NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1561 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 18, 2009 7:31 pm

PRick escreveu:
pt escreveu:Não existe qualquer restrição de exportação de sistemas do submarino U212, nomeadamente para países da Aliança Atlantica.Sim, existe, os alemães não fornecem eles para quem quiser, por isso o 214 foi feito.
O problema, é que nenhuma marinha que possa comprar o U214, que com os mesmos sistemas é mais caro que o U212 vai comprar um navio com limitações.O Tipo-212 é bem mais caro e sofisticado que os 214, como já falei uma maquiagem dos 209 com AIP.

Onde existem restrições são em sistemas da marinha alemã, que nada têm que ver com o submarino propriamente dito.
Os sistemas restritos, tanto podem operar num U-212 como num Type-XXI de 1945.Não, existe a palataforma e seus sistemas, não há como comparar a tecnologia do casco, do aço atual, com um da Segunda Guerra, o mesmo ocorre entre subs convecionais e nucleares. Do mesmo forma dependendo do casco, o sub manobra melhor, opera em profundidades maiores e tem maior resistência, maior volume de armamento, alcance, etc.

Onde existem outras restrições é nas células de combustível, segredos comerciais de que os alemães não abrem mão. Mas são segredos comerciais da Siemens AG.
Posso no entanto esclarecer, que conforme os últimos dados conhecidos com os navios que estão em testes, tornou-se evidente, que o U214 pouco ou nada tem a ver com o U209.Isso é outro assunto, no entanto, o que está no U214 é feito para ser exportado sem restrição. Alguns países tem privilégios, como o Brasil está tendo junto da França.

Tanto quanto sei, o U212 não poderia corresponder às exigências da marinha portuguesa. Mesmo os U214 precisaram ser modificados, e é por isso que o deslocamento dos dois navios é um pouco maior. Cerca de 2.000t segundo os dados da marinha, mas isso só poderá ser confirmado mais tarde, com dados mais concretos.Não sei a especificação da Marinha Portuquesa, mas os Italianos escolheram os U212, e não os 214.

[]´s

Humm....então existe membros de 1a divisão e de 2a divisão na OTAN?

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1562 Mensagem por pt » Sáb Jul 18, 2009 8:31 pm

<OFF TOPIC>
Prick escreveu:Sim, existe, os alemães não fornecem eles para quem quiser, por isso o 214 foi feito.
Diz o Prick do Forum Defesa Brasil, e quem mais ?
Prick escreveu:Não, existe a palataforma e seus sistemas, não há como comparar a tecnologia do casco, do aço atual, com um da Segunda Guerra, o mesmo ocorre entre subs convecionais e nucleares. Do mesmo forma dependendo do casco, o sub manobra melhor, opera em profundidades maiores e tem maior resistência, maior volume de armamento, alcance, etc.
:roll: :roll: :roll:
Prick: O casco amagnético começou a ser estudado nos NOS ANOS 50. Ele é uma exigência da marinha federal, desde que se tornou óbvio que ela seria a primeira linha de contenção para garantir que a frota soviética do Báltico não saía de lá. Por isso eles começaram a desenvolver essa tecnologia desde os anos 50. Todos os submarinos alemães dos anos 60, 70 e 80 eram navios pequenos, com casco de aço amagnético.
Todos os submarinos U-205 e U206 eram mais pequenos que os U209.

O U209 sempre foi mais sofisticado que os U205 e U206, mas os alemães venderam o U209 para exportação não porque ele fosse inferior, mas sim porque ninguém no mundo ía querer um submarino como o U206, com um deslocamento de 400 toneladas.

O U212 é o substituto directo do U206 seguindo a filosofia da marinha federal. O U214 segue a mesma filosofia do U209. Maior, com mais autonomia e maior capacidade militar.
Pela enésima vez: O U212 nem sequer tem capacidade para disparar mísseis. Só dispara torpedos !
O sistema de combate nem sequer é alemão, é norueguês. O U214, esse sim tem um sistema de combate alemão.

