TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Wolfgang
- Sênior
- Mensagens: 7805
- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
No pain, no gain. Mas quanto de pain o Brasil terá de suportar para quanto de gain?
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Esperemos, caro Wolf, que ao menos não seja muito psicologicamente "traumático"....Wolfgang escreveu:No pain, no gain. Mas quanto de pain o Brasil terá de suportar para quanto de gain?
[]'s.
Editado pela última vez por DELTA22 em Qui Ago 20, 2009 6:27 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Prá isso ST basta.Legal. Mas tu iria com uma Ferrari no mercado ou buscar as crianças no colégio?
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Eu acredito que se pudesse deveria haver duas escolhas, a de baixo risco e de alto risco.DELTA22 escreveu:É engraçado... eu pensei na hora, coisa instantânea mesmo, desde quando saiu a lista dos 3 finalistas e até antes, que essa "opção de risco" seria a que mais traria ganhos para o Brasil (tecnologico/industrial, operacional, etc...), e ainda hoje acho isto, e olha que já li/ouvi argumentos de todos os lados (e não só aqui no DB) dos outros concorrentes e não me convenci dos outros dois... Infelizmente (ou não, quem sabe?) creio que essa era a nossa chance, mas também vai saber né??Bolovo escreveu:Voar já voou faz tempo e encomendar acho que era uma questão de tempo, há muito já se dizia que iriam comprar um ou dois regimentos (72). Deu 48 aviões, mais que o nosso FX, por sinal. Quanto o Gripen, o cacinha de papel, ou o nome que vocês gostarem, ainda não ter saído do papel (rá), acredito que não seja impedimento no FX2. No começo houve muita especulação, mas depois não dá nem mais para considerar isso, afinal estamos na reta final do programa e o Gripen NG está longe de estar pronto. É uma opção de alto risco, somente isso. Eu só não me conformo com essa choradeira, mimimi o Flanker não está mimimi. A gente aqui não faz idéia o que levou o Flanker a não estar na shortlist. Dá para especular e o Orestes já escreveu um monte de textos dizendo que 'acha o Flanker o melhor, mas não o melhor para o Brasil', ou coisa parecida. Dá uma lida.
Só uma coisa que não me convence em nenhuma das tres propostas: a história de produção do avião aqui (a não ser peças "basicas") e a total disponibilidade dos chamados "código-fonte" (nem do GripenNG)!
Se precisar de um cético, cá estou eu!!!
[]'s a todos.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Deixa eu adivinhar... Baixo risco => F-18E, e alto risco => Gripen-NG.
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Não.
Flanker e Gripen.
Mas isso é o que EU acho. Vai saber o que os vermelhinhos pensam.
Flanker e Gripen.
Mas isso é o que EU acho. Vai saber o que os vermelhinhos pensam.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Mas ai, creio que perderíamos a "vantagem". Teriamos um pesadelo logistico enorme, dentre outros fatores que ao meu ver seriam vantajosos. Pra dizer o minimo, estaríamos fu......Bolovo escreveu:Eu acredito que se pudesse deveria haver duas escolhas, a de baixo risco e de alto risco.DELTA22 escreveu: É engraçado... eu pensei na hora, coisa instantânea mesmo, desde quando saiu a lista dos 3 finalistas e até antes, que essa "opção de risco" seria a que mais traria ganhos para o Brasil (tecnologico/industrial, operacional, etc...), e ainda hoje acho isto, e olha que já li/ouvi argumentos de todos os lados (e não só aqui no DB) dos outros concorrentes e não me convenci dos outros dois... Infelizmente (ou não, quem sabe?) creio que essa era a nossa chance, mas também vai saber né??
Só uma coisa que não me convence em nenhuma das tres propostas: a história de produção do avião aqui (a não ser peças "basicas") e a total disponibilidade dos chamados "código-fonte" (nem do GripenNG)!
Se precisar de um cético, cá estou eu!!!
[]'s a todos.
[]'s.
Editado pela última vez por DELTA22 em Qui Ago 20, 2009 6:47 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Carlos Mathias escreveu:
Deixa eu adivinhar... Baixo risco => F-18E, e alto risco => Gripen-NG.
Vamos colocar a verdade dos fatos,
Embaixo do risco = F-18E
Riscada = Gripen NG
[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Delta, esquece essa balela de pesadelo logístico cara.
Só se os militares brasileiros tomam idiotizador desde bebês. Mas como não é o caso...
Bolovo, vou arrumar um lugar na janela do navio prá você, só por falar o nome de Flanker.
Ah, escovou os dentes antes de declamar o Flanker????
Só se os militares brasileiros tomam idiotizador desde bebês. Mas como não é o caso...
Bolovo, vou arrumar um lugar na janela do navio prá você, só por falar o nome de Flanker.
Ah, escovou os dentes antes de declamar o Flanker????
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A "vantagem" do GripenNG, na minha opinião, não é por causa da parte logistica... é pela parte industrial e de certo modo, na tecnologica também, além de operacional... mas é apenas minha visão...Carlos Mathias escreveu:Delta, esquece essa balela de pesadelo logístico cara.
Só se os militares brasileiros tomam idiotizador desde bebês. Mas como não é o caso...
(...)
Slds.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Mas eu não defendo mais o Gripen NG, no começo defendia, mas depois vi que é alto risco demais mesmo. Por um lado é bom, por outro é ruim. E o Brasil tem fama de ir pra esse lado ruim. Prefiro a célula Gripen C com as mudernidades do NG, como prévia inicialmente a SAAB com a versão E/F. Não entendo o desespero de vocês. Parece uma cruzada. Não gosto do Super Hornet, gosto do legacy Hornet, ao meu ver, um caça excepcional da geração LERX. Por favor, leiam meus posts de vez em quando, porque não sabem nada do que eu digo. Me sinto ignorado as vezes.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Mas hoje a FAB é uma gororoba. Tem 300 tipos de qualquer coisa. Já viu quantos tipos de helicoptero tem na FAB? Todos do mundo. E nos caças? Uns vinte e oito. Eu defendo um único modelo para tudo e, quando possível, ao menos dois nos sistemas mais 'sensíveis'. Sempre defendi isso. Mas esse sou eu, um mero cego e azulzinho.DELTA22 escreveu:Mas ai, creio que perderíamos a "vantagem". Teriamos um pesadelo logistico enorme, dentre outros fatores que ao meu ver seriam vantajosos. Pra dizer o minimo, estaríamos fu......
[]'s.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Mas já tem lugar na janelinha do navio.
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Então vamos as vias de fato: dos três finalistas ao FX-2, qual o seu preferido?Bolovo escreveu:Mas eu não defendo mais o Gripen NG, no começo defendia, mas depois vi que é alto risco demais mesmo. Por um lado é bom, por outro é ruim. E o Brasil tem fama de ir pra esse lado ruim. Prefiro a célula Gripen C com as mudernidades do NG, como prévia inicialmente a SAAB com a versão E/F. Não entendo o desespero de vocês. Parece uma cruzada. Não gosto do Super Hornet, gosto do legacy Hornet, ao meu ver, um caça excepcional da geração LERX. Por favor, leiam meus posts de vez em quando, porque não sabem nada do que eu digo. Me sinto ignorado as vezes.