Inhauma Suicida...cb_lima escreveu:SimLuís Henrique escreveu:
Opa. Ta combinado. Ja to arrumando as malas. Eu sou webmaker, webdesigner e webdeveloper. E tenho um celular que tira foto de alta qualidade.
Mas falando serio mesmo. Eu iria, com certeza.
TB nao sei pq falaram em 8 brahmos. Acho que 2 ja afundariam um escolta normal.
Eu, particularmente gosto do sistema americano/alemao de defesa antiaerea.
A F124 eh a que mais me chama atencao.
Eh um SM2 para abater aeronaves BEM LONGE.
Um ESSM para destruir misseis com mais folga.
e DOIS RAM para destruir os misseis a curta distancia.
Eu creio que eles utilizam tudo isso, pensando JUSTAMENTE em um ataque de saturacao. Como o caso dos 8 misseis...
Lembrar que no caso da Alemanha a sua area de atuacao 'e basicamente perto da costa quase que o tempo todo, sendo assim eles poderiam (em teoria) sofrer ataques de todo tipo de vetores dada a sua proximidade com a costa.
No Brasil a coisa 'e um pouco diferente .
Mas o mais importante 'e entender o que o Marino estava dizendo l'a traz... uma escolta nem de longe 'e o alvo prioritario.
Para voces terem uma ideia, em caso de ataque de saturacao a escolta inclusive pode se colocar entre o missil e o navio mais importante para que esse nao seja antingido .
[]s
CB_Lima
A-12
Moderador: Conselho de Moderação
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: A-12
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Luís Henrique
- Sênior
Marino estou aguardando o convite para conhecer o Sampa de perto.Marino escreveu:Nunca é bom.Afinal, nem sempre é bom estar atrás de uma mesa, né?
Su-35BM - 4ª++ Geração.
- Corsário01
- Sênior
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
Roberto, eu não estou teatralizando nada não.
Veja! Eu sei o que eu vi. A Física pode até me desmentir , mas eu vi aeronaves que voavam dentro de um raio de 250 MILHAS e não KM.
Claro que não voavam rente ao solo ou ao mar. NUNCA disse isso.
Claro que um Escolta dando uma de escoteiro e navegando sózinho teria enormes dificuldades em se defender de misseis sea-skimmer, porém, o cenário de BRAHMOS me parece meio " A soma de todos os medos"!
E como o Marino colocou, nada é 100% azul ou Vermelho como na Física. Na guerra, as coisas normalmente ficam Cinzas.
Não sei se vc entenderá, mas este exercício foi bom para o tópico. Ele estava meio parado.
E Cinza é uma cor cercada de "Sigilo". Okapa?
Veja! Eu sei o que eu vi. A Física pode até me desmentir , mas eu vi aeronaves que voavam dentro de um raio de 250 MILHAS e não KM.
Claro que um Escolta dando uma de escoteiro e navegando sózinho teria enormes dificuldades em se defender de misseis sea-skimmer, porém, o cenário de BRAHMOS me parece meio " A soma de todos os medos"!
E como o Marino colocou, nada é 100% azul ou Vermelho como na Física. Na guerra, as coisas normalmente ficam Cinzas.
Não sei se vc entenderá, mas este exercício foi bom para o tópico. Ele estava meio parado.
Abraços,
Padilha
Padilha
- Corsário01
- Sênior
Roberto, vc sabe quantos metros acima do mar normalmente estão os radares do Cindacta?Se você for no CINDACTA, verá também telas de radares com centenas de km de raio de cobertura
POWS! Radar de navio até onde eu sei, está ao nível do mar, né???
Abraços,
Padilha
Padilha
- Luís Henrique
- Sênior
Se eu não me engano o missil usado foi o Granit.Corsário01 escreveu:Roberto, eu não estou teatralizando nada não.
Esse deixa o Brahmos no chinelo.
Mesmo sendo um missil antigo, eu sou muito fã dele.
Imaginem um ataque de 4 a 6 submarinos nucleares. Cada um levando 24 Granits.
Imagina uma rápida aproximação dos submarinos a um PA norte americano com Nimitz e tudo que tem direito e a entrega de 96 a 144 Granits a MAIS de 500 km de distância.
Agora vamos um pouco além.
Imagina o Kuznetsov que possui 12 granits e os dois Kirovs que estão na Ativa, o Pedrão e o Nakhimov que possuem 20 Granits cada.
Temos ai + 52 Granits entregues bem quentinho.
E imaginem mais várias aeronaves de Tu-22M entregando + XXX Granits.
Isso sim é um ataque de saturação.
Algumas observações interessantes:
1) O granit tem diferentes programações de vôo. A grande, média ou baixa altitude.
Rente ao mar a velocidade é superior a 1.500 km/h e a grande altitude chega a cerca de 3.000 km/h.