Além disso, você não pode afirmar que não existe plataforma sem sistemas.
Olhe para os Tupi e para o Tikuna. Quem já esteve dentro dos dois que diga que não notou qual é a diferença...
Um submarino pode estar equipado de forma completamente distinta, dentro do mesmo casco.
Tanto quanto sei, o U212 não poderia corresponder às exigências da marinha portuguesa. Mesmo os U214 precisaram ser modificados, e é por isso que o deslocamento dos dois navios é um pouco maior. Cerca de 2.000t segundo os dados da marinha, mas isso só poderá ser confirmado mais tarde, com dados mais concretos.Não sei a especificação da Marinha Portuquesa,
mas os Italianos escolheram os U212, e não os 214.
Desculpe Prick mas você não está sendo muito honesto. Já discutimos a questão !
Agora é a minha vez de escrever em vermelho:
Quando os italianos escolheram o U212 NÃO HAVIA U214 PARA ESCOLHER ! ! !
Qual parte da frase ficou dificil de entender ?
Os Italianos tinham um limite para entrar em negociações para aproveitar o desenvolvimento de um submarino e o U212 era o que havia. Eles não escolheram o U212 por ser melhor, escolheram o U212, porque não havia opção.

Depois que o U214 foi lançado nenhuma marinha comprou o U212. Ele resulta de uma necessidade de uma marinha que queria um submarino para lutar num mar com uma profundidade média de 50 metros e por isso foi especificado o aço amagnético. Os sistemas que os alemães podem colocar no U212 e que podem ser considerados sensíveis, podem ser colocados no U214 e até no Scorpene. É evidente que depois de encomendar um tipo de submarino, uma marinha não pode mudar de time a meio do jogo. Comprou, agora tem que ir até ao fim

O U214 é tão U209 modificado como o U212 não passa de um TR1700 mais pequeno, um projecto dos anos 70. São navios como uma «Herança» e um legado de filosofia de construção, adaptada a necessidades específicas.

Já tivemos esta discussão, já foram apresentados argumentos e mais argumentos, razões, datas mas o Prick parece que esqueceu todos os argumentos já apresentados, não conseguiu rebater nenhum dos argumentos mas continua a dizer que é assim, porque Sim.
O Prick, e Monsieur de La Palice ... :twisted:


<END OFF TOPIC>




EdLemos
Júnior
Júnior
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Jun 05, 2009 10:53 pm

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1563 Mensagem por EdLemos » Sáb Jul 18, 2009 9:17 pm

Aproveitando o gancho do PT, a respeito das diferenças entre os nossos TUPI e o TIkuna, (nao querendo desvirtuar o otimo debate que se trava a respeito dos sub's alemães), gostaria de saber a real evolução que se teve na construção do tikuna no AMRJ, e até que ponto o Brasil "andou com as próprias pernas" nessa empreita, a parte tecnologica, de armamentos, sonares enfim é nacional ? sendo assim...desculpe a ignorancia, mas nao poderiamos arriscar um casco (que foi isso que negociamos com os franceses) nem que fosse de teste, para um sub nuclear, brasileiro ? eu sei que isso já foi debatido, mas ainda nao entendi como um país como o nosso com todo o kwow-how de décadas de operação de sub's com engenheiros de qualidade mundial, não tem a capacidade de projetar sozinho tal ferramenta


obs. não estou criticando o contrato com os franceses, afinal, sei que vcs iram elucidar minhas duvidas, e toda a negocição fará sentido. rs*


abraço e bom domingo a todos.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1564 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 18, 2009 9:28 pm

pt escreveu:<OFF TOPIC>
Prick escreveu:Sim, existe, os alemães não fornecem eles para quem quiser, por isso o 214 foi feito.
Diz o Prick do Forum Defesa Brasil, e quem mais ?
Prick escreveu:Não, existe a palataforma e seus sistemas, não há como comparar a tecnologia do casco, do aço atual, com um da Segunda Guerra, o mesmo ocorre entre subs convecionais e nucleares. Do mesmo forma dependendo do casco, o sub manobra melhor, opera em profundidades maiores e tem maior resistência, maior volume de armamento, alcance, etc.
:roll: :roll: :roll:
Prick: O casco amagnético começou a ser estudado nos NOS ANOS 50. Ele é uma exigência da marinha federal, desde que se tornou óbvio que ela seria a primeira linha de contenção para garantir que a frota soviética do Báltico não saía de lá. Por isso eles começaram a desenvolver essa tecnologia desde os anos 50. Todos os submarinos alemães dos anos 60, 70 e 80 eram navios pequenos, com casco de aço amagnético.
Todos os submarinos U-205 e U206 eram mais pequenos que os U209.

