JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: JAS-39 Gripen

#7426 Mensagem por gaitero » Qua Jul 08, 2009 11:24 am

Sintra escreveu:
orestespf escreveu:Sintra, sua música está correta, mas o tom está errado, se me permite comentar. :wink:

Grande abraço,

Orestes
Orestes

Tem razão :oops:

É interessante como o facto de não vermos o nosso interlocutor nos priva de imensa informação. Toda a parte da "paralinguistica" (expressões, tom de voz, movimentos de braços, etc) desaparece num meio como é este, um forúm.
Depois de reler o texto, apercebo-me de que este passa uma mistura de arrogância intelectual (aqui admito, mea culpa, tenho tendencia para sofrer a minha dose de "Hubris") com agressividade, o que é perfeitamente desnecessário.
O meu registo habitual anda entre uma certa dose de humor (por vezes bastante negro) com alguma descontracção...

Gaiteiro

De forma alguma quis "apoucar" a sua opinião com o meu texto, discordo profundamente com aquilo que você "acha", mas respeito opiniões diferentes, inclusivamente a sua.

Abraço
De maneira nenhuma meu caro. O que eu mais gosto é quando vejo que meus comentários são bem respondidos e sem apelação..

O que eu não gosto é quando pessoas ser argumentos rebatem minhas opiniões, mas como bem colocado pelos nossos colegas, sua resposta ficou muito boa... :wink:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: JAS-39 Gripen

#7427 Mensagem por gaitero » Qua Jul 08, 2009 11:40 am

Sintra escreveu:
gaitero escreveu: Claro não é Portugal que pode ser o único operador de um caça ultrapassado como é o Gripen, por décadas, não é mesmo?

Nem considero os inputs norte americanos no gripen que são muitos, muito mais do que você pensa, na verdade toda a parte suéca é de fato americana com leves ajustes, o estabilizador é uma evolução do utilizado pelo F-16, o motor é do F-18... Isto sem contar que os itens a serem desenvolvidos pelos demais países, vamos citar o Radar Italiano, podem vir a ter inputs norte americanos e mesmo se não tiver, na hora do vamo ve quem manda nessa poha são os EUA e os fornecedores vão baixar a cabeça e dizer sim senhor...

Não posso ver a história AM-X se repetindo, desenvolver um caça é uma coisa, depender de outros para isto, principalmente quando este quer a todo custo te ferrar é outra...

ZERO é a nota que a FAB deve receber por ter excluido nossa única chance de sucesso, que seria o paK-Fa, agora é chorar as maguas e buscar o melhor, que seria ao menos uma posição de destaque no cenário internacional...

Portugal?!
AMX?!
Unica chance de sucesso?!
Radar Italiano com "inputs Americanos"?!

O "Selex 1000E/RAVEN" é composto por um Back end da SAAB e uma antena AESA feita em EDIMBURGO, na Escócia, por uma equipa maioritariamente BRITÂNICA, liderada por um senhor chamado Jonh Roulston, a morada é esta:
Crewe Toll
Ferry Road
Edinburgh
EH5 2XS
Existem dois compounds, encontra a equipa no compund "Phase 2".
E sim, a sede da Selex é na Itália.

O radar e os sistemas EW que vão equipar o futuro PAK-FA NÃO vão ser os mesmos que vão equipar o SU-35 (pelo menos acertou nos motores, vá lá, já não é mau).
A ideia de que a Sukhoi vai instalar o Tikhomirov NIIP IRBIS E no seu futuro caça depois de já terem saido não sei quantas noticias de fontes confiáveis Russas nos ultimos três anos a confirmar que o PAK FA vai ter um radar AESA, é inenarrável.

A Russia NUNCA ofereceu a construção de caças no Brasil para a aquisição de 36 aviões, isto que fique bem claro.
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
Está claro agora?
Se fossem mais, ai, provavelmente a conversa era outra.

