NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1636 Mensagem por PRick » Qui Jul 23, 2009 5:56 pm

Santiago escreveu:Independente das intenções e equivocos, o Janio de Freitas possui um "histórico" envolvendo empreiteiras e terremotos políticos...

"Há mais de 20 anos atrás, o jornalista Janio de Freitas ganhou o Prêmio Esso com uma grande sacada denunciando uma concorrência fraudulenta na construção da Ferrovia Norte-Sul."

"Para provar a farsa, o jornalista fez publicar antecipadamente, de forma cifrada, entre os anúncios classificados, o resultado da concorrência destinada a escolher as empresas construtoras de diversos trechos da Ferrovia Norte-Sul, que só deveria ser conhecido quando da abertura dos envelopes contendo as propostas. A confirmação da informações contidas no anúncio, provou a existência de um acordo prévio entre as candidatas à execução da obra, que nada tinham de concorrentes."
Concorrência da ferrovia
Norte-Sul foi uma farsa

[Reportagem publicada em 13 de maio de 1987]


JANIO DE FREITAS
Colunista da Folha


Imagem
São coisas completamente diversas, nesse caso, agiu como deve ser feito, tendo uma denuncia ou provas de alguma irregularidade, ele levou ao conhecimento público, o que está ocorrendo agora é o oposto.

Além disso, como ficou claro, quem escolheu o parceiro brasileiro foi a DCNS, por motivos óbvios, uma vez que implica em repassar tecnologia sensível, o mínimo seria dar o direito de escolha aos franceses. O mais engraçado é que ele parece não saber como é o processo ou a quem cobrar.

[]´s




Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1637 Mensagem por irlan » Qui Jul 23, 2009 6:08 pm

Mas pegou mal escolher a Odebrecht logo depois daquele escândalo no Equador, poder ser que não tenha nada haver uma coisa com a outra, mas quando soube que seria ela há construir o estaleiro em itaguaí, ficou meio esquisito isso....




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1638 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jul 23, 2009 6:45 pm

Não se vive de passado. O cara acertou? Bacana! Cumpriu o dever e foi reconhecido por isso. Vive com a fama agora e tem uma coluna onde só fala besteira.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
PRick

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1639 Mensagem por PRick » Qui Jul 23, 2009 7:12 pm

irlan escreveu:Mas pegou mal escolher a Odebrecht logo depois daquele escândalo no Equador, poder ser que não tenha nada haver uma coisa com a outra, mas quando soube que seria ela há construir o estaleiro em itaguaí, ficou meio esquisito isso....

Olha as grandes empreiteiras brasileiras são todas iguais, não existem santos nessa área, por sinal, a industria de armamento ainda é pior, porém, não se poder duvidar de tudo, todos são inocentes até que se prove ao contrário. Democracia é assim.

[]´s




Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1640 Mensagem por lobo_guara » Sex Jul 24, 2009 10:29 am

Meu Deus onde essa gente quer chegar! Querem garrotear o Brasil na marra e submetê-lo aos seus interesses $$$ para isso são capazes de tudo. Até quando vamos aturar esses tucanos da Av. Paulista querendo governar o país através das manchetes dos seus jornais, revistas e telejornais! Aliás que lástima é a imprensa brasileira, pior ainda é o coro feito por alguns sites especializados como a turma do Defes@NET (aliás para essa turma do Defes@NET sendo contra o atual governo eles se aliam até com o capeta, diga-se de passagem um bando de neo-nazistas e separatistas enrustidos).
A propósito nessa última envestida fica clara a intenção de oposição ao acordo com os franceses e a preferência já demonstrada pelos produtos franceses (submarinos e caças) o que evidencia uma conexão entre os lobbyes da alemã HDW com a americana BOEING auxiliados pelos cavaleiros do apocalipse já identificados acima (a mesma turma de sempre do quanto pior melhor).
Restanos aguaradarmos ansiosos por um pedido de resposta a ser encaminhado pelo MD, MB e FAB.
PS.: foi nisso que deu o fim da lei de imprensa de agora em diante qualquer um fala o que bem entende e aquele que monopolisar a grande imprensa torna-se capaz de subordinar a realidade a os seus interesses através da manipulação e desinformação da opinião pública. Que lástima!




