Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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helio
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Re: Modernização dos AMX!!!

#916 Mensagem por helio » Qua Jul 01, 2009 4:30 pm

Túlio escreveu:Agora sim, esta discussão está MATANDO A PAU, POWS!!!

Algumas considerações:


:arrow: STUKA para mim soa tão bem, amigo Hélio, que mesmo sabendo que usas o termo no modo depreciativo, exerce o efeito contrário em mim, sempre adorei aquele avião... :wink:

:arrow: Ah, Hélio, e ainda sobre teu comentário, com efeito, 'pelaram' onde deu, era 'pé-de-boi' MESMO!

:arrow: Ao Bastos véio ("Quem vencera o debate, interessante por sinal ?"): bueno, por enquanto estamos TODOS vencendo, novas infos surgindo, buenos argumentos e muito RESPEITO. Estamos então ENSINANDO E APRENDENDO, e isso sim, é VENCER UM DEBATE!!! :D

:arrow: Hélio x Gaitero: está simplesmente tão ESPLÊNDIDO que nem vou me meter, só vou atrapalhar se o fizer...

:arrow: Jin Jones: MATOU A CHARADA: a chave do enigma AMX é o contexto em que o avião foi concebido! Isso diz tudo, havia então em estudo um Projeto AX, que inicialmente seria um Xavantão de ataque, mais pesado e potente mas apenas isso, um Xavante anabolizado, treinador e ataque leve. Daí apareceram os Italianos, que estudavam um substituto para o G91 e parceiro para o Tornado, fechou todas, passou a ser um avião de ataque com capacidades de treinador (chegou a ser cogitado como rival do Hawk no mercado internacional, o que não se realizou ignoro por quê, talvez as turbinas R&R, mas é apenas um TALVEZ, não vou acusar sem provas)... 8-]

Valews aí, tigrada, está bueno por demás!!!


(Ah, e editei aquele post lá em cima respondendo ao Hélio, é que num dava para postar e trovar a mina ao mesmo tempo, mas não queria perder a vez no debate...heheheheheheh)
Tulio
Também gosto do Stuka, mas também é outro avião que tinha sérias limitações (tal qual o AMX), tanto que em 1944 estava completamente obsoleto.

Um abraço
Hélio




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Re: Modernização dos AMX!!!

#917 Mensagem por helio » Qua Jul 01, 2009 4:38 pm

soultrain escreveu:Higgins,

Todos os argumentos que atacam o AMX agora, podem ser utilizados daqui a 20 anos acerca da escolha do FX, seja qual for o escolhido.

[[]]'s
Soultrain
Não vejo sob este aspecto. A diferença é que o AMX já nasceu com um conceito obsoleto, daí a sua maior dificuldade em ser exportado.
Nenhum dos candidatos do FX2 tiveram este problema, entretanto é inegavel que daqui a 20 anos podem estar obsoletos, a não ser que surjam kits de upgrade capazes de mantê-los sempre atualizados.
O upgrade previsto para o AMX, vai melhorar muito o avião, entretanto não a ponto de ficar completamente atualizado e parelho com os caça-bombardeiros modernos. Digamos que em comparação a uma Ferrari uitlizado nas corridas de Le Mans, o AMX vai parecer um stock car .

Um abraço

Hélio




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Re: Modernização dos AMX!!!

#918 Mensagem por kekosam » Qua Jul 01, 2009 5:02 pm

Senhores, vamos jogar luz na questão.

Que a aeronave possuir limitações, não podemos negar. Possui e neste ponto o nosso amigo gás nobre (Helio) tem razão. Mas estas limitação são decorrentes justamente das características que se esperavam do projeto. Outras são decorrentes de contingenciamento de verbas (integração de MAAs, por exemplo).

Que o projeto foi um ganho enorme para o Brasil, não podemos negar. E nosso amigo Gás Nobre deverá dar o braço a torcer porque a Embraer, e consequentemente a industria aeronautica brasileira, é o que é hoje graças ao que aprendeu com o AMX.

Ademais, sendo um Stuka de Luxo ou qualquer outro apelido que ganhe, está ai e vai ficar por um bom tempo. Quanto a preferencia velada da FAB pelo F-5, pilotos de combate gostam de voar rápido e alto, talvez ai se explique a preferência. Mas o F-5 não entrega a encomenda no endereço igual o A-1 (tá parecendo papo de carteiro).

