pauloguita escreveu:pauloguita escreveu:Tudo bem, amigo Paulo, respeito sua opinião, estamos aqui para conhecer as várias que existem por aí, logo não devemos nos contrapor e tentar mudá-las, apenas aprender com elas.
Sobre sua "assinatura", se me permite perguntar... Quem é o juiz???
Abração,
Orestes
Caro amigo Orestes. Esta assinatura é somente para dizer que o jogo ainda não acabou.
O mandatário da nação é o Presidente, portanto é quem tem a palavra final, é o Juíz. A hora que ele disser acabou, acabou.
Independente da escolha, a FAB dará um salto extraordinário se comparado ao que ela tem hoje.
Mas na minha opinião, nenhum dos caças do short list garantirá a FAB superioridade aérea frente ao caças de 5º geração de estão surgindo. O FX2 é para ontem, para amanhã espero que tenhamos um FX3.
Abraços
O jogo só termina quando o juiz apita
Até la a bola continua rolando.
Olá Paulo,
sabia desde o início que era isto que queria dizer, porém, neste caso, o juiz faz uma grande diferença, pois é ele quem escolhe o momento de apitar o final do jogo, até mesmo, caso queira, após a bola ter sido lançada com trajetória rumo ao gol, ou seja, invalidando-o.
Não se preocupe com os caças de 5ªG, tais vetores só serão ameaças pra nós quando povoar nossas fronteiras e isto vai demorar mais do que se anuncia. O Brasil não vai se prender apenas a caças de 4ªG, mas este é o salto que precisamos no momento, visto termos apenas caças de 2ªG que foram modernizados e que no fundo permitiu apenas a mudança de doutrinas, não necessariamente de capacidade real.
Outra coisa, nunca me convenci do que se chama de caça de 5ªG, pra mim é blefe dos grandes, mas parece que sou o único neste fórum (talvez entre todos que existe por aí). Uma coisa é ter o recurso, outra coisa é ver a coisa funcionar, até hoje não tenho nada que me mostre o contrário. Por exemplo, o F-117 nasceu e morreu e não me provou nadinha de nada, pra mim, apenas uma lata de sardinhas que foi "testada" contra inimigos incrivelmente fracos ou que "optaram" por não lutar, um fiasco que não merece nenhum respeito (falo por mim e até hoje não vi um argumento sério que pudesse sequer ser parado para ser ouvido, um escândalo verbal e ridículo. Mas insisto, não passa de minha opinião pessoal, só isso; meus respeitos aos que pensam de forma diferente, só que este "guarda-chuvas" não cobre minhas convecções, logo devo estar mais errado do que tudo, pois voz única sugere erro.)
E só para constar, meu preferido não é nenhum dos três atuais, mas acho que errei no passado e que os três são os "melhores" para o País. Entenda o entre aspas como sendo uma dúvida minha e não outra coisa.
Se for pensado que um 4ªG não serve ao Brasil, digo que um 5ªG também não, visto que qualquer caça tão avançado não fará da FAB uma Força capaz de superar grandes potências, algo que prefiro ignorar sempre, visto não imaginar um conflito com tais potências. Não temos capacidade de contrapor os EUA, por exemplo. E para ser superior não é necessário ter o melhor, mas usar o máximo do que se tem e para nossa realidade atual, basta o que se pretende adquirir.
Sei que deseja o que há de melhor para o País, mas o melhor pra nós pode não ser o que existe de melhor no mercado. Não adianta queimar etapas, é necessário caminhar absorvendo passos e aprendendo ao longo da trajetória, não se garante soberania com equipamento de ponta, mas com a capacidade de usar ao máximo o que o equipamento permite. Por exemplo, se tivéssemos um F-35 em mãos hoje e se a Venezuela tivesse seus SU-30, digamos a mais de 10 ou 15 anos, acredite, as chances de vitória deles seriam incrivelmente superior. É isso!!!
Grande abraço,
Orestes