Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: Novo Fuzil para o EB

#3481 Mensagem por GDA_Fear » Sáb Ago 15, 2009 3:55 pm

Túlio escreveu:
GDA_Fear escreveu:Eu ainda sou a favor do Tavor.
Imagem

Bueno, pelo menos eu iria parar de reclamar de ver Soldado empunhando fuzil pelo carregador... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas vou repetir: estão há um tempão reprojetando o rejeitado MD-97, vai que sai algo tri, de repente se inspiram no AN-94 ou no SCAR para a versão melhorada dele... 8-]
:lol: :lol: pior é que se ve muito isso na TV de policiais, soldados etc segurando fuzil pelo carregador..
Agora Túlio, podes me explicar no que implica em empunhar o fuzil pelo carregador?, tem algo a haver com doutrina, ou diminuir coice da arma,enfim sou leigo nisso.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#3482 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 15, 2009 4:11 pm

Vai saber... :roll: :roll: :roll: :roll:

Tenho uma teoria pessoal que não sei se tem alguma validade: o FAL é o primeiro fuzil com carregador destacável usado pelo EB e Polícias (depois é que apareceram outros) e é uma arma desenhada (ergonomia) para Soldados Europeus, mais altos e com mais envergadura que o Soldado Brasileiro médio dos anos 60, Devia ser complicado esticar o braço até a telha, daí o índio agarrava onde dava, no caso, o carregador, à moda das subs da época (INA), que eram assim empunhadas por absoluta falta de telha. Vai que o costume pegou...

Repito, é uma TEORIA PESSOAL e pode não ter fundamento algum, ser uma perfeita bobagem. O fato - e que já repeti várias vezes aqui no DB - é que, em 2002, foi feito um treinamento conjunto entre APs (um deles eu), PMs e PCs no 8º BPM aqui em Osório sobre a MT-40, então novidade por estas bandas de cá. Foi um Inspetor lá, empunhou a arma com o dedo fora do gatilho, mão na telha, ambos os olhos abertos, deu os tiros dele, fez os procedimentos de segurança e devolveu a arma ao Instrutor (também da PC); passou a arma para mim, fiz igual e tudo tri; passou para um Gadiano (PM), este empunhou certinho, dedo longe do gatilho, fechou um olho e se agarrou no carregador: nem chegou a atirar...

QUE XIXADA, meu... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
HIGGINS

Re: Novo Fuzil para o EB

#3483 Mensagem por HIGGINS » Sáb Ago 15, 2009 5:03 pm

Túlio escreveu:Vai saber... :roll: :roll: :roll: :roll:

Tenho uma teoria pessoal que não sei se tem alguma validade: o FAL é o primeiro fuzil com carregador destacável usado pelo EB e Polícias (depois é que apareceram outros) e é uma arma desenhada (ergonomia) para Soldados Europeus, mais altos e com mais envergadura que o Soldado Brasileiro médio dos anos 60, Devia ser complicado esticar o braço até a telha, daí o índio agarrava onde dava, no caso, o carregador, à moda das subs da época (INA), que eram assim empunhadas por absoluta falta de telha. Vai que o costume pegou...

Repito, é uma TEORIA PESSOAL e pode não ter fundamento algum, ser uma perfeita bobagem. O fato - e que já repeti várias vezes aqui no DB - é que, em 2002, foi feito um treinamento conjunto entre APs (um deles eu), PMs e PCs no 8º BPM aqui em Osório sobre a MT-40, então novidade por estas bandas de cá. Foi um Inspetor lá, empunhou a arma com o dedo fora do gatilho, mão na telha, ambos os olhos abertos, deu os tiros dele, fez os procedimentos de segurança e devolveu a arma ao Instrutor (também da PC); passou a arma para mim, fiz igual e tudo tri; passou para um Gadiano (PM), este empunhou certinho, dedo longe do gatilho, fechou um olho e se agarrou no carregador: nem chegou a atirar...

QUE XIXADA, meu... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Eu diria, que pessoal ou não, ela tem sentido histórico.
Sem falar que possui, como foi relatado, uma fundamentação empírica.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3484 Mensagem por Matheus » Sáb Ago 15, 2009 5:31 pm

Concordo com o Túlio, o FAL tem uma ergonomia horrivel, é um trambolho comprido que pra que não é alto, é difícil empunha-lo corretamente. Já um AR-15 ou outro do gêneronão tem desculpa.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#3485 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 15, 2009 5:57 pm

Matheus escreveu:Concordo com o Túlio, o FAL tem uma ergonomia horrivel, é um trambolho comprido que pra que não é alto, é difícil empunha-lo corretamente. Já um AR-15 ou outro do gêneronão tem desculpa.