Ademais, se não me engano; pois meus neuronios não funcionam mais como antigamente, pois o alcool causa amnesia e outros males que não me recordo agora; tem uma citação de um cidadão americano durante a guerra do Vietnã que dizia mais ou menos isto.... "Pilogos de Fs ganham Gs... Pilotos de As ganham medalhas."

Imagem

*Editado para acrescentar a foto.




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
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Adriano
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Re: Modernização dos AMX!!!

#919 Mensagem por Adriano » Qua Jul 01, 2009 5:13 pm

Não critico o desempenho do AMX, pois até que faz o que se queria dele. Não interessa mais se ele deveria ou não ter sido projetado e produzido da forma que foi, pois isso é um fato e não há nada mais a fazer. Critico sim a escolha de mantê-lo voando, modernizá-lo e também critico aqueles que o consideram o "pilar mestre da modernização da Embraer".
Em breve a FAB será o único operador de um avião caro e difícil de manter. Os pátios das bases aéreas são a prova disso (não digam, por favor, que novos aviônicos vão reparar isso...). Segundo, a Embraer seria o que é hoje com ou sem AMX, pois adquiriu "novas tecnologias" mais por empregar engenheiros extrangeiros e adquirir maquinaria e sistemas de ponta (no exterior, em grande parte). Se o projeto fosse outro que não o AMX ela daria esse passo do mesmo jeito, pois o que houve foi uma mudança de mentalidade e gestão dentro da empresa.
Minha humilde opinião.

Abraços!




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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Re: Modernização dos AMX!!!

#920 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 01, 2009 5:18 pm

Pergunta 1:

Onde enfiaram a APU do AMX???




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Modernização dos AMX!!!

#921 Mensagem por orestespf » Qua Jul 01, 2009 5:30 pm

Marino escreveu:http://www.senado.gov.br/TV/
Ver links:
- Min. Jobim fala da transferência de tecnologia na indústria de defesa nacional; e
- Min. Jobim diz que o Brasil exporta empregos quando privilegia importação de produtos da China.
Clicar em Ver Mais ao pé da página para outras partes da reportagem.
Simplesmente fantástico a apresentação do ministro Nelson Jobim! A segurança demonstrada, aliada ao já maduro domínio sobre o assunto defesa, demonstra claramente o interesse do ministro sobre o assunto, bem como a qualidade de sua assessoria técnica.

As críticas à Academia foram brandas, até compreendo a posição do ministro, certas coisas vindo de certas pessoas soa como "comprar brigas", mas no fundo ele está ciente da ineficiência prestada pela mesma. A parte mais interessante é o amadurecimento em relação a visão sobre a Amazônia Azul, que não era bem compreendida tempos atrás, mas totalmente diferente hoje em dia. Que bom que se assustaram!!!

Muitos dirão que são retóricas e algo mais, porém é bom que se lembre que até bem pouco tempo atrás, nem isso tínhamos! As falas do senhor ministro demonstram claramente o rumo das coisas, revela coisas importantes, inclusive sobre o FX, basta compreender o que disse. Seus exemplos foram didáticos e até reveladores, pelo menos pra mim.

Gostei e muito, não apenas das falas, mas do trabalho em levar importantes informações ao Senado, não de maneira formal (só para constar), mas sim em apontar sérios problemas dentro do assunto e que durante décadas foram ignorados, e que segundo ele mesmo, pelos políticos (fez um mea culpa).


Orestes




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Re: Modernização dos AMX!!!

#922 Mensagem por henriquejr » Qua Jul 01, 2009 5:34 pm

Perfeito Orestes!




.
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Re: Modernização dos AMX!!!

#923 Mensagem por orestespf » Qua Jul 01, 2009 5:36 pm

henriquejr escreveu:Perfeito Orestes!

[009] [009]




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Re: Modernização dos AMX!!!

#924 Mensagem por gaitero » Qua Jul 01, 2009 6:07 pm

Os Arquivos trazem apenas partes das explicações, não tem algum jeito de conseguir assistir os pontos na integra?




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Bender

Re: Modernização dos AMX!!!

#925 Mensagem por Bender » Qua Jul 01, 2009 7:45 pm

orestespf escreveu:
Marino escreveu:http://www.senado.gov.br/TV/
Ver links:
- Min. Jobim fala da transferência de tecnologia na indústria de defesa nacional; e
- Min. Jobim diz que o Brasil exporta empregos quando privilegia importação de produtos da China.
Clicar em Ver Mais ao pé da página para outras partes da reportagem.
Simplesmente fantástico a apresentação do ministro Nelson Jobim! A segurança demonstrada, aliada ao já maduro domínio sobre o assunto defesa, demonstra claramente o interesse do ministro sobre o assunto, bem como a qualidade de sua assessoria técnica.

