Projetos Recentes Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1156 Mensagem por Alcantara » Ter Jun 02, 2009 11:21 am

E a engenharia reversa? :twisted:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1157 Mensagem por Fernando Teles » Ter Jun 02, 2009 2:40 pm

Estamos perdendo a capacidade de projetar, outra vez o Brasil não dá continuidade ao que já foi conseguido.
Isso é Brasil.




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1158 Mensagem por Fernando Teles » Ter Jun 02, 2009 2:49 pm

Digo mais, até o projeto referente ao navio de apoio vai ser arquivado em favor de um acordo estratégico, onde o outro lado é sempre o beneficiado (venda).




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1159 Mensagem por lynx » Ter Jun 02, 2009 4:09 pm

estou vendo um certo pessimismo aqui, talvez associada a um superdimensionamento da nossa capacidade de projetar e construir navios modernos. Relembro que o último navio de escolta que projetamos foi a Barroso, há quase duas décadas atrás, que, por sua vez, foi o desenvolvimento de um projeto não muito bem-sucedido das Inhaúma.
Nessas duas décadas, as técnicas de projeto e construção (incluindo novos materiais, ligas metálicas, técnicas de absorção de sinais eletromagnéticos, etc) evoluíram muito e não foi possível acompanhar, já que nada se pode construir nessa área durante esse período.
É necessário absorver essa tecnologia antes de nos aventurarmos em projetos próprios. Ou ninguém vai perdoar os possíveis erros...




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1160 Mensagem por talharim » Ter Jun 02, 2009 5:10 pm

Saiu no DOU 2 dias atrás parece que a INACE foi desclassificada na concorrência para os NAPA500 .




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1161 Mensagem por Mapinguari » Seg Jun 08, 2009 2:50 am

Marino escreveu:4 de 200 ton.
Haverão outros, de maior tonelagem.
Ouvi falar em 15, divididos entre a Amazônia e o Pantanal.
Lembro que os NPaFlu Classes Pedro Teixeira e Roraima foram remotorizados e modernizados em vários de seus sistemas, durante seus últimos PMG. Atéos NAsH foram remotorizados. Antes, usavam uns motores Scania, de caminhão, adaptados. Agora, usam Volvo Penta navais.




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1162 Mensagem por talharim » Seg Jun 08, 2009 7:55 am

COMANDO-EM-CHEFE DA ESQUADRA

CENTRO DE APOIO A SISTEMAS OPERATIVOS

AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO Nº 1/2009
Objeto: Pregão Eletrônico - Aquisição de alvosaereos teledirigidos
monoplano convencional completo, com sistema de paraquedas e
conjunto de flares
. Total de Itens Licitados: 00001 . Edital:
08/06/2009 de 08h00 às 16h00 . ENDEREÇO: Ilha de Mocanguê s/n
RIO DE JANEIRO - RJ . Entrega das Propostas: a partir de
08/06/2009 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br . Abertura das
Propostas: 19/06/2009 às 10h00 site www.comprasnet.gov.br . Informações
Gerais: De acordo com as especificações constantes do
Termo de Referência.
CARLOS RIBEIRO PRAIA
Pregoeiro
(SIDEC - 05/06/2009)




EMPRESA GERENCIAL DE PROJETOS NAVAIS
RESULTADO DE JULGAMENTO
CONCORRÊNCIA Nº 18/2009
A EMGEPRON torna público, por meio do Presidente da
Comissão de Licitação, a Classificação das Propostas de Preços da
Concorrência nº 018/2009, Objeto: Prestação de serviços de elaboração
do projeto executivo, a gerência do reparo e a execução de:
desmontagem; retirada; inspeção; reparo; montagem e teste de bombas
elétricas; cabrestante; guinchos; holofotes; ventiladores e exaustores;
geradores de MCA; motores; quadros; controladores e painéis
elétricos; compressores da frigorífica, substituindo os sobressalentes e
acessórios, medidores, balanceando os rotores e ajustando mancais; e
remontagem dos sistemas elétricos apresentados na RSME, adequados
para uso, de acordo com as normas técnicas indicadas, incluindo
os acabamentos de pintura necessários ao Navio-Tanque Marajó.
Empresas
Classificadas: Eletromecânica Estácio Ltda. CNPJ
00.072.481/0001-40 - 1ª CLASSIFICADA e SKM Eletro Eletrônica
Ltda. CNPJ 00.065.702/0001-39 - 2ª CLASSIFICADA.
JOSÉ AUGUSTO DE ALMEIDA FILHO




