NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: Rafale News

#4771 Mensagem por PRick » Qui Ago 06, 2009 6:32 pm

ninjanki escreveu:Paulo,

O F-18G não passa a outro nível, simplismente porque o F-18G é avião com outra função. Não se colocar um F-18G em perigo, não é o principal vetor de combate, de tipo algum. Ele é muito caro para isso, é um avião de inteligência e guerra eletrônica, uma arma muito poderosa, desde que usada em conjunto com outros vetores.
Apesar da realidade dos fatos, está claro que o F-18E é sim um caça tampão. O objetivo original da Navy era o de desenvolver um projeto próprio, similar ao F-22. Mas o projeto morreu, ficaram sem grana, e sem ter oque usar até que o F-35 entrasse em operação. Os A6 iam sair de serviço, a modernização do F-14 era econômicamente inviável, o F/A-18 estava chegando ao limite de seu desenvolvimento, precisavam de um substituto, inventaram o F-18++, chamado de F-18E. que é uma reinterpretação do conceito do F/A-18. E ainda assim, vão trocar tudo por F-35C no final. Oquê você chama isso? Eu chamo de caça tampão.

O Rafale não é tampão. Foi projetado para ser o principal vetor frances por muitas décadas. Não tem substituto em vista, está sendo atualizado e substituindo outros caças. Claro que os números são diferentes, mas até aí, qualquer remendo americano, chinês ou russo tende a produzir números impressionantes comparados com os outros...

Allan
Exatamente, o que a US NAVY vai fazer é deixar os F-18E/F/G ficarem na função dos antigos A-6 ou mesmo os F-18C, quer dizer uma aeronave de ataque, um faz tudo de segunda linha com capacidade residual de combate, bem superior ao A-6. Enquanto vai deixar o F-35C na função de caça, realmente, ainda que ele também não seja o ideal.

[]´s




Avatar do usuário
pauloguita
Júnior
Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 7:21 am

Re: Rafale News

#4772 Mensagem por pauloguita » Qui Ago 06, 2009 6:55 pm

Se o F18 deixar de ser atualizado, ai sim o rafale pode se tornar superior, mas por enquanto não é.
Se a frança vai tornar o rafale seu único caça, não é porque ele é excelente, e sim por que ela não tem dinheiro para desenvolver outro projeto. O rafale é projeto antigo, da decada de 80, e o estágio que ele está chegando agora, o F18 ja esta faz tempo.
O F18G é sim um caça de guerra eletronica, mas pode se tornar um caça de ataque e superioridade aérea também.
Não pense que não gosto do rafale, apenas acho que ele não vale o que custa, e não é superior aos outros caças de 4º geração que estão no mercado.
No mais tornar o rafale o unico caça da FAB, e querer manter a FAB eternamente na 4º geração, infelizmente é isto que pode acontecer.

Abraços
O jogo so acaba quanto o juiz apita
até la a bola continua rolando




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Rafale News

#4773 Mensagem por orestespf » Qui Ago 06, 2009 7:02 pm

pauloguita escreveu:Se o F18 deixar de ser atualizado, ai sim o rafale pode se tornar superior, mas por enquanto não é.
Se a frança vai tornar o rafale seu único caça, não é porque ele é excelente, e sim por que ela não tem dinheiro para desenvolver outro projeto. O rafale é projeto antigo, da decada de 80, e o estágio que ele está chegando agora, o F18 ja esta faz tempo.
O F18G é sim um caça de guerra eletronica, mas pode se tornar um caça de ataque e superioridade aérea também.
Não pense que não gosto do rafale, apenas acho que ele não vale o que custa, e não é superior aos outros caças de 4º geração que estão no mercado.
No mais tornar o rafale o unico caça da FAB, e querer manter a FAB eternamente na 4º geração, infelizmente é isto que pode acontecer.

Abraços
O jogo so acaba quanto o juiz apita
até la a bola continua rolando
Olá Paulo,

compreendo suas convicções, mas o que sublinhei não me parece outra coisa que não seja brincadeira de sua parte, que aliás achei divertidíssima. Até porque desconheço por completo um entusiasta que fale tais coisas, visto que não representa a verdade, o que aliás passa muito longe disso.

Como tudo o que disse (sublinhado apenas) foi uma enorme brincadeira de sua parte, tenho que elogiá-lo pelo excelente bom humor: meus parabéns, adoro amigos e colegas assim!