O Motor utilizado pelo Gripen A/B/C/D é o GEF404 do F/A-18A/B/C/D Hornet, o utilizado pelo NG é o do GEF414, utilizado pelo F/A-18E/F SuperHornet, tendo em conta a quantidade ENORME de material americano utilizado pelas Forças Armadas Brasileiras qual é que é o problema? Os Blackhawks acabadinhos de comprar vieram de aonde? Da China? E os MK48 vieram do Paquistão?


Ainda bem que falou na história do AMX. Portanto, se eu bem percebi a sua solução era a aquisição de umas dezenas de caças de 16/18 toneladas limpos que sofrem exactamente do mesmissimo problema do Gripen NG, uma versão avançada de um avião já existente, com alterações extruturais extensivas e ainda sem nenhuma encomenda (para quem não sabe e apesar de todas as declarações de Mikhail Pogosyan de que as primeiras entregas eram para 2011, de Aleksandr Zelin ou mesmo do próprio Putin, a Força Aérea Russa ainda não contratualizou nenhum SU-35, esperemos que esteja para breve).
Portanto um avião completamente incompativel com tudo o que a FAB opera, ENORME, com custos de operação elevadissimos...
Nós estamos a falar da FAB, lembra-se?
Aquela Força Aérea com quase o dobro do pessoal da RAF mas com metade dos esquadrões de combate e que tem dificuldades em manter os pilotos de F-5E e AMX a voar pouco mais de 100 horas/ano.
É claro que o avião ideal para uma tal força aérea é uma bisarma do tamanho do SU-35! Porque não um TU-128?
E depois para completar, coloca-se uma cereja no bolo, investe-se uns biliões de dólares num avião que ainda não saiu do chão, o PAK-FA...
Mas que grande ideia, portanto o Gripen NG é muito "caro" e é um "risco", mas o SU-35 e (melhor ainda) um aparelho que ainda nem protótipo tem é uma excelente ideia!
Se eu já vi uma receita de como escavacar o budget de uma Força Aérea com dificuldades financeiras "this is it"!
Primeiro passo, compra-se aparelhos enormes, com consumos de combustivel elevadissimos e sem qualquer compatibilidade/valência com o resto da frota. Segundo passo, investe-se uma porrada de dinheiro num projecto que o protótipo era para ter voado em 2006 e que ainda não saiu do chão! Voilá, ninguém sai do chão em 2018...

O projecto que você tanto gosta foi oferecido à FAB, foi avaliado por uma equipa TÉCNICA pluridisciplinar da FAB, a FAB não gostou do que viu, disse que não.

Como se diz por estes lados "temos pena", ou como dizem os anglo americanos "get over it".
Mas vamos lá.

Todas as forças hoje gastão montanhas de dinheiro para pagar funcionários e manter as bases/quartéis e tudo mais, este ponto concordo 100%, a primeira etapa necessária para transformar nossas forças e torná-las mais eficientes seria uma readequação completa, que hoje faz muita falta. O que eu não concordo é que, sabendo disso, sabendo que este é o principal problema, porque ao invés de propor soluções à resolve-lo tornando nossa força eficiente, tenta-se propor soluções adequadas ao cenário atual, com todas estes problemas por ti citados? Adianta remendar? Adianta continuar com esta força ineficiente e com meios inadequados à realidade Brasileira, que hoje já é o 9 maior PIB do Mundo, tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, é o 5 maior país do mundo, tem a maior reserva ambiental do mundo, as maiores jazidas minerais do mundo.

Com relação ao PaK-Fa e a oferta Russa, o numero de unidades era 72. Se a FAB comprar apenas 36 caças como você diz, então a proposta Sueca será ainda pior, porque o Brasil será o único país no mundo operando o dito, e ainda serão míseros 36 caças, não faria sentido nem mesmo todo o investimento que o Brasil terá de desembolsar para desenvolver um caça, se for para comprar apenas 36 caças.

