"Notícias aéreas"
Moderador: Conselho de Moderação
- Izaias Maia
- Sênior
- Mensagens: 843
- Registrado em: Seg Fev 12, 2007 5:51 am
- Localização: Eusébio -CE
- Agradeceu: 9 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Incidente envolve avião A320 equipado com as novas sondas Pitot
PARIS - Um novo incidente ligado às sondas Pitot de um avião Airbus A320 da Air France ocorreu em julho, informaram na quarta-feira um sindicato de pilotos e a empresa.
O Sindicato Nacional de Pilotos de Linha (SNPL) pensa em exigir que a empresa mude de fornecedor das sondas que medem a velocidade.
O incidente ocorreu em 13 de julho num vôo entre Roma e o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, disse à Reuters Erick Derivry, porta-voz do SNPL, confirmando informação divulgada pelo site Figaro.fr.
As sondas Pitot fabricadas pela empresa Thalès, usadas para medir a velocidade do avião, são uma das causas aventadas para explicar o acidente do vôo AF 447, que fazia a rota entre Rio de Janeiro e Paris que causou a morte de 228 pessoas em 31 de maio.
Trata-se do primeiro incidente do qual se tem conhecimento envolvendo a nova geração de sondas BA, que após o acidente substituiu as sondas AA em toda a frota da empresa, segundo informou a Air France.
"O incidente está ligado às novas sondas. Durou alguns segundos, sem ter qualquer consequência para os passageiros. Uma análise está sendo feita em conjunto com os construtores e o BEA (órgão francês responsável pela investigação de acidentes aéreos)", disse um porta-voz.
Os pilotos do vôo Roma-Paris anotaram em seu relatório "uma perda brutal de indicações de velocidade, e depois o desaparecimento dos dados anemométricos."
"Pedimos à Air France que investigue para confirmar se estamos diante do mesmo tipo de incidente, que produziu os mesmos efeitos que outros incidentes conhecidos desde meados de 2008", disse Derivry.
"Seria uma informação nova e importante. Desde já, exigiríamos a substituição das sondas Thalès por sondas Goodrich, em nome do princípio da precaução", ele acrescentou.
A empresa americana Goodrich fornece 70 por cento das empresas aéreas do mundo, e suas sondas nunca apresentaram o menor problema.
"Ouvimos falar na possibilidade de que, além da sonda, talvez seja preciso também trocar o calculador que transforma a pressão em medida de velocidade", acrescentou o porta-voz do SNPL.
Em junho, sob pressão do sindicato minoritário Alter, a Air France teve que trocar todas as sondas Pitot de suas aeronaves A330 e A340, depois de já ter efetuado a troca nos aviões A320.
Desde 2008 foram constatados vários casos de congelamento de sondas AA em alta altitude, em aviões de diferentes empresas. O SNPL informou que o vôo Roma-Paris ainda se encontrava em alta altitude no momento do incidente.
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol
PARIS - Um novo incidente ligado às sondas Pitot de um avião Airbus A320 da Air France ocorreu em julho, informaram na quarta-feira um sindicato de pilotos e a empresa.
O Sindicato Nacional de Pilotos de Linha (SNPL) pensa em exigir que a empresa mude de fornecedor das sondas que medem a velocidade.
O incidente ocorreu em 13 de julho num vôo entre Roma e o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, disse à Reuters Erick Derivry, porta-voz do SNPL, confirmando informação divulgada pelo site Figaro.fr.
As sondas Pitot fabricadas pela empresa Thalès, usadas para medir a velocidade do avião, são uma das causas aventadas para explicar o acidente do vôo AF 447, que fazia a rota entre Rio de Janeiro e Paris que causou a morte de 228 pessoas em 31 de maio.
Trata-se do primeiro incidente do qual se tem conhecimento envolvendo a nova geração de sondas BA, que após o acidente substituiu as sondas AA em toda a frota da empresa, segundo informou a Air France.
"O incidente está ligado às novas sondas. Durou alguns segundos, sem ter qualquer consequência para os passageiros. Uma análise está sendo feita em conjunto com os construtores e o BEA (órgão francês responsável pela investigação de acidentes aéreos)", disse um porta-voz.
Os pilotos do vôo Roma-Paris anotaram em seu relatório "uma perda brutal de indicações de velocidade, e depois o desaparecimento dos dados anemométricos."
"Pedimos à Air France que investigue para confirmar se estamos diante do mesmo tipo de incidente, que produziu os mesmos efeitos que outros incidentes conhecidos desde meados de 2008", disse Derivry.
"Seria uma informação nova e importante. Desde já, exigiríamos a substituição das sondas Thalès por sondas Goodrich, em nome do princípio da precaução", ele acrescentou.
A empresa americana Goodrich fornece 70 por cento das empresas aéreas do mundo, e suas sondas nunca apresentaram o menor problema.
"Ouvimos falar na possibilidade de que, além da sonda, talvez seja preciso também trocar o calculador que transforma a pressão em medida de velocidade", acrescentou o porta-voz do SNPL.
