NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1321 Mensagem por Penguin » Seg Jul 13, 2009 10:59 pm

Como são fiscalizadas as aquisições de material/equipamento militar? TCU?

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1322 Mensagem por tykuna » Seg Jul 13, 2009 11:25 pm

Santiago escreveu:Como são fiscalizadas as aquisições de material/equipamento militar? TCU?

[]s
Exato!




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Marino
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1323 Mensagem por Marino » Ter Jul 14, 2009 9:10 am

Ainda o Globo:

Jobim: 'Não somos compradores de prateleira'

Ministro alega transferência de tecnologia para compra de submarinos franceses em vez de alemães, mais baratos

Lúcia Jardim*

e José Meirelles Passos

PARIS e RIO. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem em Paris que o Brasil prefere adquirir quatro submarinos da França, e não da Alemanha, porque a empresa estatal francesa concorda em transferir a tecnologia da produção dessas embarcações. Segundo ele, a firma alemã - que já vendeu ao país cinco submarinos, quatro deles fabricados por técnicos brasileiros no Arsenal de Marinha, no Rio de Janeiro - "não tem condição alguma de transferência de projetos de submarinos".

Jobim espera concluir até a próxima sexta-feira um acordo de financiamento tanto para essa compra, num total de R$17,6 bilhões, quanto para a aquisição de 51 helicópteros Cougar EC-725, cujo valor ainda não foi divulgado.

- Nós não somos compradores de prateleira. Foi exatamente por isso que optamos, na questão dos submarinos, pelos franceses e não pelos alemães - afirmou Jobim.

Seriam quatro submarinos convencionais da classe Scorpène, além de um casco maior - desse mesmo modelo - que serviria para acomodar o reator nuclear que a Marinha brasileira vem desenvolvendo. A participação dos franceses, no entanto, se limitaria à produção dos convencionais. Errado, também ao projeto do casco do SSN.
O Brasil, disse Jobim ao GLOBO semana passada, só deverá ter um submarino nuclear daqui a 20 anos.
Errado, 2020 e não 20 anos.

O custo alto da operação se deve ao fato de que, além dos submarinos, o Brasil se comprometeria a comprar um novo estaleiro e uma base naval, incluídos no pacote, pela França, como condição para a venda das embarcações. As obras, segundo o contrato, ficariam por conta da Odebrecht, com a qual o governo da França celebrou uma parceria para esse projeto.
Errado, a base e o estaleiro não foram incluídos pela França, mas são demanda brasileira. Como construir SSN dentro do Rio de Janeiro, como baseá-lo em Mocanguê, como trocar combustível, como obter licença ambiental, etc.


Parceria com empresa alemã custaria dez vezes menos Persiste na enganação

Quatro anos atrás, a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) aprovara a contratação de um empréstimo internacional para a modernização dos cinco submarinos convencionais adquiridos da empresa alemã HDW (Howaldtswerke Deutsche Werft AG) e a construção de mais outros dois no Brasil. A firma, que prefere manter-se longe da polêmica, chegou a formalizar a oferta de construção compartilhada de um casco maior que, futuramente, receberia o reator nuclear. O governo, no entanto, encerrou a parceria, optando pelo modelo francês. A Alemanha nunca construiu um casco nuclear, não possui tecnologia para isto, já que sua sociedade abriu mão deste tipo de tecnologia.

Em carta enviada ontem ao GLOBO, em reação à reportagem publicada na edição de domingo informando que o Brasil pagaria dez vezes mais à França pelos submarinos, em comparação à oferta feita anteriormente pela empresa alemã, o Ministério da Defesa informou que um dos aspectos da escolha pelo produto francês foi o de que "tratados internacionais limitaram o tamanho, ou seja, a tonelagem dos submarinos alemães". E o Brasil vai necessitar de um submarino maior para instalar um reator nuclear, argumentou.

