Estava para mencionar exatamente isso...impressionante a capacidade do Prick de dar "nó-em-pingo d'água"...Skyway escreveu:Engraçado que a um tempo atras aqui no Fórum a condensação durante manobras apertadas era sinal de aerodinâmica porca devido as fotos de F/A-18E com "bafo de dragão" ou cobertor de nuvem....agora condensação é sinal de aerodinâmica perfeita.
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Atenção senhores passageiros...
Passaremos novamente em uma região com forte turbulência, travem as bandejas e apertem os cintos...
Lá vamos nós......... again.........
Passaremos novamente em uma região com forte turbulência, travem as bandejas e apertem os cintos...
Lá vamos nós......... again.........
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Skyway escreveu:Engraçado que a um tempo atras aqui no Fórum a condensação durante manobras apertadas era sinal de aerodinâmica porca devido as fotos de F/A-18E com "bafo de dragão" ou cobertor de nuvem....agora condensação é sinal de aerodinâmica perfeita.
Oras a apresentação no RIAT 2009 se deu com tempo nublado, na situação da foto, o Rafale está quase atravessando as nuvens, porém dá para ver o formato perfeito da condensação e como ela se dissipa por igual, nada de turbulências. Em situação de alta humidade e em meio a nuvens todos os caças fazem isso, só o F-18E consegue com tempo limpo. Nisso ele é o melhor.
E no caso, não estava fazendo uma manobra apertada, foi a velocidade mesmo. Por sinal, mais outro instantâneo espetacular. Tinha mesmo que ganhar o troféu de melhor apresentação, contra Tiffie, F-18, F-16, Gripen, etc..
[]´s
- Alagoano
- Intermediário
- Mensagens: 143
- Registrado em: Sex Mar 06, 2009 11:49 pm
- Localização: Maceió/AL - Brasil
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Perfeito Orestes,orestespf escreveu:Bolovo escreveu: Ah, meu preferido era o Gripen C, alias, ainda é e sempre foi, apesar de não estar mais na lista.
Sei que você quer que eu diga Rafale, mas nem morto eu digo isso.
Eu já me perdi bastante no complexo mundo desses malditos cacinhas, já nem sei direito a quantos anda, portanto, prefiro ficar na minha e torcer para que a melhor proposta leve essa. Melhor proposta em que sentido? Do que o Brasil quer. Que ser Brasil? Governo, FAB e sociedade (sem ordem nenhuma). E o que o Brasil quer? Faço a menor idéia. Por isso deixei de dar pitaco. Alias, pra que dar pitaco, agora, aos 45 do segundo tempo? Chega.
Sabia mesmo!!! É que você disse que não gosta do SH, disse que o NG é de alto risco, então...
Entendo sua posição (último parágrafo), mas entre os três, um precisa ser escolhido. Conclui que a melhor proposta não passa pelo hardware do caça, mas por outras variáveis e que dizem fazer a diferença (seria a tal "melhor para o País"), só que tenho minhas dúvidas também (muitas!). O problema que vejo é o seguinte: nem a FAB (de hoje) e nem o MD disseram como seria a FAB daqui pra frente. Uma coisa é comprar caças, outra é saber as consequências desta compra. Se houvesse um planejamento a priori, objetivos e diretrizes para uma nova FAB, etc., seria mais fácil fazer um "esboço" do que seria "melhor para o País". Na ausência de tais coisas só me resta imaginar que estas compras serão para tampar lacunas e nada mais, ou ainda, que a FAB de amanhã será idêntica a de hoje ("apenas" mudando os homens e máquinas). Assim sendo, o "melhor para o País" não passa de retórica para um grande improviso.
Mas lembro que isto é um exercício de abstração para aquele que não viu nada até agora demonstrando o contrário. Achar que comprar equipamentos implica em mudança de mentalidade, postura e aumento de capacidade real é ser ingênuo demais. Como não sou conservador o bastante, como entendo que a "cara" de nossas FFAA está pra lá de ultrapassada, como sou daqueles que entende que novo equipamento aumenta apenas o potencial de capacidade e não a capacidade em si, fico com dois pés atrás em relação a tudo isso (compras). Tanto que vivo dizendo que qualquer um dos três "me atende", resta saber se atenderá bem ao País (mesmo tendo uma "preferência" declarada entre os três: o Rafale!).
