JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#7396 Mensagem por Penguin » Ter Jul 07, 2009 3:17 pm

PRick escreveu:
gaitero escreveu: A previsão é que em 2015 já se iniciem a produção tanto para India quanto para Russia. O primeiro voo deve ser feito já em 2010.

A Oferta Russa incluia a produção local do Su-35, que se você não sabe, terá os mesmos radares, turbinas e sensores do PaK-Fa, o que muda de um caça para o outro é o Design Steath. E o Custo de aquisição.

NJ é um retardado mental... O único que prestava lá dentro era o MU.

Ele diz o que quer dizer, assim como o Saito. O que faltava à oferta Russa era um simples acordo que seria assinado três dias antes do anuncio da Short List, mas que por intermédio do Saito esta foi adiantada em 1 semana. A Oferta Russa era mais barata que a Suéca e continha as mesma vantágens, tudo o que o Brasil pudesse instalar de equipamento nacional era do Brasil se este compromete-se a comprar ao menos 72 unidades do dito.
Só acho que o NJ não teve nada haver com isso, a Short List foi obra da FAB.

[]´s
Que p*r** de ministro seria esse que vc descreve? Não combina com o NJ!

Na sua visão conveniente, NJ só "teria a ver" se a Dassault for a escolhida, não? Caso contrário terá sido a FAB.


[]s




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Re: JAS-39 Gripen

#7397 Mensagem por gaitero » Ter Jul 07, 2009 3:39 pm

PRick escreveu:
gaitero escreveu: A previsão é que em 2015 já se iniciem a produção tanto para India quanto para Russia. O primeiro voo deve ser feito já em 2010.

A Oferta Russa incluia a produção local do Su-35, que se você não sabe, terá os mesmos radares, turbinas e sensores do PaK-Fa, o que muda de um caça para o outro é o Design Steath. E o Custo de aquisição.

NJ é um retardado mental... O único que prestava lá dentro era o MU.

Ele diz o que quer dizer, assim como o Saito. O que faltava à oferta Russa era um simples acordo que seria assinado três dias antes do anuncio da Short List, mas que por intermédio do Saito esta foi adiantada em 1 semana. A Oferta Russa era mais barata que a Suéca e continha as mesma vantágens, tudo o que o Brasil pudesse instalar de equipamento nacional era do Brasil se este compromete-se a comprar ao menos 72 unidades do dito.
Só acho que o NJ não teve nada haver com isso, a Short List foi obra da FAB.

[]´s
O importante aqui é salientar que o interesse da FAB é e sempre foi, por um caça multimissão e que nem em sonhos ela queria um caça de 5 geração... Porque? É porque eles sempre pensam no presente, mas não conseguem olhar 5 anos a frente.

Por este motivo é que o F-35 caiu fora da jogada. A idéia era entrega-los em 2020, mas a FAB birrenta que só encherga o que lhe convém, não queria pegar alguns F-16 até 2020.... É isto mesmo por 36 caças, o Brasil perdeu o F-35 de vista... Mas ainda restava esperaça, o PaK-Fa.

A Short List pegou todos de surpresa, porque a esperança era que o F-16/F-35 tivessem chançe, assim como o Su-35/PaK-Fa e o Rafale só entraria nessa pelas parcerias que fizemos com a França.

Mas ai o sonho da FAB falou mais alto, é eles deram toda liberdade para a FAB e ela fez o que achava certo... Foi de Gripen, F-18 ( meu deus até o F-18 )... e o Rafale que já era esperado.

Excluindo o Su-35 e o F-16 a FAB excluiu tambem a possibilidade de o Brasil crescer no futuro eventualmente adquerindo ou até mesmo desenvolvendo seu caça de 5 geração... E para concertar a cagada a idéia agora é desenvolver um caça de 4 geração, que não vai ter mercado nem aqui nem na China, e isto tudo quando já se fala até mesmo em 5 geração aqui no nosso quintal.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: JAS-39 Gripen

#7398 Mensagem por Penguin » Ter Jul 07, 2009 4:10 pm

gaitero escreveu:
PRick escreveu: Só acho que o NJ não teve nada haver com isso, a Short List foi obra da FAB.