Tal limitação, imposta por tratados internacionais, existiu apenas até os anos 60 Mas sua sociedade aboliu qualquer uso militar deste tipo de tecnologia, nunca construíram nenhum submarino como o Brasil precisa.. Além disso, de acordo com especialistas do setor, o casco mais longo do Scorpène não poderia ser aproveitado no futuro submarino nuclear brasileiro porque a sua largura ("boca") é menor do que o reator nuclear que está sendo desenvolvido pela Marinha, no complexo de Aramar, em São Paulo. Ele não caberia sequer no casco do novo submarino nuclear francês, o Barracuda. O que significa que, em vez de usar o quinto casco do Scorpène para isso, o Brasil teria de projetar um novo.
Mas é isto que vamos fazer, projetar um casco novo, solução única, para o nosso reator. Será que é difícil entender?
A carta argumenta, ainda, que a Marinha necessitava de um parceiro internacional para desenvolver plataforma compatível com o seu sistema de propulsão "da mesma forma que renomados fabricantes de motores procuram escuderias de Fórmula 1 para utilizar seus motores".
Ou seja, o Globo insiste em desinformar, mentir mesmo, para o gado que lê sem criticar, sem questionar o escrito. Pura busca de polêmica, ou algo muito pior.


Câmara terá audiência pública sobre compra dia 30

Ao mesmo tempo, o documento deu a entender que a iniciativa de tal operação fora do governo francês: "A França, em virtude de uma decisão estratégica de escolher o Brasil como parceiro privilegiado, decidiu iniciar uma cooperação da construção de um submarino nuclear com a transferência de tecnologia não nuclear (casco e sistemas eletrônicos) essencial para que o Brasil se torne, eventualmente, independente para as próximas gerações de um submarino próprio".
Que palhaçada. A iniciativa de reaparelhar a MB, com um SSN, foi da França? Ridícula esta tentativa de sustentar o absurdo que escreveu.
O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) disse ontem que hoje convocará, para o próximo dia 30, uma audiência pública (já autorizada), na Comissão de Relações Exteriores e Defesa da Câmara, para pedir explicações detalhadas do ministro Jobim e do comando da Marinha sobre o negócio a ser fechado com a França. Aquela comissão quer detalhes da proposta francesa item por item, com os seus respectivos preços.
Se for uma audiência fechada, com compromisso assinado de sigilo dos nobres congressistas, não tenho dúvida alguma de que tudo será dito, como o NJ sempre disse quando questionado pelo Congresso.
Me dá nojo ter que aturar este tipo de reportagem, de desinformação, de desserviço à sociedade brasileira, colocando o gado contra a questão defesa por busca de escândalo, ou a soldo de lobby (suposição, não afirmação). Este é um dos principais jornais do país. Estamos mal, muito mal.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1324 Mensagem por Marino » Ter Jul 14, 2009 9:11 am

Outra coisa, onde está a carta enviada pelo MD?
Por qual motivo não foi publicada na íntegra, para os leitores avaliarmos, interpretarmos, por nós mesmos?
Ô gado...




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1325 Mensagem por Izaias Maia » Ter Jul 14, 2009 9:32 am

Brasília-DF :: Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz

Batalha submarina
O ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), participa hoje das comemorações da Queda da Bastilha (1789), data de aniversário da Revolução Francesa, com uma tropa de elite: o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP); e os líderes do PT, Cândido Vaccarezza (SP); do PSDB, José Aníbal (SP); e do DEM, Ronaldo Caiado (GO). Convidados de honra do ministro da Defesa francês, Hervé Morin, vão conhecer em detalhes o acordo militar que o Brasil negocia com a França.

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É mais um lance na guerra entre os lobbies francês e alemão em torno do reaparelhamento das Forças Armadas, cujo epicentro é o projeto de construção do submarino nuclear brasileiro com tecnologia francesa. A compra de quatro submarinos do tipo Scorpène faz parte do acordo para transferência da tecnologia do casco do submarino nuclear, de dimensões avantajadas para abrigar um reator. Dona da tecnologia dos submarinos da classe Tupi, em operação na Marinha brasileira, a Alemanha torpedeia o acordo. Seria cinco vezes mais caro do que o programa alemão porque exige um estaleiro maior do que o Arsenal de Marinha e uma nova base naval, adequada às instalações nucleares e seu material radiativo, em Mangaratiba (RJ).

