VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

#1 Mensagem por Brazilian Space » Dom Jun 07, 2009 10:23 am

Olá amigos!

Como vocês já devem saber o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), irá organizar no próximo dia 22 o 4º SIPP&D - Seminário Institucional de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Associadas a Veículos Espaciais.

Consultando o resumo dos "projetos em andamento" no site do evento, a descrição de um dos projetos que será apresentado durante o seminário chamou a minha atenção.

Trata-se do projeto “Implantação da técnica PSP (pressure sensitive paint) no Túnel Transônico Piloto para realização de ensaios em modelos de veículos de sondagem” que é gerenciado pela Dra. Ana Cristina Avelar.

Na descrição desse projeto está escrito: “O objetivo desse projeto é a implantação da técnica PSP no Túnel Transônico Piloto (TTP) do IAE para realização de ensaios em modelos de veículos de sondagem VS-30, VS-40 e/ou “VSB-40”, para regimes de número de Mach de 0,2 a 1,6”.

Qual é o VSB-40 que a descrição esta se referindo? Será que o IAE está projetando um novo foguete mais poderoso que o VS-40? Ou trata-se de um simples erro de grafia. Alguém do forum saberia responder?

Caso queiram visitar o web-site do evento e ter acesso aos diversos projetos que serão apresentados durante a realização do seminário o link é:

http://www.iae.cta.br/revista_ta/Seminario/index.htm

É só clicar em resumo que vocês terão as listas de todos projetos finalizados, em andamento e aqueles que foram iniciados esse ano.

Aproveito para convidar todos vocês a visitarem meu blog "Brazilian Space" pelo link abaixo e também a me ajudarem com informações e opiniões sobre o Programa Espacial, já que pelo debate aqui travado em diversão ocasiões e sobre diversos assuntos, me parece que os integrantes desse forum além de estarem bem informados são possuidores do conhecimento que o assunto exige. Sendo assim, conto com o apoio dos amigos para o enriquecimento do blog Brazilian Space.

Link: http://brazilianspace.blogspot.com




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

#2 Mensagem por LeandroGCard » Dom Jun 07, 2009 11:02 am

Brazilian Space escreveu:Olá amigos!

Como vocês já devem saber o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), irá organizar no próximo dia 22 o 4º SIPP&D - Seminário Institucional de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Associadas a Veículos Espaciais.

Consultando o resumo dos "projetos em andamento" no site do evento, a descrição de um dos projetos que será apresentado durante o seminário chamou a minha atenção.

Trata-se do projeto “Implantação da técnica PSP (pressure sensitive paint) no Túnel Transônico Piloto para realização de ensaios em modelos de veículos de sondagem” que é gerenciado pela Dra. Ana Cristina Avelar.

Na descrição desse projeto está escrito: “O objetivo desse projeto é a implantação da técnica PSP no Túnel Transônico Piloto (TTP) do IAE para realização de ensaios em modelos de veículos de sondagem VS-30, VS-40 e/ou “VSB-40”, para regimes de número de Mach de 0,2 a 1,6”.

Qual é o VSB-40 que a descrição esta se referindo? Será que o IAE está projetando um novo foguete mais poderoso que o VS-40? Ou trata-se de um simples erro de grafia. Alguém do forum saberia responder?

Caso queiram visitar o web-site do evento e ter acesso aos diversos projetos que serão apresentados durante a realização do seminário o link é:

http://www.iae.cta.br/revista_ta/Seminario/index.htm

É só clicar em resumo que vocês terão as listas de todos projetos finalizados, em andamento e aqueles que foram iniciados esse ano.

Aproveito para convidar todos vocês a visitarem meu blog "Brazilian Space" pelo link abaixo e também a me ajudarem com informações e opiniões sobre o Programa Espacial, já que pelo debate aqui travado em diversão ocasiões e sobre diversos assuntos, me parece que os integrantes desse forum além de estarem bem informados são possuidores do conhecimento que o assunto exige. Sendo assim, conto com o apoio dos amigos para o enriquecimento do blog Brazilian Space.

Link: http://brazilianspace.blogspot.com
Olá Brazilian Space.

