Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Skyway
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Re: Modernização dos AMX!!!

#826 Mensagem por Skyway » Sáb Jun 27, 2009 8:43 pm

HIGGINS escreveu: Se não sabem entender isso, lamento. Vira piada depois. Aliás, já é... Na Itália.
Higgins, você ter a sua opinião tudo bem, respeita-se. Mas querer que todos tenham a mesma que a sua é um pouco demais não?

Eu não tenho a mesma opinião que a sua, na verdade tenho a opinião extrema inversa a sua, e nem por isso gostaria que alguem lamentasse isso...ninguem lamenta as suas opiniões. :wink:

Assim como tudo que se fala para defender o AMX aqui para você é inacreditável, seus argumentos tambem podem soar inacreditáveis para as outras pessoas.

Um abraço.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#827 Mensagem por orestespf » Sáb Jun 27, 2009 8:52 pm

HIGGINS escreveu:É piada o que estou lendo? "Detratores do AMX"?

O avião é ruim por si!

Entenda: Pesquisa e desenvolvimento, linhas de fabricação e outros... Servem para qualquer projeto, portanto, não serve como desculpa.
Pergunta-se: a aeronave foi exportada? Trazia o projeto algo de excepcional e inovador?
A resposta é... Não!
E não me venha com o argumento do fim da guerra - fria, pois isto não afetou outras aeronaves.

Ninguém está "detratando" aeronave alguma, apenas está se discutindo um erro gerencial, de análise de mercado e de concepção que marcou profundamente a Força Aérea Brasileira; que se diga em brados: foi sacrificada neste processo!

Erro que deveria servir de farol para evitar outros no futuro, mas que muitos, seja lá por qual motivo ou interesse, insistem tratar como se fruto do paraíso fosse.

Se não sabem entender isso, lamento. Vira piada depois. Aliás, já é... Na Itália.
Olá Higgins,

vamos supor que sua tese sobre o AMX seja 100% verdadeira, lhe pergunto: o que pode ser feito agora? O avião está aí, dizem que trabalha bem e vai ser modernizado, então... O que fazer? Apenas gritar ou protocolar uma denúncia ao MP? Cabe os ferozes críticos do AMX uma denúncia formal ao MP, visto que se trata de crime contra a Nação, se não for assim, passa-se a cúmplice do processo, entendo eu.

Supondo a tese verdadeira, supondo que houveram gastos maiores do que os divulgados, supondo que o vetor não cumpre o que a FAB diz que ele faz, então é obrigação do cidadão comum denunciar a falácia, cabe dizer que "cidadão comum", no presente caso, se restringe àqueles que possuem informações e/ou conhecimentos seguros, confiáveis, documentados, etc., para convencer a quem é de direito que a FAB enganou o País e que este corre grande risco de experimentar do mesmo no FX-2. Portanto não basta o denuncismo, se faz necessário formalizar a denúncia nos fóruns formais.

Porém, como o que disse não passa de uma suposição da validade de uma tese (nem mesmo com cara acadêmica), declaro para os devidos fins que nada perguntado ou dito por mim, tem efeito para algo concreto, muito menos se aplica ao nobre amigo Higgins e aos que criticam o AMX, trata-se apenas de um exercício de abstração sobre a técnica do absurdo, de outra forma, não há crítica alguma de minha parte.


Grande abraço,

Orestes




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Re: Modernização dos AMX!!!

#828 Mensagem por G-LOC » Sáb Jun 27, 2009 9:04 pm

helio escreveu: Se vc entende portugues muleta é um jargão popular que se usa quando uma pessoa quer se apoiar para tentar justificar algo.Não é papo, veja as respostas que postam em defesa ao AMX. São sempre apoiados em 2 muletas( daqui a pouco vira cadeira de rodas).


Vc levanta uma tese, eu questiono e vc dá a tréplica chamando minha respota de muleta. Isso não é prova que meu argumento está errado. Para piorar as táticas de rotular é tipica de quem está sem razão. Por enquanto o meu argumento não foi questionado enquanto o seu continua sendo.

helio escreveu: Por favor antes de caluniar quero que confira com clareza( leia-mesmo pois voce não lê o que escrevo) e me diga: quando eu disse algo sobre patriotismo? Já que vc diz que eu mudo de assunto, antes de postar algo me responda isto !