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1641 Mensagem por Marino » Sex Jul 24, 2009 3:11 pm

Da página da MB:
Construção de Submarinos:
Em relação à matéria “Um negócio ofensivo”, publicada em 23 de julho de 2009, na qual é abordado o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, a Marinha do Brasil (MB) esclarece os seguintes aspectos:


“A IMINENTE submissão do governo Lula à exigência francesa, para a venda ao Brasil de quatro submarinos convencionais, não só da construção de uma nova base naval paga aos vendedores, mas até de que a obra seja entregue à empreiteira Odebrecht, compromete mais do que a moralidade governamental, sempre duvidosa nos negócios. Implica, antes de tudo, a sujeição a um desrespeito ofensivo à soberania brasileira por parte do governo francês, representado pela estatal Direction des Constructions Navales.”

As construções de um estaleiro que atenda aos requisitos tecnológicos e ambientais essenciais, para que nele se possa construir um submarino de propulsão nuclear, bem como de uma nova base naval capaz de abrigá-lo, constituem necessidades apresentadas pela MB desde o final dos anos 1970, quando deu início ao seu Programa Nuclear.

Dessa forma, considera-se equívoco atribuir tais construções à hipotética exigência francesa. Essas obras são necessárias porque os referidos requisitos não são atendidos, hoje, por nenhum dos estaleiros existentes no Brasil. A atual base de submarinos, por exemplo, localizada no interior da Baía de Guanabara, junto à ponte Rio-Niterói, sequer tem profundidade junto ao cais para permitir a atracação de um submarino desse tipo, além de não atender aos requisitos ambientais que se impõem.

Da mesma forma, consiste, no mínimo, exagero, dizer que houve imposição de entrega à empreiteira Odebrecht. Na verdade, existe transferência de tecnologia nessas construções e, como não seria razoável uma empresa francesa executar obras civis no Brasil, houve necessidade de a Directions des Constructions Navales (DCNS), que opera legalmente como empresa privada, associar-se a uma construtora brasileira, para esse mister.

A escolha da parceria com a Odebrecht obedeceu a critérios exclusivos da DCNS, tratando-se de livre associação entre duas empresas privadas. A pergunta que cabe é: que argumentos teria o Governo Brasileiro para recusar a contratação de um consórcio do qual faz parte a Odebrecht?

“Além da compra de submarinos contestados, em um pacote já estimado em dez vezes outras propostas ("O Globo", 12.jul), a exigência francesa retira do Brasil o domínio de uma obra militar sua e em seu território. Com isso, o Brasil perde o controle dos custos, reajustes e outros expedientes das empreiteiras, e perde os segredos convenientes a uma base militar que se pretenderá estratégica.”

As afirmativas mostram falta de maiores esclarecimentos sobre o assunto, resultando, aparentemente, do uso - sem contestação - de matéria publicada no jornal “O Globo”, edição de 12 de julho. A assertiva de que se possa estar negociando “um pacote já estimado em dez vezes outras propostas” não condiz com a realidade dos fatos.

Caso a MB tivesse sido consultada antes da edição da matéria, ficaria claro que o apresentado como “outras propostas” diz respeito à proposta alemã, referente à construção de, tão-somente, dois submarinos convencionais (isto é, com propulsão diesel-elétrica), que em nada se assemelha ao pacote em questão.

Por outro lado, a proposta francesa inclui quatro submarinos convencionais, com respectiva transferência de tecnologia de construção; a transferência de tecnologia de projeto de submarinos, inclusive de seus sistemas de combate; o projeto e a construção de um submarino de propulsão nuclear; o projeto e a construção de um estaleiro dedicado à fabricação de submarinos de propulsão nuclear (e convencionais) e de uma nova base naval, capaz de abrigá-los.

Considerar tal pacote como “estimado em dez vezes outras propostas”, com certeza, não retrata a totalidade dos fatos.

Da mesma forma, fica difícil compreender como uma obra realizada em território brasileiro, por empresa brasileira, mediante transferência de tecnologia para a MB e para essa mesma empresa possa, em sã consciência, ser considerado como retirar do “Brasil o domínio de uma obra militar sua e em seu território”.

Também, imaginar que um estaleiro e uma base construídos por brasileiros e operados pela MB poderá levar à perda de “segredos convenientes a uma base militar que se pretenderá estratégica”,requer esforço de imaginação fora do comum.

Quanto ao controle dos custos e reajustes, o contrato de construção, ainda em negociação, vem sendo acompanhado, desde já, pelo Tribunal de Contas da União.