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1163 Mensagem por talharim » Qua Jun 17, 2009 8:52 am

COMANDO-EM-CHEFE DA ESQUADRA

BASE NAVAL DO RIO DE JANEIRO


PREGÃO Nº 31/2009
Objeto: Pregão Eletrônico - Prestação de serviços de recuperação das
unidades resfriadoras de água (URA) das Fragatas Defensora e Niterói
.
Total de Itens Licitados: 00001 . Edital: 17/06/2009 de 08h30 às
11h30 e de 13h às 16h00 . Endereço: Base Naval do Rio de Janeiro
Centro - NITEROI - RJ . Entrega das Propostas: a partir de
17/06/2009 às 08h30 no site www.comprasnet.gov.br . Abertura das
Propostas: 30/06/2009 às 09h30 site www.comprasnet.gov.br
MÁRIO LEONARDO CRUZ DE SOUZA
Equipe de Apoio
(SIDEC - 16/06/2009) 791800-00001-2009NE000001


COMANDO DA FORÇA DE SUBMARINOS

BASE ALMIRANTE CASTRO E SILVA

EXTRATO DE CONTRATO
REGISTRADOR: Base Almirante Castro e Silva. ESPÉCIE: Contrato;
OBJETO: Contratação de serviço de revisão, manutenção e
testes operacionais dos Motores de Combustão Principal (MCP) e dos
Motores de Combustão Auxiliar (MCA) do Navio Rebocador de Alto
Mar Tritão;
PREGÃO: 001/2009; Contrato nº 91.580/09-003/00; DATA
DE ASSINATURA: 04/06 2009; PRAZO DE VIGÊNCIA: 08
(oito) meses; FINAL 04/02/2009; EMPRESA; Speed Ship Navais
Ltda; CNPJ: 68.753.508/001-02; Valor Total: R$ 300.000,00 (trezentos
mil reais).



COMANDO DA FORÇA DE SUPERFÍCIE

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 1/2008
Nº PROCESSO: 001/2008 Objeto: Aquisição de servo-motores de
elevação (Evevation Motor Assembly), com as seguintes características:
OFD AV: DRWG ID Nº 2069/109, PESO: 20 KG, NÚMERO
DE SÉRIE 87/DES 2610P/5; e OFD AR: DRWG ID Nº 2069/109,
PESO: 20 kg, NÚMERO DE SÉRIE 88/DES 2610P/8., fabricados
pela MSI-Defence Systems Ltd., para o Navio "Corveta Jaceguai".

Fundamento Legal: Inciso I, do Artigo 25, da Lei nº 8.666/93. Justificativa:
A empresa MSI-Defence Systems Ltd registrada no Reino
Unido sob o nº 954839, possui exclusividade de fornecimento de
componentes, acessórios, peças e sobressalentes de reposição para os
Servo-Motores de elevação, a ser instalado na Corveta Jaceguai, motivo
pelo qual foi selecionada para fornecer os referidos itens.
Declaração
de Inexigibilidade em 08/06/2009, CMG Gilberto Cézar
Lourenço, Comandante do 2º Esquadrão de Escolta. Ratificação:
08/06/2009. Calte José Moraes Sinval Reis, Comandante da Força de
Superfície. Contratada: MSI-Defence Systems Ltd. Valor: GBP
103.410,28 (Cento e três mil e quatrocentos e dez libras esterlinas e
vinte e oito centavos).



CENTRO TECNOLÓGICO DA MARINHA
EM SÃO PAULO


AVISO DE PRORROGAÇÃO
CONCORRENCIA Nº 38/2009
Objeto: Serviço de desenvolvimento, fornecimento, instalação e comissionamento
do simulador de escopo completo do Laboratório de
Geração de Energia Núcleo-Elétrica.
Apresentação das propostas e
abertura dos envelopes contendo os documentos de habilitação prorrogada
para o dia 31 de agosto de 2009, às 10h00 (dez horas). Local:
Av. Prof. Lineu Prestes, 2.468, Cidade Universitária, São Paulo - SP.
O edital poderá ser retirado no endereço acima mediante a apresentação
de um dispositivo para gravação de dados (CD-ROM ou
PEN DRIVE) para que os arquivos sejam copiados, gratuitamente, a
partir de 02 de junho de 2009, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às
16h30 horas.
CMG (EN) ANDRÉ LUIS FERREIRA MARQUES
Presidente da Comissão de Licitação