Pois é, mas essa cultura existe, meu cupincha. Vocês têm CT-40 aí na PF, né não? Nós também temos aqui na SUSEPE, te mostro fotos de um colega empunhando ela PELO CARREGADOR também, ele é meu contato no Ork e tem a coragem de botar foto assim no perfil (claro que comentei)...

O que quero dizer? Que não é só kôza de milico não, aliás, a instrução do EB em MANUAL preconiza a mão NA TELHA, é só conferir no site...

Olhes só:

Imagem
Imagem

É o mesmo índio ao meu lado, dá para ver que a altura não é desculpa (tenho 1,75 e ele, como se vê, é maior) ...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Pereira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1727
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:26 am
Localização: Minas Gerais
Agradeceram: 1 vez

Re: Novo Fuzil para o EB

#3486 Mensagem por Pereira » Sáb Ago 15, 2009 6:08 pm

CT-40 deveria ter uns ajustes melhor, impressão minha ou tá sobrando coronha ali? Por isso vai a mão no carregador.

Aliás, quantos tiros? Carregador curtinho.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#3487 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 15, 2009 6:20 pm

Pereira escreveu: CT-40 deveria ter uns ajustes melhor, impressão minha ou tá sobrando coronha ali? Por isso vai a mão no carregador.
É só olhares a dobra do braço esquerdo dele, dava tranqüilamente para empunhar certo. Na segunda foto me vês ao lado dele, sou menor e não tive nenhum problema em empunhar corretamente a MT-40, que tem a mesma ergonomia da CT-40...
Pereira escreveu:Aliás, quantos tiros? Carregador curtinho.
20. Deixa a arma HORRÍVEL! Com o de 30 fica um tesão... :wink:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3488 Mensagem por nveras » Sáb Ago 15, 2009 7:00 pm

Vou me intrometer um pouco aqui. Na minha época, lá se vão 18 anos, o Fal, no tiro em pé:
1) pernas abertas na largura dos ombros, pé esquerdo a frente.
2) mão direita no punho, cotovelo (braço e antebraço) paralelo ao chão.
3)COTOVELO ESQUERDO APOIADO NO OSSO DA BACIA.
4)MÃO ESQUERDA APOIA O CARREGADOR (vejam bem, no tiro a mão esqueda raramente agarra a arma, só deve servir de apoio)
...o resto segue a doutrina....bochecha, respiração, linha de mira e visada....
A posição de pé é realmente a pior, mas dá pra acertar até 200 metros com certa facilidade, lógico que no estande.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3489 Mensagem por nveras » Sáb Ago 15, 2009 7:09 pm

O principio de tiro era mais ou menos este...adaptado para o Fal.
http://fieldtarget.com.br/site/index.ph ... &Itemid=26




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3490 Mensagem por Bolovo » Sáb Ago 15, 2009 7:11 pm

Túlio escreveu:Mas vou repetir: estão há um tempão reprojetando o rejeitado MD-97, vai que sai algo tri, de repente se inspiram no AN-94 ou no SCAR para a versão melhorada dele... 8-]
Tá certo, intão [003]

Foi tipo uma pegadinha? Vamos enganar todo mundo, mostrar uma porcaria de fuzil, daí tempos depois a gente mostra um outr revolucionário...

Charla!

Isso porque é só o fuzil. Eu gostaria de uma familia completa: fuzil, metralhadora leve, metralhadora pesada, tudo!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3491 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Ago 15, 2009 9:26 pm

Eu sou a favor do MD-97.

Podem me apedrejar, mas é isso ai.

O que o Brasil tem que fazer é avaliar e criticar o fuzil.
A Imbel deve receber verbas para modernizar as instalações, melhorar as tecnologias e apresentar um MD-97 revisado.

Ai o processo se repete até termos um fuzil de ponta.
Quando o MD-97 ficar BOM, ai compramos um GRANDE lote e depois entramos no mercado de exportação. :wink: :twisted:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#3492 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 15, 2009 9:33 pm

Issaê, vamos tomar pedrada juntos então!!! 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
italo clay
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 303
Registrado em: Qua Set 07, 2005 8:41 pm
Agradeceram: 17 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3493 Mensagem por italo clay » Sáb Ago 15, 2009 9:41 pm

paralelepípedo nele [002] [002] [002] [002] [002] [002] [004] [004] [004] [004] [004] [004] :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#3494 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 15, 2009 9:52 pm

Tás: EXPULSO, SUSPENSO, ADVERTIDO, ATENCIONADO (!), FUZILADO (com MD-97), BOMBARDEADO COM NAPALM e o que sobrar dou pro Tóbi roer... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: Novo Fuzil para o EB

#3495 Mensagem por GDA_Fear » Sáb Ago 15, 2009 9:57 pm

Ô loco so leigo em fuzis e tal...mas quem é o trouxa que vai querer comprar MD-97 com tantas AKs e M4, M-16 etc a preços ridículos.




Responder