Vai saber...
Tenho uma teoria pessoal que não sei se tem alguma validade: o FAL é o primeiro fuzil com carregador destacável usado pelo EB e Polícias (depois é que apareceram outros) e é uma arma desenhada (ergonomia) para Soldados Europeus, mais altos e com mais envergadura que o Soldado Brasileiro médio dos anos 60, Devia ser complicado esticar o braço até a telha, daí o índio agarrava onde dava, no caso, o carregador, à moda das subs da época (INA), que eram assim empunhadas por absoluta falta de telha. Vai que o costume pegou...
Repito, é uma TEORIA PESSOAL e pode não ter fundamento algum, ser uma perfeita bobagem. O fato - e que já repeti várias vezes aqui no DB - é que, em 2002, foi feito um treinamento conjunto entre APs (um deles eu), PMs e PCs no 8º BPM aqui em Osório sobre a MT-40, então novidade por estas bandas de cá. Foi um Inspetor lá, empunhou a arma com o dedo fora do gatilho, mão na telha, ambos os olhos abertos, deu os tiros dele, fez os procedimentos de segurança e devolveu a arma ao Instrutor (também da PC); passou a arma para mim, fiz igual e tudo tri; passou para um Gadiano (PM), este empunhou certinho, dedo longe do gatilho, fechou um olho e se agarrou no carregador: nem chegou a atirar...
QUE XIXADA, meu...