Grande abraço,

Orestes




PRick

Re: Rafale News

#4774 Mensagem por PRick » Qui Ago 06, 2009 7:13 pm

pauloguita escreveu:Se o F18 deixar de ser atualizado, ai sim o rafale pode se tornar superior, mas por enquanto não é.
Se a frança vai tornar o rafale seu único caça, não é porque ele é excelente, e sim por que ela não tem dinheiro para desenvolver outro projeto. O rafale é projeto antigo, da decada de 80, e o estágio que ele está chegando agora, o F18 ja esta faz tempo.
O F18G é sim um caça de guerra eletronica, mas pode se tornar um caça de ataque e superioridade aérea também.
Não pense que não gosto do rafale, apenas acho que ele não vale o que custa, e não é superior aos outros caças de 4º geração que estão no mercado.
No mais tornar o rafale o unico caça da FAB, e querer manter a FAB eternamente na 4º geração, infelizmente é isto que pode acontecer.

Abraços
O jogo so acaba quanto o juiz apita
até la a bola continua rolando
A França desenvolveu o caça que quis, porque sempre desenvolveu seus caças, do ponto de vista dos concorrentes do FX-2, o Rafale F-3+ é melhor que os outros 02 finalistas, e a meu ver ainda melhor que Su-35 e Typhoon nas versões atuais.

O F-18G não é um caça, é uma aeronave de guerra eletrônica, o Rafale é de 1991, mais novo que qualquer caça da família F-18.

Depois sou eu que sou fanático 8-] 8-] , o Congresso dos EUA disse, o F-18E é o pior caça da atualidade em termos de dinâmica de voo, deu para entender isso? O F-18E é um reprojeto de um caça de 1970. Que mesmo nas versões A e C tinha problemas, aqui outro texto referente aos F-18A/C.
The engine is remarkably responsive, being able to accelerate from idle to full afterburner in only four seconds. However, the time taken to accelerate from Mach 0.8 to Mach 1.6 was originally longer than the required value. Although some progress has been made in improving this response time, this problem has persisted in spite of numerous attempts to fix it.
Esse "defeito" da família F-18, foi agravado pelo F-18E. Além disso, o aumeno do LERX em relação ao YF-17, resultou em um aumento brutal na turbulência em altos ângulos de ataque, resultando em fadiga prematura das células e uma aerodinâmica ruim, isso também foi agravado com o F-18E, quer dizer, do ponto de vista de envelope de voo, o F-18E conseguiu perpetuar e piorar alguns dos problemas básicos da família F-18.

[]´s




Jolly Roger
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 342
Registrado em: Sex Jun 30, 2006 1:11 am

Re: Rafale News

#4775 Mensagem por Jolly Roger » Qui Ago 06, 2009 7:20 pm

pauloguita escreveu:Se o F18 deixar de ser atualizado, ai sim o rafale pode se tornar superior, mas por enquanto não é.
Se a frança vai tornar o rafale seu único caça, não é porque ele é excelente, e sim por que ela não tem dinheiro para desenvolver outro projeto. O rafale é projeto antigo, da decada de 80, e o estágio que ele está chegando agora, o F18 ja esta faz tempo.
O F18G é sim um caça de guerra eletronica, mas pode se tornar um caça de ataque e superioridade aérea também.
Não pense que não gosto do rafale, apenas acho que ele não vale o que custa, e não é superior aos outros caças de 4º geração que estão no mercado.
No mais tornar o rafale o unico caça da FAB, e querer manter a FAB eternamente na 4º geração, infelizmente é isto que pode acontecer.

Abraços
O jogo so acaba quanto o juiz apita
até la a bola continua rolando

Bem.. eles estão desenvolvendo o Neuron

http://www.dassault-aviation.com/en/def ... n.html?L=1


[]'s




Imagem
Imagem
Avatar do usuário
pauloguita
Júnior
Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 7:21 am

