Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#196 Mensagem por U-27 » Qui Jul 09, 2009 10:40 am

P44 escreveu:tereis de migrar para a sibéria, para ficar perto da sombra protectora capitalista de Moscovo [003]



(ou será Pequim....?)

é, a china tambem é um novo forte do capitalismo, junto com o vietnam, ehuaheuaheuae

mas eu prefiro moscou

8-]




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#197 Mensagem por Paisano » Qui Jul 09, 2009 4:17 pm

P44 escreveu:
izaias freitas maia escreveu:Defesa@Net 09 Julho 2009
Reinaldo Azevcedo 08 Julho 2009 Blog Reinaldo Azevedo
Guerra Bolivariana
O Plano Macabro de um Delinqüente Internacional
(Reinaldo Azevedo comenta artigo do jornal Hondurenho El Heraldo -
Chávez planeaba una masacre en Honduras)

só por curiosidade, fui pesquisar quem seria esse autor de um artigo tão equidistante e imparcial :mrgreen:

apoiou a invasão do Iraque e a candidatura de McCain. Também expressou sua descrença com as teorias do aquecimento global.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reinaldo_Azevedo

por acaso não escreve para o "midiasemmascara" também, esse -SAUDOSO- clarim da liberdade e da democracia? 8-]
Reinaldo Azevedo? Aff... :roll:

E cá entre nós: Tá ficando difícil ler algo no DEFESANET. Já faz um bom tempo que esse site enveredou para o histerismo de direita.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12888
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#198 Mensagem por rodrigo » Qui Jul 09, 2009 4:58 pm

Eu prefiro opiniões mais equilibradas e recheadas de bom senso

02 de julho de 2009


Honduras: um golpe pelo controle do continente

Por Marcelo Salles

Golpe de Estado em Honduras?! Ué, mas essa época de golpes na América Latina não havia terminado? Agora a região não vive um período democrático? Não era por isso que aquele papo de “revoluções e ideologias” estava fora de moda, sendo cultivado apenas por uma meia dúzia de românticos saudosistas?

Pois é, mas foi o que aconteceu. Para o desgosto das corporações de mídia e seus representados, as contradições políticas e sociais ficam cada vez mais evidentes no continente americano. E quando as contradições ficam evidentes, as tenebrosas transações, que adoram a calmaria, começam a aparecer. E máscaras começam a cair.

No domingo pela manhã, 28 de junho, cerca de 200 soldados seqüestraram o presidente Manuel Zelaya e o enviaram à Costa Rica. Segundo a rádio local “Es Lo De Menos”, vários integrantes do gabinete foram presos e existem ordens de prisão para dirigentes de movimentos sociais, como a Via Campesina. A Telesur informou que também foram seqüestrados os embaixadores de Cuba, Venezuela e Nicarágua. O presidente do Congresso, Roberto Micheletti, assumiu o poder com o apoio do das Forças Armadas e do Judiciário.

No dia do golpe os telefones celulares não funcionaram, assim como a eletricidade em alguns pontos deste país de 8 milhões de habitantes – o que prejudicou muito o trabalho da imprensa independente (sem que isto tenha sido alvo de críticas como no caso iraniano).

A Organização dos Estados Americanos deu prazo de 72h para a recondução de Zelaya à presidência, sob pena de expulsão de Honduras de seus quadros. Não houve um país sequer a defender os golpistas, pelo menos em público. Brasil, Itália, Colômbia e outros países chamaram de volta seus diplomatas. Lula disse que não vai reconhecer o novo governo. A Venezuela de Chávez ameaçou usar a força. Paralelamente, movimentos sociais e partidos de esquerda no mundo todo divulgaram notas e organizam manifestações de rechaço ao golpe.

Por outro lado, os Estados Unidos mantiveram uma posição dúbia. Apesar da declaração de Barack Obama, que pediu respeito às “normas democráticas”, a secretária de Estado Hillary Clinton negou o corte das relações comerciais e o embaixador estadunidense segue no país, o que caracteriza ao menos conivência com os golpistas.