Em junho, sob pressão do sindicato minoritário Alter, a Air France teve que trocar todas as sondas Pitot de suas aeronaves A330 e A340, depois de já ter efetuado a troca nos aviões A320.
Desde 2008 foram constatados vários casos de congelamento de sondas AA em alta altitude, em aviões de diferentes empresas. O SNPL informou que o vôo Roma-Paris ainda se encontrava em alta altitude no momento do incidente.
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol
A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
- Izaias Maia
- Sênior
- Mensagens: 843
- Registrado em: Seg Fev 12, 2007 5:51 am
- Localização: Eusébio -CE
- Agradeceu: 9 vezes
Re: "Notícias aéreas"
VÔO RIO-HOUSTON
Turbulência deixa 26 feridos
Avião que partiu do Rio faz pouso não programado em Miami; quatro pessoas ficaram gravemente feridas
Miami. Um avião da Continental Airlines, um Boeing 767-200, que seguia do Rio de Janeiro, no Brasil, para Houston, no Texas, nos Estados Unidos, fez um pouso não programado ontem, em Miami, após ser atingido por fortes turbulências que deixaram 26 pessoas feridas.
O porta-voz do corpo de bombeiros de Miami, Elkin Sierra, disse que quatro pessoas ficaram gravemente feridas. ´Pode ser grave por serem ferimentos causados diretamente por traumas ou condição médica grave devido ao susto´, afirmou Sierra. Outros 22 passageiros estão em condição estável, com inchaços e contusões. Destes, 14 foram hospitalizados. Os demais passageiros foram encaminhados para Houston em outro vôo.
O vôo 128 da Continental havia partido do Rio de Janeiro com 168 pessoas a bordo às 21h45 no último domingo e devia ter chegado a Houston às 6h de ontem. Mas, segundo a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), o avião fez um pouso não programado em Miami, na Flórida, às 5h30 (6h30 em Brasília).
De acordo com os serviços de emergência de Miami, um caminhão da empresa que fornece alimentos à companhia aérea foi usado no resgate, já que ele tem uma plataforma que pode ser elevada à altura da aeronave.
O passageiro Fábio Ottolini, que mora em Houston, afirmou que o avião ´caiu de repente´ e que os tripulantes que estavam de pé, nos corredores, foram jogados contra o teto. ´As pessoas não tiveram tempo de fazer nada´, diz Ottolini. Ele contou ainda que a turbulência começou após cerca de seis horas de viagem, quando algumas comissárias de bordo serviam itens nos corredores. A passageira Carolina Portella, 18 anos, afirmou ao jornal local ´Miami Herald´ que achava que o avião ia cair. Segundo as testemunhas, por 10 segundos o avião balançou de forma violenta, e as máscaras de oxigênio chegaram a cair na frente dos passageiros.
Um brasileiro que se identificou como Cláudio Maia afirmou ao jornal que estava no vôo com a família e que viu o filho de ser cortado por uma bandeja, enquanto sua filha de nove anos teve arranhões. ´Eu tive sorte, pois minha mãe estava me segurando´, disse a criança, Mariana Maia.
Segundo Rosana Nichols, mãe do passageiro Thiago Candido, 13 anos, o filho contou pelo telefone que o vôo estava calmo até a turbulência e que ele pareceu cair, o que fez com que passageiros sem cinto caíssem das cadeiras. Thiago relatou à mãe que uma mulher tinha um ferimento grave na cabeça e outra parecia ter machucado gravemente o pescoço.
A Continental Airlines emitiu um comunicado ontem dizendo que o alerta para o uso do cinto de segurança estava aceso antes da turbulência.
A porta-voz da FAA, Kathleen Bergen, afirmou que a turbulência atingiu o avião quando este sobrevoava a região entre Porto Rico e as ilhas Turks e Caicos, ao norte da República Dominicana.
O Rio de Janeiro também foi o ponto de partida do vôo 447 da Air France, que caiu sob condições ainda não descobertas no meio do oceano Atlântico, em 31 de maio passado. O acidente matou todos os 228 a bordo. Bergen alertou, contudo, que não há como fazer paralelos entre os acidentes e que a causa e a severidade da turbulência pela qual passou o avião da Continental estão sendo investigadas.
O Comitê Nacional de Segurança no Transporte dos Estados Unidos afirmou que monitora a situação, mas que não está investigando o incidente.
http://diariodonordeste.globo.com/mater ... igo=659553
Turbulência deixa 26 feridos
Avião que partiu do Rio faz pouso não programado em Miami; quatro pessoas ficaram gravemente feridas
Miami. Um avião da Continental Airlines, um Boeing 767-200, que seguia do Rio de Janeiro, no Brasil, para Houston, no Texas, nos Estados Unidos, fez um pouso não programado ontem, em Miami, após ser atingido por fortes turbulências que deixaram 26 pessoas feridas.