DIRETORIA DE SISTEMAS DE ARMAS

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 4/2009
Objeto: Prestação de serviços de Gerenciamento, Técnicos e Operacionais
na área de Desenvolvimento de Mísseis no Brasil Contratada:
EMPRESA GERENCIAL DE PROJETOS NAVAIS - EMGEPRON
.
Fundamento Legal: Inciso VIII do Artigo 24 da Lei
8.666/93. Valor: R$ 1.023.810,00. Ratificação em 01/06/2009 pelo
VA PEDRO FAVA (Diretor).




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1164 Mensagem por talharim » Qui Jun 18, 2009 7:58 am

EMPRESA GERENCIAL DE PROJETOS NAVAIS

EXTRATO DE CONTRATO N° EGPN/2009-049/00
N° Processo: Concorrência 010/2009; Contratante: Empresa Gerencial
de Projetos Navais; CNPJ N.º 27.816.487/0001-31; Contratada: ENGECROL
Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda.; CNPJ nº
08.072.376/0001-13; Objeto: Prestação de serviços de reparo geral,
incluindo a retirada, recuperação e instalação de 04 (quatro) turbinas
de vapor (TAP 1 e 2 e TBP 1 e 2) do Navio NDD CEARÁ; Valor: R$
8.680.698,00;
Prazo de execução: 15/07/2009 a 04/02/2010; Data de
assinatura: 15/06/2009




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1165 Mensagem por REGATEANO » Qui Jun 18, 2009 10:01 am

Quase 9 milhões de reais???
Se fossem duas LM2500, quanto seria em média a manutenção?




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1166 Mensagem por Marino » Qui Jun 18, 2009 10:10 am

Não sei, mas depende do tipo de manutenção (há vários) e /ou da avaria.




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1167 Mensagem por thicogo » Qui Jun 18, 2009 12:30 pm

Via blog naval
Força para os nacionais


Marinha quer se aproximar de fornecedores nacionais de navipeças para superar gargalos e garantir aumento de conteúdo nacional de suas próximas embarcações


Se depender do Programa de Reaparelhamento da Marinha, tanto os estaleiros brasileiros como os fornecedores nacionais de navipeças têm bons motivos para se animar. Depois de amargar alguns anos em banho-maria devido à escassez de recursos em seu orçamento, a Marinha do Brasil está agilizando o processo de renovação de sua frota. A intenção da instituição é contratar 27 navios-patrulha de 500 toneladas até 2016 e 12 navios-patrulha oceanográficos, de 1.800 toneladas em prazo ainda não definido. Além disso, segundo o coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha, contra-almirante Antonio Carlos Frade Carneiro, a intenção é utilizar cada vez mais equipamentos produzidos por fabricantes nacionais. “Temos o desafio de trazer as micro, mini, pequenas e médias empresas para participar de licitações da Marinha”, afirmou ele em recente evento na Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), no Rio de Janeiro.

Sem dúvida que a meta de contratar tamanha quantidade de embarcações é ambiciosa principalmente se for levado em conta a atual dificuldade na obtenção de crédito tanto no Brasil quanto no exterior. Mas como o próprio governo Federal já manifestou sua vontade de modernizar os sistemas de defesa do país e de incentivar a indústria nacional de defesa, são maiores as chances de que dessa vez as propostas se concretizem. Em 2009 as Forças Armadas tiveram um aumento no orçamento de R$ 6 bilhões para R$ 9 bilhões, além de uma otimização de mais R$ 1 bilhão de execução orçamentária.

Outra boa notícia é que, segundo a Lei nº 11.768/2008, os royalties do petróleo que passarem a constituir receita do orçamento da Marinha não poderão ser contingenciados, o que proporcionou maior segurança ao planejamento financeiro da Marinha.

