DELTA22 escreveu:De pleno acordo. Absolutamente certo. Mas o que me causou preocupação é a frase em azul, o resto do seu post é mais que correta, com essas compras de hoje não estaremos sendo ainda os "donos da bola"... e entendi os dois "conceitos"... atividade... um TVC valendo o diploma, digamos assim....
Mas esta frase aqui me deu até um frio na espinha: "
Assim sendo, o "melhor para o País" não passa de retórica para um grande improviso.". Tudo não passa de uma "cortina de fumaça"! Estamos fu......, então...
Um abraço.
Ok, entendi. Observe que tudo o que disse não passa de uma opinião. Não significa que tal coisa esteja acontecendo, o que disse é que, dada a importância, deveria estar sendo tratado de forma aberta, visto que a sociedade (civil) deveria interagir com este nível esperado. Tem certas coisas que não devem ficar só sob a guarda de alguns, outras devem (e muito).
Se estivesse no MD lutaria por escrachar este assunto, o seja, divulgar o que se pretende fazer (não apenas na FAB), mostrar a necessidade, os objetivos, traçar diretrizes e metas, elaborar cronogramas (e cumprir!!!), etc. Desta forma o(s) equipamento(s) seria uma consequência, seria melhor assimilado pela população, haveria menos especulação na imprensa e por aí vai. Tudo isso que disse eu não vi acontecer, então...
Quando se fecha certas coisas se dá espaços para teorias conspiratórias, especulações de todas as ordens, etc. E o que estamos vendo atualmente acerca de nossas compras militares? Você diz que precisa comprar novos caças, mas não diz o porquê e nem pra quê, não se diz o quanto se ganhará com isso, nem se diz o que esperar dos mesmos. Bem, então é razoável que certos segmentos da sociedade e da imprensa façam suas "apostas" (aqui chamadas de lobies), é natural que alguns digam que se aproximar dos EUA é mais interessante do que da França, é natural outras comparações deste tipo também. Estão errados em fazer isso? NÃO!!!! Como pedir para alguém não dizer besteiras se antes não se ensina, ou seja, se os caminhos não forem apontados? E como é comum por estas bandas tomar decisões sem dizer porque, então é comum ver pancadaria na imprensa, mesmo que seja por pura ignorância e estupidez.
Obs.: não estou defendendo debate de certos assuntos com a sociedade (este tipo de prática do PT no passado não deu certo, D. Luísa Helena está aí pra demonstrar), estou dizendo que decisões tomadas precisam ser ditas e justificadas, muito antes das ações (compras) propriamente ditas, isto diminui drasticamente as especulações e os "besteirentos-mór" de plantão.
Abração,
Orestes