O porta-voz do corpo de bombeiros de Miami, Elkin Sierra, disse que quatro pessoas ficaram gravemente feridas. ´Pode ser grave por serem ferimentos causados diretamente por traumas ou condição médica grave devido ao susto´, afirmou Sierra. Outros 22 passageiros estão em condição estável, com inchaços e contusões. Destes, 14 foram hospitalizados. Os demais passageiros foram encaminhados para Houston em outro vôo.
O vôo 128 da Continental havia partido do Rio de Janeiro com 168 pessoas a bordo às 21h45 no último domingo e devia ter chegado a Houston às 6h de ontem. Mas, segundo a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), o avião fez um pouso não programado em Miami, na Flórida, às 5h30 (6h30 em Brasília).
De acordo com os serviços de emergência de Miami, um caminhão da empresa que fornece alimentos à companhia aérea foi usado no resgate, já que ele tem uma plataforma que pode ser elevada à altura da aeronave.
O passageiro Fábio Ottolini, que mora em Houston, afirmou que o avião ´caiu de repente´ e que os tripulantes que estavam de pé, nos corredores, foram jogados contra o teto. ´As pessoas não tiveram tempo de fazer nada´, diz Ottolini. Ele contou ainda que a turbulência começou após cerca de seis horas de viagem, quando algumas comissárias de bordo serviam itens nos corredores. A passageira Carolina Portella, 18 anos, afirmou ao jornal local ´Miami Herald´ que achava que o avião ia cair. Segundo as testemunhas, por 10 segundos o avião balançou de forma violenta, e as máscaras de oxigênio chegaram a cair na frente dos passageiros.
Um brasileiro que se identificou como Cláudio Maia afirmou ao jornal que estava no vôo com a família e que viu o filho de ser cortado por uma bandeja, enquanto sua filha de nove anos teve arranhões. ´Eu tive sorte, pois minha mãe estava me segurando´, disse a criança, Mariana Maia.
Segundo Rosana Nichols, mãe do passageiro Thiago Candido, 13 anos, o filho contou pelo telefone que o vôo estava calmo até a turbulência e que ele pareceu cair, o que fez com que passageiros sem cinto caíssem das cadeiras. Thiago relatou à mãe que uma mulher tinha um ferimento grave na cabeça e outra parecia ter machucado gravemente o pescoço.
A Continental Airlines emitiu um comunicado ontem dizendo que o alerta para o uso do cinto de segurança estava aceso antes da turbulência.
A porta-voz da FAA, Kathleen Bergen, afirmou que a turbulência atingiu o avião quando este sobrevoava a região entre Porto Rico e as ilhas Turks e Caicos, ao norte da República Dominicana.
O Rio de Janeiro também foi o ponto de partida do vôo 447 da Air France, que caiu sob condições ainda não descobertas no meio do oceano Atlântico, em 31 de maio passado. O acidente matou todos os 228 a bordo. Bergen alertou, contudo, que não há como fazer paralelos entre os acidentes e que a causa e a severidade da turbulência pela qual passou o avião da Continental estão sendo investigadas.
O Comitê Nacional de Segurança no Transporte dos Estados Unidos afirmou que monitora a situação, mas que não está investigando o incidente.
http://diariodonordeste.globo.com/mater ... igo=659553
A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12891
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Esse ano ninguém toma o prêmio da bruxa da AIRBUS!!!
Fogo em Airbus antes de decolagem deixa 8 feridos em Paris
Avião foi esvaziado após o início do incêndio no motor direito.
O fogo começou quando a aeronave taxiava.
Oito pessoas a bordo de um jato Airbus operado pela companhia espanhola Vueling ficaram feridas nesta quarta-feira (5) quando um dos motores da aeronave pegou fogo pouco antes da decolagem prevista no aeroporto de Orly, em Paris, informou a empresa.
O avião foi esvaziado após o início do incêndio no motor direito do modelo A320 da Airbus às 10h36 (5h36 de Brasília). O fogo começou quando a aeronave taxiava, informou a Vueling em comunicado.
A empresa não especificou se os feridos eram passageiros ou tripulantes. Um avião substituto continuaria o voo para Alicante, na Espanha.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... PARIS.html
Fogo em Airbus antes de decolagem deixa 8 feridos em Paris
Avião foi esvaziado após o início do incêndio no motor direito.
O fogo começou quando a aeronave taxiava.
Oito pessoas a bordo de um jato Airbus operado pela companhia espanhola Vueling ficaram feridas nesta quarta-feira (5) quando um dos motores da aeronave pegou fogo pouco antes da decolagem prevista no aeroporto de Orly, em Paris, informou a empresa.
O avião foi esvaziado após o início do incêndio no motor direito do modelo A320 da Airbus às 10h36 (5h36 de Brasília). O fogo começou quando a aeronave taxiava, informou a Vueling em comunicado.
