Braço Forte- A END do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: Braço Forte- A END do EB

#106 Mensagem por jauro » Dom Jul 05, 2009 6:31 pm

Na sua palestra para a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, o Min NJ já passou a Estrt BF, de acordo com o que o EB já planejou em termos de ARTICULAÇÃO.


Imagem

Ele deve ter explicado com suas palavras, mas para quem não ouviu, a legenda está fraquíssima.

Os PEF não foram colocados nem 21 e nem 28, mas 33 PEF.
Nas Bdas foram colocadas existentes, futuras e transferidas. Mas no final com boa vontade dá para ver todas.
Se alguém souber numerar as estrelas(Bda) eu nomeio e localizo.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: Braço Forte- A END do EB

#107 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 06, 2009 7:49 pm

Alguém aí sabe fazer reza braba ou tem muita intimidade com algum santo predileto de NS lá em cima pra isso tudo aí sair do papel? :wink:

abraços




Carpe Diem
Avatar do usuário
tykuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1086
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 11 vezes

Re: Braço Forte- A END do EB

#108 Mensagem por tykuna » Ter Jul 07, 2009 11:43 pm





Imagem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: Braço Forte- A END do EB

#109 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 09, 2009 3:43 pm

A politica é a política. Os políticos são os políticos.




Carpe Diem
ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Braço Forte- A END do EB

#110 Mensagem por ciclope » Qui Jul 09, 2009 8:27 pm

Peço a todos os santos todos os dias para que tudo isso se realize.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Braço Forte- A END do EB

#111 Mensagem por Marino » Sáb Jul 11, 2009 8:17 pm

Sobre o plano "Amazônia Protegida":
http://itv.netpoint.com.br/ccse/principal.asp?id=162




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
gil eanes

Re: Braço Forte- A END do EB

#112 Mensagem por gil eanes » Ter Ago 04, 2009 10:19 pm

Vcs já assistiram Band of Brothers?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Braço Forte- A END do EB

#113 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 04, 2009 10:26 pm

gil eanes escreveu:Vcs já assistiram Band of Brothers?
Já. E o que tem a ver com o tópico? :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
gil eanes

Re: Braço Forte- A END do EB

#114 Mensagem por gil eanes » Ter Ago 04, 2009 10:32 pm

Bolovo escreveu:
gil eanes escreveu:Vcs já assistiram Band of Brothers?
Já. E o que tem a ver com o tópico? :mrgreen:
Me fez lembrar da velha infantaria.

Enquanto se discutem sobre as transformações das Bda Mtz em Mec e reestruturação da Cav, sob a óptica da nova END, lembrei-me da Inf Pqd, assim como mostrada na série, após tocar o solo, "vira" e simplesmente age como infantaria.




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: Braço Forte- A END do EB

#115 Mensagem por jauro » Sex Ago 14, 2009 9:53 pm

Entrevista com o General Villas Bôas - EME/7ª Subchefia

http://itv.netpoint.com.br/ccse/principal.asp?id=184




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Braço Forte- A END do EB

#116 Mensagem por Guerra » Dom Ago 16, 2009 3:13 pm

gil eanes escreveu:Me fez lembrar da velha infantaria.

Enquanto se discutem sobre as transformações das Bda Mtz em Mec e reestruturação da Cav, sob a óptica da nova END, lembrei-me da Inf Pqd, assim como mostrada na série, após tocar o solo, "vira" e simplesmente age como infantaria.
Acho que entendi o que quer dizer, gil. Você tem medo que a nossa infantaria sendo mecanizada deixe de lado eu lado infantaria a pé. Se for isso, eu acho que não corremos esse perigo. Primeiro que a maior parte da nossa infantaria (selva, montanha, leve e PQDT) vai permancer sendo infantaria a pé. O que muda é que essa infantaria "pura" (digamos assim) deixa de ser nossa base. Nossa doutrina vai evoluir em cima dessa base. Nas escolas quando os alunos vão estudar tatica de infantaria estuda a infantaria mecanizada (ou blindada), quando na verdade nossa base é a pé. Mas quando alguém vai fazer um estudo especifico sobre a infantaria, como por exemplo, a introdução de uma nova arma, existe essa limitaçõ. Nossa base é a infantaria a pé.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
PQD
Sênior
Sênior
Mensagens: 2342
Registrado em: Seg Mai 28, 2007 4:38 pm
Agradeceram: 6 vezes

Re: Braço Forte- A END do EB

#117 Mensagem por PQD » Qua Ago 19, 2009 10:45 am

jauro escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Uma questão, o plano é colocar a Brigada Pára-quedista ao pé da Brigada de Operações Especiais, então porque não colocam as duas brigadas numa unica unidade?