O U209 sempre foi mais sofisticado que os U205 e U206, mas os alemães venderam o U209 para exportação não porque ele fosse inferior, mas sim porque ninguém no mundo ía querer um submarino como o U206, com um deslocamento de 400 toneladas.

O U212 é o substituto directo do U206 seguindo a filosofia da marinha federal. O U214 segue a mesma filosofia do U209. Maior, com mais autonomia e maior capacidade militar.
Pela enésima vez: O U212 nem sequer tem capacidade para disparar mísseis. Só dispara torpedos !
O sistema de combate nem sequer é alemão, é norueguês. O U214, esse sim tem um sistema de combate alemão.

Além disso, você não pode afirmar que não existe plataforma sem sistemas.
Olhe para os Tupi e para o Tikuna. Quem já esteve dentro dos dois que diga que não notou qual é a diferença...
Um submarino pode estar equipado de forma completamente distinta, dentro do mesmo casco.
Tanto quanto sei, o U212 não poderia corresponder às exigências da marinha portuguesa. Mesmo os U214 precisaram ser modificados, e é por isso que o deslocamento dos dois navios é um pouco maior. Cerca de 2.000t segundo os dados da marinha, mas isso só poderá ser confirmado mais tarde, com dados mais concretos.Não sei a especificação da Marinha Portuquesa,
Desculpe Prick mas você não está sendo muito honesto. Já discutimos a questão !
Agora é a minha vez de escrever em vermelho:
Quando os italianos escolheram o U212 NÃO HAVIA U214 PARA ESCOLHER ! ! !
Qual parte da frase ficou dificil de entender ?
Os Italianos tinham um limite para entrar em negociações para aproveitar o desenvolvimento de um submarino e o U212 era o que havia. Eles não escolheram o U212 por ser melhor, escolheram o U212, porque não havia opção.

Depois que o U214 foi lançado nenhuma marinha comprou o U212. Ele resulta de uma necessidade de uma marinha que queria um submarino para lutar num mar com uma profundidade média de 50 metros e por isso foi especificado o aço amagnético. Os sistemas que os alemães podem colocar no U212 e que podem ser considerados sensíveis, podem ser colocados no U214 e até no Scorpene. É evidente que depois de encomendar um tipo de submarino, uma marinha não pode mudar de time a meio do jogo. Comprou, agora tem que ir até ao fim

O U214 é tão U209 modificado como o U212 não passa de um TR1700 mais pequeno, um projecto dos anos 70. São navios como uma «Herança» e um legado de filosofia de construção, adaptada a necessidades específicas.

Já tivemos esta discussão, já foram apresentados argumentos e mais argumentos, razões, datas mas o Prick parece que esqueceu todos os argumentos já apresentados, não conseguiu rebater nenhum dos argumentos mas continua a dizer que é assim, porque Sim.
O Prick, e Monsieur de La Palice ... :twisted:


<END OFF TOPIC>
Esclarecedor, pt.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1565 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 18, 2009 10:00 pm

209
Imagem

212
Imagem

214
Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1566 Mensagem por PRick » Sáb Jul 18, 2009 10:07 pm

pt escreveu:<OFF TOPIC>
Prick escreveu:Sim, existe, os alemães não fornecem eles para quem quiser, por isso o 214 foi feito.
Diz o Prick do Forum Defesa Brasil, e quem mais ?A realidade dos fatos, invlusive na MB, os 212 não estão disponíveis para exportação em geral, são um empreentimento do Estado Alemão, colocando o que existe mais moderno dentro de um submarino, já os 214 são um emprendimento comercial derivado do 209, outro empreendimento comercial da HDW.
Prick escreveu:Não, existe a palataforma e seus sistemas, não há como comparar a tecnologia do casco, do aço atual, com um da Segunda Guerra, o mesmo ocorre entre subs convecionais e nucleares. Do mesmo forma dependendo do casco, o sub manobra melhor, opera em profundidades maiores e tem maior resistência, maior volume de armamento, alcance, etc.
:roll: :roll: :roll:
Prick: O casco amagnético começou a ser estudado nos NOS ANOS 50. Ele é uma exigência da marinha federal, desde que se tornou óbvio que ela seria a primeira linha de contenção para garantir que a frota soviética do Báltico não saía de lá. Por isso eles começaram a desenvolver essa tecnologia desde os anos 50. Todos os submarinos alemães dos anos 60, 70 e 80 eram navios pequenos, com casco de aço amagnético.
Todos os submarinos U-205 e U206 eram mais pequenos que os U209.Isso não faz parte do debate, o que falei é bem claro, existem sistemas e plataformas, é certo que uma plataforma pode usar vários sistemas, no entanto, os sistemas não podem transformar uma plataforma.