[]´s
O importante aqui é salientar que o interesse da FAB é e sempre foi, por um caça multimissão e que nem em sonhos ela queria um caça de 5 geração... Porque? É porque eles sempre pensam no presente, mas não conseguem olhar 5 anos a frente.

Por este motivo é que o F-35 caiu fora da jogada. A idéia era entrega-los em 2020, mas a FAB birrenta que só encherga o que lhe convém, não queria pegar alguns F-16 até 2020.... É isto mesmo por 36 caças, o Brasil perdeu o F-35 de vista... Mas ainda restava esperaça, o PaK-Fa.

A Short List pegou todos de surpresa, porque a esperança era que o F-16/F-35 tivessem chançe, assim como o Su-35/PaK-Fa e o Rafale só entraria nessa pelas parcerias que fizemos com a França.

Mas ai o sonho da FAB falou mais alto, é eles deram toda liberdade para a FAB e ela fez o que achava certo... Foi de Gripen, F-18 ( meu deus até o F-18 )... e o Rafale que já era esperado.

Excluindo o Su-35 e o F-16 a FAB excluiu tambem a possibilidade de o Brasil crescer no futuro eventualmente adquerindo ou até mesmo desenvolvendo seu caça de 5 geração... E para concertar a cagada a idéia agora é desenvolver um caça de 4 geração, que não vai ter mercado nem aqui nem na China, e isto tudo quando já se fala até mesmo em 5 geração aqui no nosso quintal.
-----------------------

O que impede o Brasil de aquirir F-35 ou PAK pós-2020? Nada além de dinheiro.

Potenciais clientes do F-35 que não adquiriram F-16 casado com F-35:

Coreia do Sul (F-15K -> F-35)
Cingapura (F-15SG -> F-35)
Espanha
Austrália (SH -> F-35)
Japão
e todos os outros.

Se a Rússia quiser pode propor uma parceria com o Gov./Embraer para desenvolver o PAK conjuntamente, em paralelo ao F-X2.

Na Índia o desenvolvimento de caças de 5a geração ocorre em paralelo ao MMRCA. Nada impede de fazermos o mesmo. Quem quer ser potência tem que estar disposto a abrir a carteira.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Ter Jul 07, 2009 6:09 pm, em um total de 1 vez.
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Re: JAS-39 Gripen

#7399 Mensagem por Marino » Ter Jul 07, 2009 4:29 pm

A FAB não abriu mão do 5ª Geração. Esperem.




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Re: JAS-39 Gripen

#7400 Mensagem por gaitero » Ter Jul 07, 2009 5:04 pm

Marino escreveu:A FAB não abriu mão do 5ª Geração. Esperem.
Todos estão esperando jovem...

Santiago, edita isso meu filho, não da pra entender nada... :wink:

Sobre a oferta casada, tens razão, ainda resta esperança, o grande problema é que se a FAB fizer o que realmente planeja, 120 caças multimissão iguais aos que ela vai adquerir agora, aonde é que entrará o caça de 5 geração???




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Re: JAS-39 Gripen

#7401 Mensagem por Marino » Ter Jul 07, 2009 5:09 pm

gaitero escreveu:
Marino escreveu:A FAB não abriu mão do 5ª Geração. Esperem.
Todos estão esperando jovem...

Santiago, edita isso meu filho, não da pra entender nada... :wink:

Sobre a oferta casada, tens razão, ainda resta esperança, o grande problema é que se a FAB fizer o que realmente planeja, 120 caças multimissão iguais aos que ela vai adquerir agora, aonde é que entrará o caça de 5 geração???
Já não tão jovem... :D
O 5ª geração virá adiante.




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Re: JAS-39 Gripen

#7402 Mensagem por gaitero » Ter Jul 07, 2009 5:55 pm

Marino escreveu:
gaitero escreveu: Todos estão esperando jovem...

