JLRC escreveu:O VLS se vier a ser instalado, será no lugar do lançador Mk 29, por cima do hangar. Poderá ser um VLS Mk 41 ou Mk 48 (como o das Karel Doorman). À vante, só poderá ser montado um 2º Phalanx, como as gragas. Já agora só uma correcção. Li que as Meko turcas possuem todas VLS. Isso não é verdade. A Turquia possui 8 Meko 200 e só as 2 últimas possuem VLS Mk 41. As 6 primeiras têm um lançador Mk 29, idêntico ao das VdG.
Pois, nesse aspecto o amigo Rui Elias equivocou-se. Mas até eu me confundiria face à diversidade de versões.
De facto, das oito fragatas MEKO 200TN (classes "Yavuz" TN-I, "Barbaros" TN-IIA e "Salihreis" TN-IIB), só as duas últimas da classe "Salihreis" (TN-IIB) possuem o sistema de lançamento vertical de mísseis (ou VLS) Mk 41 capaz de disparar 16 SAM NATO Sea Sparrow.
Como escreveu o colega JLRC, todos os restantes seis vasos de guerra turcos possuem o mesmo sistema de lançamento octópulo Mk 29 que podemos encontrar a bordo das nossas MEKO 200PN e que contém 8 mísseis superfície-ar Raytheon RIM-7M Sea Sparrow.
No quadro que coloquei anteriormente sobre as diferentes variantes da MEKO 200 há, inclusivé, a curiosidade de se ficar a saber que o sistema VLS Lockheed Martin Mk 41 Mod 5 (e não Mk 48 como está escrito em diversas publicações) das fragatas australianas da classe "Anzac" e neo-zelandesas "Te Kaha" ser apenas 1 e octópulo. Há espaço reservado no casco para a instalação de mais um destes sistemas, algo que poderá ser aplicado num "upgrade" futuro.
http://www.janes.com/defence/naval_forc ... gate.shtml
Fragata turca F-244 "Barbaros" (200TN-IIA) com o sistema Mk 29 (8 x RIM-7P).
Credits: Turkish Navy/Blöhm und Voss
Fragata turca F-246 "Salihreis" (200TN-IIB) com o lançador vertical Mk 41 (16 x RIM-7P).
Credits: Turkish Navy/Blöhm und Voss
O sucesso da MEKO 200
A partir de 1983, entretanto, iniciou-se o “reinado” da MEKO 200. Em abril daquele ano a Turquia encomendou quatro unidades da MEKO 200TN, sendo duas a serem construídas no país com assistência técnica da B+V. A F240 Yavuz e a F241 Turgut Reis foram construídas, respectivamente pela Blohm + Voss (Hamburgo) e pela Howaldtswerke (Kiel); ambas tiveram a quilha batida em 1985, com a primeira entrando em serviço em julho de 1987 e a segunda em fevereiro de 1988. A F242 Fatih e a F243 Yildirim foram construídas no estaleiro Gölçük, na Turquia, entrando em serviço, respectivamente, em julho de 1988 e em julho de 1989.
Em janeiro de 1990 a Turquia assinou a compra de mais um par de fragatas MEKO, e em dezembro de 1992 a aquisição de mais duas. Esses navios, conhecidos como MEKO 200TN Track II-A e MEKO 200TN Track II-B, diferem de seus antecessores principalmente por adotarem propulsão CODOG, terem equipamentos eletrônicos mais modernos, melhor sistema de ar condicionado e proteção NBQ mais avançada, além de serem mais longos e terem maior deslocamento. Externamente, as MEKO 200 TN Track-IIB são praticamente idênticas às IIA. Talvez a maior diferença visual seja a ausência do lançador óctuplo de Sea Sparrow, já que as Track-IIB utilizam mísseis de lançamento vertical. Os navios do tipo Track II-A são o F244 Barbados e o F245 Oruçreis (construídos respectivamente pela B+V e pelo estaleiro Gölçük), e os do tipo Track II-B, que possuem um sistema de combate diferente, são o F246 Salihreis (construído pela B+V) e o F 247 Kemalreis (construído pelo Gölçük). É possível que se concretize a aquisição de pelo menos duas unidades adicionais, o que tornaria a Turquia o maior operador mundial de MEKO 200.
in Segurança e Defesa
http://www.segurancaedefesa.com/meko.html
http://www.blohmvoss.de/e/prod/fregatten_einsatz.html