No próprio site da AEB existe uma página com a descrição de todos os foguetes de sondagem desenvolvidos por aquele órgão:

http://www.aeb.gov.br/conteudo.php?ida=23&idc=124

Nesta página estão descritos os foguetes da série Sonda (pelo que sei já aposentados), o VS-30, o VS-40 e o VSB-30, que é uma versão do VS-30 com mais um estágio (ambos os estágios baseados no primeiro estágio do Sonda-III). Por dedução poderia-se concluir que um eventual VSB-40 seria um VS-40 com mais um estágio (os estágios do VS-40 baseiam-se no terceiro e quarto estágios do VLS). ficaria um foguete bem maior que o próprio Sonda-IV, até hoje o maior foguete de sondagem desenvolvido no brasil, e muito próximo ao VLM do qual o IAE voltou a falar.

Mas não encontrei nenhuma referência a este VSB-40 em lugar nenhum, somente a um novo lançamento do VS-40 em 2010 (http://www.iae.cta.br/vs40.htm), então pode ser mesmo apenas um erro de digitação.

Talvez seja interessante você mandar sua pergunta diretamente para o IAE, perguntando se realmente estão planejando este VSB-40.


Um abraço,


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

#3 Mensagem por Brazilian Space » Dom Jun 07, 2009 11:40 am

Olá Leandro!

Conheço todos esse foguetes e a minha dúvida era se realmente há um novo projeto ou se o autor estaria se referindo ao VSB-30, o que me parece possível.

No entanto, pelo que sei havia o projeto de dois novos foguetes até ano 2006 que eram o Sonda IIIA (um aprimoramento do velho Sonda III) e o VS-43 que já tinha as características de um pequeno lançador, ambos com motores sólidos. Após 2006, surgiu o a necessidade do desenvolvimento da tecnologia de motores liquidos para o VLS-1B e com isso surgiu o projeto do VS-15 e esses projetos anteriores foram colocados de lado ou adiados.

Acontece Leandro, que em 2008 foi realizada uma reunião entre o IAE/CTA e a DLR/MORABA onde foi abordado a necessidade do desenvolvimento de um projeto em conjunto de um foguete mais moderno e poderoso que o VS-40 para o uso no Brasil e na Europa. Por isso a minha dúvida, entende?

Vou sim entrar em contato como surgeriu com o IAE e tirar isso a limpo. Aproveito para lhe agradeçer pela dica e pela atenção ao topico colocado por mim.

Forte abraço

Duda Falcão




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9346
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 507 vezes

Re: VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

#4 Mensagem por Brasileiro » Dom Jun 07, 2009 11:46 am

Olá BrazilanSpace,

De duas, uma: Ou erraram na digitação e escreveram VSB-40 no lugar de VSB-30 ou realmente é um veículo novo. No caso da segunda opção, acredito ser mesmo algo como um VS-40 melhorado.

Realmente, houve notícias há um tempo atrás, de que o CTA iria exportar o VS-40 para o programa espacial europeu.

Outra coisa, acabei de enviar as imagens que você tinha me pedido, desculpe pela demora, meus dias andam absurdamente corridos.


abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

#5 Mensagem por Brazilian Space » Dom Jun 07, 2009 12:11 pm

Olá Brasileiro!

Recebi seu e-mail e ja respondi amigo. Valeu pelo envio das imagens e não se preocupe com o atraso. Sei como são essas coisas, não se preocupe. Quanto ao pseudo VSB-40, como disse ao Leandro, vou entrar em contato com o IAE e tirar isso a limpo. Quando tiver alguma informação postarei no blog e aqui no forum.

Abração

Duda Falcão




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

#6 Mensagem por DELTA22 » Dom Jun 07, 2009 2:29 pm

Antes de mais nada, seja bem vindo Brazilian Space (Duda Falcão) ao forum!

No site do IAE fala-se de um "reprojeto", uma modernização melhor dizendo, do VS-40. Não há dúvida que possa ter havido um erro de digitação, mas hoje não podemos confirmar nada a respeito. Essa mudança poderia indicar a colocação de um booster no VS-40 como ocorreu com o VS-30 que se tranformou no VSB-30 ("B", de booster)?? Não sei. Do IAE pode-se esperar de tudo... Temos que aguardar.

Mundando de assunto, 'pero no mucho'... Entrei em seu blog e vi algumas citações sobre mim. Te agradeço os elogios e a referencia, mas não sei nada mais do que as informações que trocamos aqui no FDB e as pesquisas que fazemos na net. Este trabalho é obra principalmente de nosso amigo forista 'Brasileiro' que se dedica a isso como poucos; eu na realidade colaboro no que for possivel mas em muito menor grau. Os "louros" na verdade são dele! :wink:

Mais uma vez, seja bem vindo.
Um abraço.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

#7 Mensagem por Brazilian Space » Dom Jun 07, 2009 8:23 pm

Delta, valeu pelas boas vindas amigo.