Aviões
Os Estados Unidos apoiam o lobby alemão porque querem vender aviões de caça supersônicos ao Brasil. Na batalha aérea, os norte-americanos conseguiram vetar os aviões Sukhoi SU-35, o preferido dos pilotos da Força aérea Brasileira, desclassificados na pré-seleção do programa F-X2. Estão na concorrência os aviões Boeing F18 E/F Super Hornet (americano), Dassault Rafale (francês) e o Saab Gripen NG (sueco). O governo francês promete ampliar o financiamento do submarino nuclear se o Brasil incluir no acordo militar com a França o Rafale, no qual Jobim deve voar.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol




A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1326 Mensagem por Marino » Ter Jul 14, 2009 9:33 am

Até a FSP entrou na dança do Globo.
Que vergonha.

A empreitada das armas

Conhecidos os processos das empreiteiras já se sabe como o negócio escorchante de compra de submarinos foi conquistado

JANIO DE FREITAS

OS INDÍCIOS DE manobras do Ministério da Defesa para forçar determinada escolha dos novos caças da FAB (agora acusam o MD de forçar a escolha de um caça) estão acompanhados, agora, da revelação (chama de revelação uma mentira grosseira, deslavada, nojenta) de que o ministro Nelson Jobim, na França, inicia a compra de quatro submarinos e um casco por preço dez vezes maior do que outra oferta, de submarinos mais qualificados. E cujo pacote, como negócio e tecnologia, é mais adequado à Marinha brasileira.

A revelação de José Meirelles Passos, repórter consagrado por muitos anos de excelente trabalho para o "Globo" nos Estados Unidos (mas que errou/mentiu de maneira estúpida na reportagem de ontem), inclui duas exigências da vendedora francesa mas tipicamente brasileiras (aqui começamos a ver um mantra de que foi a França que impôs a construção da base fora do Rio e do estaleiro): a construção de uma base naval para os submarinos superados, não reivindicada pela Marinha, e a entrega da obra à empreiteira Norberto Odebrecht. Já se sabe, portanto, quem induziu o negócio escorchante no Brasil e, conhecidos os processos das empreiteiras, como foi conquistado. O acordo é entre o Brasil e a França. A parte francesa, DCNS, contratou uma empresa brasileira, a Odebrecht, para fazer as obras civis. O mesmo ocorre com o FX2, com a Boeing, a Dessault e a Saab procurando, por motivação própria, sem participação do governo brasileiro, empresas nacionais que possam participar de seu projeto para a FAB.

Também fica compreendida uma providência: a licitação pública foi relegada. Licitação para equipamento militares, notadamente nucleares? O autor pensa que é a construção de um prédio?

Os submarinos da classe francesa Skorpène foram comprados por apenas dois países: Chile e Malásia (novamente uma reportagem não cita a Índia), que explicam as três únicas unidades dadas como ativas no mundo. Nem a própria França os utiliza. Em contrapartida, a Marinha brasileira, com quadros técnicos formados na Alemanha, já comprovou sua capacitação tecnológica na construção de quatro submarinos com projeto alemão (são os atuais Tamoio, Tapajó, Timbira e Tikuna), mais atualizados do que o Skorpène. Quadros técnicos que a alemanha se recusa a continuar a formar.

Assim como na FAB há reservas à compra do caça francês Rafale (agora começa a pressão sobre a FAB), na Marinha há reservas ao amplo negócio em torno dos também franceses Skorpène (outro jornalista que engrupiu a monografia na faculdade. Há reservas - de quem, com qual qualificação, quantos, etc). Os negócios foram articulados por Nelson Jobim e Mangabeira Unger, que para isso chegaram a viajar juntos.
É engraçado. O Ministro da Defesa e o Ministro de Assuntos Estratégicos, com a missão política delegada pelo Presidente da República, de fazer uma END e reformular as FA e o pensamento estratégico nacional, são criticados por viajarem juntos para conhecerem como as coisas funcionam em outros países, democráticos, e conhecerem o que há de moderno em termos de tecnologia militar.
Chega a ser ridículo.




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1327 Mensagem por Marino » Ter Jul 14, 2009 9:34 am

izaias freitas maia escreveu:Brasília-DF :: Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz

Batalha submarina
O ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), participa hoje das comemorações da Queda da Bastilha (1789), data de aniversário da Revolução Francesa, com uma tropa de elite: o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP); e os líderes do PT, Cândido Vaccarezza (SP); do PSDB, José Aníbal (SP); e do DEM, Ronaldo Caiado (GO). Convidados de honra do ministro da Defesa francês, Hervé Morin, vão conhecer em detalhes o acordo militar que o Brasil negocia com a França.