Ao contrário do que talvez tenha deixado transparecer, não defendo com unhas e dentes o Su-35, defendo é uma mudança de atitude da FAB que ao invés de realizar concorrências e adquirir um caça sempre de uma geração anterior como assim sempre o faz a mais de 50 anos, esta comece a pensar um pouco no futuro e investir em programas que dão de certa forma retorno ao menos tecnológico à Força. Neste ponto tanto o PaK-Fa, que esta em desenvolvimento e atenderia à END quando o F-35 que não renderia com certeza repasse de tecnologia, mas que também de certo modo se enquadraria na END, foram descartados.

Desenvolver um caça como o gripen NG para comercializá-lo, enquanto países latinos em breve poderão já dispor de caças de 5 geração, quando o mundo todo já esta adquerindo seus caças de 5 geração é muito arriscado. O Gripen NG é um caça que nem mesmo independência tecnológica tem, haja vista que depende de centenas de fornecedores externos e que necessitam de aprovação, não tem radar, depende de vários equipamentos norte americanos, sinto muito, mas seria um tiro no pé da nação brasileira.




Editado pela última vez por gaitero em Qua Jul 08, 2009 11:49 am, em um total de 1 vez.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#7428 Mensagem por Penguin » Qua Jul 08, 2009 11:46 am

PRick escreveu:
Santiago escreveu: A FREMM e o Gripen tem algo em comum...ambos utilizam propulsores norte-americanos!
Essa vida é mesmo cruel... 8-]

Só existe uma diferença básica, no caso da França, a licença para produção local abre inteiramente a tecnologia, e inclui a total liberdade para exportação, caso contrário os croassantes não aceitam. Bem diferente o que ocorre com a Suecia.

[]´s
--------------------------------------------

A produção sob-licença é da Avio, Italiana! A França apenas compra dos italianos.
Tenta exportar a FREMM com essa propulsão, sem as devidas licenças dos EUA....tenta exportar ela para aqueles países da lista do DoS de países embargados...

Antes do embargo, até a China equipou um destroyer local com essa turbina (Type 052 Luhu Class Missile Destroyer).

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: JAS-39 Gripen

#7429 Mensagem por gaitero » Qua Jul 08, 2009 11:55 am

orestespf escreveu:
Sintra escreveu: Tem razão :oops:
Sintra, só comentei porque não é o seu perfil e natureza (pra lá de educada), que mora muito longe do que percebi no post. Mas não se preocupe, a gente faz isso sem perceber, até porque tem momentos que a gente fica saturado em ler o mesmo do mesmo e com soluções "simplistas". Porém o seu texto está corretíssimo, na verdade o que aconteceu por estas bandas foi até pior, pelo que ouvi por aí, por isso, tempos atrás, disse que, mesmo adorando os caças russos (hardware), não achava mais que os mesmos seriam adequados ao Brasil (continuo pensando o mesmo).


Grande abraço,

Orestes
Ora Orestes todos dizem o que não sabem, somente estando lá é que agente vê o que de fato ocorreu e as maracutaias que foram forjadas e que não deram certo...

Mas compreendo seu ponto de vista, você sempre apoiou o gripen... :? :wink:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55178
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#7430 Mensagem por P44 » Qua Jul 08, 2009 12:32 pm

já postei no FX-2...

Saab May Make Gripen Jet in Brazil to Help Win Order (excerpt)


(Source: Bloomberg; issued July 7, 2009)



Saab AB, the Swedish maker of the Gripen jet fighter, is ready to make Brazil the manufacturing center for the aircraft to increase its chances of winning a $1.8 billion order and safeguard the model’s future.