Os bastidores

Os interesses estadunidenses começam a ficar mais visíveis quando olhamos para a balança comercial de Honduras: os EUA são o destino de 70% das exportações (café, bananas, camarões, lagostas, carne, zinco e madeira), ao passo que 55% das importações vêm do mesmo país, com destaque para máquinas e equipamentos para transporte, matérias primas para indústria, produtos químicos e combustíveis. O déficit hondurenho gira em torno de US$ 1 bilhão.

A CIA destaca em sua página na Internet que “investimentos em fábricas de maquilagem e setores de exportação não-tradicionais vem começando a diversificar a economia”. Talvez o projeto ianque para o país fosse transformá-lo, gradualmente, em base de trabalho escravo e semi-escravo, assim como fazem no Haiti e na República Dominicana, onde os trabalhadores recebem 1 ou 2 dólares diários para produzir calças, agasalhos e tênis que depois serão vendidos a preços duzentas vezes maiores nos países desenvolvidos.

Outro dado importante é sua localização geográfica. Honduras está no centro da América Central, entre Nicarágua, El Salvador e Guatemala. O domínio de seu território é, portanto, fundamental para manter todo o continente sob controle. Na década de 1980 isso ficou muito claro quando os EUA transformaram Honduras numa base militar de onde atacavam o governo sandinista na Nicarágua – isso com o dinheiro sujo da venda de armas para o Irã – e assim impediam a disseminação do ideário marxista pela região. E hoje em dia, quando os EUA perdem influência na América do Sul, é fundamental reter o controle sobre o restante da América Latina.

O golpe de 29 de junho acontece justo no momento em que Zelaya se aproximava da Alternativa Bolivariana para as Américas. Seguindo o exemplo dos governos sul-americanos que mudaram suas Constituições, o presidente deposto queria incluir nas eleições gerais de 29 de novembro uma consulta para aprovar a convocação de uma Assembléia Constituinte. Como o Congresso e o Judiciário haviam negado essa possibilidade, Zelaya decidiu seguir adiante com a consulta, ainda que seu valor fosse apenas simbólico. Como os militares se recusaram a distribuir as urnas, o presidente demitiu o chefe do Estado Maior Conjunto, Romero Orlando Vasquez Velasquez, que não acatou a ordem e teve apoio dos demais comandantes castrenses, assim como do Congresso e do Judiciário.

A Escola das Américas

Vasquez é graduado na Escola das Américas, assim como outros militares hondurenhos – e latino-americanos em geral. Por pelo menos duas vezes Honduras foi diretamente controlada por ditadores formados na Escola das Américas (1975 e 1980). O congressista estadunidense Joseph Kennedy disse certa vez: “A Escola das Américas do Exército dos Estados Unidos é uma escola que produziu mais ditadores do que qualquer outra escola do mundo”.

No dia 1º de julho, o presidente golpista decretou Estado de Sítio. Qualquer pessoa pode ser detida em qualquer lugar e ser mantida na prisão sem acusação formal. As liberdades civis foram suspensas, o toque de recolher foi imposto e os cidadãos estão proibidos de se manifestarem. Apesar de tudo isso, o povo hondurenho segue nas ruas. Segundo Arturo Wallace, correspondente da BBC, cerca de duas mil pessoas protestam contra a ditadura recém-instaurada. O jornalista disse ainda que “os meios de comunicação transmitem apenas a versão oficial e os canais de notícias internacionais, como a CNN e a Telesur, estão fora do ar”.

As corporações de mídia no Brasil receberam a notícia do golpe com cautela. Apesar de a CNN ter entrado na cobertura no próprio domingo, a TV Globo, maior emissora do país, não interrompeu sua programação e deixou o assunto para segunda-feira. Na quarta-feira à noite, a matéria do Jornal da Globo não usou o termo “ditadura” e apenas uma vez falou em “golpe”. Em nenhum momento contextualizou os interesses dos EUA na região. Para mostrar “imparcialidade”, ouviu um cidadão a favor e outro contra “a crise política” instaurada no país.