Grande abraço,
Orestes
Mas eu tenho uma visão, digamos, mais simplista da geopolítica. Vejamos:
O mundo está mudando, certo?
Uma nova ordem mundial está nascendo. O mundo está ficando mais plural, tendendo a tirar protagonismos (EEUU).
O Brasil, por sua vez, está crescendo e ganhando projeção, certo?
Portanto, os EEUU, que não devem estar nada satisfeitos com sua cada vez mais crescente perda de protagonismo irá tentar mostrar presença e manter suas áreas de influência, como a América Latina.
O Brasil está se destacando como líder regional, portanto, criando suas áreas de influência, que poderá entrar em choque com os anseios americanos, certo?
Resultado: F-18 Fora! E o Gripen por tabela pela dependência americana.
Ou seja, o Rafale é o ideal.
Saudações.
João Mendes
Brasil Acima de Tudo!
Brasil Acima de Tudo!
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
E a dependencia francesa? E a guerra da lagosta? E a falha dos Exocet nas malvinas? E quem vai integrar nossas armas no rafa, já que o pacote é fechado?
Não vamos brigar, mas essas duvidas rondam minha cabeça.
Ps - De novo, não vamos arrumar mais confusão, por favor. Mas quem me responde essas duvidas?
Não vamos brigar, mas essas duvidas rondam minha cabeça.
Ps - De novo, não vamos arrumar mais confusão, por favor. Mas quem me responde essas duvidas?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- PQD
- Sênior
- Mensagens: 2342
- Registrado em: Seg Mai 28, 2007 4:38 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 6 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
é isso ai, por isso quem pode faz o seu equipamento não compra... pra ninguem saber das potencialidade ou dos defeitos para nao explora-los...joao fernando escreveu:E a dependencia francesa? E a guerra da lagosta? E a falha dos Exocet nas malvinas? E quem vai integrar nossas armas no rafa, já que o pacote é fechado?
Não vamos brigar, mas essas duvidas rondam minha cabeça.
Ps - De novo, não vamos arrumar mais confusão, por favor. Mas quem me responde essas duvidas?
Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
- Anderson TR
- Sênior
- Mensagens: 767
- Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Se não quer correr riscos na aquisição compra Rafale(O problema é o depois, será que teremos de fato uma maior autonomia??)....Se quer buscar desenvolver de fato nossa independecia tecnológica e os riscos possam compensar essa investida(Ainda mais com a garantia de financiamento necessário dado pelo governo Sueco) vamos de Gripen-NG.....Se quizer encoleirar de vez e entregar parte de nossa crescente influencia como liderança regional para os EUA é só ir de Tortinho cavalo de Tróia SH F-18!!!
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
- Anderson TR
- Sênior
- Mensagens: 767
- Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
PQD escreveu:é isso ai, por isso quem pode faz o seu equipamento não compra... pra ninguem saber das potencialidade ou dos defeitos para nao explora-los...joao fernando escreveu:E a dependencia francesa? E a guerra da lagosta? E a falha dos Exocet nas malvinas? E quem vai integrar nossas armas no rafa, já que o pacote é fechado?
Não vamos brigar, mas essas duvidas rondam minha cabeça.
Ps - De novo, não vamos arrumar mais confusão, por favor. Mas quem me responde essas duvidas?
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Olá João,Alagoano escreveu:Perfeito Orestes,orestespf escreveu:
Sabia mesmo!!! É que você disse que não gosta do SH, disse que o NG é de alto risco, então...
Entendo sua posição (último parágrafo), mas entre os três, um precisa ser escolhido. Conclui que a melhor proposta não passa pelo hardware do caça, mas por outras variáveis e que dizem fazer a diferença (seria a tal "melhor para o País"), só que tenho minhas dúvidas também (muitas!). O problema que vejo é o seguinte: nem a FAB (de hoje) e nem o MD disseram como seria a FAB daqui pra frente. Uma coisa é comprar caças, outra é saber as consequências desta compra. Se houvesse um planejamento a priori, objetivos e diretrizes para uma nova FAB, etc., seria mais fácil fazer um "esboço" do que seria "melhor para o País". Na ausência de tais coisas só me resta imaginar que estas compras serão para tampar lacunas e nada mais, ou ainda, que a FAB de amanhã será idêntica a de hoje ("apenas" mudando os homens e máquinas). Assim sendo, o "melhor para o País" não passa de retórica para um grande improviso.
