TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16306 Mensagem por orestespf » Qui Ago 13, 2009 12:23 pm

Alfredo762 escreveu:Olá Orestes

Como está?
O histórico de relacionamento EUA-Brasil no que diz respeito a equipamentos militares é um dos piores que já tivemos, provas cabais não faltam.
Ouso discordar dessa frase.

O Brasil teve problemas com o fornecimento de peças quando estivemos sobre boicote internacional. Para os que não eram da época, o Brasil (na época, o Sarney (para variar...)) simplesmente decretou moratória aos EUA. Essa moratória durou poucos meses, pois o Brasil precisava do fluxo de dinheiro externo.

Os caças F-5E ficaram no chão por pouco tempo e não por vontade dos EUA, mas porque o Brasil tomou uma atitude extremada e infeliz.

Se olharmos, veremos que o caça que mais ficou no chão não foi americano, e sim francês. Falamos do MIII. Este, sem boicote e nada, ficava meses parado a bel prazer da boa vontade dos franceses. Enquanto que os F-5E voavam, mesmo que em quantidade reduzida.

Eu opino que os americanos chagaram muito tarde nessa concorrência. Tinha de ter melhorado a visão sobre nós antes da crise.


Um Abraço!
Alfredo
Salve amigo Alfredo, como tem passado?

Entendo a discordância, mas já foi postado aqui no DB, tempos atrás, documentos recentes (PDF´s) mostrando que os problemas citados por mim têm datas recentes, ano passado e este ano, logo, diferente do período do governo Sarney. Estou me referindo a projetos recentes envolvendo aeronaves da Embraer, entre elas, o Super Tucano, existem vários outros exemplos recentes, até mesmo sobre peças de reposição de navios da MB, mas este é outro assunto.


Grande abraço,

Orestes




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16307 Mensagem por Wolfgang » Qui Ago 13, 2009 12:50 pm

Para quem viu o vídeo: o Brizola Neto é um parlapatão... Nossa, e não foi só o NJ que deu uma nele, foi o Demóstenes Torres, da oposição, que lhe vetou a palavra porque inoportuna e de segundas intenções.
Certo o NJ e o Demóstenes.




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16308 Mensagem por Wolfgang » Qui Ago 13, 2009 12:51 pm

Vejam o vídeo. O NJ perde a compostura, mas se fosse eu, descia a porrada num sujeito daquele... Gente, recomendo o vídeo.

NJ deve estar sofrendo pressões tremendas. Está na hora do Lula matar no peito logo e sair jogando, antes que seja tarde... :wink:




Editado pela última vez por Wolfgang em Qui Ago 13, 2009 12:52 pm, em um total de 1 vez.
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16309 Mensagem por orestespf » Qui Ago 13, 2009 12:51 pm

Wolfgang escreveu:Para quem viu o vídeo: o Brizola Neto é um parlapatão... Nossa, e não foi só o NJ que deu uma nele, foi o Demóstenes Torres, da oposição, que lhe vetou a palavra porque inoportuna e de segundas intenções.
Certo o NJ e o Demóstenes.
X2




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16310 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 13, 2009 1:01 pm

orestespf escreveu: Salve amigo Alfredo, como tem passado?

Entendo a discordância, mas já foi postado aqui no DB, tempos atrás, documentos recentes (PDF´s) mostrando que os problemas citados por mim têm datas recentes, ano passado e este ano, logo, diferente do período do governo Sarney. Estou me referindo a projetos recentes envolvendo aeronaves da Embraer, entre elas, o Super Tucano, existem vários outros exemplos recentes, até mesmo sobre peças de reposição de navios da MB, mas este é outro assunto.


Grande abraço,

Orestes
Olá Mestre,

Desculpe me meter em uma discussão que não era comigo, mas honestamente sim existiram problemas com americanos sim, mas temos que lembrar que sem os EUA, a Embraer não aprenderia a fazer aeronaves com pressurizacão pois isso foi off-set do programa F-5 e ninguém estava disposto a ensiná-la... sem os EUA muitas outras tecnologias não teriam sido absorvidas pela Embraer.