As críticas à Academia foram brandas, até compreendo a posição do ministro, certas coisas vindo de certas pessoas soa como "comprar brigas", mas no fundo ele está ciente da ineficiência prestada pela mesma. A parte mais interessante é o amadurecimento em relação a visão sobre a Amazônia Azul, que não era bem compreendida tempos atrás, mas totalmente diferente hoje em dia. Que bom que se assustaram!!!

Muitos dirão que são retóricas e algo mais, porém é bom que se lembre que até bem pouco tempo atrás, nem isso tínhamos! As falas do senhor ministro demonstram claramente o rumo das coisas, revela coisas importantes, inclusive sobre o FX, basta compreender o que disse. Seus exemplos foram didáticos e até reveladores, pelo menos pra mim.

Gostei e muito, não apenas das falas, mas do trabalho em levar importantes informações ao Senado, não de maneira formal (só para constar), mas sim em apontar sérios problemas dentro do assunto e que durante décadas foram ignorados, e que segundo ele mesmo, pelos políticos (fez um mea culpa).


Orestes
Concordo Orestes!
Apanhei no meu 3g,mas consegui ver.

Separei os links:

http://www.senado.gov.br/TV/noticias/qu ... O010709_11


http://www.senado.gov.br/TV/noticias/qu ... O010709_12


http://www.senado.gov.br/TV/noticias/qu ... O010709_13


http://www.senado.gov.br/TV/noticias/qu ... O010709_14

E dois trechos:

Esse primeiro é o dogma repetido a exaustão pelo Marino lá nas Navais,quando o povo fica dizendo,podíamos comprar o lpd não sei o que! :mrgreen:

"Sustentamos a necessidade de abandonarmos a condição de compradores de oportunidade.
Um determinado país coloca de lado um determinado tipo de equipamentos, vende a troco de bananas e a gente compra, porque não temos”


Já o segundo,é uma raquetada nas monografias de filosofia. :mrgreen:

"Por que nós não queríamos discutir o que as Forças Armadas queriam fazer.
Por que nós virávamos as costas para esse assunto.
Esse era um assunto que se alguém fosse tratar era desprestigiado. no congressso e era desprestigiado na academia,todos os estudiosos de estratégia de defesa na academia são desprestigiados,
Os colegas preferem estudar Hindinger(?SIC), Kant e Satre e fazer a recomposição dos livros de Lipnitz,(?SIC)e escrever tudo que os outros já escreveram,mas não querem discutir Forças Armadas ou seja não querem discutir o país,querem mostrar que tem grandes conhecimentos para serem aceitos nos eixos e caminhos que nós adimiramos na Europa.(?)"

*esse finalzinho não sei se tá certo. :wink:

Sds.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#926 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 01, 2009 8:09 pm

Tem mais...

http://www.senado.gov.br/TV/noticias/qu ... O010709_09
http://www.senado.gov.br/TV/noticias/qu ... O010709_10

http://www.senado.gov.br/TV/noticias/qu ... O010709_15

Olha ... Arrebentou!!

Am-X ... salto tecnológico para a Embraer!

Qual a prioridade no F-X ... Brasil!

Cara... é tanta coisa que esse homem tá falando... sugiro realmente ver tudo! Interessantes as áreas que os Alemães e Russos estão "pesquisando" ...

Precisamos cuidar da nossa Amazônia Azul!!

Valeu mesmo pelo Link [100]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: Modernização dos AMX!!!

#927 Mensagem por Marino » Qua Jul 01, 2009 8:15 pm

O site da TV Senado: http://www.senado.gov.br/TV/
Cliquem em "Veja Mais" ao pé da página;
Cliquem no nº 2 no pé da página;
Aparece 15 filmetes como os mostrados acima.
Não sei pegar estes atalhos. Lima, vc poderia fazê-lo? Já agradeço.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: Modernização dos AMX!!!

#928 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 01, 2009 8:55 pm

EDITADO:

Links movidos para o topico abaixo porque essa discussao (NJ Apresentacao) nao pertence ao AM-X :)

Espero que todos entendam...


viewtopic.php?f=1&t=13152&start=13995

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
HIGGINS

Re: Modernização dos AMX!!!

#929 Mensagem por HIGGINS » Qua Jul 01, 2009 9:25 pm

kekosam escreveu:Senhores, vamos jogar luz na questão.