Olha essa coisa do VSB-40 eu vou averiguar com o IAE. Espero que eles respondam e resolvam essa dúvida. No entanto, não descarto a possibilidade de erro de digitação como também a possibilidade de um novo projeto de foguete. Realmente ano passado houve uma reunião entre o IAE/CTA e a DLR/MORABA e a agencia alemã demonstrou interesse no desenvolvimento conjunto de um foguete mais moderno e poderoso que o VS-40, tanto para ser usado no Brasil como na Europa. Pode ser que esse seja o foguete em questão, não sei, vou averiguar e depois posto algo aqui no fórum e no meu blog.

Valeu amigo pela visita ao meu blog e fique a vontade para retornar quando assim desejar. Já as citações feitas no blog em seu nome, não são nada mais que justas, já que as informações colhidas por mim foram retiradas das postagens que você mesmo colocou no fórum argentino Zona Militar. Posteriormente fiquei sabendo que a origem das mesmas eram o forista “Brasileiro” através de um comentário direcionado a minha pessoa e postado pelo próprio no Blog Panorama Espacial do companheiro jornalista André Mileski. Meus sinceros agradecimentos a ambos e coloco o meu blog a inteira disposição de vocês quando assim desejarem divulgar notícias relacionadas com o programa espacial.

Um forte abraço

Duda Falcão




Avatar do usuário
Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

#8 Mensagem por Brazilian Space » Qui Jun 11, 2009 12:29 am

Olá amigos!

Seguindo a sugestão do forista “Leandro G. Card” que sugeriu que eu entrasse em contato com o IAE visando o esclarecimento da dúvida geradora desse tópico, enviei semana passada um e-mail para o instituto e para a organização do evento na esperança que essa dúvida pudesse ser esclarecida.

No período que passei aguardando a resposta o IAE e dos organizadores do simpósio (resposta que até o momento não chegou) busquei outras fontes de informação, pois não poderia correr o risco de ficar e nem permitir que os leitores do meu blog não obtivessem qualquer posição sobre a questão.

Portanto, entrei em contato com um engenheiro aeronáutico que conheço e o mesmo buscou a informação junto a um outro engenheiro que trabalha no IAE. O tal engenheiro enviou ao meu amigo um e-mail esclarecendo:

“O que posso lhe adiantar é que, segundo comenta-se, o VS-40 é um foguete de sondagem com um bom sucesso junto aos alemães, assim como o VSB-30... porém, há a necessidade de um foguete de maior porte com as mesmas características dakeles usados pelo DLR. Assim estão "adaptando" o VS-40 para cumprir a missão dos alemães, mas não está sendo feito em conjunto com o DLR não”.

Bom, pelo que pude entender a resposta do engenheiro sugere a possibilidade da existência desse projeto do VSB-40, mas o mesmo não estaria sendo desenvolvido em conjunto com os alemães (como foi o caso do VSB-30) e sim desenvolvido pelo IAE para o uso dos germânicos.

No entanto, fica a critério de cada um o entendimento desse assunto até que o próprio IAE possa esclarecer o mesmo. De minha parte, fico aguardando na esperança de uma posição oficial do Instituto de Aeronáutica e Espaço.

Duda Falcão




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

#9 Mensagem por LeandroGCard » Qui Jun 11, 2009 8:40 am

Brazilian Space escreveu:Olá amigos!

Seguindo a sugestão do forista “Leandro G. Card” que sugeriu que eu entrasse em contato com o IAE visando o esclarecimento da dúvida geradora desse tópico, enviei semana passada um e-mail para o instituto e para a organização do evento na esperança que essa dúvida pudesse ser esclarecida.

No período que passei aguardando a resposta o IAE e dos organizadores do simpósio (resposta que até o momento não chegou) busquei outras fontes de informação, pois não poderia correr o risco de ficar e nem permitir que os leitores do meu blog não obtivessem qualquer posição sobre a questão.

Portanto, entrei em contato com um engenheiro aeronáutico que conheço e o mesmo buscou a informação junto a um outro engenheiro que trabalha no IAE. O tal engenheiro enviou ao meu amigo um e-mail esclarecendo:

“O que posso lhe adiantar é que, segundo comenta-se, o VS-40 é um foguete de sondagem com um bom sucesso junto aos alemães, assim como o VSB-30... porém, há a necessidade de um foguete de maior porte com as mesmas características dakeles usados pelo DLR. Assim estão "adaptando" o VS-40 para cumprir a missão dos alemães, mas não está sendo feito em conjunto com o DLR não”.