Santiago, edita isso meu filho, não da pra entender nada... :wink:

Sobre a oferta casada, tens razão, ainda resta esperança, o grande problema é que se a FAB fizer o que realmente planeja, 120 caças multimissão iguais aos que ela vai adquerir agora, aonde é que entrará o caça de 5 geração???
Já não tão jovem... :D
O 5ª geração virá adiante.
Opa, Opa... Quando o Chile encomendar o seu, quem sabe. :wink:




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Re: JAS-39 Gripen

#7403 Mensagem por Sintra » Ter Jul 07, 2009 7:53 pm

gaitero escreveu:
Sintra escreveu:"Much ado about nothing"
É uma comédia de Willian Shakespeare em que de facto se faz muito barulho por nada, que é exactamente o que se passa acerca desta história...


Vamos lá pensar cinco segundos...
Os mauzões dos Norte Americanos proibiram os Israelitas de venderem equipamento que "teoricamente" seria utilizado pelo Sueco Gripen NG no processo RFI/RFP Indiano porque isto, através do normal mecanismo de competição, faria com que a Lockheed Martin e a Boeing tivessem de baixar o preço das suas propostas, certo?

Quais é que são os sistemas Israelitas que o Gripen NG apresentado à India utiliza?
Assim de repente... NENHUM...
O motor é Americano, o radar é Anglo-Sueco, o sistema EW é Sueco, os sistemas de comunicações são Alemães, etc...
Então quais é que foram esses sistemas? Pois... Se alguém conseguir arranjar resposta avise.


Qual é a relação entre esta história e o programa FX2?
ABSOLUTAMENTE ZERO
Claro não é Portugal que pode ser o único operador de um caça ultrapassado como é o Gripen, por décadas, não é mesmo?

Nem considero os inputs norte americanos no gripen que são muitos, muito mais do que você pensa, na verdade toda a parte suéca é de fato americana com leves ajustes, o estabilizador é uma evolução do utilizado pelo F-16, o motor é do F-18... Isto sem contar que os itens a serem desenvolvidos pelos demais países, vamos citar o Radar Italiano, podem vir a ter inputs norte americanos e mesmo se não tiver, na hora do vamo ve quem manda nessa poha são os EUA e os fornecedores vão baixar a cabeça e dizer sim senhor...

Não posso ver a história AM-X se repetindo, desenvolver um caça é uma coisa, depender de outros para isto, principalmente quando este quer a todo custo te ferrar é outra...

ZERO é a nota que a FAB deve receber por ter excluido nossa única chance de sucesso, que seria o paK-Fa, agora é chorar as maguas e buscar o melhor, que seria ao menos uma posição de destaque no cenário internacional...

Portugal?!
AMX?!
Unica chance de sucesso?!
Radar Italiano com "inputs Americanos"?!

O "Selex 1000E/RAVEN" é composto por um Back end da SAAB e uma antena AESA feita em EDIMBURGO, na Escócia, por uma equipa maioritariamente BRITÂNICA, liderada por um senhor chamado Jonh Roulston, a morada é esta:
Crewe Toll
Ferry Road
Edinburgh
EH5 2XS
Existem dois compounds, encontra a equipa no compund "Phase 2".
E sim, a sede da Selex é na Itália.

O radar e os sistemas EW que vão equipar o futuro PAK-FA NÃO vão ser os mesmos que vão equipar o SU-35 (pelo menos acertou nos motores, vá lá, já não é mau).
A ideia de que a Sukhoi vai instalar o Tikhomirov NIIP IRBIS E no seu futuro caça depois de já terem saido não sei quantas noticias de fontes confiáveis Russas nos ultimos três anos a confirmar que o PAK FA vai ter um radar AESA, é inenarrável.

A Russia NUNCA ofereceu a construção de caças no Brasil para a aquisição de 36 aviões, isto que fique bem claro.
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
Está claro agora?
Se fossem mais, ai, provavelmente a conversa era outra.

O Motor utilizado pelo Gripen A/B/C/D é o GEF404 do F/A-18A/B/C/D Hornet, o utilizado pelo NG é o do GEF414, utilizado pelo F/A-18E/F SuperHornet, tendo em conta a quantidade ENORME de material americano utilizado pelas Forças Armadas Brasileiras qual é que é o problema? Os Blackhawks acabadinhos de comprar vieram de aonde? Da China? E os MK48 vieram do Paquistão?


