F 5 Chilenos viram para o Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#136 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 20, 2009 3:49 pm

FOXTROT escreveu:
Bolovo escreveu: Defina região.
As cinco regiões tradicionais do país, Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Muito embora, a região Norte devesse ter dois esquadrões e o Pacu em Natal deveria ser equipado com um caça, não com os atuais alvos que hoje alinha....
Olha Foxtrot. Começando pelo sul, há um esquadrão de F-5M, em Canoas, e dois de A-1, em Santa Maria, no meio do Estado. O Rio Grande do Sul é o Estado mais bem armado do país nesse quesito. No Sudeste temos um esquadrão de F-5M (na verdade são dois, que na verdade é um!) e um de A-1, ambos em Santa Cruz, que dá conta do recado. No Centro-Oeste temos o GDA em Anapólis e um esquadrão de A-29 em Campo Grande. No Nordeste temos um esquadrão de Xavante (em breve F-5M, mas parece que sairá de lá) e um de A-29. O Norte, a região que está sendo o grande foco das novidades, já tem dois esquadrões de A-29, um em Porto Velho e outro em Boa Vista, talvez no futuro outro em São Gabriel. E em breve, um esquadrão de caças a reação, possivelmente em Manaus ou São Gabriel da Cachoeira. No momento, ao meu ver, está muito bom. Um processo desses demora décadas, não é do dia para a noite não.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#137 Mensagem por LeandroGCard » Qui Ago 20, 2009 4:31 pm

gaitero escreveu:
Sávio Ricardo escreveu:Gaitero eu não digo pelo capacidade dos equipamentos e sim pela falta de OPERADOR.

Você esta falando monitorar e eu vetorar...

Monitorar ele monitora até mais que isso tranquilamente, agora vetorar?? Se comunicar com as aeronaves, enviar dados via data link, enfim, ser os olhos destas aeronaves é diferente.... precisa de um grande numero de operadores p/ isso e a plataforma do E-99 é pequena ainda, só pode levar 5 operadores.
Não entendo onde você quer chegar, qual sua dúvida?

O que eu escrevi acima não foi uma resposta, eu apenas complementei... Me desculpa mas eu não entendi aonde é que nos começamos um debate... :roll:

O E-99 possui 5 operadores, um 737 possui normalmente 8, quando muito 10.
Sávio, você não está confundindo o antigo conceito do AWACS com o muito mais atual NCW?

Esta não é minha especialidade, mas pelo que entendo no caso do uso tradicional do AWACS a comunicação entre o avião de alerta antecipado e cada aeronave controlada é basicamente em canal de voz, então são necessários operadores para dizer a cada caça (ou cada comandante de esquadrilha pelo menos) o que fazer, para onde se dirigir, em que altitude, etc... . Daí a necessidade de muitos operadores em um avião maior.

Já no caso no NCW os dados captados pelo E-99 são automaticamente transmitidos via datalink para as próprias telas dos caças e da base de comando, e a função dos operadores no próprio avião é apenas monitorar os sistemas e escolher modos de operação. Em princípio não seria função deles se comunicar diretamente com os caças, então não existe necessidade de muitos operadores.

O tamanho da plataforma pode até ser importante por questões de alcance, disponibilidade de potência elétrica para os sensores, etc..., mas a capacidade de transportar maior número de operadores não é importante.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7601
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 102 vezes

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#138 Mensagem por FOXTROT » Qui Ago 20, 2009 4:40 pm

Meu amigo Bolovo, falo em caças, um em Canos, dois/um em Santa Cruz e um em Anápolis, portanto o Nordeste e o Norte estão nas mãos de Xavantes e A-29, vai interceptar um Su-30 com foguetes? Um esquadrão de caça em cada uma das regiões citadas, talvez no Sul e no Norte dois! Somos grandes e temos que pensar como tal, dinheiro tem (vide bolsa isso e aquilo), pode não haver é competência para administrá-lo.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#139 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 20, 2009 4:53 pm

Foxtrot, mas de que raios de lugar vai sair um Su-30 para ser interceptado no Nordeste?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#140 Mensagem por Wolfgang » Qui Ago 20, 2009 5:04 pm

Bolovo escreveu:Foxtrot, mas de que raios de lugar vai sair um Su-30 para ser interceptado no Nordeste?
Sem tanques externos, de Marte. Se tiver os tanques, de Júpiter, segundo os russófilos.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#141 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 20, 2009 5:13 pm

:mrgreen:

Não, sério. Em caso de crise ou, posteriormente, conflito, as unidades são deslocadas para o TO, então, no fucking problem!

As nossas unidades estão concentradas no sul, sudeste e centro oeste (DF), pelos seguintes motivos: o primeiro foi a região mais 'quente' do país por bastante tempo, a Argentina era uma real ameça, hoje muito menos, mas não é melhor baixar a guarda; o segundo é o maior pólo econômico do país; e o terceiro é a capital federal. O norte e nordeste, com seu tempo, vão receber suas melhorias no assunto. Calma Foxtrot, essas coisas levam tempo, está tão ansioso que parece o Fabio postando haehaehae

Abraços




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#142 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Ago 20, 2009 5:14 pm

Distância entre Caracas e Amapá: 2104 km, ou 1308 milhas, ou 1136 nm
Distancia entre Caracas e São Luís: 2901 km, ou 1802 milhas, ou 1566 nm
Distancia entre Caracas e Boa Vista: 1092 km, ou 679 milhas, ou 590 nm




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7601
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 102 vezes