Bom, pelo que pude entender a resposta do engenheiro sugere a possibilidade da existência desse projeto do VSB-40, mas o mesmo não estaria sendo desenvolvido em conjunto com os alemães (como foi o caso do VSB-30) e sim desenvolvido pelo IAE para o uso dos germânicos.

No entanto, fica a critério de cada um o entendimento desse assunto até que o próprio IAE possa esclarecer o mesmo. De minha parte, fico aguardando na esperança de uma posição oficial do Instituto de Aeronáutica e Espaço.

Duda Falcão
Parabéns pela iniciativa Duda.

É muito bom ver mais alguém interessado nesta área tão importante e tão pouco apreciada em nosso país. Vamos torcer para que este seja mesmo um novo desenvolvimento, pois isto sempre acrescenta alguma coisa à base tecnológica do IAE, nem que seja apenas mais experiência.

Um grande abraço,

Leandro G. Card




Avatar do usuário
Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

#10 Mensagem por Brazilian Space » Qui Jun 11, 2009 8:30 pm

LeandroGCard escreveu:
Brazilian Space escreveu:Olá amigos!

Seguindo a sugestão do forista “Leandro G. Card” que sugeriu que eu entrasse em contato com o IAE visando o esclarecimento da dúvida geradora desse tópico, enviei semana passada um e-mail para o instituto e para a organização do evento na esperança que essa dúvida pudesse ser esclarecida.

No período que passei aguardando a resposta o IAE e dos organizadores do simpósio (resposta que até o momento não chegou) busquei outras fontes de informação, pois não poderia correr o risco de ficar e nem permitir que os leitores do meu blog não obtivessem qualquer posição sobre a questão.

Portanto, entrei em contato com um engenheiro aeronáutico que conheço e o mesmo buscou a informação junto a um outro engenheiro que trabalha no IAE. O tal engenheiro enviou ao meu amigo um e-mail esclarecendo:

“O que posso lhe adiantar é que, segundo comenta-se, o VS-40 é um foguete de sondagem com um bom sucesso junto aos alemães, assim como o VSB-30... porém, há a necessidade de um foguete de maior porte com as mesmas características dakeles usados pelo DLR. Assim estão "adaptando" o VS-40 para cumprir a missão dos alemães, mas não está sendo feito em conjunto com o DLR não”.

Bom, pelo que pude entender a resposta do engenheiro sugere a possibilidade da existência desse projeto do VSB-40, mas o mesmo não estaria sendo desenvolvido em conjunto com os alemães (como foi o caso do VSB-30) e sim desenvolvido pelo IAE para o uso dos germânicos.

No entanto, fica a critério de cada um o entendimento desse assunto até que o próprio IAE possa esclarecer o mesmo. De minha parte, fico aguardando na esperança de uma posição oficial do Instituto de Aeronáutica e Espaço.

Duda Falcão
Parabéns pela iniciativa Duda.

É muito bom ver mais alguém interessado nesta área tão importante e tão pouco apreciada em nosso país. Vamos torcer para que este seja mesmo um novo desenvolvimento, pois isto sempre acrescenta alguma coisa à base tecnológica do IAE, nem que seja apenas mais experiência.

Um grande abraço,

Leandro G. Card
Obrigado Leandro!

Sou um apaixonado pelo tema desde os anos 70 e acompanho o programa espacial desde essa época. Infelizmente a sociedade brasileira ainda não compreendeu a importância e muito menos a necessidade de se investir em atividades espaciais. No entanto, essa consciência esta melhorando e irá melhorar muito nos próximos anos. O programa precisa de um grande gol para chamar a atenção e sinceramente acho que alcançaremos esse gol no final de 2010.

Forte abraço amigo

Duda Falcão




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9346
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 507 vezes

Re: VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

#11 Mensagem por Brasileiro » Sex Jun 12, 2009 12:19 am

Olá Duda,

Acho que voce tocou num ponto interessante: Marcar nosso gol. Isso vai dar uma visibilidade sem precendentes ao nosso programa espacial, nosso primeiro lançamento de satélite.

Acho muito provável o sucesso no lançamento do VLS de teste, só com a parte baixa. Mas lançar com sucesso o veículo de 4 estágios e 11 eventos é tão provável quanto um gol do meio de campo.

