CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#16 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 10, 2009 7:12 pm

Tecnicamente falando não vejo muitos problemas em vtrs sobre rodas acompanharem cc's, até porque, os cenários de hoje e no curto/médio prazo, não vislumbram mais grandes enfrentamentos blindados entre forças adversas. Pelo contrário, parece haver uma tendencia para a luta urbana e no seu entorno, e aí penso que os bld sobre rodas levam uma significativa vantagem no apoio aos cc's. No entanto há um interessante artigo sobre a tomada de Bagdá por uma divisão blindada/mecanizada americana que poderia, pelos argumentos apresentados, contrabançar a corrente dos que defendem a melhor efetividade daqueles bldos sobre rodas.

Mas como disse antes, precisaremos de tempo e ação de verdade para podermos arguir com mais consistência sobre a validade ou não dessa substituição.

Quanto as NFBR, segundo o planejamneto do EB o peso maximo das 8x8 não ultrapassaria as 20/22t. No plano de reequipamento do EB tem a apresentação das versões da NFBR, e delas não consta nada que se aproxime do conceito do VBCI francês.

abraços




Carpe Diem
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#17 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jul 10, 2009 9:14 pm

[quote="FCarvalho"]No entanto há um interessante artigo sobre a tomada de Bagdá por uma divisão blindada/mecanizada americana que poderia, pelos argumentos apresentados, contrabançar a corrente dos que defendem a melhor efetividade daqueles bldos sobre rodas. [/quote]

Meu caro Carvalho,

Você poderia fazer a nimia gentileza de revelar o titulo deste artigo e onde foi publicado?

Eu acredito que não só eu neste sitio gostaria de le-lo.

Muito obrigado

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#18 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jul 10, 2009 9:22 pm

[quote="FCarvalho"]
Quanto as NFBR, segundo o planejamneto do EB o peso maximo das 8x8 não ultrapassaria as 20/22t. No plano de reequipamento do EB tem a apresentação das versões da NFBR, e delas não consta nada que se aproxime do conceito do VBCI francês.

abraços[/quote]

Meu caro Carvalho,

Graças a Deus o pessoal do EB é muito inteligente para saber se aproveitar de uma boa ideia.

Durante os 14 anos que trabalhei na ENGESA sempre encontrei nos mesmos uma mente aberta dirigida para se obter do equipamento o melhor possivel.

Bacchi




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#19 Mensagem por Guerra » Dom Jul 12, 2009 1:07 pm

FCarvalho escreveu:Tecnicamente falando não vejo muitos problemas em vtrs sobre rodas acompanharem cc's, até porque, os cenários de hoje e no curto/médio prazo, não vislumbram mais grandes enfrentamentos blindados entre forças adversas.

Taticamente falando existem vários argumentos contra colocar blindados sobre rodas para constituir Ft com CC. Assim como existem argumentos contra o uso em localidades. Localidade é ruim para quem defende e um pesadelo para quem ataca.
É claro que tatica não é matematica. Se o cenario for de uma coligação de superpotencias lutando contra um inimigo fraco, se a localidade ou a situação estrategica pedir um confronto na cidade com certeza vai haver blindados numa localidade. Mas dois exércitos de força equivalente ou seja, com possibilidade de vitoria pela manobra, levar a batalha para dentro de uma cidadee disputar essa batalha com blindados, eu acho muito dificil.


Eu acho que essa afirmação que não haverá grandes enfretamentos de blindados vem da assimetria dos exércitos do terceiro mundo com o primeiro mundo. Duas superpotencias não vai travar um guerra, dois países do terceiro mundo não entrar em guerra, e se entrar não ter coragem de usar seus blindados numa batalha que não lhe seja muito favoravel. Mas ainda não inventaram outra forma da tropa terrestre manobrar a não ser pelo uso de blindados. E para destruir blindados, outro blindado ainda é a melhor arma.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#20 Mensagem por U-27 » Dom Jul 12, 2009 3:48 pm

falando em veiculos de esteira
por que não o dardo italiano
tambem é da fiat iveco...
assim não poderia haver alguma comunalidade com nossos urutu 3?