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#143 Mensagem por FOXTROT » Sex Ago 21, 2009 10:38 am

Bolovo escreveu:Foxtrot, mas de que raios de lugar vai sair um Su-30 para ser interceptado no Nordeste?
Quando falei em Su-30 me referia a região Norte, porém o Nordeste merece uma unidade de caça de primeira linha, um país com esse tamanho sempre será alvo de "interressess", veja o caso de bóias que apareceram próximo a Alcântara em um lançamento, essas bóias foram lançadas como, por um Submarino? Preparar para guerra é a maior garantia de manutenção a paz! Abraços




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#144 Mensagem por Adriano » Sex Ago 21, 2009 11:41 am

FOXTROT escreveu:
Bolovo escreveu:Foxtrot, mas de que raios de lugar vai sair um Su-30 para ser interceptado no Nordeste?
Quando falei em Su-30 me referia a região Norte, porém o Nordeste merece uma unidade de caça de primeira linha, um país com esse tamanho sempre será alvo de "interressess", veja o caso de bóias que apareceram próximo a Alcântara em um lançamento, essas bóias foram lançadas como, por um Submarino? Preparar para guerra é a maior garantia de manutenção a paz! Abraços
Concordo.
Os Russos colocaram seus bombardeiros em uma missão ao longo de praticamente todo o litoral brasileiro sem que houvesse uma única interceptação, algo que ocorreu em seu caminho para a Venezuela, desde que entrou em espaço aéreo internacional perto da Noruega (F-16AM), passando ao largo da Islândia (nesse caso foram F-15C americanos).
Dias depois, partindo da Venezuela, foram até o Pré-Sal (Recado para Lula???) e voltaram sem serem importunados.
Se o Brasil fosse um país sério teria interceptado os bombardeiros(mesmo em área internacional) e teria "pedido explicações" a Chavez e aos Russos... Isso sim é um problema, não as bases colombianas....
Em fim, um esquadrão de caças no Norte e outro no Nordeste é fundamental, em minha opinião.

Abraços,

Adriano




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#145 Mensagem por Sávio Ricardo » Sex Ago 21, 2009 1:25 pm

Adriano escreveu:Concordo.
Os Russos colocaram seus bombardeiros em uma missão ao longo de praticamente todo o litoral brasileiro sem que houvesse uma única interceptação, algo que ocorreu em seu caminho para a Venezuela, desde que entrou em espaço aéreo internacional perto da Noruega (F-16AM), passando ao largo da Islândia (nesse caso foram F-15C americanos).
Dias depois, partindo da Venezuela, foram até o Pré-Sal (Recado para Lula???) e voltaram sem serem importunados.
Se o Brasil fosse um país sério teria interceptado os bombardeiros(mesmo em área internacional) e teria "pedido explicações" a Chavez e aos Russos... Isso sim é um problema, não as bases colombianas....
Em fim, um esquadrão de caças no Norte e outro no Nordeste é fundamental, em minha opinião.

Abraços,

Adriano
:shock: :shock: :shock:

Isso aconteceu mesmo???

Será que foi assim???




Imagem
Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#146 Mensagem por Adriano » Sex Ago 21, 2009 1:51 pm

Sávio Ricardo escreveu:
Adriano escreveu:Concordo.
Os Russos colocaram seus bombardeiros em uma missão ao longo de praticamente todo o litoral brasileiro sem que houvesse uma única interceptação, algo que ocorreu em seu caminho para a Venezuela, desde que entrou em espaço aéreo internacional perto da Noruega (F-16AM), passando ao largo da Islândia (nesse caso foram F-15C americanos).
Dias depois, partindo da Venezuela, foram até o Pré-Sal (Recado para Lula???) e voltaram sem serem importunados.
Se o Brasil fosse um país sério teria interceptado os bombardeiros(mesmo em área internacional) e teria "pedido explicações" a Chavez e aos Russos... Isso sim é um problema, não as bases colombianas....
Em fim, um esquadrão de caças no Norte e outro no Nordeste é fundamental, em minha opinião.

Abraços,

Adriano
:shock: :shock: :shock:

Isso aconteceu mesmo???

Será que foi assim???
Sério! Está na AFM, mês de Agosto...

Abraços,

Adriano




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#147 Mensagem por Marino » Sex Ago 21, 2009 1:54 pm

Há um tópico aqui nas aéreas onde acompanhamos estes feitos.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#148 Mensagem por WalterGaudério » Sex Ago 21, 2009 1:59 pm

Adriano escreveu:
Sávio Ricardo escreveu: :shock: :shock: :shock:

Isso aconteceu mesmo???

Será que foi assim???
Sério! Está na AFM, mês de Agosto...

Abraços,

Adriano
Exatamente isso que aconteceu. mas o Samuel Pinheiro Guimarães et caterva comuna encastelada no Itaraty só tem olhos p/ bases americanas, que , em tempo são até motivo de preocupação sim, mas menos do que os Sobrevôos de Tupolev na "costa do sol" brasileira.

Mas vai explicar isso para os super-antenados da UNE.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#149 Mensagem por Sávio Ricardo » Sex Ago 21, 2009 2:02 pm

Marino escreveu:Há um tópico aqui nas aéreas onde acompanhamos estes feitos.
Tem o link ai Marino???




Imagem
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: F 5 Chilenos viram para o Brasil

#150 Mensagem por joao fernando » Sex Ago 21, 2009 2:18 pm

Alias, quem diria que iriamos ter voos pela costa do Brasil de Tupolevs heim???




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Responder