A empresa não especificou se os feridos eram passageiros ou tripulantes. Um avião substituto continuaria o voo para Alicante, na Espanha.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... PARIS.html
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- Izaias Maia
- Sênior
- Mensagens: 843
- Registrado em: Seg Fev 12, 2007 5:51 am
- Localização: Eusébio -CE
- Agradeceu: 9 vezes
Re: "Notícias aéreas"
A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
- Izaias Maia
- Sênior
- Mensagens: 843
- Registrado em: Seg Fev 12, 2007 5:51 am
- Localização: Eusébio -CE
- Agradeceu: 9 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Controlador que estava ao telefone no momento de acidente no Hudson é suspenso
Um controlador de tráfego aéreo de Nova York que estava fazendo uma ligação telefônica pessoal no momento em que um helicóptero e um avião se chocaram, no último final de semana, foi suspenso, informou a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
Além do controlador, um supervisor que estava ausente do centro de controle no momento do acidente também foi suspenso.
Em um comunicado, a FAA afirmou que não há razões para crer que as ações tenham contribuído de alguma forma para o acidente, mas classificou a conduta dos dois funcionários como “inaceitável” e afirmou ter dado início a procedimentos disciplinares contra os dois.
Todos os nove tripulantes das duas aeronaves morreram no acidente, que ocorreu no último sábado (8) na região do rio Hudson, que separa o Estado de Nova Jersey da cidade de Nova York – que fica no Estado de mesmo nome.
Entre os mortos estavam nove turistas italianos que visitavam Nova York.
Também nesta sexta-feira, a FAA afirmou que irá revisar os procedimentos operacionais para voos sobre o rio Hudson.
A medida foi anunciada depois de pilotos terem pedido uma revisão nas diretrizes de segurança de voo da região, conhecida pelo seu intenso tráfico aéreo.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... r_cq.shtml
Um controlador de tráfego aéreo de Nova York que estava fazendo uma ligação telefônica pessoal no momento em que um helicóptero e um avião se chocaram, no último final de semana, foi suspenso, informou a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
Além do controlador, um supervisor que estava ausente do centro de controle no momento do acidente também foi suspenso.
Em um comunicado, a FAA afirmou que não há razões para crer que as ações tenham contribuído de alguma forma para o acidente, mas classificou a conduta dos dois funcionários como “inaceitável” e afirmou ter dado início a procedimentos disciplinares contra os dois.
Todos os nove tripulantes das duas aeronaves morreram no acidente, que ocorreu no último sábado (8) na região do rio Hudson, que separa o Estado de Nova Jersey da cidade de Nova York – que fica no Estado de mesmo nome.
Entre os mortos estavam nove turistas italianos que visitavam Nova York.
Também nesta sexta-feira, a FAA afirmou que irá revisar os procedimentos operacionais para voos sobre o rio Hudson.
A medida foi anunciada depois de pilotos terem pedido uma revisão nas diretrizes de segurança de voo da região, conhecida pelo seu intenso tráfico aéreo.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... r_cq.shtml
A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61499
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6319 vezes
- Agradeceram: 6668 vezes
- Contato:
Re: "Notícias aéreas"
Pilotos: aviões têm sido atingidos por raios laser em Amsterdã
15 de agosto de 2009 • 15h10
Os pilotos de aviões comerciais que operam no aeroporto de Amsterdam Schiphol denunciaram que raios laser têm sido apontados para as aeronaves. Vários episódios foram comunicados às autoridades nas últimas semanas segundo o jornal Telegraaf.
Se um piloto receber um feixe de laser nos olhos, pode sofrer uma perda temporária da visão, que cria chances de acidente. A Polícia holandesa já investiga o assunto, mas, até agora, segue sem pistas sobre os autores.
EFE - Agência EFE
15 de agosto de 2009 • 15h10
Os pilotos de aviões comerciais que operam no aeroporto de Amsterdam Schiphol denunciaram que raios laser têm sido apontados para as aeronaves. Vários episódios foram comunicados às autoridades nas últimas semanas segundo o jornal Telegraaf.
Se um piloto receber um feixe de laser nos olhos, pode sofrer uma perda temporária da visão, que cria chances de acidente. A Polícia holandesa já investiga o assunto, mas, até agora, segue sem pistas sobre os autores.
EFE - Agência EFE
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55282
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2756 vezes
- Agradeceram: 2437 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Russia decides to resume An-124 cargo plane production
20/08/2009
RIA Novosti
http://en.rian.ru/russia/20090820/155864900.html
ZHUKOVSKY (Moscow Region), August 20 (RIA Novosti) - Russia's Defense Ministry has decided to resume production of one of the world's largest cargo planes, the An-124 Ruslan (Condor), the country's Air Force chief said on Thursday.
Col. Gen. Alexander Zelin told reporters at the MAKS-2009 air show outside Moscow that the aircraft would be used both for commercial domestic flights and for carrying NATO troops to Iraq.
The An-124 was designed by the Antonov Design Bureau in 1982, and was produced in Kiev and Ulyanovsk until 1995. The plane has a maximum payload of 150 metric tons with a flight range of around 3,000 kilometers (1,864 miles).