Ainda bem que falou na história do AMX. Portanto, se eu bem percebi a sua solução era a aquisição de umas dezenas de caças de 16/18 toneladas limpos que sofrem exactamente do mesmissimo problema do Gripen NG, uma versão avançada de um avião já existente, com alterações extruturais extensivas e ainda sem nenhuma encomenda (para quem não sabe e apesar de todas as declarações de Mikhail Pogosyan de que as primeiras entregas eram para 2011, de Aleksandr Zelin ou mesmo do próprio Putin, a Força Aérea Russa ainda não contratualizou nenhum SU-35, esperemos que esteja para breve).
Portanto um avião completamente incompativel com tudo o que a FAB opera, ENORME, com custos de operação elevadissimos...
Nós estamos a falar da FAB, lembra-se?
Aquela Força Aérea com quase o dobro do pessoal da RAF mas com metade dos esquadrões de combate e que tem dificuldades em manter os pilotos de F-5E e AMX a voar pouco mais de 100 horas/ano.
É claro que o avião ideal para uma tal força aérea é uma bisarma do tamanho do SU-35! Porque não um TU-128?
E depois para completar, coloca-se uma cereja no bolo, investe-se uns biliões de dólares num avião que ainda não saiu do chão, o PAK-FA...
Mas que grande ideia, portanto o Gripen NG é muito "caro" e é um "risco", mas o SU-35 e (melhor ainda) um aparelho que ainda nem protótipo tem é uma excelente ideia!
Se eu já vi uma receita de como escavacar o budget de uma Força Aérea com dificuldades financeiras "this is it"!
Primeiro passo, compra-se aparelhos enormes, com consumos de combustivel elevadissimos e sem qualquer compatibilidade/valência com o resto da frota. Segundo passo, investe-se uma porrada de dinheiro num projecto que o protótipo era para ter voado em 2006 e que ainda não saiu do chão! Voilá, ninguém sai do chão em 2018...

O projecto que você tanto gosta foi oferecido à FAB, foi avaliado por uma equipa TÉCNICA pluridisciplinar da FAB, a FAB não gostou do que viu, disse que não.

Como se diz por estes lados "temos pena", ou como dizem os anglo americanos "get over it".




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
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Re: JAS-39 Gripen

#7404 Mensagem por Skyway » Ter Jul 07, 2009 8:01 pm

Sintra, sei que la vem pedradas, mas queria deixar aqui minha mensagem, obviamente, dizendo que concordo com TUDO que disse. Exceto pela parte da dificuldade da FAB em manter os esquadrões, que está melhorando um pouco a situação.

Mas relaxa amigo tuga, logo vem os posts "desmentindo" tudo isso que escreveu. :mrgreen:

Um abraço!




Editado pela última vez por Skyway em Ter Jul 07, 2009 8:44 pm, em um total de 1 vez.
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Re: JAS-39 Gripen

#7405 Mensagem por Eduardo Soares » Ter Jul 07, 2009 8:09 pm

Não adianta discutir, agora é só aguardar pra ver no que vai dar..... :mrgreen:




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Re: JAS-39 Gripen

#7406 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Jul 07, 2009 9:05 pm

Sintra escreveu:
Portugal?!
AMX?!
Unica chance de sucesso?!
Radar Italiano com "inputs Americanos"?!

O "Selex 1000E/RAVEN" é composto por um Back end da SAAB e uma antena AESA feita em EDIMBURGO, na Escócia, por uma equipa maioritariamente BRITÂNICA, liderada por um senhor chamado Jonh Roulston, a morada é esta:
Crewe Toll
Ferry Road
Edinburgh
EH5 2XS
Existem dois compounds, encontra a equipa no compund "Phase 2".
E sim, a sede da Selex é na Itália.

O radar e os sistemas EW que vão equipar o futuro PAK-FA NÃO vão ser os mesmos que vão equipar o SU-35 (pelo menos acertou nos motores, vá lá, já não é mau).
A ideia de que a Sukhoi vai instalar o Tikhomirov NIIP IRBIS E no seu futuro caça depois de já terem saido não sei quantas noticias de fontes confiáveis Russas nos ultimos três anos a confirmar que o PAK FA vai ter um radar AESA, é inenarrável.