O U209 sempre foi mais sofisticado que os U205 e U206, mas os alemães venderam o U209 para exportação não porque ele fosse inferior, mas sim porque ninguém no mundo ía querer um submarino como o U206, com um deslocamento de 400 toneladas.Os 209 são a evolução natural dos 205/206, a questão da tonelagem do sub não inviabiliza suas vendas, apenas os tornam mais limitados, limitação da plataforma, que não pode ser contornada com uso de sistemas, porém, os 214 e 212 são plataformas equivalentes, deslocam quase o mesmo, porém o 212 é infinitamente mais moderno que o 214.

O U212 é o substituto directo do U206 seguindo a filosofia da marinha federal. O U214 segue a mesma filosofia do U209. Maior, com mais autonomia e maior capacidade militar.
Pela enésima vez: O U212 nem sequer tem capacidade para disparar mísseis. Só dispara torpedos !
O sistema de combate nem sequer é alemão, é norueguês. O U214, esse sim tem um sistema de combate alemão.Nada haver, não estamos falando em filosofia, estou comparando tonelagem. Os 212 disparam mísseis! E isso não é limitação da plataforma, nossos 209 não disparam mísseis, mas podem ser modificados para isso, portanto, não confunda limitação da plataforma, com limitação dos sistema ou requisitos do operador.

Além disso, você não pode afirmar que não existe plataforma sem sistemas.
Olhe para os Tupi e para o Tikuna. Quem já esteve dentro dos dois que diga que não notou qual é a diferença...
Um submarino pode estar equipado de forma completamente distinta, dentro do mesmo casco.Mas outra coisa sem sentido, como falei antes, não podemos confundir capacidades de sistemas, com capacidade da plataforma. Uma plataforma pode usar vários sistemas. Como um sistema pode ser instalado em várias plataformas, porém, o tamanho e outras características físicas continuarão as mesmas.
Tanto quanto sei, o U212 não poderia corresponder às exigências da marinha portuguesa. Mesmo os U214 precisaram ser modificados, e é por isso que o deslocamento dos dois navios é um pouco maior. Cerca de 2.000t segundo os dados da marinha, mas isso só poderá ser confirmado mais tarde, com dados mais concretos.Não sei a especificação da Marinha Portuquesa,
Os 214 não são maiores que os U212, o diâmetro do casco que é o fator mais limitante, é maior no 212.

Desculpe Prick mas você não está sendo muito honesto. Já discutimos a questão !
Agora é a minha vez de escrever em vermelho:
Quando os italianos escolheram o U212 NÃO HAVIA U214 PARA ESCOLHER ! ! !
Qual parte da frase ficou dificil de entender ?O 214 não são posteriores aos 212, como já falei, os 214 são 209 maquiados, o projeto já estava por aí faz tempo, e a concorrência de Portugal prova isso
Os Italianos tinham um limite para entrar em negociações para aproveitar o desenvolvimento de um submarino e o U212 era o que havia. Eles não escolheram o U212 por ser melhor, escolheram o U212, porque não havia opção.Como já falei acima, discordo, os Italianos escolheram o melhor.

Depois que o U214 foi lançado nenhuma marinha comprou o U212. Ele resulta de uma necessidade de uma marinha que queria um submarino para lutar num mar com uma profundidade média de 50 metros e por isso foi especificado o aço amagnético. Os sistemas que os alemães podem colocar no U212 e que podem ser considerados sensíveis, podem ser colocados no U214 e até no Scorpene. É evidente que depois de encomendar um tipo de submarino, uma marinha não pode mudar de time a meio do jogo. Comprou, agora tem que ir até ao fim.Não comprou porque os alemães não vedem.

O U214 é tão U209 modificado como o U212 não passa de um TR1700 mais pequeno, um projecto dos anos 70. São navios como uma «Herança» e um legado de filosofia de construção, adaptada a necessidades específicas.Os 212 derivam dos Dolphins, remotamente dos TR1700, que sempre foram muito superiores aos 209, os 214 são 209 maquiados, nada mais.