“Sob tudo isso perpassa um mistério: que exóticas transações intrometeram a empreiteira Odebrecht em negócios franceses de submarinos? A ponto de os levarem a planejar um negócio de dimensões estapafúrdias, que o governo Lula mostrou-se automaticamente pronto a aceitar.
É muito recomendável a dúvida entre estas duas hipóteses: a intromissão da empreiteira Odebrecht vem de lá para cá, como aparenta, ou foi remetida daqui para entrar lá no negócio e vir com ele, já sem concorrências e outros incômodos, até os gabinetes ministeriais, palácios e cofres brasileiros? Lula se dispõe a assinar o contrato com os franceses no Sete de Setembro, quando da esperada visita do presidente francês. É uma data bem eloquente, para um negócio que submete a soberania.”

Qualquer que fosse a empresa escolhida para construir esse estaleiro, as obras seriam isentas de processo licitatório, tendo em vista as características de sigilo de que, obrigatoriamente, se revestem: são plantas de instalações nucleares militares, envolvendo características que não podem ser objeto de divulgação pública. Como as obras civis de construção do estaleiro e da base serão realizadas no Brasil, somente uma empresa nacional poderá fazê-lo. Como já apresentado acima, não haveria sentido em contratar para isso, por exemplo, uma construtora francesa.

Não existem exóticas nem misteriosas transações nesse processo. Elas são transparentes e públicas até onde permitem os sigilos naturais em qualquer país do mundo, quando se trata de aquisição de equipamentos militares. Esse é um programa concebido e planejado pela MB, e não por qualquer outro país. O processo de escolha dos modelos e fabricantes de submarinos, com análise detalhada de várias opções, foi longo, criterioso, rigorosamente técnico e, sobretudo, determinado pelos altos interesses estratégicos e soberanos do Brasil.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1642 Mensagem por lobo_guara » Sex Jul 24, 2009 5:24 pm

Salve, Salve comandante Marino, nada como a eficiência da nossa MB para dar uma resposta a altura para esse bando de "neo-nacionalistas" (aliás partindo de quem parte essas matérias tudo isso seria até cômico se não fizesse parte de um jogo tão baixo). Do jeito que a coisa vai daqui a pouco a Marinha terá que contratar um exorcista para enfrentar essa gente, isso sem falar no olho gordo que a oposição vai lançar sobre esse emprendimento (é bom a MB incluir no pacote com os franceses a contratação de um pai de santo para a inauguração do estaleiro e da nova base naval a fim de expulgar essas forças negativas).
E pensar que a bem pouco tempo atrás o plano dessa gente era entregar tudo o que fosse possível para o capital internacional - entregarama até os satélites da Embratel e boa parte das reservas minerais via Vale do Rio Doce, que diga-se de passagem foi vendida por uma pechincha de U$ 3,5 bi, pouco mais que o custo dos submarinos que o atual governo esta comprando para a MB! Isso sem falar da dispensa dos recrutas em função da falta de recursos para o rancho e das aquisições de "oportunidade" impostas aos militares tipo M60 e outras "relíquias" recebidas no período em que estiveram no governo.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1643 Mensagem por ninjanki » Sex Jul 24, 2009 5:36 pm

Então a dita proposta de 670milhões era para a construção de dois submarinos? Eu havia entendido que era para a reforma dos nossos 5, aquela que os americanos levaram...

De resto, acho que o redator do MD psicografou a carta que eu mandei para a FSP... :-)

Allan




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1644 Mensagem por Marino » Sex Jul 24, 2009 5:45 pm