A Russia NUNCA ofereceu a construção de caças no Brasil para a aquisição de 36 aviões, isto que fique bem claro.
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
Está claro agora?
Se fossem mais, ai, provavelmente a conversa era outra.

O Motor utilizado pelo Gripen A/B/C/D é o GEF404 do F/A-18A/B/C/D Hornet, o utilizado pelo NG é o do GEF414, utilizado pelo F/A-18E/F SuperHornet, tendo em conta a quantidade ENORME de material americano utilizado pelas Forças Armadas Brasileiras qual é que é o problema? Os Blackhawks acabadinhos de comprar vieram de aonde? Da China? E os MK48 vieram do Paquistão?


Ainda bem que falou na história do AMX. Portanto, se eu bem percebi a sua solução era a aquisição de umas dezenas de caças de 16/18 toneladas limpos que sofrem exactamente do mesmissimo problema do Gripen NG, uma versão avançada de um avião já existente, com alterações extruturais extensivas e ainda sem nenhuma encomenda (para quem não sabe e apesar de todas as declarações de Mikhail Pogosyan de que as primeiras entregas eram para 2011, de Aleksandr Zelin ou mesmo do próprio Putin, a Força Aérea Russa ainda não contratualizou nenhum SU-35, esperemos que esteja para breve).
Portanto um avião completamente incompativel com tudo o que a FAB opera, ENORME, com custos de operação elevadissimos...
Nós estamos a falar da FAB, lembra-se?
Aquela Força Aérea com quase o dobro do pessoal da RAF mas com metade dos esquadrões de combate e que tem dificuldades em manter os pilotos de F-5E e AMX a voar pouco mais de 100 horas/ano.
É claro que o avião ideal para uma tal força aérea é uma bisarma do tamanho do SU-35! Porque não um TU-128?
E depois para completar, coloca-se uma cereja no bolo, investe-se uns biliões de dólares num avião que ainda não saiu do chão, o PAK-FA...
Mas que grande ideia, portanto o Gripen NG é muito "caro" e é um "risco", mas o SU-35 e (melhor ainda) um aparelho que ainda nem protótipo tem é uma excelente ideia!
Se eu já vi uma receita de como escavacar o budget de uma Força Aérea com dificuldades financeiras "this is it"!
Primeiro passo, compra-se aparelhos enormes, com consumos de combustivel elevadissimos e sem qualquer compatibilidade/valência com o resto da frota. Segundo passo, investe-se uma porrada de dinheiro num projecto que o protótipo era para ter voado em 2006 e que ainda não saiu do chão! Voilá, ninguém sai do chão em 2018...

O projecto que você tanto gosta foi oferecido à FAB, foi avaliado por uma equipa TÉCNICA pluridisciplinar da FAB, a FAB não gostou do que viu, disse que não.

Como se diz por estes lados "temos pena", ou como dizem os anglo americanos "get over it".
X2
Aonde eu assino mesmo?


Abraços,

Wesley




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Re: JAS-39 Gripen

#7407 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 07, 2009 9:17 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Sintra escreveu:
Portugal?!
AMX?!
Unica chance de sucesso?!
Radar Italiano com "inputs Americanos"?!

O "Selex 1000E/RAVEN" é composto por um Back end da SAAB e uma antena AESA feita em EDIMBURGO, na Escócia, por uma equipa maioritariamente BRITÂNICA, liderada por um senhor chamado Jonh Roulston, a morada é esta:
Crewe Toll
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Existem dois compounds, encontra a equipa no compund "Phase 2".
E sim, a sede da Selex é na Itália.

O radar e os sistemas EW que vão equipar o futuro PAK-FA NÃO vão ser os mesmos que vão equipar o SU-35 (pelo menos acertou nos motores, vá lá, já não é mau).
A ideia de que a Sukhoi vai instalar o Tikhomirov NIIP IRBIS E no seu futuro caça depois de já terem saido não sei quantas noticias de fontes confiáveis Russas nos ultimos três anos a confirmar que o PAK FA vai ter um radar AESA, é inenarrável.