Saab is prepared to shift as much as 50 percent of future Gripen production to the South American country, where the main competition to provide 36 warplanes is from Boeing Co.’s F/A-18, Bob Kemp, marketing chief for the $50 million plane, said in an interview. Final assembly work has already been offered to Empresa Brasileira de Aeronautica SA, or Embraer, he said.

continua
http://www.defense-aerospace.com/articl ... razil.html




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: JAS-39 Gripen

#7431 Mensagem por gaitero » Qua Jul 08, 2009 12:51 pm

Veja, o que o texto Trouxe;

- O gripen tem apenas 2 vendas externas, não mais do que 32 caças vendidos.
- A produção irá acabar em 2012, e o ritimo diminuiu de 15 por ano para 10/12.
- O Futuro da SAAB depende da venda do gripen para o Brasil e/ou India.
- Talvez no futuro o Brasil vai se tornar o principal exportador da próxima geração Gripen. ou seja, papo furado.
- Saab está apostando no Brasil a fim de resgatar a emblemática e atrazada produção que encolhe cada dia mais.
- Ganhar o contrato, que poderá ser adjudicado no próximo mês, é crucial para a criação do modelo.

Meu deus, será que só eu consigo ver o futuro nebuloso que ronda este caça?




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Bender

Re: JAS-39 Gripen

#7432 Mensagem por Bender » Qua Jul 08, 2009 12:55 pm

Sintra
Portugal?!
AMX?!
Unica chance de sucesso?!
Radar Italiano com "inputs Americanos"?!

O "Selex 1000E/RAVEN" é composto por um Back end da SAAB e uma antena AESA feita em EDIMBURGO, na Escócia, por uma equipa maioritariamente BRITÂNICA, liderada por um senhor chamado Jonh Roulston, a morada é esta:
Crewe Toll
Ferry Road
Edinburgh
EH5 2XS
Existem dois compounds, encontra a equipa no compund "Phase 2".
E sim, a sede da Selex é na Itália.

O radar e os sistemas EW que vão equipar o futuro PAK-FA NÃO vão ser os mesmos que vão equipar o SU-35 (pelo menos acertou nos motores, vá lá, já não é mau).
A ideia de que a Sukhoi vai instalar o Tikhomirov NIIP IRBIS E no seu futuro caça depois de já terem saido não sei quantas noticias de fontes confiáveis Russas nos ultimos três anos a confirmar que o PAK FA vai ter um radar AESA, é inenarrável.

A Russia NUNCA ofereceu a construção de caças no Brasil para a aquisição de 36 aviões, isto que fique bem claro.
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
Está claro agora?
Se fossem mais, ai, provavelmente a conversa era outra.

O Motor utilizado pelo Gripen A/B/C/D é o GEF404 do F/A-18A/B/C/D Hornet, o utilizado pelo NG é o do GEF414, utilizado pelo F/A-18E/F SuperHornet, tendo em conta a quantidade ENORME de material americano utilizado pelas Forças Armadas Brasileiras qual é que é o problema? Os Blackhawks acabadinhos de comprar vieram de aonde? Da China? E os MK48 vieram do Paquistão?


Ainda bem que falou na história do AMX. Portanto, se eu bem percebi a sua solução era a aquisição de umas dezenas de caças de 16/18 toneladas limpos que sofrem exactamente do mesmissimo problema do Gripen NG, uma versão avançada de um avião já existente, com alterações extruturais extensivas e ainda sem nenhuma encomenda (para quem não sabe e apesar de todas as declarações de Mikhail Pogosyan de que as primeiras entregas eram para 2011, de Aleksandr Zelin ou mesmo do próprio Putin, a Força Aérea Russa ainda não contratualizou nenhum SU-35, esperemos que esteja para breve).
Portanto um avião completamente incompativel com tudo o que a FAB opera, ENORME, com custos de operação elevadissimos...
Nós estamos a falar da FAB, lembra-se?
Aquela Força Aérea com quase o dobro do pessoal da RAF mas com metade dos esquadrões de combate e que tem dificuldades em manter os pilotos de F-5E e AMX a voar pouco mais de 100 horas/ano.É claro que o avião ideal para uma tal força aérea é uma bisarma do tamanho do SU-35! Porque não um TU-128?
E depois para completar, coloca-se uma cereja no bolo, investe-se uns biliões de dólares num avião que ainda não saiu do chão, o PAK-FA...
Mas que grande ideia, portanto o Gripen NG é muito "caro" e é um "risco", mas o SU-35 e (melhor ainda) um aparelho que ainda nem protótipo tem é uma excelente ideia!
Se eu já vi uma receita de como escavacar o budget de uma Força Aérea com dificuldades financeiras "this is it"!
Primeiro passo, compra-se aparelhos enormes, com consumos de combustivel elevadissimos e sem qualquer compatibilidade/valência com o resto da frota. Segundo passo, investe-se uma porrada de dinheiro num projecto que o protótipo era para ter voado em 2006 e que ainda não saiu do chão! Voilá, ninguém sai do chão em 2018...