O golpe de Estado em Honduras é mais um capítulo na disputa pela hegemonia na região. De um lado, o bloco de esquerda encabeçado por Hugo Chávez. De outro, o velho esquema capitalista patrocinado pelos ianques. A posição de Zelaya é delicada, pois seus inimigos controlam os outros dois poderes da República (Judiciário e Legislativo), além das Forças Armadas. E contam com o apoio financeiro dos EUA. A seu lado estão os movimentos sociais, que mostraram boa capacidade de mobilização, e a comunidade internacional – que no geral não parece muito disposta a converter os discursos em ações.

Os próximos dias dirão se Honduras seguirá sob o controle estadunidense ou se as forças populares conseguirão redefinir os rumos desse país centro-americano e, por extensão, varrer o imperialismo do continente. Seja como for, delineia-se na região um cenário de embate, vivo, que escancara a atualidade de golpes e revoluções, de utopias e romantismos. Um contexto que não interessa ao capitalismo internacional porque torna visíveis suas mentiras e contradições; e que, por isso mesmo, deve ser aproveitado por quem luta por um mundo mais justo, humano e solidário.



Marcelo Salles, jornalista, é coordenador de Caros Amigos no Rio de Janeiro, editor do Fazendo Media (http://www.fazendomedia.com) e integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

http://carosamigos.terra.com.br/




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#199 Mensagem por Enlil » Qui Jul 09, 2009 5:19 pm

Paisano escreveu:
P44 escreveu:
só por curiosidade, fui pesquisar quem seria esse autor de um artigo tão equidistante e imparcial :mrgreen:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reinaldo_Azevedo

por acaso não escreve para o "midiasemmascara" também, esse -SAUDOSO- clarim da liberdade e da democracia? 8-]
Reinaldo Azevedo? Aff... :roll:

E cá entre nós: Tá ficando difícil ler algo no DEFESANET. Já faz um bom tempo que esse site enveredou para o histerismo de direita.
Tens toda razão Paisano. Antigamente lia o Defesanet diariamente, agora eventualmente dou umas linkadas por lá. Depois q o site começou a ser "patrocinado" tornou-se excepcionalmente chapa-branca e pró-Estableshiment...




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#200 Mensagem por Enlil » Qui Jul 09, 2009 5:25 pm

rodrigo escreveu:Eu prefiro opiniões mais equilibradas e recheadas de bom senso

02 de julho de 2009


Honduras: um golpe pelo controle do continente

Por Marcelo Salles

Marcelo Salles, jornalista, é coordenador de Caros Amigos no Rio de Janeiro, editor do Fazendo Media (http://www.fazendomedia.com) e integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

http://carosamigos.terra.com.br/
Excelente texto Rodrigo, em síntese, os "pequenos grandes detalhes" do caso hondurenho...




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28558
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#201 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 09, 2009 6:23 pm

Pera aí, é o Rodrigo mesmo que postou esse texto?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5320
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceu: 218 vezes
Agradeceram: 528 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#202 Mensagem por delmar » Qui Jul 09, 2009 6:50 pm

Bolovo escreveu:Pera aí, é o Rodrigo mesmo que postou esse texto?
Mas bah tche! Que artigo mais isento o vivente me arrumou. Resumindo a culpa é dos americanos, e da CIA, como sempre. "Os próximos dias dirão se Honduras seguirá sob o controle estadunidense ou se as forças populares conseguirão redefinir os rumos desse país centro-americano e, por extensão, varrer o imperialismo do continente." Vá ser isento assim na Coréia do Norte.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#203 Mensagem por Enlil » Qui Jul 09, 2009 7:01 pm

delmar escreveu:
Bolovo escreveu:Pera aí, é o Rodrigo mesmo que postou esse texto?
Mas bah tche! Que artigo mais isento o vivente me arrumou. Resumindo a culpa é dos americanos, e da CIA, como sempre. "Os próximos dias dirão se Honduras seguirá sob o controle estadunidense ou se as forças populares conseguirão redefinir os rumos desse país centro-americano e, por extensão, varrer o imperialismo do continente." Vá ser isento assim na Coréia do Norte.

saudações
Bolovo escreveu:Pera aí, é o Rodrigo mesmo que postou esse texto?
Bolovo: Também estranhei, sobretudo por nossas divergências em alguns tópicos. No entanto, o fórum existe para isso, debate de idéias...

