pauloguita escreveu:Amigos. Estas palavras não são minhas. Apenas coloquei aqui do DB, parte do embate dos Amigos pepe e Juarez castro lá no BM. O que reflete meu pensamento também.
Só para relembrar, quando o Mirage perdeu a concorrencia no chile, segundo a revista tecnologia & defesa, os brigadeiros comemoraram a derrota francesa, pois eles também tinham jurado o mirage de morte aqui no Brasil, devido as dificuldades com o pós venda frances. Tanto é que o mirage ganhou politicamente, mas não encontrou folego dentro da FAB, nem mesmo a Embraer se associando a Dassauld, foi capaz de empurrar o mirage BR.
A marinha não tinha outra saida, era França ou Russia, não tinha o que pensar.
A FAB esta em situação diferente, e a experiencia da FAB com o pós venda frances, deve causar arrepios.
O problema nunca foi o mirage, ou agora o Rafale. O problema é o pós venda frances.
Se o Rafale tivesse o apoio da FAB, ja teria sido escolhido e anunciado. Ou alguém pensa diferente.
Abraços.
Estou tentando achar a revista que traz a informação, sobre a alegria dos brigadeiros com a derrota francesa no chile
Seria interessante dar uma lida no que os Brigadeiros chilenos dizem, apesar de minha opinião ser, que não tem nada a ver...
Apesar te já ter falado com pessoal da FAB nunca consegui abordar o assumo com algum oficial. Mas já ouvi de tudo, cada hora eles falam uma coisa... "Os caçadores, querem que volte o Su-35" / "Não Não, querem Rafale" / "O pessoal ta querendo SH"... então a menos que veja alguém influente no F-X2 dizer alguma coisa, isso não tem mais peso do que a opinião dos foristas. Obviamente não quero menosprezar o que eles querem, só duvido que seja unânime!
Agora vão querer me pendurar por esse comentário, mas vou arriscar, novamente é minha opinião. Acredito que Mirage 2000 é por demais "sub-empregado" na FAB, talvez por que as verbas limitadas já estariam destinadas a outros projetos como F-X2, modernização dos F-5, etc. Não quero falar dos Mirage III, que realmente não sei muito sobre o assunto. Agora se os Mirages 2000BR sofrem de alguma "restrição" pós venda é só por que a FAB não quis elaborar o contrato/venda dos mesmos. Tendo em vista também que serão os primeiros a serem retirados de operação (2015). E digo mais, se sua linha de montagem (M2000) não estivesse tão perigosamente perto do fim seriam parceiros ideais numa situação de HI-LOW junto ao F-X2 (sem importar qual seja). Melhor que "introduzir" F-16 e Gripen A/B, por que já estão em operação junto a FAB. Talvez precisariam de um upgrade... mas os mesmos que os F-16/ Gripen precisariam.
Não sou militar, muito menos da FAB, mas estou na aviação civil. E absolutamente nada que ouço contra aeronaves francesas (na Internet) procede de acordo com minha pouca experiência e contatos na aviação. Sempre ouço pessoas falando na Internet de contratos, do pós venda, "são aeronaves frescas" (ate hoje não me explicaram o que é um helicóptero fresco!). Nunca ouvi isso de nenhum operador (alguns militares) e pelo contrário são aeronaves muito queridas. E repito, de muito sucesso no âmbito civil... não vejo por que seria totalmente oposto no mundo militar.
Acredito que FAB tenha aprendido com "erros" do passado, se é que podemos colocar assim. Portanto não creio que nenhum dos finalistas estaria na short-list se eles não quiserem fazer negócios com determinada indústria. O mesmo serve para as capacidades e caracteristicas técnicas dos caças, mas não quero dizer que não tem um melhor que outro. Por isso, eu penso diferente, se a FAB tivesse preferência absoluta realmente não teríamos a short-list, e o prazo para sair o vencedor ainda não passou. Então discordo.
Abraços