The cargo jet is the world's third largest after the An-225 and the Airbus A380F.
Russia and Ukraine reached a preliminary agreement to resume production of the An-124 in April 2008.
20/08/2009
RIA Novosti
http://en.rian.ru/russia/20090820/155864900.html
ZHUKOVSKY (Moscow Region), August 20 (RIA Novosti) - Russia's Defense Ministry has decided to resume production of one of the world's largest cargo planes, the An-124 Ruslan (Condor), the country's Air Force chief said on Thursday.
Col. Gen. Alexander Zelin told reporters at the MAKS-2009 air show outside Moscow that the aircraft would be used both for commercial domestic flights and for carrying NATO troops to Iraq.
The An-124 was designed by the Antonov Design Bureau in 1982, and was produced in Kiev and Ulyanovsk until 1995. The plane has a maximum payload of 150 metric tons with a flight range of around 3,000 kilometers (1,864 miles).
The cargo jet is the world's third largest after the An-225 and the Airbus A380F.
Russia and Ukraine reached a preliminary agreement to resume production of the An-124 in April 2008.
Triste sina ter nascido português
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Meus prezados:
Prefeitura entrega Estudo de Viabilidade Urbanística para o aeromóvel na Capital
O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do aeromóvel foi entregue, hoje (21), pelo Secretário do Planejamento de Porto Alegre, Márcio Bins Ely, aos representantes da Trensurb, gerente de Mobilidade Urbana, Sidemar Francisco da Silva , e de Projetos e Obras, Erno Zimpel.
Considerado pela prefeitura de Porto Alegre um projeto importante para a Copa de 2014, o aeromóvel ligará o Aeroporto Internacional Salgado Filho à Estação Aeroporto do Trensurb em menos de um minuto. Com 854 metros de extensão, a linha terá dois veículos, um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300.
O sistema será totalmente automático, sem necessidade de condutor. Os carros vão facilitar o acesso a cadeirantes, idosos e portadores de deficiência visual. Também está previsto espaço para o transporte de bagagens e malas de viagem.
O secretário do Planejamento de Porto Alegre, Márcio Bins Ely, destacou que a prefeitura já concluiu todas as etapas de licenciamento necessárias para a construção do aeromóvel.
Segundo o gerente de Mobilidade Urbana da Trensurb, Sidemar Francisco da Silva, agora está sendo elaborado o termo de cooperação entre a empresa e a Infraero para vialibilizar o início da obra no aeroporto.
O gerente de Projetos e Obras da Trensurb, Erno Zimpel, garantiu que os trabalhos iniciarão até o final do ano e o aeromóvel começará a funcionar em 2010. O custo está orçado em R$ 30 milhões de reais que serão investidos pelo governo federal.
fonte: site da Pref.POA, via Clovis Duarte 21.08.09 - 17:14
Prefeitura entrega Estudo de Viabilidade Urbanística para o aeromóvel na Capital
O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do aeromóvel foi entregue, hoje (21), pelo Secretário do Planejamento de Porto Alegre, Márcio Bins Ely, aos representantes da Trensurb, gerente de Mobilidade Urbana, Sidemar Francisco da Silva , e de Projetos e Obras, Erno Zimpel.
Considerado pela prefeitura de Porto Alegre um projeto importante para a Copa de 2014, o aeromóvel ligará o Aeroporto Internacional Salgado Filho à Estação Aeroporto do Trensurb em menos de um minuto. Com 854 metros de extensão, a linha terá dois veículos, um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300.
O sistema será totalmente automático, sem necessidade de condutor. Os carros vão facilitar o acesso a cadeirantes, idosos e portadores de deficiência visual. Também está previsto espaço para o transporte de bagagens e malas de viagem.
O secretário do Planejamento de Porto Alegre, Márcio Bins Ely, destacou que a prefeitura já concluiu todas as etapas de licenciamento necessárias para a construção do aeromóvel.
Segundo o gerente de Mobilidade Urbana da Trensurb, Sidemar Francisco da Silva, agora está sendo elaborado o termo de cooperação entre a empresa e a Infraero para vialibilizar o início da obra no aeroporto.
O gerente de Projetos e Obras da Trensurb, Erno Zimpel, garantiu que os trabalhos iniciarão até o final do ano e o aeromóvel começará a funcionar em 2010. O custo está orçado em R$ 30 milhões de reais que serão investidos pelo governo federal.
fonte: site da Pref.POA, via Clovis Duarte 21.08.09 - 17:14
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Meus prezados:
Comissão pode anular indenização milionária de funcionários da Vasp
Comissão pode anular indenização milionária a funcionários demitidos da extinta Vasp e que custam R$ 285 mil por mês à União.
Aeroviários foram afastados depois de greve em 1988; comissão diz que o prejuízo material foi reparado com opção de reintegração
Um dos casos mais controversos na discussão sobre possíveis distorções na concessão de indenização a perseguidos pela ditadura militar (1964-85) está em processo de anulação na Comissão de Anistia e pode vir a ser cancelado.