O Pepe adora iniciar as discussões sobre o AMX já desqualificando os debatedores do outro lado como patriotas (não tem argumentos logicos). O Higgins já segue atrás imitando. Tem outros que eu não lembro o nome. Se coloquei o seu nomei foi por desatenção, mas pelo menos vc usa a tática de desqualificar os argumentos dos outros taxando de muletas.

helio escreveu: Apesar de respeitar o Pedro Paulo, eu não uso estes termos ,pois para mim o AMX não é um lixo ou porcaria, pois assim estaria generalizando as caracteristicas negativas do AMX.Prefiro simplesmente um avião que nasceu obsoleto,limitado e que a FAB teve que se contentar com ele.
Vc já deixou claro que o conceito de absoleto que vc usa se refere ao fato de não ser multifuncional.
Eu respondi com a "muleta" de uma aeronave multifuncional sairia bem mais cara e com maior risco. Nem garantia que venderia muito teria. O AMX era um projeto mais sensato em termos de riscos e cusos. A FAB já tinha descartado um projeto próprio do AX, mais simples queo AMX, por não ter como bancar.

Como vc não tem como dar tréplica ao meu argumento levou a discussão para os ataques pessoais.
helio escreveu: O pior mal informado é aquele que pensa que é bem informado. A pedido seu vou lhe dar um exemplo:A partir de questionamentos acerca de custo de um produto, sem conhecimento algum em estudos de viabilidade de mercado, percebe-se claramente que apenas assimilou como um papagaio a muleta 2 ( aquela que sequer um AMX conseguiu ser exportado em decorrencia do fim da União Soviética).



Então se eu não sei de alguma coisa então eu sou mal informado, ou seja não sei de nada. Então eu sou obrigado a saber de tudo para ser bem informado?

Se o AMX fosse um projeto particular da EMBRAER seria preciso vendas ao exterior para pagar pelo projeto. Vamos super 200 aeronave para cada uma pagar 10 milhões só em desenvolvimento.

O problema é que vc esta mal informado e não percebe que foram os governos italianos e brasileiros que pagaram pelo desenvolvimento da aeronave. A EMBRAER não tirou um centavo do bolso. Não havia necessidade de vender nenhuma aeronave, nem mesmo terminar o projeto. O objetivo era objeter tecnologia com o investimento e conseguiram. O resto seria lucro mesmo não tendo nenhum diretamente com o AMX>

Eu continuo achando que vc está mal informado ao desconhecer as mudanças no mercado de caças depois da guerra fria. Vc nem mesmo discute o mérito da questão mostrando que não influencia em nada. Já fugiu do assunto quando questionado a mostrar que não afetou outros projetos sendo que eu já mostrei que afetou.

As forças da OTAN reduziram as frotas em pelo menos a metade. A própria italia planeja 100 F-35 e 100 EFA. Antes da guerra fria seriam 180 AMX, 100 Tornados e 120(?) EFA. Caiu pela metade nos planos atuais.

Se vc fosse defender uma tese que o AMX foi um fracasso por não vender nada começariam questionando sobre as falhas no estudo de mercado da aeronave, sobre a mudança no mercado, sobre crise mundial, sobre as as licitações/compras ele venceu (tailandia e venezuela) e outros. Como não se encaixam ao seu desejo vc vai simplesmente desqualificar e terá sua tese derrubada. Fica bem mais fácil ver só o fim da história para ter certeza da conclusão e não aprender nada ou ligar com questãos que não tem nada a ver com o assunto (multifuncional).

helio escreveu: Pessoas que não procuram interpretar a diferença de um press release fantasioso do fabricante com a realidade, é um mal informado que pensa que é bem informado.
Eu nunca citei este press release na defesa do AMX. Vc que quer colocar palavras na minha boca. Eu apenas nunca vi descrição do erro no estudo do mercado feito para o AMX na década de 70. Só vi desprezarem o fato do cenário mudar o que era um risco do estudo.


helio escreveu: Não , não estou feliz. Pelo contrário , eu estou lamentando muito
por ter que discutir por uma pessoa que insiste em defender um produto limitado e ultrapassado(obsoleto para ser mais claro para vc). Persistencia é até louvável, mas quando se usa táticas de desinformação deturpando o teor do que escrevo,desqualificando o que escrevo a partir de pedaços de frases, ou ainda desqualificando o que escrevi sem ao menos ter lido (e compreendido o que escrevi)é lamentável . Pensei que vc fosse uma pessoa mais ponderada . Quanto a voce ser patriota , já respondi acima, e estou esperando uma resposta!
Novamente o seu "absoleto" significa não ser multifuncional. O limitado é na capacidade ar-ar e nunca tiveram o objetivo de criar uma aeronave com boa capacidade nesta arena. Ultrapassado posso entender como não cumpre a missão. Ele já mostrou em Kosovo que cumpre e com uma modernização de meia vida pode continuar realizando.

Engraçado é que aeronave de caça de segunda geração é ultrapassada, mas muitos países continuam usando (F-5EM).
O A-10 especializado em CAS é um conceito ultrapassado, mas continuará sendo usado.
O B-52 é outro conceito ultrapassado que ainda vai ser usado por muito tempo.
O FX é para um caça de quarta geração sendo que estamos ja´na quinta geração. Vamos comprar um caça "absoleto" segundo a sua lógica.
Sinto muito mas seu raciocinio está muito simplista. Olhar só um aspecto da questáo é pura parcialidade.

helio escreveu: Com todo respeito ao Pedro Paulo, que é jornalista e professor universitário. Embora tenha um estilo de escrever peculiar, não me encaixo neste padrão.
Se vc notar em meus posts ao longo de mais de dez anos,perceberá que o nível das respostas é de acordo com a pessoa que debate comigo. Quando a pessoa procura desqualificar o que escrevo deturpando o meu texto, e pior sem ao menos ler direito recebe respostas à altura.
A desqualificação começou com este papo de "muleta".

helio escreveu: Mas falando acerca do tema AMX. Gostaria que vc e outros colegas do forum refletissem qual a razão de existirem tantos tópicos( em vários forums sobre assuntos aeronauticos e militares) cujo tema põe em dúvida a qualidade do AMX?
Se o AMX fosse comprovadamente bom, por que o Super-Tucano, Tucano também produtos produzidos pela EMBRAER nunca sofreram tais questionamentos?
Repare também que todos estes tópicos nunca terminam convencendo a contento seus defensores e denunciantes.
A verdade surgirá somente quando estes vetores forem descarregados ( a Itália já está começando) e seus veteranos pilotos começarem a escrever. Exatemente assim ocorreu com os F-80C, Paris e os Fokker S.11 da FAB.
Aliás na época da utilização do S.11 a muleta dele era similar ao do AMX, sempre alegando que serviu para o desenvolvimento da industria aeronautica brasileira.
[/quote]

Eu já refleti muito e pelo conteudo das informações estou certo que é pura campanha de desinformação.

Uma vez li um artigo questionando sobre o requistido do programa FCS americano ter que ser levado pelo C-130. A primeira coisa que estranhei foi o autor do artigo que era da marinha italiana. Ao ler o texto ficou claro que o autor estava coberto de razão e não dava para questionar nada. Para completar alguns meses depois este requisito foi realmente retirado do programa. Bom senso não faz mal a ninguém o que não é o que acontece com os desqualificadores do AMX.

A verdade na itália já foi deixada bem claro = crise mundial. Não tem nada a ver com a aeronave em si como todos os problemas citados pelos detratores do AMX.

Desconheço o que vc quer dizer ao citar o F-80, Paris e S.11. O S.11 eu sei que era uma aeronave de treinamento, se não servia para a missão então foi um erro grave. Se não podia ir muito alto isso não era um requisito. Me lembra mais um ponto fraco para poder atacar.

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Re: Modernização dos AMX!!!

#829 Mensagem por G-LOC » Sáb Jun 27, 2009 9:13 pm

GERSON VICTORIO escreveu: a foto abaixo foi tirada por mim durante o TAC-2008(agosto), um mês depois ocorreria a Operação Cruzex, na foto são 4 AMX's por esquadrão num total de 12, da direita pra esquerda, Adelfi, Centauro, Poker, se essa alegação de que o AMX tem baixa disponibilidade procedesse, gostaria de saber se durante o Torneio, a FAB teria sido irresponável de deixar as respectivas Bases Aéreas dos citados Esquadrões ficarem desguarnecidas, pois pela afirmação de indisponibilidade que alguns desenvolvem aqui não sobraria mais nenhum AMX para prontidão certo?
Obrigado pela ajuda Gerson. Temos uma prova, apesar de não mostrar os dados atuais, sobre a disponibilidade dos AMX. Nas ocasiões que pude conferir as informações do Pepe eu percebi que eram incoerentes ou até totalmente falsas. O que não dá para conferir então vou ter que generalizar que também estão incorretas até que se prove o contrário.

Me lembro que na época de 9 de setembro de 2001 a disponibilidade da aviação de transporte da USAF era de 60%. Depois dos ataques, em dois dias estavam em mais de 90%. O padrão que vejo é esse. Em tempo de paz não se mantem prontidão alta, mas se tem a capacidade de colocar rapidamente as aeronaves em operações.

A indisponibilidade em si já pode ser causada por vários fatores:
- A aeronave em sí é dificil de manter. Tenho como exemplo o F-14, A-6, Mig-29 e Mig-19.
- O país tem dificuldade com pessoal qualificado. Pode ser um país africano com falta de mão de obra qualificada ou do primeiro mundo onde preferem empregos no setor civil que pagam mais. Então falta pessoal para manter a aeronave.
- pode ser problemas orçamentários. Simplesmente não se tem grana para manter a aeronave.

Quando alguém cita 12% de disponiblidade está automaticamente escondendo estas informações, mas está induzindo a pensar que o problema é da aeronave em si e não fatores externos. O padrão da desinformação é sempre frases curtas e repetidas a exaustão. O autor não entra em detalhes e foge do assunto quando questionado.

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Re: Modernização dos AMX!!!

#830 Mensagem por G-LOC » Sáb Jun 27, 2009 9:14 pm

soultrain escreveu:Eu já disse anteriormente, se todos os outros argumentos não chegam o AMX permitiu financeiramente terem o terceiro maior fabricante de aeronaves do mundo, é pouco estratégico? Assim o AMX é mesmo um caça bombardeiro estratégico :lol:
Independencia no desenvolvimento e produção de armas é uma questão estratégica. Era uma mentalidade da época e o programa AMX fazia parte.

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Re: Modernização dos AMX!!!

#831 Mensagem por G-LOC » Sáb Jun 27, 2009 9:21 pm

Thor escreveu:
HIGGINS escreveu:Pombas, esta é a matéria da Revista Força Aérea, só que em inglês...
Não acrescenta nada!
:twisted:
Num falei que esse outro órgão de mídia era chapa-branca. Pegou o texto tendencioso da RFA e traduziu para o Inglês.
E aquele livro do A-10 também, pode jogar fora.
UFA. pelo menos não estou só ao perceber o padrão de desqualificação da turma do anti-AMX.

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Re: Modernização dos AMX!!!

#832 Mensagem por G-LOC » Sáb Jun 27, 2009 9:28 pm

HIGGINS escreveu: Pergunta-se: a aeronave foi exportada?
Se não for exportada significa o que?
HIGGINS escreveu: Trazia o projeto algo de excepcional e inovador?
Havia algum requisito a respeito? O risco e o custo seria o mesmo?
HIGGINS escreveu: A resposta é... Não!
E não me venha com o argumento do fim da guerra - fria, pois isto não afetou outras aeronaves.
Então mostra os seus dados pois eu já mostrei os meus mostrando que afetou:
- F-22 - de 700 para 187 encomentdas
- EFA - de 800 para 600 e diminuindo. A RAF já quer estocar alguns ou vender os que já tem.
- Gripen de 300 para 100 para suécia e poucas vendas externas (já são 12 anos de comercilização)
- Rafale - nenhuam venda externa, a marinha já diminiiu a encomenda de mais de 80 para 60, e já tem escocados.
HIGGINS escreveu: Ninguém está "detratando" aeronave alguma,
a partir do momento que começam a repetir mentiras é detratação.
HIGGINS escreveu:apenas está se discutindo um erro gerencial,
de análise de mercado e de concepção que marcou profundamente a Força Aérea Brasileira; que se diga em brados: foi sacrificada neste processo!
Então vamos discutir. Qual foi o erro gerancial que ocorreu no AMX. Já discutimos neste tópico?

HIGGINS escreveu: Erro que deveria servir de farol para evitar outros no futuro, mas que muitos, seja lá por qual motivo ou interesse, insistem tratar como se fruto do paraíso fosse.
Se não sabem entender isso, lamento. Vira piada depois. Aliás, já é... Na Itália.
Então cita ai um erro que cometemos no AMX para não cometermos no FX. Tem que ser bem específico. Não é para ficar repetindo que erramos.

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Re: Modernização dos AMX!!!

#833 Mensagem por G-LOC » Sáb Jun 27, 2009 9:31 pm

HIGGINS escreveu: Grande coisa, comandante do esquadrão. Brincadeira... Onde está a isenção!
Queria ver ele enfrentado área com saturação de AAA, coisa que a aeronave não fez no Kosovo.
Portanto, não me venham com "palavras italianas". Elas não valem nada, como bem demonstraram os súditos de sua majestade... :twisted:
Desde a guerra do golfo em 1991 nenhuma aeronave da OTAN efrentou estas tais "areas saturadas de AAA". Eles simplesmente voa acima da área inclusive o AMX. Para compensar a perda da precisão usam munição guiada. O AMX até recebeu as GBU-16 no fim do conflito em kosovo. Só na cabeça de alguns se usa estas táticas de entrar no envelope de armas inimigas com blindagem para proteger o piloto e poder ejetar com segurança. O custo da propaganda política do inimigo é até maior que a perda da aeronve e piloto.

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Re: Modernização dos AMX!!!

#834 Mensagem por HIGGINS » Sáb Jun 27, 2009 9:32 pm

orestespf escreveu:
HIGGINS escreveu:É piada o que estou lendo? "Detratores do AMX"?

O avião é ruim por si!

Entenda: Pesquisa e desenvolvimento, linhas de fabricação e outros... Servem para qualquer projeto, portanto, não serve como desculpa.
Pergunta-se: a aeronave foi exportada? Trazia o projeto algo de excepcional e inovador?
A resposta é... Não!
E não me venha com o argumento do fim da guerra - fria, pois isto não afetou outras aeronaves.

Ninguém está "detratando" aeronave alguma, apenas está se discutindo um erro gerencial, de análise de mercado e de concepção que marcou profundamente a Força Aérea Brasileira; que se diga em brados: foi sacrificada neste processo!

Erro que deveria servir de farol para evitar outros no futuro, mas que muitos, seja lá por qual motivo ou interesse, insistem tratar como se fruto do paraíso fosse.

Se não sabem entender isso, lamento. Vira piada depois. Aliás, já é... Na Itália.
Olá Higgins,

vamos supor que sua tese sobre o AMX seja 100% verdadeira, lhe pergunto: o que pode ser feito agora? O avião está aí, dizem que trabalha bem e vai ser modernizado, então... O que fazer? Apenas gritar ou protocolar uma denúncia ao MP? Cabe os ferozes críticos do AMX uma denúncia formal ao MP, visto que se trata de crime contra a Nação, se não for assim, passa-se a cúmplice do processo, entendo eu.

Supondo a tese verdadeira, supondo que houveram gastos maiores do que os divulgados, supondo que o vetor não cumpre o que a FAB diz que ele faz, então é obrigação do cidadão comum denunciar a falácia, cabe dizer que "cidadão comum", no presente caso, se restringe àqueles que possuem informações e/ou conhecimentos seguros, confiáveis, documentados, etc., para convencer a quem é de direito que a FAB enganou o País e que este corre grande risco de experimentar do mesmo no FX-2. Portanto não basta o denuncismo, se faz necessário formalizar a denúncia nos fóruns formais.

Porém, como o que disse não passa de uma suposição da validade de uma tese (nem mesmo com cara acadêmica), declaro para os devidos fins que nada perguntado ou dito por mim, tem efeito para algo concreto, muito menos se aplica ao nobre amigo Higgins e aos que criticam o AMX, trata-se apenas de um exercício de abstração sobre a técnica do absurdo, de outra forma, não há crítica alguma de minha parte.