Já tivemos esta discussão, já foram apresentados argumentos e mais argumentos, razões, datas mas o Prick parece que esqueceu todos os argumentos já apresentados, não conseguiu rebater nenhum dos argumentos mas continua a dizer que é assim, porque Sim.
O Prick, e Monsieur de La Palice ... :twisted:E você ainda não aprendeu, continue lendo, quem sabe algum dia você entenda, que 214 está na idade da pedra quando comparado aos 212, que os outros continuem usando o pior, o melhor os Alemães reservaram para eles.

[]´s



<END OFF TOPIC>




Editado pela última vez por PRick em Sáb Jul 18, 2009 10:15 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1567 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 18, 2009 10:14 pm





Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1568 Mensagem por PRick » Sáb Jul 18, 2009 10:20 pm

Na verdade, esse folheto mostra a foto inicial de um Scorpene, depois, mostra um Marlin, que é o Scorpene com tecnologia do Barracuda, quer dizer lemes em X, ao contrário do leme em Cruz, características das plataformas mais modernas em matéria de subs.

Ainda acrescentar coisas interessante, não coloca os dados de performance fechados, são apenas indicativos.

[]´s




Editado pela última vez por PRick em Sáb Jul 18, 2009 10:27 pm, em um total de 1 vez.
PRick

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1569 Mensagem por PRick » Sáb Jul 18, 2009 10:26 pm

Santiago escreveu:
PRick escreveu:

Humm....então existe membros de 1a divisão e de 2a divisão na OTAN?

[]s
Existem até mais de 02 divisões, a primeira divisão da OTAN são as potências nucleares, depois temos Alemanha, Holanda, Itália e a Espanha se juntou agora. Porém, é nítida a diferença entre quem gera tecnologia e conta com um complexo industrial e quem não tem.

[]´s




HIGGINS

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1570 Mensagem por HIGGINS » Sáb Jul 18, 2009 11:44 pm

Quem são os membros da terceira e quarta divisão da OTAN? Os "falmengos" estão nela? [003] [003]




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1571 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jul 18, 2009 11:57 pm

PRick escreveu: Os 209 são a evolução natural dos 205/206, a questão da tonelagem do sub não inviabiliza suas vendas, apenas os tornam mais limitados, limitação da plataforma, que não pode ser contornada com uso de sistemas, porém, os 214 e 212 são plataformas equivalentes, deslocam quase o mesmo, porém o 212 é infinitamente mais moderno que o 214.
Prick, poderia explicar melhor este ponto?

Que critérios exatamente você usa para dizer que o 212 é infinitamente mais moderno que o 214? Sendo sub's desenvolvidos mais ou menos na mesma época e usando as mesmas tecnologias de projeto e construção (do ponto de vista industrial não dá para imaginar a HDW usando tecnologias diferentes só para um sub ficar melhor/pior que o outro), as diferenças só podem advir da concepção do projeto, em função de requisitos de operação e custos.

Consigo até entender que sejam sub's diferentes, pois foram imaginados para operar em situações diferentes, mas um é superior/inferior ao outro em que?


Leandro G. Card




PRick

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1572 Mensagem por PRick » Dom Jul 19, 2009 12:18 am

LeandroGCard escreveu:
PRick escreveu: Os 209 são a evolução natural dos 205/206, a questão da tonelagem do sub não inviabiliza suas vendas, apenas os tornam mais limitados, limitação da plataforma, que não pode ser contornada com uso de sistemas, porém, os 214 e 212 são plataformas equivalentes, deslocam quase o mesmo, porém o 212 é infinitamente mais moderno que o 214.
Prick, poderia explicar melhor este ponto?

Que critérios exatamente você usa para dizer que o 212 é infinitamente mais moderno que o 214? Sendo sub's desenvolvidos mais ou menos na mesma época e usando as mesmas tecnologias de projeto e construção (do ponto de vista industrial não dá para imaginar a HDW usando tecnologias diferentes só para um sub ficar melhor/pior que o outro), as diferenças só podem advir da concepção do projeto, em função de requisitos de operação e custos.

Consigo até entender que sejam sub's diferentes, pois foram imaginados para operar em situações diferentes, mas um é superior/inferior ao outro em que?


Leandro G. Card
Creio que a melhor comparação, é F-22(212) e F-35(214). Eu diria que a semelhança é muito grande.