Que a aeronave possuir limitações, não podemos negar. Possui e neste ponto o nosso amigo gás nobre (Helio) tem razão. Mas estas limitação são decorrentes justamente das características que se esperavam do projeto. Outras são decorrentes de contingenciamento de verbas (integração de MAAs, por exemplo).

Que o projeto foi um ganho enorme para o Brasil, não podemos negar. E nosso amigo Gás Nobre deverá dar o braço a torcer porque a Embraer, e consequentemente a industria aeronautica brasileira, é o que é hoje graças ao que aprendeu com o AMX.

Ademais, sendo um Stuka de Luxo ou qualquer outro apelido que ganhe, está ai e vai ficar por um bom tempo. Quanto a preferencia velada da FAB pelo F-5, pilotos de combate gostam de voar rápido e alto, talvez ai se explique a preferência. Mas o F-5 não entrega a encomenda no endereço igual o A-1 (tá parecendo papo de carteiro).

Ademais, se não me engano; pois meus neuronios não funcionam mais como antigamente, pois o alcool causa amnesia e outros males que não me recordo agora; tem uma citação de um cidadão americano durante a guerra do Vietnã que dizia mais ou menos isto.... "Pilogos de Fs ganham Gs... Pilotos de As ganham medalhas."



*Editado para acrescentar a foto.
Kekosam...
do jeito que o campo de batalha está saturado, pilotos de ataque ganham caixões, não medalhas...

Aeronaves que "entregam à domicílio", hoje? Bolas de fogo! Carne queimada!

A indústria aeronáutica é o que é hoje graças ao AMX? Não... Apesar dele. Como os sul-coreanos demonstraram, não é preciso gastar além do necessário e muito menos embarcar em um projeto arriscado, para se adquirir capacitação.
Você acredita que eles são mais inteligentes do que nós? Eu não.

Já não havia, naquela época, espaço para uma aeronave como o AMX no campo de batalha. Nasceu obsoleto. É isto que eu e Hélio tentamos lhe dizer.
Ganhamos uma aeronave, que possui um peso numérico grande em nosso inventário, em três lotes distintos, diferentes entre si e que possuem hoje uma disponibilidade baixa: 12%, segundo foi recentemente aventado.

No entanto...

A aeronave, Kekosam, é um sucesso e isto não se discute! Lembre-se que assim foi determinado pelo politburo DB! Qualquer manifestação contrária é danosa à pátria, ativismo entreguista e traidor! Passível de remoção para um Gulag!

AMX É UM SUCESSO! ENTENDAM ISSO TRAIDORES! :twisted: :twisted:




G-LOC
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Re: Modernização dos AMX!!!

#930 Mensagem por G-LOC » Qua Jul 01, 2009 10:15 pm

helio escreveu: Não vejo sob este aspecto. A diferença é que o AMX já nasceu com um conceito obsoleto, daí a sua maior dificuldade em ser exportado.
Nenhum dos candidatos do FX2 tiveram este problema, entretanto é inegavel que daqui a 20 anos podem estar obsoletos, a não ser que surjam kits de upgrade capazes de mantê-los sempre atualizados.
O upgrade previsto para o AMX, vai melhorar muito o avião, entretanto não a ponto de ficar completamente atualizado e parelho com os caça-bombardeiros modernos. Digamos que em comparação a uma Ferrari uitlizado nas corridas de Le Mans, o AMX vai parecer um stock car .
Quando iniciou o projeto AMX já estavam entrando em operação os caças de terceira geração.
Com o FX2 iremos comprar um caça de quarta geração enquanto os caças de quinta geração já estão entrando em operação.
Quando o FX2 entrar em operação já estarão sendo testados os caças de sexta geração.
O problema é que os caças de segunda geração ainda estão em operação sem muitas restrições. Só é desvantagem quando o inimigo está bem a frente. Era o objetivo dos EUA com o F22. A doutrina cita garantir a superioridade aérea primeiro o que seria feito com o F-22. Depois o resto faz o seu trabalho sem restrições.

A sua proposta de Jaguar seria um bom exemplo. Seria hoje um caça de segunda geração modernizado com aviõnicos de quarte geração. Seria um pessimo 2gen no combate aéreo. Seria comprado sem radar e estaria até hoje esperando os piranhas. Nem traria novas tecnologias que a EMBRAER já tinha e nem padronização com o F-5 ou Mirage III.

G-LOC




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