A Russia NUNCA ofereceu a construção de caças no Brasil para a aquisição de 36 aviões, isto que fique bem claro.
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
Está claro agora?
Se fossem mais, ai, provavelmente a conversa era outra.

O Motor utilizado pelo Gripen A/B/C/D é o GEF404 do F/A-18A/B/C/D Hornet, o utilizado pelo NG é o do GEF414, utilizado pelo F/A-18E/F SuperHornet, tendo em conta a quantidade ENORME de material americano utilizado pelas Forças Armadas Brasileiras qual é que é o problema? Os Blackhawks acabadinhos de comprar vieram de aonde? Da China? E os MK48 vieram do Paquistão?


Ainda bem que falou na história do AMX. Portanto, se eu bem percebi a sua solução era a aquisição de umas dezenas de caças de 16/18 toneladas limpos que sofrem exactamente do mesmissimo problema do Gripen NG, uma versão avançada de um avião já existente, com alterações extruturais extensivas e ainda sem nenhuma encomenda (para quem não sabe e apesar de todas as declarações de Mikhail Pogosyan de que as primeiras entregas eram para 2011, de Aleksandr Zelin ou mesmo do próprio Putin, a Força Aérea Russa ainda não contratualizou nenhum SU-35, esperemos que esteja para breve).
Portanto um avião completamente incompativel com tudo o que a FAB opera, ENORME, com custos de operação elevadissimos...
Nós estamos a falar da FAB, lembra-se?
Aquela Força Aérea com quase o dobro do pessoal da RAF mas com metade dos esquadrões de combate e que tem dificuldades em manter os pilotos de F-5E e AMX a voar pouco mais de 100 horas/ano.
É claro que o avião ideal para uma tal força aérea é uma bisarma do tamanho do SU-35! Porque não um TU-128?
E depois para completar, coloca-se uma cereja no bolo, investe-se uns biliões de dólares num avião que ainda não saiu do chão, o PAK-FA...
Mas que grande ideia, portanto o Gripen NG é muito "caro" e é um "risco", mas o SU-35 e (melhor ainda) um aparelho que ainda nem protótipo tem é uma excelente ideia!
Se eu já vi uma receita de como escavacar o budget de uma Força Aérea com dificuldades financeiras "this is it"!
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O projecto que você tanto gosta foi oferecido à FAB, foi avaliado por uma equipa TÉCNICA pluridisciplinar da FAB, a FAB não gostou do que viu, disse que não.

Como se diz por estes lados "temos pena", ou como dizem os anglo americanos "get over it".
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Abraços,

Wesley
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Re: JAS-39 Gripen

#7408 Mensagem por orestespf » Ter Jul 07, 2009 9:22 pm

Sintra, sua música está correta, mas o tom está errado, se me permite comentar. :wink:

Grande abraço,

Orestes




Carlos Mathias

Re: JAS-39 Gripen

#7409 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 07, 2009 9:27 pm

CARACA! E eu achando que era o único ser vivente da terra com algumas informações...Cóf! Cóf! Cóf! Idéias...




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Re: JAS-39 Gripen

#7410 Mensagem por Penguin » Ter Jul 07, 2009 9:34 pm

Sintra escreveu:
gaitero escreveu: Claro não é Portugal que pode ser o único operador de um caça ultrapassado como é o Gripen, por décadas, não é mesmo?

Nem considero os inputs norte americanos no gripen que são muitos, muito mais do que você pensa, na verdade toda a parte suéca é de fato americana com leves ajustes, o estabilizador é uma evolução do utilizado pelo F-16, o motor é do F-18... Isto sem contar que os itens a serem desenvolvidos pelos demais países, vamos citar o Radar Italiano, podem vir a ter inputs norte americanos e mesmo se não tiver, na hora do vamo ve quem manda nessa poha são os EUA e os fornecedores vão baixar a cabeça e dizer sim senhor...

Não posso ver a história AM-X se repetindo, desenvolver um caça é uma coisa, depender de outros para isto, principalmente quando este quer a todo custo te ferrar é outra...

ZERO é a nota que a FAB deve receber por ter excluido nossa única chance de sucesso, que seria o paK-Fa, agora é chorar as maguas e buscar o melhor, que seria ao menos uma posição de destaque no cenário internacional...