Mas lembro que isto é um exercício de abstração para aquele que não viu nada até agora demonstrando o contrário. Achar que comprar equipamentos implica em mudança de mentalidade, postura e aumento de capacidade real é ser ingênuo demais. Como não sou conservador o bastante, como entendo que a "cara" de nossas FFAA está pra lá de ultrapassada, como sou daqueles que entende que novo equipamento aumenta apenas o potencial de capacidade e não a capacidade em si, fico com dois pés atrás em relação a tudo isso (compras). Tanto que vivo dizendo que qualquer um dos três "me atende", resta saber se atenderá bem ao País (mesmo tendo uma "preferência" declarada entre os três: o Rafale!).
Grande abraço,
Orestes
Mas eu tenho uma visão, digamos, mais simplista da geopolítica. Vejamos:
O mundo está mudando, certo?
Uma nova ordem mundial está nascendo. O mundo está ficando mais plural, tendendo a tirar protagonismos (EEUU).
O Brasil, por sua vez, está crescendo e ganhando projeção, certo?
Portanto, os EEUU, que não devem estar nada satisfeitos com sua cada vez mais crescente perda de protagonismo irá tentar mostrar presença e manter suas áreas de influência, como a América Latina.
O Brasil está se destacando como líder regional, portanto, criando suas áreas de influência, que poderá entrar em choque com os anseios americanos, certo?
Resultado: F-18 Fora! E o Gripen por tabela pela dependência americana.
Ou seja, o Rafale é o ideal.
Saudações.
que o mundo está cada vez mais globalizado não resta dúvida, porém o que poucos perceberam é que a globalização implica em mudanças dos atores envolvidos. Não existe globalização mantendo-se os mesmos atores nos mesmos papéis, e isto está gerando incômodos e preocupações, principalmente para aqueles que terão que ceder a cadeira. Estamos vendo o absurdo daqueles que possuem economias que se encolhe a cada dia querendo manter a bunda na cadeira, mesmo tendo que afirmar que o outro tem uma economia maior (o mesmo se aplica a outros quesitos de avaliação de crescimento). A estória se resume assim: você tem todas as condições de ser presidente, mas como sou seu amigo, lhe convido para ser meu vice.
Abração,
Orestes
- Anderson TR
- Sênior
- Mensagens: 767
- Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A entrada do tesouro Sueco financiador do projeto para o Brasil pode ser um excelente trunfo para o Gripen-NG, resta saber se eles aceitariam uma espécie de seguro pelo risco deste investimento ou até mesmo uma forte compensação em caso de problemas com suas tecnologias.
Os outros finalistas do FX-2 terão bancos privados por trás da proposta, ainda que com o aval de seus governos, porem, no caso da SAAB o próprio governo Sueco parece querer entrar de cabeça nessa investida.
Confio na capacidade da Embraer, e dos especialistas brasileiros para descascarem esse abacaxi!!!É só esperar!!
Os outros finalistas do FX-2 terão bancos privados por trás da proposta, ainda que com o aval de seus governos, porem, no caso da SAAB o próprio governo Sueco parece querer entrar de cabeça nessa investida.
Confio na capacidade da Embraer, e dos especialistas brasileiros para descascarem esse abacaxi!!!É só esperar!!
Editado pela última vez por Anderson TR em Sex Ago 21, 2009 1:16 pm, em um total de 1 vez.
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
- PQD
- Sênior
- Mensagens: 2342
- Registrado em: Seg Mai 28, 2007 4:38 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 6 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
2xorestespf escreveu:Olá João,Alagoano escreveu: Perfeito Orestes,
Mas eu tenho uma visão, digamos, mais simplista da geopolítica. Vejamos:
O mundo está mudando, certo?
Uma nova ordem mundial está nascendo. O mundo está ficando mais plural, tendendo a tirar protagonismos (EEUU).
O Brasil, por sua vez, está crescendo e ganhando projeção, certo?
Portanto, os EEUU, que não devem estar nada satisfeitos com sua cada vez mais crescente perda de protagonismo irá tentar mostrar presença e manter suas áreas de influência, como a América Latina.