Se colocarem tudo no mesmo sitio, cria-se uma ZL, carreiras de tiro, uma aérea de guera em zonas urbanizadas, meios de treino para saltos (Torres, túnel de vento, pista de aviação com meios aéreos permanentes), etc.

Ou seja, rentabilizava-se o investimento e não se ficava com duas brigadas com esta importância a menos de 100 km uma da outra.
Sou obrigado a fazer algumas ressalvas.
O fato de se colocar as duas brigadas no Brasil Central é para atender em melhores condições ao princípio da estratégia da mobilidade e da presença em qualquer ponto do território nacional.
Quanto ao emprego, as finalidades das Bda Pqdt e Bda Op Esp são muito diferentes. A primeira tende, uma vez no solo, ao emprego idêntico ao da infantaria a pé, enquanto que a outra tem um emprego especializado, desconhecido até da maioria militar e que concerne em ações de infiltração e sabotagem dentro do território inimigo, preparação de áreas, material e pessoal para atuação como agentes de resistência. Normalmente atuam sózinhos e isolados e sem tropa sob seu Cmdo. Existe inclusive uma diferença muito grande entre os Comandos e os FE, quanto mais entre as tropas só Pqdt e Tropas Especiais.
Mesmo assim a distância de Anápolis para Goiânia é de 55Km.
por questoes de simples redundancia, alocar para utilização no mesmo aéroporto e no mesmo espaço fisico(mesma cidade), duas grandes unidades não é estrategicamente seguro e coerente, entao pensou-se em uma redundancia(em cidade proxima), não se esqueçam que na paraquedista temos os Pre's, tao operacionais e bem adestrados quanto qualquer comandos... entao cada grande unidade em locais diferentes redundando entre si para o emprego. Os comandos e Fe's tem emprego muito mais restrito, o que nao significa que por serem especiais não sabem de tudo, um Fe não é melhor artilheiro que um efetivo da artilharia, se me entendem a ilustração(cada um no seu quadrado). Alem do mais exitem muitos comandos e Fe na paraquedista, assim como em outras unidades. BOESP e BPQDT tem empregos no geral diferentes, mas discordo que a PQdt no chao esta para qualquer unidade de infantaria, alias somente a BOEP e BPQDT vao atras da linhas, sabotagems, emprego em selva( nao de igualdade de condiçoes como os BIS) por exemplo o BIL super bem adestrada para a finalidade dela nao é a mais indicada em selva, mas sim a BIS prioritariamente assim podendo, dependendo do caso BPQDT OU BOEP. um Prec pode operar em montanha, entao a PQdt no chao não é somente um infantaria normal o emprego é inclusive mais variado que a BOEP que também pode. Uma unidade pouco falada para operações especiais em aeroportos, aeronaves é o Binfa da aeronaltica, muito boa unidade. Quanto mais especifica a unidade mais dificil o emprego, quanto mais versatil mais ela é empregada = a mais operacinal.




Editado pela última vez por PQD em Qua Ago 19, 2009 10:01 pm, em um total de 1 vez.
Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: Braço Forte- A END do EB

#118 Mensagem por jauro » Qua Ago 19, 2009 7:39 pm

A primeira tende, uma vez no solo, ao emprego idêntico ao da infantaria a pé,
Quando me referi ao emprego idêntico, estava vizualizando o emprego doutrinário de uma Bda Inf Pqdt e não de uma Fração, Cia ou Btl Pqdt. Claro que dentro de frações menores, a tropa Pqdt pode receber inúmeras missões, até porque ela já está dentro do território do Ini, depois do envolvimento vertical. Agora, a missão Pcp da Bda Pqdt é bloquear (defender) um objetivo (missão típica de Infantaria), até a junção com tropas Bld ou Mec.
mas discordo que a PQdt no chao esta para qualquer unidade de infantaria,


Também discordo.QUALQUER unidade de Infantaria não.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
PQD
Sênior
Sênior
Mensagens: 2342
Registrado em: Seg Mai 28, 2007 4:38 pm
Agradeceram: 6 vezes

Re: Braço Forte- A END do EB

#119 Mensagem por PQD » Qua Ago 19, 2009 10:11 pm

jauro escreveu:
A primeira tende, uma vez no solo, ao emprego idêntico ao da infantaria a pé,
Quando me referi ao emprego idêntico, estava vizualizando o emprego doutrinário de uma Bda Inf Pqdt e não de uma Fração, Cia ou Btl Pqdt. Claro que dentro de frações menores, a tropa Pqdt pode receber inúmeras missões, até porque ela já está dentro do território do Ini, depois do envolvimento vertical. Agora, a missão Pcp da Bda Pqdt é bloquear (defender) um objetivo (missão típica de Infantaria), até a junção com tropas Bld ou Mec.
mas discordo que a PQdt no chao esta para qualquer unidade de infantaria,


Também discordo.QUALQUER unidade de Infantaria não.
[009]




Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
Responder