Delmar, creio q o artigo não é nenhuma "teoria da conspiração" de sei lá quem; de fato, os EUA sempre tiveram um papel central na política interna e externa hondurenha durante as últimas décadas, sobretudo por seu "auxílio" econômico, militar, não só em equipamentos para as FA's hondurenhas, mas pelo fato de haverem bases americanas no país, inclusive para operações clandestinas na Nicarágua... Enfim, como sabemos, esse "auxílio" sempre teve como prerrogativa seguir diretrizes em consoância com as Washington...




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28558
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#204 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 09, 2009 7:24 pm

Sei lá, ainda acho que zuação do Rodrigo. :mrgreen:

Eu até concordo com alguns desses textos, mas sempre odeio o uso excessivo de retóricas, chavões e etc. Como disse o delmar, fica isento por demais as vezes. Já é até um clichê, todo mundo aqui na USP já escreveu um texto assim. [003]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12888
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#205 Mensagem por rodrigo » Qui Jul 09, 2009 7:30 pm

Sei lá, ainda acho que zuação do Rodrigo.

:wink:




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#206 Mensagem por Enlil » Qui Jul 09, 2009 7:30 pm

Sim, concordo, mas tirando-se os chavões não há como se negar os fatos...




Avatar do usuário
Izaias Maia
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 5:51 am
Localização: Eusébio -CE
Agradeceu: 9 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#207 Mensagem por Izaias Maia » Qui Jul 09, 2009 7:33 pm

Micheletti llega a Costa Rica para dialogar con el depuesto Zelaya
Micheletti saluda tras aterrizar en San José, Costa Rica. | AP
Imagem
Efe | San José
Actualizado jueves 09/07/2009 19:11 horas

El presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, llegó a Costa Rica para iniciar, con la mediación del presidente Óscar Arias, el diálogo en busca de una solución a la crisis de su país tras el golpe de Estado en contra de Manuel Zelaya del pasado 28 de junio.

Al aterrizar, Micheletti leyó un declaración en la que agradeció a Arias por el apoyo en las gestiones para el diálogo y aseguró que confía en poder hallar una salida al conflicto.

"Trabajaremos incansablemente para alcanzar una solución exitosa a la presente situación y tenemos plena confianza en que la hallaremos en el marco de nuestra Constitución, la cual garantiza la libertad de todos los hondureños", dijo.

Micheletti destacó que confía en "que en la mediación que hoy se inicia, Arias hará uso de su diplomacia para llevarnos a una solución rápida y aceptable dentro del marco y el imperio de la ley hondureña".

Micheletti y su delegación fueron recibidos por el canciller costarricense, Bruno Stagno, y otros funcionarios de protocolo del gobierno y se espera que el encuentro con el destituido presidente Manuel Zelaya y con Arias se inicie cerca del mediodia (20.00 hora peninsular española).

La reunión con Arias es el primer acercamiento entre Zelaya y Micheletti para buscarle una salida a la grave crisis política que vive Honduras, aunque los dos llegan a Costa Rica manteniendo, aparentemente, sus posiciones. Zelaya exige "la restitución" de su Gobierno, mientras que Micheletti sostiene que eso "no es negociable".

http://www.elmundo.es/elmundo/2009/07/0 ... 59263.html




A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28558
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#208 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 09, 2009 7:36 pm

rodrigo escreveu:
Sei lá, ainda acho que zuação do Rodrigo.

:wink:
Ah, esse Rodrigo... [003]

Abraços!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#209 Mensagem por Enlil » Qui Jul 09, 2009 7:37 pm

rodrigo escreveu:
Sei lá, ainda acho que zuação do Rodrigo.

:wink:
Tá ficando malandrinho héim :wink:...




Avatar do usuário
REGATEANO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1211
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 4:40 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#210 Mensagem por REGATEANO » Qui Jul 09, 2009 10:18 pm

Vocês desqualificam o artigo do Reinaldo Azevado. Tudo bem, ele as vezes exagera um pouco, tem posições equivocadas em outras ocasiões, mas é um jornalista muito respeitado e sua argumentação foi baseada em provas consistentes.
O Chavez realmente comandou a citada "operação" ao vivo!




Responder