[]´s




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1573 Mensagem por LeandroGCard » Dom Jul 19, 2009 8:42 am

PRick escreveu:Creio que a melhor comparação, é F-22(212) e F-35(214). Eu diria que a semelhança é muito grande.

[]´s
Desculpe-me por favor Prick, acho que é falta de capacidade de abstração minha, mas continuo sem entender. Os critérios de avaliação de aviões são diferentes dos de submarinos, e não consegui estender a comparação F-22/F-35 aos sub's. Na verdade ainda fiquei foi mais confuso, porque sendo um projeto 10 anos mais novo o F-35 é até mais moderno que o F-22, e embora seus parâmetros de desempenho sejam de fato inferiores isto é devido aos requerimentos de projeto (principalmente em termos de tamanho e custos), e não à uma eventual falta de modernidade.

Vou tentar ser mais específico na minha questão: Em quais do parâmetros abaixo o 212 é melhor que o 214?

- Profundidade de mergulho:
- Velocidade em imersão:
- Autonomia em imersão:
- Autonomia total:
- Emissão de ruído em imersão:
- Assinatura magnética:
- Quantidade de armamento:
- Segurança de operação:


Coloquei na lista os parâmetros operacionais relevantes de um sub que sejam derivados da concepção, projeto e contrução da plataforma. Outros parâmetros como capacidades de detecção, navegação, comunicações, etc... são mais relacionados aos sistemas embarcados que à plataforma em si. Se você se lembrar de outros parâmetros importantes relativos à plataforma por favor acrescente-os à minha lista.


Um abraço,


Leandro G. Card




Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1574 Mensagem por pt » Dom Jul 19, 2009 12:02 pm

LeandroGcard: Infelizmente nunca ninguém conseguiu explicar essa suposta superioridade do U212, utilizando qualquer argumentação comprovável.

A verdade é que todos os dados conhecidos provam que isso não é verdadee provam exactamente o contrário.
Algumas das afirmações acima estão pura e simplesmente erradas.

O U212 é um investimento do estado alemão, na medida em que, o projecto dos estaleiros Thyssen (vamos chamar U212 para facilitar) foi lançado nos anos 70 para concorrer com o U209 foi um completo fracasso. Vendeu os dois submarinos para a Argentina e fabricou três para Israel que tiveram que ser pagos com o dinheiro alemão.
Ele é um investimento do estado alemão, não por causa da tecnologia, mas sim por causa do investimento destinado a preservar postos de trabalho
O investimento do estado alemão, destinou-se a salvar um projecto da Thyssem que foi um fracasso comercial e que se salvou por intervenção divina do Estado para ajudar pessoas e evitar que ficassem desempregadas.

O U212 ao contrário do que o Prick afirma não pode lançar mísseis. Só a segunda versão terá essa capacidade. O sistema de combate instalado não permite o lançamento de mísseis.

O U-214 tem capacidade para atingir profundidades superiores ao U212, por causa da questão da menos resitência do aço amagnético, e porque ele é mais resistente resultado de um menor diâmetro da área pressurizada

O sistema AIP do U214 é 10 anos mais recente e resulta da análise das necessidades efectivas de uma marinha que não tenha necessidade de operar num lago, como é o caso da marinha alemã no Báltico.

Na origem do U212 também está um projecto dos anos 70, e é conhecido como TR-1700, o único submarino que a Thyssen conseguiu vender.

O U212 tem uma configuração «esquisita» com uma área pressurizada com dois diâmetros diferentes, resultado dos estudos iniciais não permitirem a colocação dos depósitos de oxigénio para as células de combustível dentro do casco. Na prática, o U212 também podia ser considerado um TR-1700 «remendado», o que só por isto, colocaria o U212 numa situação de inferioridade relativamente a outros sistemas.