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É mais um lance na guerra entre os lobbies francês e alemão em torno do reaparelhamento das Forças Armadas, cujo epicentro é o projeto de construção do submarino nuclear brasileiro com tecnologia francesa. A compra de quatro submarinos do tipo Scorpène faz parte do acordo para transferência da tecnologia do casco do submarino nuclear, de dimensões avantajadas para abrigar um reator. Dona da tecnologia dos submarinos da classe Tupi, em operação na Marinha brasileira, a Alemanha torpedeia o acordo. Seria cinco vezes mais caro do que o programa alemão porque exige um estaleiro maior do que o Arsenal de Marinha e uma nova base naval, adequada às instalações nucleares e seu material radiativo, em Mangaratiba (RJ).

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http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol
Não tem anjinho neste meio.




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1328 Mensagem por Sávio Ricardo » Ter Jul 14, 2009 10:05 am

izaias freitas maia escreveu:Brasília-DF :: Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz

Batalha submarina
O ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), participa hoje das comemorações da Queda da Bastilha (1789), data de aniversário da Revolução Francesa, com uma tropa de elite: o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP); e os líderes do PT, Cândido Vaccarezza (SP); do PSDB, José Aníbal (SP); e do DEM, Ronaldo Caiado (GO). Convidados de honra do ministro da Defesa francês, Hervé Morin, vão conhecer em detalhes o acordo militar que o Brasil negocia com a França.

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É mais um lance na guerra entre os lobbies francês e alemão em torno do reaparelhamento das Forças Armadas, cujo epicentro é o projeto de construção do submarino nuclear brasileiro com tecnologia francesa. A compra de quatro submarinos do tipo Scorpène faz parte do acordo para transferência da tecnologia do casco do submarino nuclear, de dimensões avantajadas para abrigar um reator. Dona da tecnologia dos submarinos da classe Tupi, em operação na Marinha brasileira, a Alemanha torpedeia o acordo. Seria cinco vezes mais caro do que o programa alemão porque exige um estaleiro maior do que o Arsenal de Marinha e uma nova base naval, adequada às instalações nucleares e seu material radiativo, em Mangaratiba (RJ).

Aviões
Os Estados Unidos apoiam o lobby alemão porque querem vender aviões de caça supersônicos ao Brasil. Na batalha aérea, os norte-americanos conseguiram vetar os aviões Sukhoi SU-35, o preferido dos pilotos da Força aérea Brasileira, desclassificados na pré-seleção do programa F-X2. Estão na concorrência os aviões Boeing F18 E/F Super Hornet (americano), Dassault Rafale (francês) e o Saab Gripen NG (sueco). O governo francês promete ampliar o financiamento do submarino nuclear se o Brasil incluir no acordo militar com a França o Rafale, no qual Jobim deve voar.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol
Dessa eu não sabia...

A epoca do FX-1 eu tava meio que por fora dos assuntos...como foi isso???




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1329 Mensagem por EDSON » Ter Jul 14, 2009 12:08 pm

Creio eu que deve ser mentira. Pois isto é de um ingerência sem tamanho. Vetar é muito forte para uma nação soberana como a nossa e é também uma humilhação.
Vamos crer que isto não passa de desinformação.




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1330 Mensagem por Marino » Ter Jul 14, 2009 12:58 pm

Eu fui dar uma olhada no Poder naval, e o Galante continuou a apoiar o 214.
Mas para minha surpresa o tiro está saindo pela culatra, me mostrando que nem todos agem como gado. Há inúmeros comentários que merecem ser lidos, inclusive do nosso Padilha, mas os abaixo são exemplares:
1. Hornet em 14 Jul, 2009 às 3:13