Pra mim, isso deveria ser abandonado tão logo seja possível, em favor de um veículo novo, triestágio, todo líquido, de construção facilitada, de uns 1500 kg de payload em órbita baixa. Algo totalmente possível de ser feito em cerca de 5 ou 6 anos, já partindo do fato de que já dominamos quase que toda a tecnologia de plataformas inerciais e motores de 75kN de prop. líquido, o que na prática é uns 70% de todo o trabalho, esforço e preço de construir um bixo como esse.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

#12 Mensagem por Brazilian Space » Sex Jun 12, 2009 5:33 am

Olá Brasileiro!

Veja bem amigo, eu até entendo que haja certo discrédito de sua parte e de muitos foristas aqui no forum Defesa Brasil com a configuração do VLS-1. No entanto, o mesmo foi todo remodelado com a orientação de uma empresa russa de grande experiência e sinceramente eu acredito que caso os russos acreditassem não ser possível o uso dessa configuração, eles teriam aconselhado o abandono do projeto no relatório final apresentado e não a sua remodelação.

Só lembrando que se a Força Aérea dos EUA houvesse desistido da configuração do seu primeiro foguete, após o mesmo ter explodido não uma, mais diversas vezes sem mesmo ter levantado vôo, a NASA anos depois não teria chegado ao poderoso SATURNO V.

Além do mais, a configuração que você esta sugerindo, será alcançada no espaço de tempo que você previu, ou seja, de 5 ou 6 anos. Será um passo natural Brasileiro. O cronograma de lançamento prevê o seguinte amigo:

VLS-1 XVT 01 (Dez de 2010)
VLS-1 XVT 02 (2011)
VLS-1 VO 4 (2012 - Com um satélite abordo - Provavelmente o ITASAT)
VLS-1B (Alfa) VO 1 (2013 - Satélites de até 800 Kg baseados na PMM)
VLS-1C (Beta) VO 1 (2015 - seu foguete)

O VLS-1 "Brasileiro", diferentemente do pensamento reinante é um foguete que tem como objetivo principal o alcance pelo Brasil da tecnologia de lançamento de satélites e a função do mesmo (devido a seu baixo custo de operação) será lançar os satélites de 100 a 300 kg em órbita de até 1000 km, ideal para satélites científicos, tecnológicos e universitários de interesse da comunidade científica brasileira (a exemplo dos SCD's e do ITASAT universitário que esta em construção).

Esse gol já deveria ter sido alcançado nos anos 90, mais devido a falta de visão da sociedade brasileira (que em minha opinião chega as raias da burrice, pois não enxergaram o momento histórico por que passava e passa a humanidade e consequentemente o atraso e grande) e consequentemente dos políticos que a representa.

O VLS-1 é um projeto de extrema importância e deveria esta tendo todo o apoio da sociedade o que não esta acontecendo ainda, mas eu tenho esperança que caso o primeiro vôo teste seja bem sucedido isso comece a mudar.

Perdemos uma plataforma de pesquisa de extrema importância que era o acesso a ISS devido a essa falta de visão, inclusive por parte de integrantes da comunidade científica brasileira que não entenderam (e atrapalharam e muito politicamente) a real relevância do vôo do astronauta Marcos Pontes e da participação do Brasil no projeto da ISS. Foi um erro estratégico sem precedentes que no futuro nos custará muito. Lastimável.

O Programa Espacial Brasileiro precisa de apoio e de gestores qualificados e comprometidos com os objetivos traçados, diferentemente do que é feito agora onde a PNAE parece um joguete na mão de crianças que não sabem o que querem. Inclusive Brasileiro, já enviei um e-mail para você falando sobre isso, você recebeu amigo?

Forte abraço

Duda Falcão




Avatar do usuário
Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

#13 Mensagem por Brazilian Space » Seg Jun 22, 2009 8:30 am

Olá amigos!

Pesquisando ainda mais sobre assunto que gerou esse tópico, encontrei a nota abaixo postada no site do IAE em fevereiro desse ano, que indica que realmente existe o interesse do Brasil e da Alemanha no desenvolvimento de um novo foguete lançador para ser usado no lançamento do "Experimento Shefex-3" europeu. No entanto, a denominação do foguete que será desenvolvido em nenhum momento é citada na nota, porém tudo leva a crer que esse foguete poderia ser o VSB-40, denominação adotada no texto responsável por toda essa polêmica.

Duda Falcão


Brasil e Alemanha Dão Continuidade à Parceria no Setor Aeroespacial


06/02/2009


Alessandra David


Dirigentes do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da Agência Espacial Alemã (DLR) se reuniram durante a primeira semana de fevereiro para tratar de acordos de cooperação entre Brasil e Alemanha no setor aeroespacial.