O projecto que você tanto gosta foi oferecido à FAB, foi avaliado por uma equipa TÉCNICA pluridisciplinar da FAB, a FAB não gostou do que viu, disse que não.

Como se diz por estes lados "temos pena", ou como dizem os anglo americanos "get over it".

_________________
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Correto o seu post Sintra. [009]

A preocupação com a operacionalidade é racional,pelo histórico da força,temos a indicação de uma mudança,mas a consolidação dela ainda está por vir.
A comparação do projeto AMX com um possível desenvolvimento do Gripen Cd par NG,para mim é um disparate,pois as circunstâncias e instrumentos são completamente diferentes.Mas há quem goste de bater nessa técla repetidamente.Virou mantra.
Quanto a motor americano e outros,na compra do FX2, eu sofro dessa "ideologisse" e sou contra,mas não sou "radical" a ponto de não ser realista,e saber que para chegar onde desejo que as FAs cheguem,em termos de relativa independência,existe uma transição longa e obrigatória que passa por isso,por culpa inclusive do abandono que nós submetemos as FAs e os desenvolvimentos tecnológicos que elas necessitavam para alcançar esse objetivo.
A situação atual é o que está ai,e a partir dela que temos que nos virar,aceitemos a realidade.

Gaitero
Ao contrário do que talvez tenha deixado transparecer, não defendo com unhas e dentes o Su-35, defendo é uma mudança de atitude da FAB que ao invés de realizar concorrências e adquirir um caça sempre de uma geração anterior como assim sempre o faz a mais de 50 anos, esta comece a pensar um pouco no futuro e investir em programas que dão de certa forma retorno ao menos tecnológico à Força. Neste ponto tanto o PaK-Fa, que esta em desenvolvimento e atenderia à END quando o F-35 que não renderia com certeza repasse de tecnologia, mas que também de certo modo se enquadraria na END, foram descartados.
Eu já pensei um bocado nesse futuro 5G e caminhos possíveis diante da Short List,o aspecto da compra de caças de geração atual e não futura,leva em conta o pensamento pragmático de que existe um "furo" de desenvolvimento tecnológico de décadas de operação de material defasado e falta de investimento em P&D,que precisa ser "tapado" para que o processo seguinte 5G,esse sim não se tranforme em um novo AMX,guardadas as devidas proporções.

Hoje não vejo a compra encadeada do 4G e 5G como a única possibilidade de realização desse tópico da END,vejo que no presente o que foi considerado fundamental é se adquirir primeiro o máximo de tots e conhecimento para "tapar o furo" tecnológico existente,para que estejamos mais preparados e com conhecimento suficiente para o desafio seguinte,que vai levar muito em conta também a operação desse vetores de 4G no dia a dia daqui para frente.

A partir dai teremos a possibilidade de diante dos protótipos existentes tomar um caminho de compra ou parceria,ou realiizar um outro projeto que atenda as nossas necessidades no futuro de forma independente se tivermos adiquirido capacidade para isso,está em aberto não acho que está morto.

Orestespf
Porém o seu texto está corretíssimo, na verdade o que aconteceu por estas bandas foi até pior, pelo que ouvi por aí, por isso, tempos atrás, disse que, mesmo adorando os caças russos (hardware), não achava mais que os mesmos seriam adequados ao Brasil (continuo pensando o mesmo).


