A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Marino
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Re: A-12

#6001 Mensagem por Marino » Sex Ago 21, 2009 8:42 am

Gente, o que deve ter ocorrido é uma avaria em um motor elétrico do duto de exaustão da cozinha.
É um simples exaustor, comparável ao que possuímos sobre nossos fogões em casa, a não ser pelo tamanho da tubulação, que leva para o exterior do navio.
No edital vemos que é em UM exaustor.




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talharim
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Re: A-12

#6002 Mensagem por talharim » Sex Ago 21, 2009 9:03 am

COMANDO-EM-CHEFE DA ESQUADRA
BASE NAVAL DO RIO DE JANEIRO
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO Nº 36/2009
OBJETO: PREGãO ELETRôNICO - Prestação dos serviços de fornecimento,
transporte, instalação e de teste do sistema auxiliar de
aquecimento para água das caldeiras principais 20, 21 e 22 do Navio
Aeródromo São Paulo,
conforme o Termo de Referência n 45-07/09.
Total de Itens Licitados: 00001 . Edital: 21/08/2009 de 08h30 às
11h30 e de 13h às 16h00 . Endereço: Base Naval do Rio de Janeiro,
sn Centro - NITEROI - RJ . Entrega das Propostas: a partir de
21/08/2009 às 08h30 no site www.comprasnet.gov.br . Abertura das
Propostas: 02/09/2009 às 09h30 site www.comprasnet.gov.br
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(SIDEC - 20/08/2009) 791800-00001-2009NE000001




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

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Re: A-12

#6003 Mensagem por Sávio Ricardo » Sex Ago 21, 2009 9:42 am

Oque é feito com o condensado das caldeiras?

Queria ter o prazer de conhecer este processo de um NAe, trabalho em usina de açucar e alcool e é cheio de purgadores pra todo lado, como são estas tubulações dentro do navio??

O processo de geração de vapor parece ser o mesmo, apenas a alimentação da grelha em usinas é de bagaço, no navio é oque? Carvão? :roll:

Ta ai varias duvidas que acho tbm são de varios outros membros...

Alo Marino! ! !




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Re: A-12

#6004 Mensagem por Marino » Sex Ago 21, 2009 10:01 am

Sávio Ricardo escreveu:Oque é feito com o condensado das caldeiras?

Queria ter o prazer de conhecer este processo de um NAe, trabalho em usina de açucar e alcool e é cheio de purgadores pra todo lado, como são estas tubulações dentro do navio??

O processo de geração de vapor parece ser o mesmo, apenas a alimentação da grelha em usinas é de bagaço, no navio é oque? Carvão? :roll:

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Não sou maquinista, então tudo o que respondo nestes assunto é baseado em minha experiência a bordo, e o que sempre ouvi de meus companheiros maquinistas.
O condensado nada mais é do que água do mar extremamente salgada, pois a mesma foi destilada e a "sobra" é sal puro.
IMAGINO, com quase certeza, de que é devolvido para o mar, o que não causa prejuízo ambiental algum (uma colher de sal no mar).
Quanto as tubulações, não sei responder, pois não servi no SP.
Não se usa mais carvão nos navios, mas diesel (MAR-C nos navios modernos) e na caldeira do SP creio que óleo Bunker.




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Re: A-12

#6005 Mensagem por Sávio Ricardo » Sex Ago 21, 2009 10:13 am

Ja imaginava mais ou menos isso.

O condensado a unica saida seria o mar mesmo, realmente não causa dano ambiental algum, é apenas vapor que perdeu calor percorrendo as tubulações e voltou ao estado liquido.

Sobre o carvão eu viajei, são frutos do filme "Titanic" onde mostra os caras jogando carvão nas fornalhas.

heheeheh




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Re: A-12

#6006 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 22, 2009 9:26 pm

Mas o SP usa carvão de eucalipto replantado, ambientalmente correto. :mrgreen:




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Re: A-12

#6007 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Ago 22, 2009 10:03 pm

Marino escreveu:
Sávio Ricardo escreveu:Oque é feito com o condensado das caldeiras?

Queria ter o prazer de conhecer este processo de um NAe, trabalho em usina de açucar e alcool e é cheio de purgadores pra todo lado, como são estas tubulações dentro do navio??

O processo de geração de vapor parece ser o mesmo, apenas a alimentação da grelha em usinas é de bagaço, no navio é oque? Carvão? :roll:

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IMAGINO, com quase certeza, de que é devolvido para o mar, o que não causa prejuízo ambiental algum (uma colher de sal no mar).
Quanto as tubulações, não sei responder, pois não servi no SP.
Não se usa mais carvão nos navios, mas diesel (MAR-C nos navios modernos) e na caldeira do SP creio que óleo Bunker.
De fato, " é devolvido" para o mar.
No A 12 deve ser óleo Bunker, no Mingão era o Navy Special ou Número 6, O do A12 me parece que é pode ser FFO ideal para caldeiras de de altíssima pressão.

Sobre os purgadores, o que vc deseja saber exatamente?




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Armam-se homens com as melhores armas.
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Re: A-12

#6008 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Ago 24, 2009 8:28 am

humm...

Bom dia Walter...

A duvida que tenho é de como é distribuida estes purgadores no SP.