A indenização a 29 funcionários da extinta Vasp, que custa por mês R$ 285 mil à União e tem decisão de pagamento de retroativos de R$ 37,67 milhões (suspenso por ordem do Tribunal de Contas da União), passa desde junho por um processo de anulação.
Se confirmada, será proporcionalmente o maior valor já anulado pela comissão, criada em 2001 para centralizar a análise de todos os casos de indenização já concedidos e estudar novos pedidos.
Os aeroviários foram demitidos depois de uma greve de quatro dias no Carnaval de 1988, com base num decreto da ditadura. Houve depois um acordo para que todos fossem reintegrados à Vasp, que passou, a partir de junho de 1989, a ter controle estatal.
A comissão argumenta que eles de fato foram perseguidos e que têm direito ao reconhecimento como anistiados políticos, mas que o prejuízo material foi reparado quando tiveram a opção de reintegração. Segundo um técnico da comissão, todos voltaram a trabalhar.
Fonte: Noblat, via site Clóvis Duarte 24.08.09 - 12:15
Comissão pode anular indenização milionária de funcionários da Vasp
Comissão pode anular indenização milionária a funcionários demitidos da extinta Vasp e que custam R$ 285 mil por mês à União.
Aeroviários foram afastados depois de greve em 1988; comissão diz que o prejuízo material foi reparado com opção de reintegração
Um dos casos mais controversos na discussão sobre possíveis distorções na concessão de indenização a perseguidos pela ditadura militar (1964-85) está em processo de anulação na Comissão de Anistia e pode vir a ser cancelado.
A indenização a 29 funcionários da extinta Vasp, que custa por mês R$ 285 mil à União e tem decisão de pagamento de retroativos de R$ 37,67 milhões (suspenso por ordem do Tribunal de Contas da União), passa desde junho por um processo de anulação.
Se confirmada, será proporcionalmente o maior valor já anulado pela comissão, criada em 2001 para centralizar a análise de todos os casos de indenização já concedidos e estudar novos pedidos.
Os aeroviários foram demitidos depois de uma greve de quatro dias no Carnaval de 1988, com base num decreto da ditadura. Houve depois um acordo para que todos fossem reintegrados à Vasp, que passou, a partir de junho de 1989, a ter controle estatal.
A comissão argumenta que eles de fato foram perseguidos e que têm direito ao reconhecimento como anistiados políticos, mas que o prejuízo material foi reparado quando tiveram a opção de reintegração. Segundo um técnico da comissão, todos voltaram a trabalhar.
Fonte: Noblat, via site Clóvis Duarte 24.08.09 - 12:15
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Meus prezados:
Empresa dos EUA desenvolve avião com autonomia de voo de cinco anos
"Odysseus (Foto: Divulgação)"
Uma companhia americana está desenvolvendo uma aeronave movida a energia solar que poderá se manter no ar por cinco anos continuamente.
A asa em forma de Z, com 150 metros de envergadura, será reajustável durante o voo, para que possa absorver o máximo possível de energia do sol.
A Odysseus deverá acumular a energia do sol durante o dia e usá-la para continuar seu voo durante a noite. Na ocasião, a asa tomará uma forma plana, diminuindo sua resistência ao ar e, portanto, consumindo menos energia.
A aeronave não tripulada está sendo projetada para voar a altitudes de 18 mil a 27 mil metros, e deverá ser utilizada para missões de reconhecimento, comunicações e monitoramento ambiental no âmbito de pesquisas sobre mudanças climáticas.
A empresa Aurora Flight Sciences está desenvolvendo a aeronave dentro do programa "Vulture", que tem apoio da BAE Systems, C.S. Draper Laboratories e Sierra Nevada Corporations.
Os pesquisadores divulgaram o desenho da aeronave. O protótipo deve ficar pronto em cinco anos.
fonte: CBS - MSN notícias
Empresa dos EUA desenvolve avião com autonomia de voo de cinco anos
"Odysseus (Foto: Divulgação)"
Uma companhia americana está desenvolvendo uma aeronave movida a energia solar que poderá se manter no ar por cinco anos continuamente.
A asa em forma de Z, com 150 metros de envergadura, será reajustável durante o voo, para que possa absorver o máximo possível de energia do sol.
A Odysseus deverá acumular a energia do sol durante o dia e usá-la para continuar seu voo durante a noite. Na ocasião, a asa tomará uma forma plana, diminuindo sua resistência ao ar e, portanto, consumindo menos energia.
A aeronave não tripulada está sendo projetada para voar a altitudes de 18 mil a 27 mil metros, e deverá ser utilizada para missões de reconhecimento, comunicações e monitoramento ambiental no âmbito de pesquisas sobre mudanças climáticas.
A empresa Aurora Flight Sciences está desenvolvendo a aeronave dentro do programa "Vulture", que tem apoio da BAE Systems, C.S. Draper Laboratories e Sierra Nevada Corporations.