Re: Rafale News

#4776 Mensagem por pauloguita » Qui Ago 06, 2009 7:22 pm

Realmente, eu tenho bom humor é verdade.
Mas não sei onde um rafale supera um F18, e no mais o rafale não será páreo para F35 e f22, e talvés o PAKFA.
Portanto, daqui a alguns anos ele estará ultrapassado. Quanto a França não ter dim dim, não é mentira não, o rafale quase quebra a dassauld, e o seu fracasso de vendas mostra que ele não é la esta maravilha toda.
Quanto a ele ser um projeto antigo, é pura verdade. Ele fez o primeiro vôo em 1986, portanto ja passa dos 20 anos que esta em testes, e so agora chega para ser multifuncional.
Para quem não tem nada, que é o nosso caso, ele é o caça. Porém não poderá ser comparado aos caças que estão surgindo agora. Ele é e sera sempre um quarta geração, nunca poderá ser comparado aos caças de 5º geração que estão surgindo.
Adota-lo como único vetor da FAB, é estar condenado a FAB na quarta geração, pois começaríamos a receber os rafales em 2014, até la o F35 e talvés até o PAK FA já estará operacional.
Portanto preferiria que do caça escolhido, viesse somente os 36, e depois um quinta geração.
É o que penso.

Abraços
O jogo so termina quando o juiz apita
Até la a bola continua rolando.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Rafale News

#4777 Mensagem por orestespf » Qui Ago 06, 2009 7:38 pm

pauloguita escreveu:Realmente, eu tenho bom humor é verdade.
Mas não sei onde um rafale supera um F18, e no mais o rafale não será páreo para F35 e f22, e talvés o PAKFA.
Portanto, daqui a alguns anos ele estará ultrapassado. Quanto a França não ter dim dim, não é mentira não, o rafale quase quebra a dassauld, e o seu fracasso de vendas mostra que ele não é la esta maravilha toda.
Quanto a ele ser um projeto antigo, é pura verdade. Ele fez o primeiro vôo em 1986, portanto ja passa dos 20 anos que esta em testes, e so agora chega para ser multifuncional.
Para quem não tem nada, que é o nosso caso, ele é o caça. Porém não poderá ser comparado aos caças que estão surgindo agora. Ele é e sera sempre um quarta geração, nunca poderá ser comparado aos caças de 5º geração que estão surgindo.
Adota-lo como único vetor da FAB, é estar condenado a FAB na quarta geração, pois começaríamos a receber os rafales em 2014, até la o F35 e talvés até o PAK FA já estará operacional.
Portanto preferiria que do caça escolhido, viesse somente os 36, e depois um quinta geração.
É o que penso.

Abraços
O jogo so termina quando o juiz apita
Até la a bola continua rolando.
Tudo bem, amigo Paulo, respeito sua opinião, estamos aqui para conhecer as várias que existem por aí, logo não devemos nos contrapor e tentar mudá-las, apenas aprender com elas.

Sobre sua "assinatura", se me permite perguntar... Quem é o juiz??? :twisted: :twisted:


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Rafale News

#4778 Mensagem por Penguin » Qui Ago 06, 2009 8:05 pm

orestespf escreveu:
pauloguita escreveu:Realmente, eu tenho bom humor é verdade.
Mas não sei onde um rafale supera um F18, e no mais o rafale não será páreo para F35 e f22, e talvés o PAKFA.
Portanto, daqui a alguns anos ele estará ultrapassado. Quanto a França não ter dim dim, não é mentira não, o rafale quase quebra a dassauld, e o seu fracasso de vendas mostra que ele não é la esta maravilha toda.
Quanto a ele ser um projeto antigo, é pura verdade. Ele fez o primeiro vôo em 1986, portanto ja passa dos 20 anos que esta em testes, e so agora chega para ser multifuncional.
Para quem não tem nada, que é o nosso caso, ele é o caça. Porém não poderá ser comparado aos caças que estão surgindo agora. Ele é e sera sempre um quarta geração, nunca poderá ser comparado aos caças de 5º geração que estão surgindo.
Adota-lo como único vetor da FAB, é estar condenado a FAB na quarta geração, pois começaríamos a receber os rafales em 2014, até la o F35 e talvés até o PAK FA já estará operacional.
Portanto preferiria que do caça escolhido, viesse somente os 36, e depois um quinta geração.
É o que penso.

Abraços
O jogo so termina quando o juiz apita
Até la a bola continua rolando.
Tudo bem, amigo Paulo, respeito sua opinião, estamos aqui para conhecer as várias que existem por aí, logo não devemos nos contrapor e tentar mudá-las, apenas aprender com elas.