Eu não sou engenheiro e nem projetista naval, e portanto não entendo nada de construção de submarinos…
Mas olhando os desenhos do U-214 e do Scorpene eu, como leigo total no assunto, percebo uma diferença enorme no design de um e de outro. O posicionamento da vela do Scorpene, o desenho mais “arredondado” e “liso” do casco etc., me parecem bem mais semelhantes aos subs nucleares que o design do 214. Será que é “só” uma questão de diâmetro (boca) de casco que está em jogo? Pra se fazer um submarino nuclear basta construir um submarino qualquer e colocar um reator dentro dele? Será que é só isso? Não sei…me parece simplificar demais a engenharia naval se for só isso…mas deixo a palavra com quem entende do assunto.
E sobre a questão dos valores, eu vi o Jobim declarar em entrevista na Band a menos de duas semanas, antres de ele viajar até a França, que nem ele mesmo ainda sabia dos valores exatos envolvendo os submarinos, pois o contrato ainda estava sendo preparado pela equipe técnica do MD. Pelo o que eu sei e todo mundo sabe existem especulações na imprensa, mas a divulgação oficial destes valores ainda não foi feita, pois o contrato integral ainda não foi concluído (o Jobim está na França, segundo ele mesmo disse na entrevista na Band, justamente para acertar esses últimos detalhes contratuais, vamos dizer assim).
Mas ainda que os valores sejam esses mesmos, cerca de 6 bilhões de Euros. Isso é caro, é barato? Não sei. Faz tempo que eu não compro um submarino, estou meio desatualizado nos preços…hehehe
O que sabemos é o seguinte, seriam 6 bilhões de Euros (ou o valor que for, pois ainda não temos esse número oficial), para a construção (e não mera compra) de 4 Scorpenes, um casco de sub nuc, um estaleiro, uma base naval para abrigá-los e o mais importante: o know how para fazer isso tudo, que também estamos comprando da França.
Quanto custa este know how? Alguém poderia me informar?
Por isso que não dá pra comparar com a compra dos Barracudas feita pela França. A França não precisa construir estaleiro, nem base, nem treinar pessoal e nem muito menos comporar know how dela mesma (o que seria non sense!!!).
Mas coloca nesta conta dos Barracudas todo o investimento francês em tecnologia, pesquisa em C&T e capacitação de pessoal, para se chegar até a construção desses 6 Barracudas…será que colocando tudo na ponta do lápis sai só essa merreca de R$ 21,5 bilhões por 6 subs? Evidentemente que não, não concordam?
O Brasil estará investindo cerca de 3 bilhões no desenvolvimento do KC-390 da Embraer…e é evidente que cada avião não sairá por este preço. É lógico. Sairá infinitamente mais barato para ser comprado.
Portanto, não estamos comprando 4 Scorpenes, estamos comprando C&T também, além de uma série de outras coisas como eu disse…
mas, deixo a discussão para quem entende do assunto, pois não entendo nada de engenharia naval e nem de construção de submarinos nucleares.
abraços a todos
1. Hornet em 14 Jul, 2009 às 6:09

cada vez que eu vejo ou leio notícias sobre os valores envolvidos na construção dos Scorpenes no Brasil eu tendo a achar que se tratam de factóides.
Como eu disse acima, o próprio Jobim ainda não sabe quais serão esses valores, pois o contrato ainda não foi concluído e só será assinado definitivamente, segundo consta, no 7 de setembro, quando a Carla Bruni (e o chato do marido dela…hehe) vem ao Brasil.
mas, pra confirmar o que eu disse, achei uma notícia que saiu no Estadão, em 17 de maio de 2009, ou seja, cerca de dois meses atrás, no qual a própria MB afirma que o valor ainda não foi fechado e que está acompanhando a elaboração final do contrato:
“O convênio de transferência da tecnologia do Scorpène também contempla o financiamento de um grupo de instituições financeiras francesas para todo o projeto, cujo valor ainda não foi fechado. É o que falta para que a Marinha comece a executar o plano. “Atualmente estamos na fase de pré-planejamento, acompanhando as discussões contratuais”, disse ao Estado o almirante de esquadra reformado José Alberto Accioly Fragelli, convocado em setembro pelo comandante da Marinha, Júlio de Moura Neto, para coordenar o Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear.”
http://www.estadao.com.br/noticias/gera ... 2283,0.htm
Contratos desta monta são demorados mesmo. Um milhão de cláusulas devem ser observadas etc. etc. etc.
Ou seja, eu gostaria de saber de onde que os “jornalistas” tiraram os valores dos subs, sendo que nem o MD e nem a MB ainda sabem qual será esse valor? A começar pelo “jornalista” que escreveu aquela matéria bizarra (pra não dizer mal intencionada) do jornal O Globo, postada anteriormente aqui no blog…
E o Tiago está correto, ele expressou o que eu queria dizer de forma mais convincente: o casco, a hidrodinâmica do casco, do Scorpene é completamente diferente do U-214.
Não se trata apenas de “boca”, mas sim de projeto, de concepção do submarino todo. O 214 é um excelente submarino convencional, mas não nos serve como etapa para um nuclear. E neste sentido, creio eu, não trocamos 6 por meia dúzia. Mas sim 6 por 600, objetivando os 6000.
e segundo a própria MB, que eu suponho que deva saber o que está falando, ao menos sabe bem mais do que eu, ainda elege mais uma vantagem do Scorpene pra cima do U-214:
“Além das peculiaridades de projeto, o Scorpène tem a vantagem de empregar os mesmos sistemas (sensores, sistema de combate, armamento, sistema de controle da plataforma etc) existentes nos submarinos nucleares franceses. Ajustes de software compatibilizam as diferentes necessidades de desempenho. Do ponto de vista logístico e de atualização tecnológica constitui diferencial respeitável.”
https://www.mar.mil.br/menu_v/ccsm/impr ... orpene.htm
O U-214 não pode nos oferecer isso.
De qualquer forma, a minha opinião pessoal é só a opinião de um leigo no assunto.
abraços a todos
ps. Eu achava que essa discussão em torno dos submarinos franceses X submarinos alemães estivesse morta desde que o Brasil optou pelo submarino nuclear…não estou entendendo esta ressureição do “defunto”…hehehe
1. Castor em 14 Jul, 2009 às 11:22