O Brasil está se destacando como líder regional, portanto, criando suas áreas de influência, que poderá entrar em choque com os anseios americanos, certo?
Resultado: F-18 Fora! E o Gripen por tabela pela dependência americana.
Ou seja, o Rafale é o ideal.
Saudações.
que o mundo está cada vez mais globalizado não resta dúvida, porém o que poucos perceberam é que a globalização implica em mudanças dos atores envolvidos. Não existe globalização mantendo-se os mesmos atores nos mesmos papéis, e isto está gerando incômodos e preocupações, principalmente para aqueles que terão que ceder a cadeira. Estamos vendo o absurdo daqueles que possuem economias que se encolhe a cada dia querendo manter a bunda na cadeira, mesmo tendo que afirmar que o outro tem uma economia maior (o mesmo se aplica a outros quesitos de avaliação de crescimento). A estória se resume assim: você tem todas as condições de ser presidente, mas como sou seu amigo, lhe convido para ser meu vice.
Abração,
Orestes
Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Existem 3 concorrentes, em todos eles o Brasil será dependente.joao fernando escreveu:E a dependencia francesa? E a guerra da lagosta? E a falha dos Exocet nas malvinas? E quem vai integrar nossas armas no rafa, já que o pacote é fechado?
Não vamos brigar, mas essas duvidas rondam minha cabeça.
Ps - De novo, não vamos arrumar mais confusão, por favor. Mas quem me responde essas duvidas?
Guerra da lagosta? Ora, A Alemanha é inimiga da Europa? Os EUA são inimigos do Japão? O tempo passa, o mundo muda, o resto é passado....
O pacote não esta fechado e o Brasil terá que integrar seus armamentos em qualquer concorrente, até porque este é o principal instrumento para se conseguir a tal transferência de tecnologia.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Pergunta para o governo suéco se eles querem financiar um caça nacional...Anderson TR escreveu:A entrada do tesouro Sueco financiador do projeto para o Brasil pode ser um excelente trunfo para o Gripen-NG, resta saber se eles aceitariam uma espécie de seguro pelo risco deste investimento ou até mesmo uma forte compensação em caso de problemas com suas tecnologias.
Os outros finalistas do FX-2 terão bancos privados por trás da proposta, ainda que com o aval de seus governos, porem, no caso da SAAB o próprio governo Sueco parece querer entrar de cabeça nessa investida.
Confio na capacidade da Embraer, e dos especialistas brasileiros para descascarem esse abacaxi!!!É só esperar!!
É que eu fiz um aqui na garagem da minha casa...
Falta a antena AESA, a turbina eu vou pedir para os EUA, assim como alguns instrumentos para a asa, o composto vou comprar na Inglaterra, os sistemas, bem eu pretendo instalar alguma coisa israelense e alguma coisa norte americana... A, eu já tenho um lugar para comprar os peneus e o trem de pouso...
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- Anderson TR
- Sênior
- Mensagens: 767
- Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Esses itens que você colocou gaiteiro fazem parte de um conjunto de componentes mundiais que encontram-se no mercado sem grandes restrições para países como o Brasil e a Suécia, com excessão do motor e do radar, que eu não acredito que os fornecedores irão deixar de vendê-los para a SAAB só por que eles ganharam a concorrencia do FX-2.gaitero escreveu:Pergunta para o governo suéco se eles querem financiar um caça nacional...Anderson TR escreveu:A entrada do tesouro Sueco financiador do projeto para o Brasil pode ser um excelente trunfo para o Gripen-NG, resta saber se eles aceitariam uma espécie de seguro pelo risco deste investimento ou até mesmo uma forte compensação em caso de problemas com suas tecnologias.
Os outros finalistas do FX-2 terão bancos privados por trás da proposta, ainda que com o aval de seus governos, porem, no caso da SAAB o próprio governo Sueco parece querer entrar de cabeça nessa investida.
Confio na capacidade da Embraer, e dos especialistas brasileiros para descascarem esse abacaxi!!!É só esperar!!
É que eu fiz um aqui na garagem da minha casa...
Falta a antena AESA, a turbina eu vou pedir para os EUA, assim como alguns instrumentos para a asa, o composto vou comprar na Inglaterra, os sistemas, bem eu pretendo instalar alguma coisa israelense e alguma coisa norte americana... A, eu já tenho um lugar para comprar os peneus e o trem de pouso...