lobo_guara escreveu:Salve, Salve comandante Marino, nada como a eficiência da nossa MB para dar uma resposta a altura para esse bando de "neo-nacionalistas" (aliás partindo de quem parte essas matérias tudo isso seria até cômico se não fizesse parte de um jogo tão baixo). Do jeito que a coisa vai daqui a pouco a Marinha terá que contratar um exorcista para enfrentar essa gente, isso sem falar no olho gordo que a oposição vai lançar sobre esse emprendimento (é bom a MB incluir no pacote com os franceses a contratação de um pai de santo para a inauguração do estaleiro e da nova base naval a fim de expulgar essas forças negativas).
E pensar que a bem pouco tempo atrás o plano dessa gente era entregar tudo o que fosse possível para o capital internacional - entregarama até os satélites da Embratel e boa parte das reservas minerais via Vale do Rio Doce, que diga-se de passagem foi vendida por uma pechincha de U$ 3,5 bi, pouco mais que o custo dos submarinos que o atual governo esta comprando para a MB! Isso sem falar da dispensa dos recrutas em função da falta de recursos para o rancho e das aquisições de "oportunidade" impostas aos militares tipo M60 e outras "relíquias" recebidas no período em que estiveram no governo.
Salve.
Desta vez a MB respondeu diretamente, não via MD como vimos anteriormente.
A questão é que vira bate-boca. Não é possível que a cada nota a MB/MD tenham que se defender.
Sim, estamos na defensiva. Não sei o que os responsáveis pelos CCS vão fazer, mas algo tem que mudar.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
brisa

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1645 Mensagem por brisa » Sex Jul 24, 2009 6:06 pm

Tem que reativar o CENIMAR e mandar eles fazerem uma visitinha a esses jornalistas [000]




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1646 Mensagem por Paisano » Sex Jul 24, 2009 6:14 pm

Basta o Governo Federal cortar a verbas de publicidade.




Avatar do usuário
Strike7
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 299
Registrado em: Sáb Mar 07, 2009 1:02 pm

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1647 Mensagem por Strike7 » Sex Jul 24, 2009 6:44 pm

Desta vez a MB optou por ser curta e grossa... :wink:




Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1648 Mensagem por irlan » Sex Jul 24, 2009 7:21 pm

O problema é se o povão continuar lendo(e engolir) essas pérolas que os "grandes jornais" publicam...




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1649 Mensagem por Marino » Sáb Jul 25, 2009 12:11 pm

Longo artigo do Comandante da MB tratando do tema submarinos.
C@pirata ( :lol: ) de um post do Padilha no Blog do Poder Naval:

http://d.yimg.com/kq/groups/15900815/99 ... arinha.pdf




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1650 Mensagem por Marino » Sáb Jul 25, 2009 1:55 pm

Ai meu Deus... :roll: :roll: :roll:
U-Boat War - Lobbies ou Mensagens
Nelson During

Nos últimos dia pontos localizados da imprensa brasileira têm atacado os programas militares em especial a aquisição de submarinos e a aquisição de caças o chamado Projeto F-X2.

Poderia ser mencionado que um dos articulistas, de notória ligação com o establishment russo, poderia estar pleiteando na sua causa. Outro alinhado politicamente com o Palácio do Planalto poderia estar falando em nome deste.

Afinal o que há sob o manto destes ataques que constituem em um dado momento uma sopa de acusações e suspeitas em todos os sentidos? Uma clara tentativa de criar uma onda de falsos e pseudos escândalos.

Apostam especialmente que o atual mandatário não decide sobre pressão e aqui surge os “Planos B” da Rússia e dos Estados Unidos, empastelar as próximas decisões nestes dois importantes programas .

A imprensa apresenta o lobby alemão como a inspiração dos ataques. Imaginar o seu representante no Brasil Herr Robert Japp com o espírito do Korvettenkapitän Günther Prien, que no dia 19 de outubro de 1939 penetrou com o U-47 na até então inexpugnável base naval inglesa de Scapa Flow, penetrando na Baia da Guanabara e torpedeando o acordo com a França é navegar além do docinho.

Porém a motivação parece estar muito mais próxima ao Palácio do Planalto que a Hamburgo. Os indícios são de que estes ataques têm um outro viés muito mais complexo.

Quando do encontro de cúpula Obama-Medvedev, julho 2009, foi acertado uma redução de 30% de armas nucleares. Também proposta uma reunião de desarmamento nuclear global em Washington, patrocinada por Obama no primeiro semestre de 2010.

Os efeitos deste acordo preliminar Russo-Americano já foram sentidos na Inglaterra com o governo Gordon Brown anunciando a possível redução de ogivas nucleares e a frota de submarinos Trident. é possível que a França também seja pressionada a reduzir seus programa nuclear.

Assim círculos do governo Luiz Inácio começaram a mostrar um desinteresse pelo programa do submarino nuclear brasileiro ou algo que possa parecer ofensivo ao governo Obama e procuram criar um ambiente de agitação e propaganda para que o chefe possa ter margem de manobra para o cancelamento.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Responder