Grande abraço,

Orestes
Veja,eu também adoro os caças russos,e entendi que o "adequado" seria referente ao impacto cultural e operacional,de recursos para manter no dia a dia da força(entendi errado?)
Pois no aspecto hardware realmente seriam mais do que adequados para o Brasil.

A FAB,MD e suas sinalizações constantes me fizeram definitivamente vêr que para ela(eles) eram totalmente inadequados.

Abraços a todos.




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: JAS-39 Gripen

#7433 Mensagem por gaitero » Qua Jul 08, 2009 1:02 pm

Meu deus do céu, eu não adoro caça Russo, será que ninguem vê o que está acontecendo?
Nós comprariamos um caça de 4 justamente para suprir a carência e iriamos para um de 5 geração, tanto F-16/F-35 quanto Su-35/PaK-Fa.

Estão tentando resolver o problema da FAB com um problema ainda maior do que o AM-X.

Não vai ser comprando o caça mais barato e menos adequado à realidade brasileira, que resolveremos nosso problema, pelo contrário este vai aumentar ainda mais quando formos os unicos a operar este caça. Quando o Brasil tiver que gastar furtunas para corrigir as falhas que tendem a aparecer, o gripen é um caça que nem mesmo tem um protótiplo, o que temos é um caça DEMO e só isso. O resto esta só no papel.

Não teremos possibilidade no futuro de desenvolver ou comprar um caça de 5 geração, porque teremos que comprar Gripen para manter a linha aberta... Se não todo o nosso aprendizado se vai como agua na torneira aberta...

O DATENA, ME AJUDA AI!!!!!!




Editado pela última vez por gaitero em Qua Jul 08, 2009 1:12 pm, em um total de 1 vez.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: JAS-39 Gripen

#7434 Mensagem por GDA_Fear » Qua Jul 08, 2009 1:06 pm

Gripen = Furada




PRick

Re: JAS-39 Gripen

#7435 Mensagem por PRick » Qua Jul 08, 2009 1:08 pm

Santiago escreveu:
PRick escreveu:[
Vou repetir, a França só usa se tiver licenças prévias de tudo para exportar, caso contrário usará outra turbina.

[]´s




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: JAS-39 Gripen

#7436 Mensagem por orestespf » Qua Jul 08, 2009 1:19 pm

gaitero escreveu:
orestespf escreveu: Sintra, só comentei porque não é o seu perfil e natureza (pra lá de educada), que mora muito longe do que percebi no post. Mas não se preocupe, a gente faz isso sem perceber, até porque tem momentos que a gente fica saturado em ler o mesmo do mesmo e com soluções "simplistas". Porém o seu texto está corretíssimo, na verdade o que aconteceu por estas bandas foi até pior, pelo que ouvi por aí, por isso, tempos atrás, disse que, mesmo adorando os caças russos (hardware), não achava mais que os mesmos seriam adequados ao Brasil (continuo pensando o mesmo).


Grande abraço,

Orestes
Ora Orestes todos dizem o que não sabem, somente estando lá é que agente vê o que de fato ocorreu e as maracutaias que foram forjadas e que não deram certo...

Mas compreendo seu ponto de vista, você sempre apoiou o gripen... :? :wink:
Não foi sobre isso que comentei, amigo Gaitero, falei sobre soluções "simplistas" (muito entre-aspas), o que torna a coisa muito diferente, pois é assim que as pessoas acreditam ser quando não conhecem os fatos.

Sobre o caça, sempre preferi o SU-35 como caça, com o tempo vi que ele não seria adequado ao Brasil, não pelo caça em si, mas pela enorme resistência que o mesmo tem dentro de certos segmentos da FAB, então entendi que não se deve insistir com que iria usá-lo, é perda de tempo. Depois da short list o meu preferido é o Rafale e não escondo isso. Pra mim o Gripen NG nem deveria estar na short list, e se ele vencer não ficarei chateado (visto ser um novo caça pra FAB), mas só vou parar de dizer que foi um grande erro tal escolha quando o tempo me mostrar que estou errado (e se for o caso).