Grande abraço,

Orestes
O projeto AMX é, melhor, foi um erro.
Se não querem ver...
Problema!


Esta aeronave, AMX, constatou-se, possui uma especificação de vida útil da célula que não se configurou verdadeira. Era bem menor...

Esta aeronave foi equipada com um motor na época tido como inadequado. Isto porque os italianos possuíam a licença de fabricação.
Esta aeronave teve suas asas novamente projetadas com ajuda da Northrop, já que o projeto original italiano era uma bosta!

Esta aeronave saiu com preço unitário, equivalente ao dobro de um F-16. O argumento das poucas encomendas brasileiras e italianas, bem como do ambiente econômico deprimido não se sustenta, pois evidencia antes, falha de estudo de mercado.
E por aí vai...

Para quê me alongar nesta discussão cíclica, que alimenta apenas egos alheios?

Apenas revelo uma coisa: a primeira opinião severa contra esta aeronave, escutei de um brigadeiro. Que o fez, em um encontro social, com presença de outros oficiais de alta patente, há dez anos idos! Para mim, foi um choque... Mas fez-me pensar.



Por isso:
Se houver um vencedor do FX-2, artesanal, que atenda apenas os interesses dos "gerentes de projeto", por favor, não reclamem!




Carlos Mathias

Re: Modernização dos AMX!!!

#835 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 27, 2009 9:36 pm

Por isso:
Se houver um vencedor do FX-2, artesanal, que atenda apenas os interesses dos "gerentes de projeto", por favor, não reclamem!
Esse tiro tem direção certa, mas tem que mirar bem, o alvo é pequenino. :roll: 8-]




HIGGINS

Re: Modernização dos AMX!!!

#836 Mensagem por HIGGINS » Sáb Jun 27, 2009 9:42 pm

G-LOC,

Se não vendeu, resulta que ninguém quis!

Fato é que o AMX é fruto de um projeto que resultou em uma aeronave com o mesmo desempenho do A-4... Este, um projeto da década de 50.
Detalhe: Os A-4's argentinos, modernizados, são os melhores vetores de ataque a América do Sul (eram, agora não mais).


PS: Se você quer debater comigo, responda antes a mensagem privada que eu lhe enviei.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#837 Mensagem por G-LOC » Sáb Jun 27, 2009 9:47 pm

HIGGINS escreveu:Esta aeronave saiu com preço unitário, equivalente ao dobro de um F-16.
Preço unitário é o custo da aeronave e mais nada:
- A Tailândia planejava adquirir 38 AMX, 26 monopostos e 12 bipostos, e o AMX venceu a competição preliminar contra o Kfir C-2. O contrato custaria US$560 milhões em 1990 (15 milhões por aeronave - o F-16 custava mais de 20 milhões na época)
- A Venezuela anunciou intenção de comprar oito AMX-T com aviônicos da Elbit no ano 2000 por US$150 milhões, com opção para mais 16 aeronaves (dá menos de 19 milhões por aeronave e não é custo unitário).
- Em 18 de dezembro de 2002 a Embraer anunciou a assinatura de um contrato para a venda de 12 AMX-T para a Força Aéra da Venezuela (FAV) por US$225 milhões com entregas em 2005. (novamente dá menos de 19 milhões por aeronave - os 24 F-16 do programa FX custavam 900 milhões na época ou dá o dobro - mas sem detalhar os adicionaiS).

O apelido de F-32 é apenas uma piada. Mas como tem gente que não se informa bem fica virando verdade. Tem outra piada que diziam que o AMX só decola pois a terra era redonda. Tá faltando usarem para mostrar que tem que mudar de motor.

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Re: Modernização dos AMX!!!

#838 Mensagem por G-LOC » Sáb Jun 27, 2009 9:51 pm

HIGGINS escreveu:G-LOC,

Se não vendeu, resulta que ninguém quis!
e que não dá para deduzir mais nada sobre isso como os tais erros na pesquisa de mercado
HIGGINS escreveu: Fato é que o AMX é fruto de um projeto que resultou em uma aeronave com o mesmo desempenho do A-4... Este, um projeto da década de 50.
Detalhe: Os A-4's argentinos, modernizados, são os melhores vetores de ataque a América do Sul (eram, agora não mais).
Não queriam nada a mais que um A-4 melhorado. Não tinham mesmo o objetivo de criar nada magnificamente melhor.