Eu tinha prometido a mim mesmo não me meter nessa discussão, mas não resisto.
Primeiro parabenizo o Hornet pelo post. Sempre lógico e brilhante. O Tiago Jerônimo e os demais foram, também, muito felizes. Mas eu só estou postando para desmistificar alguns erros que tem sido repetidos de forma insistente aqui no Blog.
O primeiro comentário é sobre a frase um negrito “A troca do U214 pelo “Scorpéne” é “uma troca de seis por meia dúzia”, se o objetivo é o desenvolvimento do projeto de um casco para acomodar nosso primeiro reator nuclear.”
O Scorpéne, com aquele diâmetro, não serve para nenhum reator. O que se quer, não é o casco, é toda uma filosofia de projeto dos cerca de 100 sistemas de bordo, todos voltados à segurança e integração com o reator. Com análise de risco em cada sistema e com soluções que diminuam as probabilidades de um evento ruim ou minimizem seus efeitos. Uma preocupação que quem só faz sub convencionais não tem. Quando formos fazer nosso sub nuc, a primeira pergunta que a autoridade nuclear (CNEN) irá fazer para licenciar será “existe algum projeto de referência? O projeto é baseado em algum outro projeto que já esteja em operação e que tenha demonstrado ser intrinsecamente seguro?
Nesse caso, para a planta propulsora teremos o labgene e para os demais sistemas da plataforma teremos o scorpene. Como alguém bem colocou, fazer um sub nuc não é pegar um sub convencional qualquer e colocar um reator lá dentro. Cada sistema de bordo depende de ou interfere com algum sistema vital do reator. Precisamos de um projeto que tenha sido feito, baseado nas mesmas regras de segurança que um nuclear, e o 214 não oferece isso.
O segundo comentário é sobre o preço. Vi os diversos comentários no post sobre a reportagem que saiu no globo. Reportagem que alardeia um fato baseado em premissa falsa: que as propostas francesa e alemã são para o mesmo objeto. O próprio blog notou isso e colocou que o valor de cerca de 900 milhões se referia a apenas dois submarinos. O que não foi postado, é que esse preço é apenas para o material, uma vez que a mão de obra seria do AMRJ. Quando se inclui o preço da mão de obra em um projeto como esse, o preço do sub passa a ser maior que o dobro (estamos falando de uma atividade, construção naval, que é labor intensive) . Ou seja, se formos construir quatro 214, pela proposta alemã, estaremos gastando 4 bi de euros. A diferença, no pacote com os franceses é que vamos construir uma base, um estaleiro, um sub nuc que deve ser o dobro de um convencional e …????? Não dá para comparar preços sem saber exatamente o que está no objeto. O Galante, por exemplo, ao escrever esse post disse que o preço de 6 Barracudas será 21 bi de reais (baseado em uma reportagem postada aqui no Blog) Quando ele escreveu Quo Vadis ele disse que o preço estimado de 2006 para o barracuda era de 1,9 bi de euros, o que daria para os seis, 31 bi de reais. Qual o valor que está certo? O que está embutido em cada caso? Quando nos referimos ao preço de um navio, podemos estar falando do preço total sem equipagem, do preço total com equipagem, do preço sem os sistemas de armas, do preço de construção no estaleiro (que por sua vez pode ter alguns equipamentos fornecidos pelo armador e não estar incluído no preço) e, finalmente, do preço de construção, que computa apenas a mão de obra. Se quisermos comparar, temos que estar com o objeto muito bem definido, se não, é só deitar falação.
Parabéns à estes que pensam e questionam.




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1331 Mensagem por Sávio Ricardo » Ter Jul 14, 2009 1:03 pm

EDSON escreveu:Creio eu que deve ser mentira. Pois isto é de um ingerência sem tamanho. Vetar é muito forte para uma nação soberana como a nossa e é também uma humilhação.
Vamos crer que isto não passa de desinformação.
Por isso que achei estranho Edson...




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1332 Mensagem por tykuna » Ter Jul 14, 2009 1:23 pm

Nota Poder Naval

--------------------


Seis por meia dúzia

O Poder Naval Online e o BlogNAVAL vêm há bastante tempo tratando do tema do submarino nuclear brasileiro em dezenas de artigos e posts mostrando em profundidade a questão.
No nosso entendimento, já dizíamos no início de 2008 que o “Scorpène” não atenderia à necessidade da Marinha do Brasil, pois o mesmo não possui um diâmetro (boca) de casco que comporte o reator nuclear brasileiro.
A alternativa seria outro casco mais largo, como o do “Turquoise” (um Rubis/Amethyste com propulsão convencional) ou a Marinha entrando de sócia no novo SSN classe “Barracuda”. Isso já tinha sido esclarecido aqui!!
A troca do U214 pelo “Scorpéne” é “uma troca de seis por meia dúzia”, se o objetivo é o desenvolvimento do projeto de um casco para acomodar nosso primeiro reator nuclear.
Pelo que lemos e estudamos sobre submarinos nesses anos, a Marinha do Brasil só estaria fazendo um bom negócio se já partisse direto para um casco de submarino que comportasse nosso primeiro reator nuclear. Isso sim seria “queimar etapas”.
Construir quatro submarinos convencionais “Scorpène”, para só depois partir para o projeto de um submarino nuclear será desperdício de tempo e dinheiro, pois o Brasil já têm experiência na construção de submarinos convencionais. O que precisamos é de um casco de submarino com largura suficiente para receber o reator que está sendo construído em São Paulo.
Como já foi constatado, a França vai pagar R$ 21,5 bilhões por 6 SSN “Barracuda” e o Brasil terá de pagar R$17,6 bilhões por 4 SSK “Scorpène” e o casco de um SSN. Ou seja, no final, o dinheiro do Brasil é que vai financiar a maior parte dos novos submarinos nucleares da França.
NOTA DO BLOG: É bom ler atentamente o que está definido no acordo de transferência de tecnologia de submarinos assinado com a França:
Acordo entre o Brasil e a França na área de submarinos




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1333 Mensagem por Grifon » Ter Jul 14, 2009 2:01 pm

Do Blog PN

[quote=""Galante"]
Amigos, vou tentar ser mais claro: formato de submarino não tem nada a ver com a propulsão.
O primeiro submarino nuclear do mundo, o USS Nautilus, tinha o casco do mesmo formato do submarino alemão Tipo XXI, da 2GM.

[/quote]

meu deus... e o cara é um dos editores de um blog dedicado ao assunto. :?




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1334 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jul 14, 2009 2:09 pm

Nossa... Nessas horas eu não queria ser Editor de um site, ou queria ter um cadastro fake, ou queria ser menos ético. :roll:




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1335 Mensagem por Paisano » Ter Jul 14, 2009 2:20 pm

Marino escreveu:Outra coisa, onde está a carta enviada pelo MD?
Por qual motivo não foi publicada na íntegra, para os leitores avaliarmos, interpretarmos, por nós mesmos?
Ô gado...
Este é o motivo da Petrobras ter criado um blog e sempre postar no mesmo as perguntas, com as respectivas respostas, enviadas pelos jornalistas.




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