O encontro, realizado de 02 a 06 de fevereiro no IAE, visa à continuidade da parceria entre os dois países e ao estabelecimento de novos projetos conjuntos que contribuirão significativamente para alavancar o desenvolvimento de foguetes de sondagem no Brasil.

Dentre os projetos bilaterais já estabelecidos, está o “Sharp Edge Flight Experiment” (Shefex), programa alemão desenvolvido pelo DLR que estuda formas aerodinâmicas para aplicação em veículos de reentrada atmosférica. Novos conceitos científicos de proteção térmica para veículos espaciais e a validação de novas ferramentas de projetos são alguns dos objetivos incluídos nesta parceria.

O fornecimento de foguetes de sondagem à Agência da Alemanha constitui outro ponto significativo definido durante a reunião internacional. Veículos VSB-30 e VS-40 serão fornecidos ao país, sendo o primeiro grupo destinado ao projeto europeu de microgravidade e, o segundo, ao experimento alemão de reentrada atmosférica Shefex-2. Dentro deste contexto, uma nova proposta surge para o desenvolvimento de veículo lançador suborbital para o Experimento Shefex-3.

Participaram da reunião pelo DLR os engenheiros Peter Turner, Wolfgang Jung e Hansufrich Steimle; pelo CTA, o major brigadeiro Salamone, o brigadeiro Venâncio e o engenheiro Mauro Dolinsky; e, pelo IAE: o diretor do Instituto, coronel Pantoja; o vice-diretor de espaço, coronel Kasemodel; o representante da coordenadoria de projetos espaciais, tenente-coronel Tamashiro; o gerente do projeto VSB-30, engenheiro Eduardo Dore; e o gerente do VS-40, engenheiro Nelson Tavares.


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE

Comentário: Além do desenvolvimento desse novo foguete a nota fala sobre a continuação do uso pelos Alemães do foguete VSB-30 (já com dois vôos programados para o final desse ano no Centro Espacial de Esrange na Suécia) e o uso do foguete VS-40, ainda não testado pelos germânicos. A nota também parece indicar a possibilidade dos alemães estarem envolvidos de alguma forma com o desenvolvimento da tecnologia de reentrada atmosférica que será aplicada na plataforma sub-orbital SARA, prevista pra ser lançada no segundo semestre de 2010 por um foguete VS-40. Boas notícias para o Programa Espacial Brasileiro e para as indústrias brasileiras envolvidas com o desenvolvimento desses foguetes. Isso significará divisas para o programa espacial e para as indústrias, além de trocas de experiências e de tecnologias associadas.




Avatar do usuário
Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: VSB-40? Novo foguete ou erro de grafia? Quem sabe responder?

#14 Mensagem por Brazilian Space » Seg Jul 06, 2009 6:09 am

Olá amigos!

Depois de tanto esperar uma posição sobre o caso do suposto desenvolvimento de um foguete chamado VSB-40 (provavelmente algo como um VS-40 com propulsores boosters) por parte do Instituto de Aeronáutica e Espaço, obtive de uma fonte fidedigna a seguinte informação que considero o esclarecimento final desse caso:

“Duda, estive hoje de noite em São José dos Campos, e aproveitei para conversar com um amigo do IAE/CTA ligado aos projetos de lançadores. Ele me afirmou que não existe um projeto chamado VSB-40 (algo como um VS-40 com propulsores boosters). Provavelmente, foi erro de digitação”

Portanto se não houver uma reviravolta (coisa muito comum dentro do PEB) até o momento não houve e não haverá qualquer iniciativa visando o desenvolvimento de tal foguete. No entanto, não podemos esquecer da nota postada em fevereiro desse ano pelo próprio IAE (postada acima) falando que o instituto negociou com os alemães da DLR-Moraba o fornecimento dos foguetes de sondagem VSB-30 e VS-40 visando o uso do primeiro no projeto europeu de microgravidade e o segundo para o experimento alemão de reentrada atmosférica Shefex-2. Durante a reunião ficou acertado também o desenvolvimento de um veículo lançador suborbital para o "Experimento Shefex-3". Descartado como foi por minha fonte o suposto VSB-40, tudo leva a crer que esse foguete seria o VS-43, antigo projeto do IAE que consta nos dois últimos PNAE como sendo um veículo monestagio com controle de atitude que utilizará o propulsor S43, motor esse que é utilizado no primeiro e segundo estágios do VLS-1.

Duda Falcão




Responder