NOVO, CARNAVAM, VEM MARÇO QUE É QUANDO AS COISAS COMEÇAM A FUNCIONAR NO BRASIL, COMEÇA A CAMPANHA ELEITORAL E AI, SÓ PARA 2011, SE O PT GANHAR. OP CANDIDATO SERRA JÁ FALOU QUE SE GANHA, VAI SEGUIR A LINHA KIRCHERIANA DE DESMANTELAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS, POIS ISSO LHE PARECE O CERTO A FAZER NO BRASIL.
POR ISSO MEUS CAROS, O MELHOR É O QUE VIER SE VIER,
ABRAÇO A TODOS,
RUBENS
Rubens, por favor, não digite em CAIXA ALTA.
Em segundo lugar, onde e quando o Serra disse que vai desmantelar as Forças Armadas?
X2 Rubens seria interessante ler sobre isso! Obrigado




"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: JAS-39 Gripen

#7679 Mensagem por Anderson TR » Sáb Ago 22, 2009 1:58 am

Mapinguari escreveu:
paulosa escreveu:[000] QUE CONFUSÃO!!!
LI TUDO E NÃO ENTENDI NADA.
QUAL VETOR É O MELHOR PRA FAB?
PRA SERÁ O QUE VIER, SE VIER.
O FX FOI CANCELADO. O FX2 ERA PRA SAIR A DEFINIÇÃO AGORA, PASSOU PRA SETEMBRO, AGORA PASSOU PRA 23 DE OUTUBRO. NESTE DIA A FAB VAI ENTREGAR O SEU RELATÓRIO, QUE VAI PRA ANÁLISE DO MINISTERIO DA DEFESA. AI VAI PRA UMA GAVETA, AI VEM NATAL, ANO NOVO, CARNAVAM, VEM MARÇO QUE É QUANDO AS COISAS COMEÇAM A FUNCIONAR NO BRASIL, COMEÇA A CAMPANHA ELEITORAL E AI, SÓ PARA 2011, SE O PT GANHAR. OP CANDIDATO SERRA JÁ FALOU QUE SE GANHA, VAI SEGUIR A LINHA KIRCHERIANA DE DESMANTELAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS, POIS ISSO LHE PARECE O CERTO A FAZER NO BRASIL.
POR ISSO MEUS CAROS, O MELHOR É O QUE VIER SE VIER,
ABRAÇO A TODOS,
RUBENS
Rubens, por favor, não digite em CAIXA ALTA.
Em segundo lugar, onde e quando o Serra disse que vai desmantelar as Forças Armadas?

:lol: :lol: O Sr. Burns José Serra vai desmantelar as forças armadas brasileiras??? :shock: :shock: :shock:....Se a galera não tomar cuidado ele pode desmantelar muito mais que isso!!!Olha a Petrobrás indo pro saco.. [002]




Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5251
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 504 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#7680 Mensagem por delmar » Sáb Ago 22, 2009 9:15 am

Estamos em véspera de eleições presidenciais. Os possíveis candidatos vão fazer de tudo se eleitos forem. Destruir as FAs, vender a Petrobras, vender a Amazonia, instalar bases americanas no Brasil, matar os aposentados, roubar os doces das crianças, estrupar as velhinhas, instalar as FARC no Brasil, fazer acordo com terroristas, seguir o Chavez em suas besteiras, entregar o Acre de volta para a Bolivia, e por aí vai. Já dizia o velho von Bismarck, nunca se mente tanto como antes de uma eleição, durante uma guerra e depois de uma caçada.
Desculpem o of-topic.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Responder