Atualmente os dois primeiros navios-patrulha de 500 toneladas estão em construção no estaleiro cearense Inace. As propostas comerciais para outros quatro estão em análise pela Marinha desde o final do ano passado. Três estaleiros apresentaram propostas: Mauá, Eisa e o próprio Inace. Somente os dois últimos seguem na disputa e o resultado final deve ser divulgado ainda neste semestre. A previsão da Marinha é de que os quatro entrem em operação até 2012. Os recursos para eles estão garantidos no orçamento da Marinha.

O contra-almirante Frade Carneiro explica que como mais uma medida para combate à crise econômica atual, o governo pretende selecionar projetos que têm possibilidades de execução imediata e outros seis dos 27 navios-patrulha poderão estar entre eles. “A antecipação da construção pode ser vista como mais uma medida do governo brasileiro para minimizar os efeitos da crise econômica, fomentando a indústria naval brasileira”, avalia, acrescentando que a Marinha aguarda decisão, para breve, sobre a autorização governamental para início de mais este processo licitatório. A meta é de que as obras sejam concluídas até 2016.

Em todos estes casos a construção será feita em estaleiro nacional e de preferência em unidades industriais distintas, para facilitar a difusão do conhecimento. “A intenção é ter diversos estaleiros capacitados para tocar as obras, para que o know-how não fique concentrado em um só estaleiro e a Marinha tenha condições de encomendar em diversos parques industriais ao mesmo tempo”.

O coordenador do PRM explica que a Marinha comprou o projeto francês utilizado nos dois navios em construção no Inace e está promovendo uma espécie de customização. Com isso será possível inserir mais itens nacionais, além de facilitar a aquisição de sobressalentes, a assistência técnica e a cotação de preços dos materiais. “Queremos que as empresas que fornecem para os navios-patrulha venham para o Brasil. Ou para fabricar aqui ou para fazer parcerias”, explica o coordenador do projeto. Cada navio-patrulha custa cerca de R$ 75 milhões.

Segundo ele, ainda não é possível ter números exatos sobre o índice de nacionalização dos navios-patrulha em construção no Inace porque, dentre outros motivos, muitos sistemas e equipamentos ainda estão em fase de seleção. Para os próximos, a Marinha pretende, com o aumento da escala de construção, atingir um índice de nacionalização cada vez maior. “A meta para o segundo lote é iniciar com no mínimo 50% de conteúdo nacional”, afirma o coordenador do PRM.

Frade Carneiro sugere que seja formado um pool de micro e pequenas indústrias para viabilizar a participação delas em projetos grandes. “Queremos que o major contractor se responsabilize por alguns procedimentos que seriam dos fornecedores. As empresas menores em geral não têm condições de produzir a documentação necessária, seja por dificuldades de entendimento das especificações técnicas fornecidas pela Marinha, seja por contar com departamentos comerciais frágeis. Mas o contato com a Marinha não é a única dificuldade. Exigências ambientais, fiscais, exigências de ensaios e certificações também inviabilizam ou inibem a participação do pequeno fornecedor.” Ele apontou ainda a falta de comunicação entre a Marinha e os fornecedores como outro entrave. Às vezes, a Marinha abre uma licitação e não tem a participação que esperava. “Até para o pequeno fornecedor fazer chegar até nós a sua dúvida é difícil”, afirma o contra-almirante, que pretende buscar uma aproximação maior entre a Marinha e os fornecedores nacionais.
Mais encomendas

A Marinha também planeja encomendar 12 navios-patrulha oceânicos de 1,8 mil toneladas. A licitação dos três primeiros, com opção de mais dois, é estimada para junho de 2010. A confirmação, no entanto, só virá após a aprovação do novo Plano de Equipamento e Articulação da Marinha (Peamb) pelo governo federal. Os recursos financeiros deverão ser provenientes do orçamento da Marinha. Cada um deles custa cerca de R$ 230 milhões e a intenção é de que as obras, a serem executadas em estaleiros nacionais, tenham 60% de conteúdo nacional.

Construir no Brasil um navio com tal nível de sofisticação não será tarefa simples. Questionários multidisciplinares elaborados por especialistas de diversos setores da Marinha serão enviados para projetistas tradicionais interessados em fornecer o projeto. Estes projetistas devem ter condições de atender aos requisitos da Marinha e dispor de projetos executados, já em uso em outras marinhas do mundo. “De posse das respostas, três deles serão escolhidos para compor uma short list para negociarmos e escolhermos os que nos derem as melhores condições. “Diremos o que queremos e escolheremos o que se dispuser não só a fazer aqui como a ter parceria com estaleiros nacionais para prepará-los para as construções. Pretendemos, por exemplo, estabelecer uma pontuação conforme o índice de nacionalização apresentado na proposta de licitação”, detalha o contra-almirante, acrescentando ainda que a Engeprom está se capacitando para que a construção dos canhões também possa ser feita no Brasil. Cada um dos navios-patrulha oceanográficos será equipado com um canhão de 76 milímetros e duas metralhadoras de 20 milímetros.O sistema de armas destes navios representa cerca de 50% de seu custo.