Portugal?!
AMX?!
Unica chance de sucesso?!
Radar Italiano com "inputs Americanos"?!

O "Selex 1000E/RAVEN" é composto por um Back end da SAAB e uma antena AESA feita em EDIMBURGO, na Escócia, por uma equipa maioritariamente BRITÂNICA, liderada por um senhor chamado Jonh Roulston, a morada é esta:
Crewe Toll
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Existem dois compounds, encontra a equipa no compund "Phase 2".
E sim, a sede da Selex é na Itália.

O radar e os sistemas EW que vão equipar o futuro PAK-FA NÃO vão ser os mesmos que vão equipar o SU-35 (pelo menos acertou nos motores, vá lá, já não é mau).
A ideia de que a Sukhoi vai instalar o Tikhomirov NIIP IRBIS E no seu futuro caça depois de já terem saido não sei quantas noticias de fontes confiáveis Russas nos ultimos três anos a confirmar que o PAK FA vai ter um radar AESA, é inenarrável.

A Russia NUNCA ofereceu a construção de caças no Brasil para a aquisição de 36 aviões, isto que fique bem claro.
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
Está claro agora?
Se fossem mais, ai, provavelmente a conversa era outra.

O Motor utilizado pelo Gripen A/B/C/D é o GEF404 do F/A-18A/B/C/D Hornet, o utilizado pelo NG é o do GEF414, utilizado pelo F/A-18E/F SuperHornet, tendo em conta a quantidade ENORME de material americano utilizado pelas Forças Armadas Brasileiras qual é que é o problema? Os Blackhawks acabadinhos de comprar vieram de aonde? Da China? E os MK48 vieram do Paquistão?


Ainda bem que falou na história do AMX. Portanto, se eu bem percebi a sua solução era a aquisição de umas dezenas de caças de 16/18 toneladas limpos que sofrem exactamente do mesmissimo problema do Gripen NG, uma versão avançada de um avião já existente, com alterações extruturais extensivas e ainda sem nenhuma encomenda (para quem não sabe e apesar de todas as declarações de Mikhail Pogosyan de que as primeiras entregas eram para 2011, de Aleksandr Zelin ou mesmo do próprio Putin, a Força Aérea Russa ainda não contratualizou nenhum SU-35, esperemos que esteja para breve).
Portanto um avião completamente incompativel com tudo o que a FAB opera, ENORME, com custos de operação elevadissimos...
Nós estamos a falar da FAB, lembra-se?
Aquela Força Aérea com quase o dobro do pessoal da RAF mas com metade dos esquadrões de combate e que tem dificuldades em manter os pilotos de F-5E e AMX a voar pouco mais de 100 horas/ano.
É claro que o avião ideal para uma tal força aérea é uma bisarma do tamanho do SU-35! Porque não um TU-128?
E depois para completar, coloca-se uma cereja no bolo, investe-se uns biliões de dólares num avião que ainda não saiu do chão, o PAK-FA...
Mas que grande ideia, portanto o Gripen NG é muito "caro" e é um "risco", mas o SU-35 e (melhor ainda) um aparelho que ainda nem protótipo tem é uma excelente ideia!
Se eu já vi uma receita de como escavacar o budget de uma Força Aérea com dificuldades financeiras "this is it"!
Primeiro passo, compra-se aparelhos enormes, com consumos de combustivel elevadissimos e sem qualquer compatibilidade/valência com o resto da frota. Segundo passo, investe-se uma porrada de dinheiro num projecto que o protótipo era para ter voado em 2006 e que ainda não saiu do chão! Voilá, ninguém sai do chão em 2018...

O projecto que você tanto gosta foi oferecido à FAB, foi avaliado por uma equipa TÉCNICA pluridisciplinar da FAB, a FAB não gostou do que viu, disse que não.

Como se diz por estes lados "temos pena", ou como dizem os anglo americanos "get over it".
x4

Como gostam de dizer por aqui em situações semelhantes...."voadora na jugular"...rsrsrs.




Editado pela última vez por Penguin em Ter Jul 07, 2009 9:37 pm, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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