Sobre sua "assinatura", se me permite perguntar... Quem é o juiz??? :twisted: :twisted:


Abração,

Orestes
O tomador final de decisão do FX, seja ele que for. Provavelmente Lula.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Jolly Roger
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 342
Registrado em: Sex Jun 30, 2006 1:11 am

Re: Rafale News

#4779 Mensagem por Jolly Roger » Qui Ago 06, 2009 9:04 pm

O Lula não decide nada...

Se trata de um processo, no qual aquele que preencher melhor os requisitos propostos é declarado vencedor.

Ele apenas ratifica essa decisão.


[]'s




Imagem
Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Rafale News

#4780 Mensagem por orestespf » Qui Ago 06, 2009 9:13 pm

Jolly Roger escreveu:O Lula não decide nada...

Se trata de um processo, no qual aquele que preencher melhor os requisitos propostos é declarado vencedor.

Ele apenas ratifica essa decisão.


[]'s
Vai sonhando... :roll: :roll: :roll:

E o que me diz do senhor ex-Presidente FHC que não permitiu a conclusão do FX-1??? Quem decidiu pelo o término do processo (ele, ou se preferir, o Lula em seu primeiro mandato) ou quem "avalia os requisitos propostos"???

Não é assim, Jolly...


Grande abraço,

Orestes




Avatar do usuário
pauloguita
Júnior
Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 7:21 am

Re: Rafale News

#4781 Mensagem por pauloguita » Qui Ago 06, 2009 10:31 pm

[quote="pauloguita"]Tudo bem, amigo Paulo, respeito sua opinião, estamos aqui para conhecer as várias que existem por aí, logo não devemos nos contrapor e tentar mudá-las, apenas aprender com elas.

Sobre sua "assinatura", se me permite perguntar... Quem é o juiz???


Abração,

Orestes

Caro amigo Orestes. Esta assinatura é somente para dizer que o jogo ainda não acabou.
O mandatário da nação é o Presidente, portanto é quem tem a palavra final, é o Juíz. A hora que ele disser acabou, acabou.
Independente da escolha, a FAB dará um salto extraordinário se comparado ao que ela tem hoje.
Mas na minha opinião, nenhum dos caças do short list garantirá a FAB superioridade aérea frente ao caças de 5º geração de estão surgindo. O FX2 é para ontem, para amanhã espero que tenhamos um FX3.

Abraços
O jogo só termina quando o juiz apita
Até la a bola continua rolando.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Rafale News

#4782 Mensagem por Luís Henrique » Qui Ago 06, 2009 10:37 pm

pauloguita escreveu:Penso da mesma forma. A FAB operando 120 caças birreatores, nunca. será 36 e olhe lá.

Abraços

O jogo so acaba quando o juiz apita, até la a bola continua rolando.
Eu não sei porque mas desconfio que o número que será apresentado ao Lula semana que vem, será cerca de 50% maior que esses 120.
E creio que serão TODOS birreatores.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Rafale News

#4783 Mensagem por Luís Henrique » Qui Ago 06, 2009 10:39 pm

Barao Vermelho escreveu:Olha amigos acho que seria interessante a FAB tentar negociar essa proposta da Boeing e substituir o vetor nas mesmas clausulas do F-18SH Porem adquirir o F15-SE, que pelo preço que estão fazendo o RAFAELE o F-15 sai por menos, com entrega mais rapida......, ta certo ele e exclusivamente um caça de superioridade aeria e não um multifuncional, mas esse pelo que sei é o principal motivo da FAB hj um caça de superioridade aeria assim podemos comprar um outro vetor depois, digamos PAK-FA .....
O F-15C era mais voltado para superioridade aérea.
O F-15E ja veio mais multimissão. Tanto que o nome é Strike Eagle.
As versões seguintes são todas baseadas no E.

Mas o Super Hornet ja é um caça que será em breve SUBSTITUIDO, imagina o Eagle.
Para mim a melhor opção entre as 3, é o Rafale.
Mas espero fortemente que partamos RÁPIDO para a 5ª geração.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: Rafale News

#4784 Mensagem por U-27 » Qui Ago 06, 2009 10:42 pm

Luís Henrique escreveu:
pauloguita escreveu:Penso da mesma forma. A FAB operando 120 caças birreatores, nunca. será 36 e olhe lá.