Os pesquisadores divulgaram o desenho da aeronave. O protótipo deve ficar pronto em cinco anos.
fonte: CBS - MSN notícias
Editado pela última vez por jambockrs em Sex Ago 28, 2009 9:24 am, em um total de 1 vez.
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Meus prezados:
CENIPA cria fórum na internet para a discussão científica do tema segurança de voo
BRASÍLIA [ ABN NEWS ] - O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) acaba de criar um fórum na internet para a discussão científica do tema segurança de voo. A base desse projeto é a revista eletrônica “Conexão SIPAER”, voltada à comunidade científica (pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos) e técnica (aviadores, controladores de tráfego aéreo, pessoal de manutenção e gestores de empresas aéreas).
“Seu objetivo é promover a disseminação da informação técnico-científica produzida por pesquisadores e profissionais da área da ciência aeronáutica e ciências afins, voltados para a segurança de vôo, com foco nas atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos”, afirma o Brigadeiro-do-Ar Jorge Kersul Filho, chefe do CENIPA.
Os interessados em enviar artigos e contribuições para a primeira edição têm até o dia 30 de setembro. O material será lançado em 17 de novembro, como parte das comemorações do aniversário de 38 anos do CENIPA. Artigos submetidos após essa data seguirão os trâmites do processo editorial para a próxima edição. Para mais informações, acesse a página da Revista Conexão SIPAER no endereço http://inseer.ibict.br/sipaer. O nome da publicação vem do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).
São de interesse para a revista os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e profissionais das seguintes áreas: administração aeroportuária; aviação; busca e salvamento; ciência aeronáutica; comunicação e fraseologia; engenharia aeronáutica; ensaios em vôo; ergonomia; fator humano; gerenciamento de operações; instrução aérea; investigação de acidentes aeronáuticos; manutenção aeronáutica; medicina aeroespacial; sistema de gerenciamento da prevenção de acidentes aeronáuticos; tráfego aéreo e transporte aeromédico. Poderão ser aceitos artigos de áreas transversais, como economia do transporte aéreo, direito aeronáutico, regulamentação aeronáutica, ciência da informação e outras, desde que apresentem trabalhos realizados sob o enfoque da segurança de vôo.
Considerando o pioneirismo da Revista Conexão SIPAER como um periódico científico da área de ciências aeronáuticas com foco na segurança de vôo, a estratégia de atuação editorial está sendo desenvolvida de forma a maximizar a penetração da revista nas comunidades aeronáutica e científica. A captação de autores e de leitores, bem como a participação das diversas instituições ligadas às atividades aéreas e de pesquisa é desenvolvida por meio da criação de uma rede colaborativa, agregadora dos esforços de pesquisa.
O conteúdo de uma revista de comunicação científica é estabelecido por contribuições dos próprios profissionais da área e não pela instituição que edita a publicação. Os artigos serão submetidos ao processo editorial de rotina da revista, o qual estará sendo testado durante o período do pré-lançamento.
fonte: Agência Brasileira de Notícias
CENIPA cria fórum na internet para a discussão científica do tema segurança de voo
BRASÍLIA [ ABN NEWS ] - O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) acaba de criar um fórum na internet para a discussão científica do tema segurança de voo. A base desse projeto é a revista eletrônica “Conexão SIPAER”, voltada à comunidade científica (pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos) e técnica (aviadores, controladores de tráfego aéreo, pessoal de manutenção e gestores de empresas aéreas).
“Seu objetivo é promover a disseminação da informação técnico-científica produzida por pesquisadores e profissionais da área da ciência aeronáutica e ciências afins, voltados para a segurança de vôo, com foco nas atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos”, afirma o Brigadeiro-do-Ar Jorge Kersul Filho, chefe do CENIPA.
Os interessados em enviar artigos e contribuições para a primeira edição têm até o dia 30 de setembro. O material será lançado em 17 de novembro, como parte das comemorações do aniversário de 38 anos do CENIPA. Artigos submetidos após essa data seguirão os trâmites do processo editorial para a próxima edição. Para mais informações, acesse a página da Revista Conexão SIPAER no endereço http://inseer.ibict.br/sipaer. O nome da publicação vem do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).
São de interesse para a revista os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e profissionais das seguintes áreas: administração aeroportuária; aviação; busca e salvamento; ciência aeronáutica; comunicação e fraseologia; engenharia aeronáutica; ensaios em vôo; ergonomia; fator humano; gerenciamento de operações; instrução aérea; investigação de acidentes aeronáuticos; manutenção aeronáutica; medicina aeroespacial; sistema de gerenciamento da prevenção de acidentes aeronáuticos; tráfego aéreo e transporte aeromédico. Poderão ser aceitos artigos de áreas transversais, como economia do transporte aéreo, direito aeronáutico, regulamentação aeronáutica, ciência da informação e outras, desde que apresentem trabalhos realizados sob o enfoque da segurança de vôo.