As dicussões ultimamente giram em torno dos códigos fontes, inclusive na questão dos Bugs provocados por componentes parecidos na guerra das Malvinas, e a possibilidade de uma eletrônica controlada por códigos ou concepções parecidas no SH.
Se fosse assim a EMBRAER poderia fechar suas portas, pois, trabalha aos moldes do que trabalha a SAAB!!!
Repito o que disse anteriormente, a gente deve parar de subestimar a capacidade da Embraer e dos especialistas brasileiros, porém, se formos olhar tudo dentro de uma visão maniqueísta de uma teoria da conspiração por parte de todos os detentores de tecnologias mundiais é melhor se conformar e comprar de prateleira, e servir como satélite e termômetro dos interesses alheios e de seus conhecimentos.
Não que eu torça por esse ou aquele projeto, só acho que se o governo sueco realmente está disposto a bancar sua industria e aumentar a projeção internacional delas, que banque um seguro risco, ou contrapartidas de suas propostas.....Sinceramente, não creio que esses parceiros de longa data dos Suecos, que lhes vendem componentes a muitos anos, iriam deixar de vender-lhes por ter vencido o FX-2, se o fizerem, correm o risco de jogarem outras possibilidades de parcerias no colo dos Russos, ou até quem sabe dos Chineses (peguei pesado )
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A grande parcela das vendas da Embraer são de jatos comerciais, no caso dos aviões com fins militares, a embraer é sucetível ao bom gosto dos fornecedores, tanto que algumas vendas já foram canceladas por tal motivo. Notar que no caso dos ST o nível técnologico embarcado deve sem dúvida ser inferiro ao do Gripen por exemplo...Anderson TR escreveu:Esses itens que você colocou gaiteiro fazem parte de um conjunto de componentes mundiais que encontram-se no mercado sem grandes restrições para países como o Brasil e a Suécia, com excessão do motor e do radar, que eu não acredito que os fornecedores irão deixar de vendê-los para a SAAB só por que eles ganharam a concorrencia do FX-2.gaitero escreveu: Pergunta para o governo suéco se eles querem financiar um caça nacional...
É que eu fiz um aqui na garagem da minha casa...
Falta a antena AESA, a turbina eu vou pedir para os EUA, assim como alguns instrumentos para a asa, o composto vou comprar na Inglaterra, os sistemas, bem eu pretendo instalar alguma coisa israelense e alguma coisa norte americana... A, eu já tenho um lugar para comprar os peneus e o trem de pouso...
As dicussões ultimamente giram em torno dos códigos fontes, inclusive na questão dos Bugs provocados por componentes parecidos na guerra das Malvinas, e a possibilidade de uma eletrônica controlada por códigos ou concepções parecidas no SH.
Se fosse assim a EMBRAER poderia fechar suas portas, pois, trabalha aos moldes do que trabalha a SAAB!!!
Repito o que disse anteriormente, a gente deve parar de subestimar a capacidade da Embraer e dos especialistas brasileiros, porém, se formos olhar tudo dentro de uma visão maniqueísta de uma teoria da conspiração por parte de todos os detentores de tecnologias mundiais é melhor se conformar e comprar de prateleira, e servir como satélite e termômetro dos interesses alheios e de seus conhecimentos.
Não que eu torça por esse ou aquele projeto, só acho que se o governo sueco realmente está disposto a bancar sua industria e aumentar a projeção internacional delas, que banque um seguro risco, ou contrapartidas de suas propostas.....Sinceramente, não creio que esses parceiros de longa data dos Suecos, que lhes vendem componentes a muitos anos, iriam deixar de vender-lhes por ter vencido o FX-2, se o fizerem, correm o risco de jogarem outras possibilidades de parcerias no colo dos Russos, ou até quem sabe dos Chineses (peguei pesado )
As que se confirmaram, infelizmente podem sofrer restrições a qualquer momento, o mesmo vale para alguns equipamentos que compramos recentemente, os Casa-295 terão sistemas diferentes entre o primeiro lote e o eventual segundo lote. Motivo? Embargo de fornecedores externos.
Sinceramente, todos os vencedores podem embargar o que quizerem a hora que quizerem, mas pior que isto, ainda é depender de vários fornecedores ao mesmo tempo....
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???