Abraços

O jogo so acaba quando o juiz apita, até la a bola continua rolando.
Eu não sei porque mas desconfio que o número que será apresentado ao Lula semana que vem, será cerca de 50% maior que esses 120.
E creio que serão TODOS birreatores.

ainda mais com essa questão das bases, problemas entre colombia e venezuela...

sai que dia mesmo?




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Rafale News

#4785 Mensagem por orestespf » Qui Ago 06, 2009 11:08 pm

pauloguita escreveu:
pauloguita escreveu:Tudo bem, amigo Paulo, respeito sua opinião, estamos aqui para conhecer as várias que existem por aí, logo não devemos nos contrapor e tentar mudá-las, apenas aprender com elas.

Sobre sua "assinatura", se me permite perguntar... Quem é o juiz???


Abração,
Orestes

Caro amigo Orestes. Esta assinatura é somente para dizer que o jogo ainda não acabou.
O mandatário da nação é o Presidente, portanto é quem tem a palavra final, é o Juíz. A hora que ele disser acabou, acabou.
Independente da escolha, a FAB dará um salto extraordinário se comparado ao que ela tem hoje.
Mas na minha opinião, nenhum dos caças do short list garantirá a FAB superioridade aérea frente ao caças de 5º geração de estão surgindo. O FX2 é para ontem, para amanhã espero que tenhamos um FX3.

Abraços
O jogo só termina quando o juiz apita
Até la a bola continua rolando.
Olá Paulo,

sabia desde o início que era isto que queria dizer, porém, neste caso, o juiz faz uma grande diferença, pois é ele quem escolhe o momento de apitar o final do jogo, até mesmo, caso queira, após a bola ter sido lançada com trajetória rumo ao gol, ou seja, invalidando-o.

Não se preocupe com os caças de 5ªG, tais vetores só serão ameaças pra nós quando povoar nossas fronteiras e isto vai demorar mais do que se anuncia. O Brasil não vai se prender apenas a caças de 4ªG, mas este é o salto que precisamos no momento, visto termos apenas caças de 2ªG que foram modernizados e que no fundo permitiu apenas a mudança de doutrinas, não necessariamente de capacidade real.

Outra coisa, nunca me convenci do que se chama de caça de 5ªG, pra mim é blefe dos grandes, mas parece que sou o único neste fórum (talvez entre todos que existe por aí). Uma coisa é ter o recurso, outra coisa é ver a coisa funcionar, até hoje não tenho nada que me mostre o contrário. Por exemplo, o F-117 nasceu e morreu e não me provou nadinha de nada, pra mim, apenas uma lata de sardinhas que foi "testada" contra inimigos incrivelmente fracos ou que "optaram" por não lutar, um fiasco que não merece nenhum respeito (falo por mim e até hoje não vi um argumento sério que pudesse sequer ser parado para ser ouvido, um escândalo verbal e ridículo. Mas insisto, não passa de minha opinião pessoal, só isso; meus respeitos aos que pensam de forma diferente, só que este "guarda-chuvas" não cobre minhas convecções, logo devo estar mais errado do que tudo, pois voz única sugere erro.)

E só para constar, meu preferido não é nenhum dos três atuais, mas acho que errei no passado e que os três são os "melhores" para o País. Entenda o entre aspas como sendo uma dúvida minha e não outra coisa.

Se for pensado que um 4ªG não serve ao Brasil, digo que um 5ªG também não, visto que qualquer caça tão avançado não fará da FAB uma Força capaz de superar grandes potências, algo que prefiro ignorar sempre, visto não imaginar um conflito com tais potências. Não temos capacidade de contrapor os EUA, por exemplo. E para ser superior não é necessário ter o melhor, mas usar o máximo do que se tem e para nossa realidade atual, basta o que se pretende adquirir.

Sei que deseja o que há de melhor para o País, mas o melhor pra nós pode não ser o que existe de melhor no mercado. Não adianta queimar etapas, é necessário caminhar absorvendo passos e aprendendo ao longo da trajetória, não se garante soberania com equipamento de ponta, mas com a capacidade de usar ao máximo o que o equipamento permite. Por exemplo, se tivéssemos um F-35 em mãos hoje e se a Venezuela tivesse seus SU-30, digamos a mais de 10 ou 15 anos, acredite, as chances de vitória deles seriam incrivelmente superior. É isso!!!


Grande abraço,

Orestes




Responder