Sem EUA, nada de R-99 e outras coisas mais.

O exemplo do Navio da MB foi em função da bagunça que normalmente existe com a mudança de Governo mais do que outra coisa.

Sei lá, eu acho que sim, existiram ocasiões em que os EUA não nos ajudaram, mas se é essa linha de raciocínio que deve ser seguida, o mesmo vale para os franceses, que fizeram e aconteceram com os MIII (Mestre, disparamos o nosso primeiro M530 na décadade 90!!!!! Sendo que tínhamos os mísseis desde os anos 70!!), e por aí vai, incluindo todas as promessas feitas para nacionalização do Esquilo que foram "atrasadas".

Os Suecos nem nos "julgava" país importante para receber aeronaves deles!!

Mas era a realidade da década de 70/80/90 e o Brasil daquele tempo era outro.

Enfim, no meio disso temos que adicionar a nossa própria culpa por sermos "sapecas" e violarmos determinadas regras nos contratos o que deixou tanto EUA/França "infelizes". Além disso em muitos desses contratos a FAB não sabia o que queria, e depois quando pedia, vinham eles e diziam... ah... isso vai custar um pouco mais (ver o exemplo que ocorreu no próprio M2k com algumas ferramentas de manutenção). Esse é o mundo real e nele os sorrisos só existem desde que você obedeça as linhas do contrato e olhe lá.

Na minha opnião se é para usar como critério os deméritos, eu acho que é melhor parar esse programa todo e comprar material Russo e ponto porque eles nunca fizeram nada contra nós (mas talvez por falta de oportunidade :wink: :lol: ).

Na boa, temos que ser vigilantes e usar o passado como referencial, mas usar esses pontos como deméritos sei lá... temos então que nos isolar porque ninguém será bom conosco nunca se não nos dermos respeito.

Enfim, essa é a minha opnião e no fim das contas eu também quero que saia o melhor para o Brasil dessa decisão e honestamente acho que o que está acontecendo é que ganhamos um tempo extra para barganhar um pouco mais com os franceses, porque eles sabem que se correr o bicho pega e ficar o bicho come.

Ou seja, para mim os americanos estão é nos ajudando com toda essa confusão típica deles. :lol:


[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Francisco Carlos Dutzig
Júnior
Júnior
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb Set 01, 2007 9:50 pm
Agradeceram: 8 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16311 Mensagem por Francisco Carlos Dutzig » Qui Ago 13, 2009 1:07 pm

Problemas com acordos não cumpridos pelos EUA?
Nimguém vai lembrar que recentemente eles não cumpriram com transferecencia de material para os P3 na espanha.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16312 Mensagem por PRick » Qui Ago 13, 2009 1:13 pm

Santiago escreveu:
rcolistete escreveu: Caro Santiago,

Incrível, você "esquece" o que você próprio diz e depois retorna à mesma cantinela... Nem os executivos da Boeing torcem tanto pelo Super Hornet como você. :shock:

"At 5,000 feet at maximum thrust, the F/A-18C accelerates from 0.8 Mach to
• 1.08 Mach in 21 seconds, whereas the F/A-18E will take 52.8 seconds."

http://www.gao.gov/cgi-bin/getrpt?NSIAD-96-98 (pág. 32)

E então, "seu desempenho não fica a dever a nenhum caça contemporaneo" ???

[]s, Roberto
21 segundos!!!! Putz é muito rápido!

Mas o essencial do que eu postei não foi aceleração transônica. Putz.
Os Rafalistas se prendem nos detalhes e não conseguem ver o todo. Vivem dando TILT.

Subsonic: M < 1
Sonic: M=1
Transonic: 0.8 < M < 1.2
Supersonic: 1.2 < M < 5
Hypersonic: M > 5


[]s
:shock: :shock:
Santiago

Vc continua fazendo ginástica com os números, velocidade subsônica por definção é abaixo de mach 0.8, transônica acima de Mach 0.8. Onde ocorre a maioria dos combates ar-ar.

Viu a postagem que coloquei sobre aceleração dos Eurocarnard´s? Eles vão de 200 nós até 650 nós(Mach 1) em menos de 30 segundos, enquanto o Super Lento demora mais de 50 segundos para ir de Mach 0.8 até Mach 1. Isso quer dizer que em qualquer velocidade, os Eurocanard´s aceleram muito melhor que os F-18E, e na medida que a velocidade vai chegando a faixa do combate aéreo, maior é a diferença.

Ou seja, é uma diferença brutal, os Eurocanards no chão, são capazes de alcançar a mesma velocidade do Super Lento, já no ar com uma velocidade de Mach 0.8, em menor período de tempo. Isso apenas comprava que o projeto do F-18E, além de não ter sido concebido para combate ar-ar, foi mal feito, porque os números estão muito abaixo até do caça que lhe deu origem. Afinal um interceptador tem que decolar rápido, e alcançar seu alvo antes que ele cumpra seu objetivo.

[]´s




Avatar do usuário
betoordie
Júnior
Júnior
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Ago 07, 2006 10:24 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16313 Mensagem por betoordie » Qui Ago 13, 2009 1:26 pm

"OFERTA ILIMITADA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA AO BRASIL
A equipe RAFALE está preparada para transferir tecnologias altamente sensíveis que o Brasil não conseguiria obter de outra fonte. A aprovação para transferência irrestrita de tecnologia já foi oficialmente notificada ao COMAER por autoridades francesas.
"

querem maior desrespeito com o Brasil do que esse??

isso é uma ofensa à nossa inteligência!
transferência irrestrita de Tecnologia! isso nem existe!

é o mesmo que dizer pro índio que vai dar arma de fogo e canhão!




Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16314 Mensagem por GDA_Fear » Qui Ago 13, 2009 1:28 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16315 Mensagem por PRick » Qui Ago 13, 2009 1:40 pm

Anderson TR escreveu:Se alguém já colocou essa matéria me perdoem!!!....Mas, são essas mesmas as Tec(s) fechadas pelo Brasil com a FRança???



Programa F-X2 – A proposta da Rafale
Escrito por T&D

http://www.tecnodefesa.com.br/index.php ... &Itemid=54

A redação de Tecnologia & Defesa recebeu, da Dassault International, na data de hoje, os seguintes esclarecimentos a respeito da proposta do caça Rafale para a Força Aérea Brasileira.



DESTAQUES DA COOPERAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

......................



TECNOLOGIAS ESSENCIAIS OFERECIDAS AO BRASIL

Integração aeromecânica de armas e casulos;

Engenharia da estrutura do avião;

Módulos de RF críticos para utilização em radares AESA;

Tecnologias de sistemas digitais de controle de voo (DFCS) / DFCS avançados;

Integração de motor;

Gestão de testes de solo e voo;

Manutenção e suporte integrados (bancada de testes, treinador de pilotos, planejamento de missão);

Micro sistemas eletromecânicos (MEMS);

Otimização multidisciplinar;

Nanotecnologias;

Inserção de operações de rede centralizada, interoperabilidade;

Desenvolvimento/melhoria de sistema de missão de bordo;

Optrônica;

Aplicativos de pirotecnia espacial;

Software de radar e de sistema de planejamento de missão;

Desenvolvimento de software de simulação;

Tecnologias de baixa detectabilidade; e

Tecnologias de projeto de redes de sistemas de veículos aéreos não tripulados.


NOVAS TECNOLOGIAS E PERSPECTIVAS DE MERCADO

Graças ao equilíbrio do mix de transferência de tecnologias de fabricação aeronáutica para materiais e processos avançados e às oportunidades de participação em programas aeronáuticos nas áreas civil e militar, os pacotes de fabricação propostos contribuirão de modo eficiente para a melhoria das capacidade, produtividade e autonomia da indústria aeronáutica brasileira.

As tecnologias de fabricação propostas para transferência cobrem as seguintes áreas:

Processos compostos: moldagem por transferência de resina, colocação de fibras;

Elaboração de superligas de grau aeroespacial (Inconel 718);

Fundição de peças de alta precisão;

Outros processos metalúrgicos: usinagem de 5 eixos com controle numérico, usinagem de alta velocidade, estiramento, técnicas de soldagem e modelagem, corte e perfuração a laser, revestimento com plasma;

Processos de montagem: montagem sem gabarito e robótica, soldagem com feixe de elétrons, soldagem TIG robótica;

Processos de inspeção: testagem automática não destrutiva;

Simulações de processos de fabricação;

Fabricação de módulos de RF para antena de radar (AESA).

As tecnologias propostas para transferência ao Brasil estão associadas a pacotes de trabalho relacionados ao mercado mundial para o Rafale e outros programas aeronáuticos, como os jatos comerciais Falcon, motores comerciais e militares.


UM PROGRAMA DE COOPERAÇÃO QUE BENEFICIA MUITOS

A Embraer é a principal empresa do Programa de Cooperação Rafale, juntamente com o COMAER/CTA. Além disso, várias pequenas e médias empresas brasileiras estão envolvidas em projetos de transferência de tecnologia de ponta e/ou processos de fabricação, associados a treinamento e coprodução, configurando assim uma parceria de longo prazo, além do Programa F-X2. A FIESP, AIAB, ABIMDE e CECOMPI deram respostas positivas às propostas de cooperação.


FOCO NO COMAER/CTA

Com o propósito de garantir a aquisição pelo Brasil das tecnologias essenciais para o domínio de futuros desenvolvimentos de aeronaves de caça, o COMAER/CTA será – além da indústria brasileira – o receptor de todas as referidas tecnologias.

Com o propósito de reforçar o papel dedicado ao CTA e outras instituições do COMAER, juntamente com a FAB, as seguintes tecnologias estarão sujeitas a acordos de cooperação específicos:

Engenharia de estrutura do avião;

Integração de oficina aeromecânica;

Desenvolvimento/melhoria do sistema de missão;

Tecnologia de baixa detectabilidade e sobrevivência;

Integração de motor;

Optrônica;

Ambiente de pilotagem: planejamento de missões e treinador de pilotos.

Aproveitando a experiência adquirida pela equipe Rafale em outras áreas aeroespaciais e aeronáuticas, o CTA também tem a proposta de projetos de cooperação específicos em tecnologias sensíveis e promissoras como:

Programa do veículo lançador de satélites VLS-1 (Pirotecnia Espacial);

Tecnologias de veículos aéreos não tripulados Battlelab;

Sistemas Micro Eletro-Mecânicos (MEMS);

Nanotecnologias;

Cooperação para o desenvolvimento de um motor turbojet para um veículo aéreo não tripulado.


FOCO NA EMBRAER


De acordo com sua posição de fabricante aeronáutica e integradora de sistemas, a Embraer terá total expertise e autonomia para liderar e realizar – em cooperação com a indústria aeronáutica brasileira – adaptações e aperfeiçoamentos futuros na aeronave Rafale e seus sistemas. Isso levará a Embraer a adquirir capacidades e conhecimento—aprimorando o que já havia ganho no programa AMX – para realizar, de modo autônomo no futuro, o projeto da próxima geração de caças brasileiros.

A Embraer tem a proposta de, também, desempenhar um papel chave na transferência da fabricação do Rafale para o Brasil, a partir de peças estruturais essenciais da aeronave (exemplo, as asas) até chegar a uma linha de montagem local para o Rafale, iniciando o primeiro lote de aeronaves F-X2.

A parceria estratégica firmada entre a equipe Rafale e a Embraer se estenderá a outros programas aeronáuticos, incluindo, por exemplo, a transferência de tecnologia no campo do domínio chave e altamente sensível dos Sistemas Digitais de Controle Voo (DFCS). É importante destacar que as tecnologias DFCS são dominadas por pouquíssimas empresas no mundo e desejadas por muitas.


FOCO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

As principais tecnologias aeronáuticas também serão transferidas para outras empresas brasileiras, permitindo, em cooperação com a Embraer, o desenvolvimento local de funcionalidades operacionais para maiores adaptações e aperfeiçoamento da aeronave Rafale ao longo de sua vida. Entre as empresas candidatas estão a Aeroeletrônica, Atech, Mectron e Omnisys.

A indústria aeronáutica brasileira ganhará capacidades para fornecer suporte local à FAB em assistência técnica, inclusive na manutenção de elementos essenciais de sistemas e equipamentos da aeronave Rafale: motor, aviônica, sensores, estrutura do avião. As empresas candidatas incluem Aeroeletrônica, Focal, Mectron e Omnisys.

Haverá aprimoramento da capacidade de fabricação aeronáutica do Brasil. Graças à transferência de tecnologia envolvendo processos tecnológicos de ponta, a indústria aeronáutica brasileira aumentará sua capacidade e competitividade para participar de grandes programas aeronáuticos do mercado mundial. Entre as empresas beneficiadas encontram-se a Açotécnica, Lateccoére do Brasil, Grupo Empresarial HTA, Friuli, Multialloy, Omnisys, Sobraer e Villares Metals.

Dentro e além do Programa F-X2, as novas tecnologias adquiridas proporcionarão a suas beneficiárias a chance de entrar em novos mercados e negócios, assim aumentando ou mantendo sua receita em larga escala.


FOCO NA COOPERAÇÃO COM UNIVERSIDADES

A equipe Rafale atualmente coopera com mais de 100 universidades e centros de P&D no mundo todo. Ela fortalecerá seus elos com as universidades brasileiras e particularmente:

A cooperação com o ITA em áreas como nanotecnologia e MEMS com a participação de alunos de pós-doutorado;

A cooperação com o ITA para o desenvolvimento de motores turbojet para veículos aéreos não tripulados;

A pesquisa cooperativa com a Universidade Federal do Rio de Janeiro focando principalmente otimização não linear.


INDÚSTRIAS BRASILEIRAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO Rafale

AÇOTÉCNICA - AERNNOVA - AEROELETRÔNICA - ALLTEC - AMBRA SOLUTIONS - ASTRA - ATECH - AUTOMATA - AL-COMPOENDE - CECOMPI - CONDOR S/A - CTA - EMBRAER - FIRST WAVE - FOCAL - FRIULI - GIOVANNI - GLOBO - GME AEROSPACE - GOODRICH DO BRASIL - GRANA - INBRA INDÚSTRIA QUÍMICA - ITA - LANMAR - LATECOERE DO BRASIL - MECTRON - MULTIALLOY - OMNISYS - POLARIS - SERCO - SOBRAER - STATUS USINAGEM - THYSSENKRUPP - TOYO MATIC - VEM - VILLARES METAL - WINNSTAL
Caraca! :shock: :shock: Agora abriram o jogo de vez! Depois vem esses vendedores da Boieng para enrolar a gente, os croassantes puseram item por item que a FAB pediu e foram bem além! Até o Radar os caras abriram!

[]´s




Avatar do usuário
Alfredo762
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 251
Registrado em: Dom Abr 06, 2008 6:46 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16316 Mensagem por Alfredo762 » Qui Ago 13, 2009 1:42 pm

Orestes e Lima

Peço perdão pela minha confusão. Achei que estava-se comparando caças que a FAB usou. Até o AMX que injustamente é tanto criticado voou mais que o MIII.

Eu me recordo de uns slides de um pessoal do CTA, acredito, não tenho certeza da fonte. O que vi foi uma série de intenções que foram negadas pelos americanos. Queriam determinados instrumentos e peças e os americanos se recusaram a vender.

Entre você fazer uma carta de intenção, solicitação de informação ou proposta, e um contrato, há uma abissal diferença. Tanto é que o contrato só pode ser feito por uma canetada do governo e não da FAB (nesse caso, pois a FAB pode realizar de forma independente outras compras e serviços). Um papel com timbre não significa que ele é um contrato.

Apenas um único contrato tinha sido recusado porque o mesmo nunca fora celebrado. Não chegamos aos finais.

Agora, quanto ao navio, nada posso opinar, pois sou completamente desinformado quando o assunto é “barquinho”. :lol:

Abraços!
Alfredo




Sobram ufanistas e faltam patriotas.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16317 Mensagem por soultrain » Qui Ago 13, 2009 1:52 pm

Alfredo762 escreveu:Caros

Sobre o Chile e seus AIM-120.