HIGGINS escreveu: PS: Se você quer debater comigo, responda antes a mensagem privada que eu lhe enviei.
querer partir para brigas física só prova que estou conversando com um moleque. Negue que não me chamou para porrada na frente de todos. Mostre que vc não é um covarde.

G-LOC




HIGGINS

Re: Modernização dos AMX!!!

#839 Mensagem por HIGGINS » Sáb Jun 27, 2009 9:58 pm

Skyway escreveu:
HIGGINS escreveu: Se não sabem entender isso, lamento. Vira piada depois. Aliás, já é... Na Itália.
Higgins, você ter a sua opinião tudo bem, respeita-se. Mas querer que todos tenham a mesma que a sua é um pouco demais não?

Eu não tenho a mesma opinião que a sua, na verdade tenho a opinião extrema inversa a sua, e nem por isso gostaria que alguem lamentasse isso...ninguem lamenta as suas opiniões. :wink:

Assim como tudo que se fala para defender o AMX aqui para você é inacreditável, seus argumentos tambem podem soar inacreditáveis para as outras pessoas.

Um abraço.
Realmente,
acho inacreditável defender um fracasso, pois é nesta conta que encaro o "projeto AMX".
Opinião minha.

Se achas o termo "lamento" forte, deveras. Está escrito.

Em geral, de um debate, melhor de uma discussão, chega-se a uma síntese. Tal qual uma dialética Hegeliana. Mas, quando se tem egos inflados como balões de São João, obtém-se apenas a imposição infantil de querer convencer os demais.
Este comportamento circular eu conheço bem, e não vou entrar nele.
Marco minha posição e sigo em frente.

Abs.

PS: Que sábado horrível (tu sabes).




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Re: Modernização dos AMX!!!

#840 Mensagem por Palpiteiro » Sáb Jun 27, 2009 9:58 pm

Caro Higgins,

Apenas para a sua informação:

[b]Esta aeronave, AMX, constatou-se, possui uma especificação de vida útil da célula que não se configurou verdadeira. Era bem menor...[/b]

Os ensaios de fadiga do AM-X já terminaram e a aeronave está homologada para 4.000 Fh (scatter factor 4), conforme o consta no projeto.

Esta aeronave foi equipada com um motor na época tido como inadequado. Isto porque os italianos possuíam a licença de fabricação.

O motor Spey foi escolhido por suas boas características à baixa altura, que era o cenário de emprego vigente na época (semelhante ao do Tornado). A licença de fabricação foi adquirida pelo governo italiano após a escolha. Isso é óbvio, pois seria muito estranho adquirir a licença antes da escolha. O governo brasileiro adquiriu a sublicença de fabricação da Itália.

Esta aeronave teve suas asas novamente projetadas com ajuda da Northrop, já que o projeto original italiano era uma bosta!

O projeto da asa foi derivada do Tornado. Nunca soube da nada semelhante. Por acaso possui alguma indicação de onde eu poderia ter acesso a essa informação?

Esta aeronave saiu com preço unitário, equivalente ao dobro de um F-16. O argumento das poucas encomendas brasileiras e italianas, bem como do ambiente econômico deprimido não se sustenta, pois evidencia antes, falha de estudo de mercado.

Todos os custos do desenvolvimento do AM-X foram bancados pelos governos italiano (70%) e brasileiro (30%). Caso houvessem exportações seriam lucros para as empresas. Os governos teriam direito apenas aos royalties, que são ínfimos.


E por aí vai...

Para quê me alongar nesta discussão cíclica, que alimenta apenas egos alheios?

Apenas revelo uma coisa: a primeira opinião severa contra esta aeronave, escutei de um brigadeiro. Que o fez, em um encontro social, com presença de outros oficiais de alta patente, há dez anos idos! Para mim, foi um choque... Mas fez-me pensar.


Existem dezenas de brigadeiros que pensam exatamente o oposto.

Palpiteiro




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