Imagem




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#21 Mensagem por jauro » Dom Jul 12, 2009 4:56 pm

SGT GUERRA escreveu:
FCarvalho escreveu:Tecnicamente falando não vejo muitos problemas em vtrs sobre rodas acompanharem cc's, até porque, os cenários de hoje e no curto/médio prazo, não vislumbram mais grandes enfrentamentos blindados entre forças adversas.

Taticamente falando existem vários argumentos contra colocar blindados sobre rodas para constituir Ft com CC. Assim como existem argumentos contra o uso em localidades. Localidade é ruim para quem defende e um pesadelo para quem ataca.
É claro que tatica não é matematica. Se o cenario for de uma coligação de superpotencias lutando contra um inimigo fraco, se a localidade ou a situação estrategica pedir um confronto na cidade com certeza vai haver blindados numa localidade. Mas dois exércitos de força equivalente ou seja, com possibilidade de vitoria pela manobra, levar a batalha para dentro de uma cidadee disputar essa batalha com blindados, eu acho muito dificil.


Eu acho que essa afirmação que não haverá grandes enfretamentos de blindados vem da assimetria dos exércitos do terceiro mundo com o primeiro mundo. Duas superpotencias não vai travar um guerra, dois países do terceiro mundo não entrar em guerra, e se entrar não ter coragem de usar seus blindados numa batalha que não lhe seja muito favoravel. Mas ainda não inventaram outra forma da tropa terrestre manobrar a não ser pelo uso de blindados. E para destruir blindados, outro blindado ainda é a melhor arma.
Parabéns Guerra.
Pelas colocações ótimas de seus conhecimentos. Mas, mais pela sua paciência, denodo, valentia e persistência.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#22 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 23, 2009 2:25 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
FCarvalho escreveu:No entanto há um interessante artigo sobre a tomada de Bagdá por uma divisão blindada/mecanizada americana que poderia, pelos argumentos apresentados, contrabançar a corrente dos que defendem a melhor efetividade daqueles bldos sobre rodas.
Meu caro Carvalho,

Você poderia fazer a nimia gentileza de revelar o titulo deste artigo e onde foi publicado?

Eu acredito que não só eu neste sitio gostaria de le-lo.

Muito obrigado

Bacchi

Olá Bacchi, desculpe a demora em responder mas é que estive um tempo fora.

o nome do texto é "Como uma brigada blindada conquistou Bagdá". Está no site www.defesa.ufjf.br e o arquivo é em pdf.

Abraços.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#23 Mensagem por Bolovo » Sáb Ago 08, 2009 3:55 am

Alguém reconhece? CV90!

Imagem
Imagem
Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#24 Mensagem por Guerra » Sáb Ago 08, 2009 12:29 pm

Bolovo escreveu:Alguém reconhece? CV90!

Imagem
Imagem
Imagem
Gostei de onde é




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39088
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#25 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 08, 2009 12:36 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#26 Mensagem por Bolovo » Sáb Ago 08, 2009 3:14 pm

SGT GUERRA escreveu:Gostei de onde é
Suécia. Eu estranhei, porque nunca vi sem a torre armada. Pensei até que era outro VCI.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ea/Swedish_CV9040.JPG/800px-Swedish_CV9040.JPG




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8397
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#27 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Ago 08, 2009 3:15 pm

O perfil baixíssimo dele ajuda a pensar num VCI...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#28 Mensagem por Bolovo » Sáb Ago 08, 2009 3:24 pm

outras vistas do bicho

Imagem
Imagem


versão interessante com canhão 120mm, me lembra o TAM argentino

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#29 Mensagem por Guerra » Sáb Ago 08, 2009 6:01 pm

U-27 escreveu:falando em veiculos de esteira
por que não o dardo italiano
tambem é da fiat iveco...
assim não poderia haver alguma comunalidade com nossos urutu 3?

Imagem
O AMX frances parece ser igual e mais leve. Isso procede?
Não sei porque mas não gosto deVCI com torre muito grande




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: CHARRUA X VBTP-MR QUEM TEM MELHOR PROJETO??

#30 Mensagem por U-27 » Sáb Ago 08, 2009 6:51 pm

Imagem

bom ele pesa 14,2 toneladas e o dardo 23,4 toneladas




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Responder