Considerando o pioneirismo da Revista Conexão SIPAER como um periódico científico da área de ciências aeronáuticas com foco na segurança de vôo, a estratégia de atuação editorial está sendo desenvolvida de forma a maximizar a penetração da revista nas comunidades aeronáutica e científica. A captação de autores e de leitores, bem como a participação das diversas instituições ligadas às atividades aéreas e de pesquisa é desenvolvida por meio da criação de uma rede colaborativa, agregadora dos esforços de pesquisa.
O conteúdo de uma revista de comunicação científica é estabelecido por contribuições dos próprios profissionais da área e não pela instituição que edita a publicação. Os artigos serão submetidos ao processo editorial de rotina da revista, o qual estará sendo testado durante o período do pré-lançamento.
fonte: Agência Brasileira de Notícias
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Atenção, boato de última hora!
Parece que vai surgir ai uma nova empresa aérea aqui no Brasil, e dizem...diiiiiiiiizem....que vai operar aeronaves russas...
Vamos ficar de olho...
Um abraço!
Parece que vai surgir ai uma nova empresa aérea aqui no Brasil, e dizem...diiiiiiiiizem....que vai operar aeronaves russas...
Vamos ficar de olho...
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
Re: "Notícias aéreas"
Essa notícia está no Correio Braziliense do dia 27/08/2009. A empresa se chamará "Clean Air". Na noticia tem todos os possiveis modelos que a companhia operará...
Link: http://www.correiobraziliense.com.br/ap ... EREA.shtml
[]'s.
Link: http://www.correiobraziliense.com.br/ap ... EREA.shtml
[]'s.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Pois é, mas ainda não passa de boato, já que a ANAC não reconhece a existência dessa empresa.
Anac desconhece projeto de nova cia. aérea de BSB
Fonte: Pan Rotas
A agência de notícias Comex-DF, voltada aos segmentos diplomático e de comercio exterior, anunciou que a partir de dezembro deste ano, começarão a pousar nas pistas do Aeroporto Internacional de Brasília os aviões da Clean Air Transportes Aéreos, primeira companhia brasiliense. Com voos diários, a empresa faria três rotas ligando Brasília a Natal, a Porto Alegre e a Manaus e as operações começariam com aeronaves L410 de fabricação tcheco-russa com 19 assentos, dois Tu-204 com capacidade de até 210 passageiros e um cargueiro. A matéria indicava como fonte o diretor comercial da nova empresa, Mohamad Said.
A assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil informou que as áreas técnicas responsáveis pelos processos de autorização para as companhias requerentes desconhecem a notícia e que não houve nenhuma entrada de processos relacionados à Clean Air. A agência acrescenta que o trâmite para que uma empresa aérea comece a voar é demorado, o que já inviabilizaria o incício das operações de uma nova empresa até dezembro.
---------------------------------------
Anac desconhece projeto de nova cia. aérea de BSB
Fonte: Pan Rotas
A agência de notícias Comex-DF, voltada aos segmentos diplomático e de comercio exterior, anunciou que a partir de dezembro deste ano, começarão a pousar nas pistas do Aeroporto Internacional de Brasília os aviões da Clean Air Transportes Aéreos, primeira companhia brasiliense. Com voos diários, a empresa faria três rotas ligando Brasília a Natal, a Porto Alegre e a Manaus e as operações começariam com aeronaves L410 de fabricação tcheco-russa com 19 assentos, dois Tu-204 com capacidade de até 210 passageiros e um cargueiro. A matéria indicava como fonte o diretor comercial da nova empresa, Mohamad Said.
A assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil informou que as áreas técnicas responsáveis pelos processos de autorização para as companhias requerentes desconhecem a notícia e que não houve nenhuma entrada de processos relacionados à Clean Air. A agência acrescenta que o trâmite para que uma empresa aérea comece a voar é demorado, o que já inviabilizaria o incício das operações de uma nova empresa até dezembro.
---------------------------------------
AD ASTRA PER ASPERA
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Meus prezados:
São Paulo- A Air France pretende lançar um plano de demissão voluntária para eliminar 1.500 emprêgos por cauda do ambiente econômico difícil.
Segundo a empresa aérea, a expectativa é de apresentar no fim de outubro os detalhes do programa, que não deve abranger pilotos e mecânicos.
Em comunicado, a AF disse que pretende reduzir em 5% a capacidade no segmento de passageiros e em 15% no de cargas.
fonte: Valor Online
Vai sobrar para quem? Comissária(o)s e pessoal de atendimento em balcão...
São Paulo- A Air France pretende lançar um plano de demissão voluntária para eliminar 1.500 emprêgos por cauda do ambiente econômico difícil.
Segundo a empresa aérea, a expectativa é de apresentar no fim de outubro os detalhes do programa, que não deve abranger pilotos e mecânicos.
Em comunicado, a AF disse que pretende reduzir em 5% a capacidade no segmento de passageiros e em 15% no de cargas.
fonte: Valor Online
Vai sobrar para quem? Comissária(o)s e pessoal de atendimento em balcão...