Forte abraço,

Orestes




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: JAS-39 Gripen

#7437 Mensagem por gaitero » Qua Jul 08, 2009 1:21 pm

orestespf escreveu:
gaitero escreveu: Não foi sobre isso que comentei, amigo Gaitero, falei sobre soluções "simplistas" (muito entre-aspas), o que torna a coisa muito diferente, pois é assim que as pessoas acreditam ser quando não conhecem os fatos.

Sobre o caça, sempre preferi o SU-35 como caça, com o tempo vi que ele não seria adequado ao Brasil, não pelo caça em si, mas pela enorme resistência que o mesmo tem dentro de certos segmentos da FAB, então entendi que não se deve insistir com que iria usá-lo, é perda de tempo. Depois da short list o meu preferido é o Rafale e não escondo isso. Pra mim o Gripen NG nem deveria estar na short list, e se ele vencer não ficarei chateado (visto ser um novo caça pra FAB), mas só vou parar de dizer que foi um grande erro tal escolha quando o tempo me mostrar que estou errado (e se for o caso).


Forte abraço,

Orestes
Graças a Deus, pensei que você tinha sido sugado pelo ''matrix''.

Você sabe que eu te amo... :lol: :lol:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#7438 Mensagem por Penguin » Qua Jul 08, 2009 1:26 pm

PRick escreveu:
Santiago escreveu:
Vou repetir, a França só usa se tiver licenças prévias de tudo para exportar, caso contrário usará outra turbina.

[]´s
Fuentes?




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: JAS-39 Gripen

#7439 Mensagem por orestespf » Qua Jul 08, 2009 1:27 pm

Bender escreveu: Orestespf
Porém o seu texto está corretíssimo, na verdade o que aconteceu por estas bandas foi até pior, pelo que ouvi por aí, por isso, tempos atrás, disse que, mesmo adorando os caças russos (hardware), não achava mais que os mesmos seriam adequados ao Brasil (continuo pensando o mesmo).


Grande abraço,

Orestes
Veja,eu também adoro os caças russos,e entendi que o "adequado" seria referente ao impacto cultural e operacional,de recursos para manter no dia a dia da força(entendi errado?)
Pois no aspecto hardware realmente seriam mais do que adequados para o Brasil.

A FAB,MD e suas sinalizações constantes me fizeram definitivamente vêr que para ela(eles) eram totalmente inadequados.

Abraços a todos.
Corretíssimo, Bender! Se que vai usar não quer, passemos ao próximo. Mas deixo claro aqui que não tem nada com o custo que segundo alguns dizem, é altíssimo, as coisas não são diferentes com outros que estão na short list. Outra coisa, este papo de que o SU-35 não foi para a short list porque os russos não transferem tecnologias já não cola mais, a primeira fase não contemplava tal coisa, agora é o momento certo para isso, tanto que os três finalistas mexeram até em suas propostas até o finalzinho, os russos poderiam fazer o mesmo. Em suma, os motivos foram outros, pra mim basta aquele que diz que "eu não quero este, mesmo sendo bom", é mais honesto, mas fica complicado colocar isso em notas oficiais. É por isso que digo que ele não seria "adequado", me dou por "satisfeito" com este critério técnico.


Abração!!!




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4924
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#7440 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Jul 08, 2009 1:28 pm

Santiago escreveu: A produção sob-licença é da Avio, Italiana! A França apenas compra dos italianos.
Tenta exportar a FREMM com essa propulsão, sem as devidas licenças dos EUA....tenta exportar ela para aqueles países da lista do DoS de países embargados...

Antes do embargo, até a China equipou um destroyer local com essa turbina (Type 052 Luhu Class Missile Destroyer).

[]s
Muito esclarecedora essa informação. 8-]


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder