TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15511 Mensagem por orestespf » Sex Ago 07, 2009 10:03 am

Bender escreveu:
pauloguita escreveu:Conclusão de relatório sobre caças é adiada para setembro


Daniel Rittner e Danilo Fariello


Aguardado para os próximos dias, o relatório técnico da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre os novos caças de múltiplo emprego ficou para setembro. O comandante da FAB, Juniti Saito, disse que a análise final será encaminhada ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, até o fim do próximo mês. Saito afirmou ainda não ter visto a proposta feita pelos Estados Unidos, que concorre no projeto F-X2 com o caça F-18 Super Hornet E/F (Boeing).



É, esta começando agora o primeiro tempo da prorrogação.

Abraços
O jogo so termina quando o juiz apita, até la a bola continua rolando
Sinceramente não acredito nessa istoria de adiamento,mais parece um despiste para aliviar o fóco que está sobre a questão. Mesmo por quê a FAB tem interesse que o processo se resolva rapidamente,ela sabe que adiar só reforçaria a atuação dos lobies e a pressão dos descontentes,ela não tem interesse nisso.

Sds.
Correto, Bender!! A notícia informada na matéria realmente tem este objetivo, ou seja, "fazer crer", tanto que até aqui no fórum "ela colou" (objetivo atingido). Mas deixo claro que tal medida está correta, no fundo deveria ter vindo antes, mas ainda veio a tempo.


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15512 Mensagem por U-27 » Sex Ago 07, 2009 10:07 am

orestespf escreveu:
Bender escreveu: Sinceramente não acredito nessa istoria de adiamento,mais parece um despiste para aliviar o fóco que está sobre a questão. Mesmo por quê a FAB tem interesse que o processo se resolva rapidamente,ela sabe que adiar só reforçaria a atuação dos lobies e a pressão dos descontentes,ela não tem interesse nisso.

Sds.
Correto, Bender!! A notícia informada na matéria realmente tem este objetivo, ou seja, "fazer crer", tanto que até aqui no fórum "ela colou" (objetivo atingido). Mas deixo claro que tal medida está correta, no fundo deveria ter vindo antes, mas ainda veio a tempo.


Abração,

Orestes
não entendi, quer dizer que se mantem os planos de divulgação e foi apenas um despiste?




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
luisdmrx
Sênior
Sênior
Mensagens: 751
Registrado em: Sex Jan 12, 2007 8:51 am
Localização: BH MG Brasil

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15513 Mensagem por luisdmrx » Sex Ago 07, 2009 10:07 am

Mas eu ainda acho que vai ter algo diferente nos céus de Brasilia no 7 de setembro :D :D :?: :?:




Um grande abraço a todos os amigos!!!
brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15514 Mensagem por brisa » Sex Ago 07, 2009 10:17 am

luisdmrx escreveu:Mas eu ainda acho que vai ter algo diferente nos céus de Brasilia no 7 de setembro :D :D :?: :?:
Sim.... os Alpha Jet da Patruille de France.

Agora, achar que esta notícia é despiste.... por favor.... ainda mais com o anuncio da visita do cara la da Suécia.
Estou achando que o FX vai ser anunciado la por novembro. :evil:




Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15515 Mensagem por U-27 » Sex Ago 07, 2009 10:31 am

é realmente o fx é legendario...
esse topico vai atingir a pagina 2000 antes de ser lançado o fx
fiquem vendo!




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15516 Mensagem por orestespf » Sex Ago 07, 2009 10:31 am

U-27 escreveu:
não entendi, quer dizer que se mantem os planos de divulgação e foi apenas um despiste?
Não um despiste, U-27, mas uma pronta resposta. Está havendo uma exploração (no bom sentido), por parte da imprensa, das declarações passadas do ministro NJ sobre o que se chamou de "preferência pessoal (dele) pelo caça francês". Não se questiona o fato dele ter dito tais coisas, é fato, tanto que, tempos atrás, eu mesmo o condenava aqui ao dizer tais coisas, o que não me parecia ser bom para um ministro de Estado. O lance é que ele sempre disse tais coisas, desde o início, só que continuou e agora está sendo explorado como algo que alguns já estão dando como certo (vitória do caça francês).

Bem, suponha agora que o Rafale realmente tenha chance real de vencer, seja pela análise técnica da FAB, seja por questões políticas e geo-políticas do Governo. Como o NJ disse tal coisa, fica difícil anunciá-lo como vencedor e não deixar de passar a idéia que não houve algum tipo de armação, ou ainda, que a concorrência já estava definida desde o início, e por aí vai. Supondo também que nada disso aconteceu, as dúvidas provocariam um estrago sem igual no Governo e em ano-véspera de eleição presidencial, qualquer fumaça soa como uma bomba.

Aliado a tudo isso está a visita do presidente francês ao Brasil no dia 7 de setembro próximo, visita que já estava agendada há muito tempo e que nunca foi novidade pra nós aqui no DB. Então, ao se dizer "oficialmente" que o anúncio do resultado do FX-2 será em agosto, faz com que os precipitados e interessados concluam que significa vitória do Rafale e que a visita do Sarkozy será para "festejar".

Assim sendo, nada mais natural, para tirar o foco deste objeto de confusão, dizer publicamente que é possível que a data do anúncio fique para setembro, o que implica considerar até o dia 30 inclusive, fazendo com que especulações sobre a possível vitória do Rafale sejam atenuadas e menos exploradas.

Agora, acreditar que não se terá o resultado antes disso é ser ingênuo, uma coisa é anúncio oficial, outra coisa é saber de antemão que vai levar. Tenho por mim que a decisão já foi tomada e que o período entre o término do processo (nível "interno") e a divulgação oficial, será apenas para fazer os ajustes políticos necessários e lidar com a enxurrada de pressão que surgiu e surgirá, ou seja, momento para ajeitar a casa e lidar com as pancadarias, e que não se resume aos EUA, mas também por parte da Suécia (já vem visitas importantes por aí) e da própria França, que não alardeia nada, mas age e muito.


Abração,

Orestes




Editado pela última vez por orestespf em Sex Ago 07, 2009 10:39 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15517 Mensagem por U-27 » Sex Ago 07, 2009 10:37 am

a sim entendi
então, tecnicamente, saberemos quem é na mesma data ou proximo a ela, mas o anuncio oficial sera adiado em vistas que o processo não seja prejudicado por pressões e para evitar um clima de "ja ganhou" pela dassault.

certo, saquei.

e uma coisa, existe planos de mais caças tampão ou apenas esperaremos o fx?

(to pra perguntar isso a dias e sempre esqueço)




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15518 Mensagem por orestespf » Sex Ago 07, 2009 10:42 am

U-27 escreveu:a sim entendi
então, tecnicamente, saberemos quem é na mesma data ou proximo a ela, mas o anuncio oficial sera adiado em vistas que o processo não seja prejudicado por pressões e para evitar um clima de "ja ganhou" pela dassault.

certo, saquei.

e uma coisa, existe planos de mais caças tampão ou apenas esperaremos o fx?

(to pra perguntar isso a dias e sempre esqueço)
Não sei lhe responder, faz tempo que não converso com mais ninguém, até por minha segurança mesmo, visto que não faço parte de nada, não decido, não influencio e nem sei por onde passam as coisas, apenas vejo as notícias e tiro as minhas conclusões. Porém, pelo que leio por aí, tudo sugere que não teremos tampão neste período até a chegada dos novos caças, mas como não conheço as três propostas, não dá para dizer nada, apenas acredito que não teremos tampão.


Abração,

Orestes




Demartino
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Seg Out 02, 2006 9:23 am
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15519 Mensagem por Demartino » Sex Ago 07, 2009 10:43 am

Sem querer entrar nesse grande debate que venho acompanhando silenciosamente, mas já o fazendo, peço a licença para dar alguns pitacos.

- Chaves, não sei quem aí para cima escreveu, mas no meu modo de entender acertou na mosca, ele não tem a influência toda que alguns acham que tem nos países do resto do continente sul americano. Primeiro que no meu modo de entender, influência se atinge de duas formas: Poderio bélico ou poder econômico. Posto isso, chegamos a conclusão que poder bélico o Chavito não possui, pelo menos poderio de ataque!! Poder econômico então, coitados, são uns mortos de fome que conseguem algumas coisinhas a favor por causa do Petróleo, de resto mais nada!!
- Posição do Governo Brasileiro - Históricamente, e isso já comentei aqui anteriormente, o Itamaraty sempre teve posição ambígua diante desse tipo de assunto e sempre foi de propósito, procura ficar de bem com todas as partes sem haver enfrentamento com ninguém. Essa posição não é do governo atual e sim sempre foi e acredito que sempre será, nossos interesses não devem ser escancarados aos 4 cantos, sempre deve haver o benefício da dúvida por parte dos outros Estados interessados em nossos assuntos.
- Ameaça Americana, como disseram alguns a ameaça é tênue hoje, mas ela existe, não podemos pensar na ameaça que eles podem nos fazer só quando isso de fato acontecer e for explicita, a chave é vc se antecipar a uma ameaça e portanto eu acho perfeitamente plausível a preocupação do governo brasileiro com as bases americanas na colômbia, uma vez que todos sabem que numa possível guerra talvez a arma mais importante, até que armas modernas é a logistica e isso eles estão ganhando de mão beijadas com a abertura de pernas que o Uribe está dando.
Por último, e não menos importante é que realmente parece que as pessoas tem dificuldade para enxergar o óbvio.
Assim foi com helicópteros, assim foram com os subs e assim será com os caças no governo atual, despistam, despistam e a hora que as pessoas menos esperam o anúncio é feito!!
Óbvio que estão despistando, daqui a pouquinho a notícia vem, é só aguardarem mais um pouquinho!!

Saudações Cordiais!!




Editado pela última vez por Demartino em Sex Ago 07, 2009 10:47 am, em um total de 1 vez.
brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15520 Mensagem por brisa » Sex Ago 07, 2009 10:45 am

Concordo plenamente com o exposto pelo Orestes.

Agora..... se de fato os caras estao melhorando as propostas, penso que pode haver um adiamento para uma outra analize comparativa. Afinal qual comprador nao quer chupar mais a cabra...em jargao comercial.

Se esta visita americana foi apenas para confirmar que eles de fato irao repassar as tecnologias pedidas pela FAB, ai entao, nao creo em adiamento.

Acho que a FAB esta de parabens.




Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15521 Mensagem por U-27 » Sex Ago 07, 2009 10:46 am

orestespf escreveu:
U-27 escreveu:a sim entendi
então, tecnicamente, saberemos quem é na mesma data ou proximo a ela, mas o anuncio oficial sera adiado em vistas que o processo não seja prejudicado por pressões e para evitar um clima de "ja ganhou" pela dassault.

certo, saquei.

e uma coisa, existe planos de mais caças tampão ou apenas esperaremos o fx?

(to pra perguntar isso a dias e sempre esqueço)
Não sei lhe responder, faz tempo que não converso com mais ninguém, até por minha segurança mesmo, visto que não faço parte de nada, não decido, não influencio e nem sei por onde passam as coisas, apenas vejo as notícias e tiro as minhas conclusões. Porém, pelo que leio por aí, tudo sugere que não teremos tampão neste período até a chegada dos novos caças, mas como não conheço as três propostas, não dá para dizer nada, apenas acredito que não teremos tampão.


Abração,

Orestes
hmmm entendi
;)
eu acharia necessario, a omenos pra manter o nivel até la
mas obrigado ;)




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Demartino
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Seg Out 02, 2006 9:23 am
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15522 Mensagem por Demartino » Sex Ago 07, 2009 11:07 am

U-27 escreveu:
orestespf escreveu: Não sei lhe responder, faz tempo que não converso com mais ninguém, até por minha segurança mesmo, visto que não faço parte de nada, não decido, não influencio e nem sei por onde passam as coisas, apenas vejo as notícias e tiro as minhas conclusões. Porém, pelo que leio por aí, tudo sugere que não teremos tampão neste período até a chegada dos novos caças, mas como não conheço as três propostas, não dá para dizer nada, apenas acredito que não teremos tampão.


Abração,

Orestes
hmmm entendi
;)
eu acharia necessario, a omenos pra manter o nivel até la
mas obrigado ;)
Mas acho que estamos pelo menos minimamente bem atendidos com o que temos atualmente, pelo menos no que tange defesa, você não acha????




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15523 Mensagem por Bender » Sex Ago 07, 2009 11:36 am

Demartino escreveu:Sem querer entrar nesse grande debate que venho acompanhando silenciosamente, mas já o fazendo, peço a licença para dar alguns pitacos.

- Chaves, não sei quem aí para cima escreveu, mas no meu modo de entender acertou na mosca, ele não tem a influência toda que alguns acham que tem nos países do resto do continente sul americano. Primeiro que no meu modo de entender, influência se atinge de duas formas: Poderio bélico ou poder econômico. Posto isso, chegamos a conclusão que poder bélico o Chavito não possui, pelo menos poderio de ataque!! Poder econômico então, coitados, são uns mortos de fome que conseguem algumas coisinhas a favor por causa do Petróleo, de resto mais nada!!
- Posição do Governo Brasileiro - Históricamente, e isso já comentei aqui anteriormente, o Itamaraty sempre teve posição ambígua diante desse tipo de assunto e sempre foi de propósito, procura ficar de bem com todas as partes sem haver enfrentamento com ninguém. Essa posição não é do governo atual e sim sempre foi e acredito que sempre será, nossos interesses não devem ser escancarados aos 4 cantos, sempre deve haver o benefício da dúvida por parte dos outros Estados interessados em nossos assuntos.
- Ameaça Americana, como disseram alguns a ameaça é tênue hoje, mas ela existe, não podemos pensar na ameaça que eles podem nos fazer só quando isso de fato acontecer e for explicita, a chave é vc se antecipar a uma ameaça e portanto eu acho perfeitamente plausível a preocupação do governo brasileiro com as bases americanas na colômbia, uma vez que todos sabem que numa possível guerra talvez a arma mais importante, até que armas modernas é a logistica e isso eles estão ganhando de mão beijadas com a abertura de pernas que o Uribe está dando.
Por último, e não menos importante é que realmente parece que as pessoas tem dificuldade para enxergar o óbvio.
Assim foi com helicópteros, assim foram com os subs e assim será com os caças no governo atual, despistam, despistam e a hora que as pessoas menos esperam o anúncio é feito!!
Óbvio que estão despistando, daqui a pouquinho a notícia vem, é só aguardarem mais um pouquinho!!

Saudações Cordiais!!
Post correto! [009]

Sds.




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15524 Mensagem por Bender » Sex Ago 07, 2009 11:44 am

brisa escreveu:Concordo plenamente com o exposto pelo Orestes.

Agora..... se de fato os caras estao melhorando as propostas, penso que pode haver um adiamento para uma outra analize comparativa. Afinal qual comprador nao quer chupar mais a cabra...em jargao comercial.

Se esta visita americana foi apenas para confirmar que eles de fato irao repassar as tecnologias pedidas pela FAB, ai entao, nao creo em adiamento.

Acho que a FAB esta de parabens.
Brisa,acho que não tem mais essa de melhorar as propostas,pelas ultimas informações que nós todos tivemos,ela está já na fase de dirimir dúvidas jurídicas de possíveis contratos, junto aos participantes,a Bafo já passou.

O que estas visitas e a cartinha da SE H.Clinton significam,é que perderam o bonde da istória e tentam desesperadamente se agarrar ao osso,e tentar reverter o inevitável que se apresenta.Pressão eles sabem fazer e bem,mas na época de fazerem as propostas,parece que não enxergaram que precisavam usar de outro tratamento, diferenciado do "modo" que estão acostumados a ajir e que o momento e o Brasil exigiam.

Sds.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15525 Mensagem por orestespf » Sex Ago 07, 2009 12:26 pm

Bender escreveu:
brisa escreveu:Concordo plenamente com o exposto pelo Orestes.

Agora..... se de fato os caras estao melhorando as propostas, penso que pode haver um adiamento para uma outra analize comparativa. Afinal qual comprador nao quer chupar mais a cabra...em jargao comercial.

Se esta visita americana foi apenas para confirmar que eles de fato irao repassar as tecnologias pedidas pela FAB, ai entao, nao creo em adiamento.

Acho que a FAB esta de parabens.
Brisa,acho que não tem mais essa de melhorar as propostas,pelas ultimas informações que nós todos tivemos,ela está já na fase de dirimir dúvidas jurídicas de possíveis contratos, junto aos participantes,a Bafo já passou.

O que estas visitas e a cartinha da SE H.Clinton significam,é que perderam o bonde da istória e tentam desesperadamente se agarrar ao osso,e tentar reverter o inevitável que se apresenta.Pressão eles sabem fazer e bem,mas na época de fazerem as propostas,parece que não enxergaram que precisavam usar de outro tratamento, diferenciado do "modo" que estão acostumados a ajir e que o momento e o Brasil exigiam.

Sds.
Correto, Bender! No fundo, acho, que esta "cartinha" tinha outro teor, distinto do assunto caças. Não podemos nos esquecer do tal "simbolismo" que já falei, agora o jogo é se definir o "modelo" que o Brasil pretende seguir, vejo um que está sendo buscado e outro que tenta se apresentar, qual será escolhido, não sei. Sobre o tal "modelo", bem, não sei dizer se os americanos perderam o bonde da história, mas estou convencido que seu governo anterior escorregou no tomate e o atual está tentando rever o quadro, só espero que não seja de forma "ríspida".




Responder