Tipow, como existe muito espaço dentro de uma Usina as pessoas sempre passam a uma certa distância destes purgadores porque sabem que eles dão a descarga quase todo minuto, em um NAe penso que não deve existir todo este espaço, não sei, deve ser canalizado p/ alguma canaleta esta purga, não?

Grande abraço Walter.




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Re: A-12

#6009 Mensagem por WalterGaudério » Seg Ago 24, 2009 3:42 pm

Sávio Ricardo escreveu:humm...

Bom dia Walter...

A duvida que tenho é de como é distribuida estes purgadores no SP.

Tipow, como existe muito espaço dentro de uma Usina as pessoas sempre passam a uma certa distância destes purgadores porque sabem que eles dão a descarga quase todo minuto, em um NAe penso que não deve existir todo este espaço, não sei, deve ser canalizado p/ alguma canaleta esta purga, não?

Grande abraço Walter.
devo confessar que não conheço toda a planta propulsora do NAe São paulo, mas conheci a do NAeL Minas Gerais, mas sim a purga era canalizada para esgotamento constante do compartimento de Máquinas.




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Re: A-12

#6010 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Ago 24, 2009 4:39 pm

:wink:

[000]

Obrigado Walter e Marino, um dia ainde entro num bicho desses




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Re: A-12

#6011 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Ago 24, 2009 5:26 pm

Mapinguari escreveu:
Carlos Mathias escreveu:É que a cozinha é aparte mais tecnologicamente avançada de um PA, demanda recursos e esforços hercúleos. :roll:
É preciso cuidado na hora de julgar essa coisas, Mathias. Provavelmente o que você está dizendo tem fundamento. Anos atrás, a imprensa americana caiu de pau nos contratos de submarinos nucleares do Pentágono, criticando os custos de certos itens que julgavam prosaicos, como as privadas que seriam usadas nos submarinos, listadas como adquiridas a um custo de US$ 800 cada. Claro que, ao se falar em vasos sanitários, vinha à mente dos jornalistas os vasos sanitários que tinham em suas casas. Nunca haviam visto um vaso sanitário projetado para uso em submarino. Vou deixar as explicações mais técnicas sobre a diferença entre os vaso sanitário de um submarino e o que temos em casa para nosso submarinista de plantão do DB, o Walter. Mas, para simplificar, se você não souber dar a descarga de modo correto, provavelmente corre o risco de inundar o submarino... :-)
Só para exemplificar ainda mais, um forninho que para a sua casa você compra por 200, 300 reais, para um C-130 (lembrem-se que fazem missões com mais de 10 horas de duração) custa 30 mil dólares. :wink:




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Re: A-12

#6012 Mensagem por joao fernando » Seg Ago 24, 2009 5:35 pm

Gostaria de saber mais sobre a privada de subs.

Walter, por favor, fale mais a respeito.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Carlos Mathias

Re: A-12

#6013 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 24, 2009 5:44 pm

Ninguém sacou a ironia???? :wink:




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Re: A-12

#6014 Mensagem por Tupi » Seg Ago 24, 2009 6:46 pm

Marino escreveu:
Sávio Ricardo escreveu:Oque é feito com o condensado das caldeiras?

Queria ter o prazer de conhecer este processo de um NAe, trabalho em usina de açucar e alcool e é cheio de purgadores pra todo lado, como são estas tubulações dentro do navio??

O processo de geração de vapor parece ser o mesmo, apenas a alimentação da grelha em usinas é de bagaço, no navio é oque? Carvão? :roll:

Ta ai varias duvidas que acho tbm são de varios outros membros...

Alo Marino! ! !
Não sou maquinista, então tudo o que respondo nestes assunto é baseado em minha experiência a bordo, e o que sempre ouvi de meus companheiros maquinistas.
O condensado nada mais é do que água do mar extremamente salgada, pois a mesma foi destilada e a "sobra" é sal puro.
IMAGINO, com quase certeza, de que é devolvido para o mar, o que não causa prejuízo ambiental algum (uma colher de sal no mar).
Quanto as tubulações, não sei responder, pois não servi no SP.
Não se usa mais carvão nos navios, mas diesel (MAR-C nos navios modernos) e na caldeira do SP creio que óleo Bunker.
Desculpe a intromissão.
Mas condensado é vapor exaurido. Que pode ser deacartado após as turbinas ou nao final das linhas de trsnspote de vapor normalmente por equipamentos chamados de purgadores.
Complementando a informação do Marino.
A agúa extremamente salgada que saí como efluente da planta de vapor deve ser o rejeito do desmineralizador se for alimentação de caldeiras de alta. Se for de plantas criticas com caldeiras de atissima pressão, acredito que a MB deve ter adotado um sistema de osmose reversa. Neste caso o efluente é ainda mais concentrado de sal.
O vapor exaurido que chamamos de condendsado é praticamente água limpida sem sais minerais e baixo nível de gases. A unica polição deste tipo de fluido é a termica. O projeto pode contemplar a mistura do efluente salgado da desmin ou da osmose com parte do condensado para reduzir ambos os impactos no meomento do descarte. Temperatura e salinidade.





Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
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Re: A-12

#6015 Mensagem por Brasileiro » Seg Ago 24, 2009 7:34 pm

joao fernando escreveu:Gostaria de saber mais sobre a privada de subs.

Walter, por favor, fale mais a respeito.
Cara, eu sei que é sério, mas é que eu ri muito agora :mrgreen:


abraços]




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