Gostaria de relembrá-los que estamos em 2009.

Comentários antigos só servem para cunho histórico, pois a realidade é completamente diferente. Se formos nos apegar em notícias antigas, a FAB não tem Derby, o Super Tucano não foi exportado e o pior, o C-390 é coisa de bicho-grilo.

Essa idéia de que o Chile não tem AIM-120 é uma tentativa falha de implantar mais um boato. Oras, por que? Senão, vejamos:

- O Chile é o segundo maior aliado dos EUA (por enquanto) na América Latina.

- Vende a maioria de seus produtos aos EUA.

- Tem um clima bélico com Argentina, Bolívia e Peru.

- O Peru já mostrou ao mundo que tem seus R-77.

- A compra do armamento foi em separado. Primeiro veio a teoria do golpe, de que o Chile tinha comprado o AIM-120 e os EUA deram calote. Não colou.
Em seguida veio essa de que compraram, mas não tinham recebido. Não colou novamente.

- E por fim, não esperem fotos, filmagens e cocktails com essas armas. O Chile vive em estado de alerta permanente pelo Peru e Bolívia. Não vão ficar mostrando armas por dois simples motivo. Segurança e prudência de não acirrar ânimos.

Os fatos estão aí. Todos são livres e crescidos para acreditar no que quiserem, mas peço-lhes que façam isso com base em informes atuais. :wink:


Alfredo
mais uma vez Alfredo, começo a pensar que é maldade a distorção deste assunto:

E onde é que eu disse que têm ou deixam de ter? Nem quero entrar nessa discussão infindável outra vez.

A questão é:

O Chile não recebeu AMRAAM junto com os F-16C, os tipos da Boeing mentiram PONTO.

[[]]'s



Percebeu?





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55177
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16318 Mensagem por P44 » Qui Ago 13, 2009 1:56 pm

entretanto para os lados da Malásia....

(teve de ser print screen porque ao tentar postar texto dá sempre erro)

especial atenção para o sublinhado.... 8-]

Imagem




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55177
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16319 Mensagem por P44 » Qui Ago 13, 2009 1:59 pm

Francisco Carlos Dutzig escreveu:Problemas com acordos não cumpridos pelos EUA?
Nimguém vai lembrar que recentemente eles não cumpriram com transferecencia de material para os P3 na espanha.

não se esqueça do motor do navio indiano fornecido pela General Electric

até os CHILENOS (os tais que "adoram " a América como alguns escreveram) decidiram muito recentemente comprar Helis Russos ao invés de BlackHawks :roll: :roll:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#16320 Mensagem por soultrain » Qui Ago 13, 2009 1:59 pm

Alfredo762 escreveu:Orestes e Lima

Peço perdão pela minha confusão. Achei que estava-se comparando caças que a FAB usou. Até o AMX que injustamente é tanto criticado voou mais que o MIII.

Eu me recordo de uns slides de um pessoal do CTA, acredito, não tenho certeza da fonte. O que vi foi uma série de intenções que foram negadas pelos americanos. Queriam determinados instrumentos e peças e os americanos se recusaram a vender.

Entre você fazer uma carta de intenção, solicitação de informação ou proposta, e um contrato, há uma abissal diferença. Tanto é que o contrato só pode ser feito por uma canetada do governo e não da FAB (nesse caso, pois a FAB pode realizar de forma independente outras compras e serviços). Um papel com timbre não significa que ele é um contrato.

Apenas um único contrato tinha sido recusado porque o mesmo nunca fora celebrado. Não chegamos aos finais.

Agora, quanto ao navio, nada posso opinar, pois sou completamente desinformado quando o assunto é “barquinho”. :lol:

Abraços!
Alfredo
Lá está outra vez a distorção dos factos:

1. Depois de contratos assinados foram quebrados ou componentes alterados a meio do fornecimento, está lá tudo preto no branco com documentos oficiais.

2. Acho melhor rever essa história de MIII no chão por causa dos franceses, com quem sabe, é mito igual ao saco de sílica nos Puma. Mas há quem goste desta versão, fazer o quê?

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Responder