Quanto a preço, o U212 custa entre 380 a 420 milhões, o U214, dependendo do comprador custa entre 330 a 420 milhões. E o preço do U212 inclui os custos de adaptação do antigo projecto do TR-1700 para um submarino adaptado para permitir a colocação de tanques de oxigénio na parte exterior do submarino.
Prick escreveu:Mas outra coisa sem sentido, como falei antes, não podemos confundir capacidades de sistemas, com capacidade da plataforma. Uma plataforma pode usar vários sistemas. Como um sistema pode ser instalado em várias plataformas, porém, o tamanho e outras características físicas continuarão as mesmas.
Estamos todos expectantes, aguardando por informações sobre qual é o sistema super sofisticado que não pode ser instalado no U214 e que está instalado no U212 e que justifica (acho eu) a sua afirmação…

Qualquer um pode até dizer que o Type-XXI é o melhor sistema submarino do mundo, mas isso não vira «verdade» enquanto não provar ou não apresentar razões que possam comprovar isso.
Qualquer entusiasta pode evidentemente manter a sua opinião com base na distorção dos factos. Quando a Itália optou por um sistema submarino NÃO HAVIA U214 porque os alemães ainda consideravam que o oxigénio tinha que ser colocado fora do submarino e não dentro.

Os italianos não optaram pelo melhor, optaram pelo único sistema AIP que ainda estava em desenvolvimento na altura. A decisão italiana para o U212 é de 1995. O U214 começou a ser desenvolvido em 1996.

Note a comparação entre o posicionamento dos tubos de torpedos dos modelos de que falamos, e diga-me qual deriva de qual…
http://www.areamilitar.net/Analise/anal ... ia=41&p=10

Toda a argumentação do Prick, está cheia de meias verdades distorções e não apresenta UM ÚNICO ARGUMENTO que possa comprovar UMA ÚNICA AFIRMAÇÃO.

Esquece ou ignora, que o U212 é um projecto com origens nos anos 70 e que foi um fracasso comercial, que levou os estaleiros praticamente à falência.
Depois apresenta a intervenção salvadora do governo alemão, como resultado de projectos secretos, quando se tratou de uma intervenção para salvar os estaleiros da falência. E isto são factos conhecidos, nada tem de secreto.


Eu até já tive a ocasião de pedir que o Prick apresentasse alguma coisa de minimamente palpável que suportasse a sua opinião, porque afinal gostaria de estar informado. E para formar a minha opinião gosto de conhecer todos os dados.
Como o Prick nunca apresentou qualquer referência ou indicio por pequeno que fosse, eu mesmo tentei procurar, mas não encontrei nada, que não fossem alguns forums italianos, onde estes últimos pretendem ter comprado um submarino supra sumo, com um elemento secreto qualquer , que ninguém sequer sabe para que serve.

Continuarei no entanto a aguardar.

Talvez alguma alma caridosa consiga explicar porque é que um projecto de submarino que fracassou comercialmente, que foi salvo pelo governo da Alemanha para evitar a falência, comprado apenas pelo país fabricante e por outro que na altura não tinha opção, e que está ao serviço em Israel porque foram oferecidos pelos alemães a custo zero, consegue ser inimaginavelmente melhor que outro, que é mais moderno, de maior dimensão, maior deslocamento, maior capacidade de combate, maior autonomia, sistema de combate mais recente, sistema AIP mais moderno e para falar apenas em algumas das características que são conhecidas.

Talvez haja algum santo milagroso que consiga explicar que o céu é vermelho, a cor dos oceanos é amarela e que a lei da gravidade diz que as coisas sobem para o céu em vez de descerem para a terra.

Esse santo, vai explicar porque o U212 é superior ao U214.

Até isso acontecer, o céu é azul, o oceano é azul, e a lei da gravidade, continua a fazer descer tudo o que sobe…
E os submarinos U212 e U214 continuam a ser comparáveis à luz dos dados conhecidos e públicos.

Cumprimentos




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1575 Mensagem por Corsário01 » Dom Jul 19, 2009 12:42 pm

Pt, posso sem querer por lenha na fogueira, lhe fazer uma pergunta de leigo?

Você não acha estranho que a Alemanha não tenha em seus 212 sistemas mais sofisticados e eficazes do que nos 214 que são para exportação?

Vou melhorar a pergunta: Se vc fosse do governo alemão, vc iria abrir para exportação o que seu pais tem de melhor? Ou se manteria sempre um step acima daquilo que vende a terceiros?

Isso que coloco é porque eu tb acho( sem nenhuma confirmação, apenas opinião pessoal), de que os alemães devem ter suas cerejas em seus 212 e que o 214 não as possui.

Ambos para mim, são excelentes subs, mas acho que o recheio eletrônico dos 212 devem ser estar um step acima.

Enfim, apenas um pitaco sem querer atrapalhar o debate de vocês.

PS: Não me refiro a aço e sim ao recheio de sensores.




Abraços,

Padilha
Responder