Entre os poucos estaleiros que têm know how para tocar essa encomenda estão o italiano Fincantieri, o alemão Thyssen e o espanhol Navantia.

Em sua apresentação na Abimaq, o coordenador do Programa afirmou que outras embarcações previstas no PRM somam cerca de R$ 400 milhões para encomenda até 2017. São chatas de água e óleo, rebocadores de portos, agências-escolas, lanchas, botes, etc

O PRM prevê ainda a construção de cinco navios-patrulha logísticos até 2028 com previsão de início em 2010. Eles também terão projeto estrangeiro e construção no Brasil. O custo total do PRM é estimado em cerca de R$ 2,7 bilhões.
Novo estaleiro para submarinos

Em dezembro, durante visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, o consórcio Odebrecht e DCNS (estatal francesa com administração privada) firmaram acordo que prevê a construção de uma base naval na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ). A área tem 95 mil metros quadrados e pertence à Companhia Docas do Rio de Janeiro, com quem a Marinha está negociando a cessão do terreno. A cargo desta base estará a construção de quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica. O primeiro deve começar a ser construído no próximo ano e fica pronto até 2014, o segundo até 2016, o terceiro até 2018. A intenção da Marinha é que o último submarino convencional fique pronto em 2021.

As seções dos submarinos deverão ser construídas na Nuclep e o transporte delas até a base será feito por outra estrada a ser construída especialmente para que não seja utilizada a estrada do porto de Itaguaí.

Para possibilitar a construção da base da Marinha foram feitas modificações no projeto do porto da EBX, vizinho ao da Marinha. O projeto de ampliação do porto de Itaguaí também foi preservado.

É um projeto de € 7 bilhões e o maior empreendimento da Marinha em toda a sua existência.

O contrato com a francesa DCNS prevê que ela deverá qualificar indústrias nacionais para produção de itens menores do empreendimento. No momento está sendo montado um cadastro de empresas brasileiras que possam participar da obra.

A intenção da Marinha é que enquanto a base e os submarinos convencionais estejam em construção, seja alicerçada a base para o primeiro submarino nuclear construído no Brasil.

FONTE: Portos e Navios




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1168 Mensagem por Marino » Qui Jun 18, 2009 5:29 pm

Bom, começou a "vazar" o PEAMB.
Da entrevista já sabemos:
1) 12 NaPaOc de 1800 ton, tendo como armamento principal um canhão automático de 76mm (há uma coisa que considero o "armamento principal", mas deixemos assim);
2) 5 NApLog, com início de construção do primeiro em 2010;
3) contratar 27 NPa de 500 ton, até 2016 (não é o nº total); e
4) para o FABIO: "a construção de quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica. O primeiro deve começar a ser construído no próximo ano e fica pronto até 2014, o segundo até 2016, o terceiro até 2018. A intenção da Marinha é que o último submarino convencional fique pronto em 2021."
Vamos ver se o MD consegue "convencer" o Governo.
Tem muito mais. 8-]




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1169 Mensagem por Brasileiro » Qui Jun 18, 2009 6:11 pm

Olouco, 5 NApLog?
Até uns meses atrás seriam apenas um....

Acho que houve alguma confusão por parte do autor quando ele disse "cinco navios-patrulha logísticos".


abraços]




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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#1170 Mensagem por Marino » Qui Jun 18, 2009 7:08 pm

Brasileiro escreveu:Olouco, 5 NApLog?
Até uns meses atrás seriam apenas um....

Acho que houve alguma confusão por parte do autor quando ele disse "cinco navios-patrulha logísticos".


abraços]
Sm, não existe navio-patrulha logístico.
Agora, com o nº de 5 NApLog, dá pra fazer algumas deduções, né não? :wink: :wink: 8-] :lol:




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