2) Cada SALVA de 24 Granits pode conter UM MISSIL LÍDER. Este vai com o radar ligado e repassa a informação para os outros que estão no pacote de forma PASSIVA.
3) O missil líder ORDENA os alvos para os outros mísseis e tb se comunica com outros líderes para COORDENAREM o ataque de SATURAÇÃO.
4) Para sobreviver ao ataque antiaéreo, além das alterações de perfis de vôo, radar desligado e alta velocidade, cada missil possui um computador digital com 3 poderosos processadores que realizam jamming. O missil tb realiza manobras evazivas e possui blindagem reforçada nas partes vitais para superar impactos indiretos como fragmentos e tiros de canhões/metralhadoras.
5) O missil tem alcance estimado em mais de 600 km e pode levar uma ogiva nuclear de 200 a 350 kT ou 750 kg de HE (praticamente o DOBRO do que leva um torpedo pesado).
6) o poder cinético do missil é IMPRESSIONANTE. Pesando 7 TONELADAS e voando a quase 3x a velocidade do som, o estrago do impacto é MUITO GRANDE.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Outro detalhe, o míssil líder recebe atualização da posição dos navios via satélite.
Se não me engano, os ataques russos contra os PAs americanos previam mais de 100 mísseis para cada PA.
Se não me engano, os ataques russos contra os PAs americanos previam mais de 100 mísseis para cada PA.
- soultrain
- Sênior
Padilha,Corsário01 escreveu:Roberto, eu não estou teatralizando nada não.
Pode ser 250 Milhas ou até mais, apesar de todas as maravilhas de radares modernos, os navios são ainda muito vulneráveis a diversas ameaças, sejam acima ou debaixo de água e você inicialmente não pensava assim. A bolha do nada ainda não existe.
As novas escoltas Europeias têm aquele ar deselegante, por causa do horizonte radar. Repare na altura dos mastros principais das Forbin ou Daring.
[[]]
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Mas CM,Carlos Mathias escreveu:Outro detalhe, o míssil líder recebe atualização da posição dos navios via satélite.
se o Satelite nao pertencer a quem possui o missil, pode ser que esse tipo de ataque nao funcione direito. O Satelite tem que saber exatamente aonde a esquadra est'a para que esse tipo de atualizacao funcione bem.
Alem disso as condicoes de tempo etc etc tem que permitir que tais dados venham do satelite a contento...
Na boa, tudo bem que 'e dificil para os navios, mas nao 'e nada facil para o atacante tambem nao.
Os Russos partiam para a ignorancia pura com ogivas nucleares por justamente saber que tais ataques possuiam uma chance (e nao era pequena) de funcionar a contento... as ogivas nucleares "compensavam" tais erros .
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Corsário01
- Sênior
BEM QUE JÁ PODIAM SER OS NOSSOS NÉ?
Um cargueiro Antonov An-124 na fábrica da L3 MAS em Mirabel carregando dois F/A-18. Estes aviões são da Real Força Aérea da Austrália.
A Austrália assinou um contrato com a L-3 Communications MAS de Montreal (Canadá) para revitalizar as células dos seus F/A-18 em dezembro de 2005. Esta fase atual do programa, conhecida como SRP2 (Structural Refurbishment Project Phase 2) foi contratada em junho de 2008.
Participa também do programa a BAE Systems Austrália.
Abraços,
Padilha
Padilha
O AN-124? Ah sim, comcerteza!BEM QUE JÁ PODIAM SER OS NOSSOS NÉ?
Claro, e era assim mesmo, o satélite com as informações da posição da força tarefa é russo.Mas CM,
se o Satelite nao pertencer a quem possui o missil, pode ser que esse tipo de ataque nao funcione direito. O Satelite tem que saber exatamente aonde a esquadra est'a para que esse tipo de atualizacao funcione bem.
Muito dificilmente uma antena da Sky (TV por satélite) sai do ar, logo, o míssil dificilmente estaria sem as tais informações, que podem ser necessárias ou não.Alem disso as condicoes de tempo etc etc tem que permitir que tais dados venham do satelite a contento...
Na boa, tudo bem que 'e dificil para os navios, mas nao 'e nada facil para o atacante tambem nao.
Os russo nunca tiveram pudores com o uso de armas nucleares. Uma ogiva de 500Kt não só derreteria o PA como destruiria as escoltas. Ora, seu eu posso com um tiro afundar/inutilizar uma força tarefa inteira, por quê não?Os Russos partiam para a ignorancia pura com ogivas nucleares por justamente saber que tais ataques possuiam uma chance (e nao era pequena) de funcionar a contento... as ogivas nucleares "compensavam" tais erros .
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Claro CM,Carlos Mathias escreveu:O AN-124? Ah sim, comcerteza!BEM QUE JÁ PODIAM SER OS NOSSOS NÉ?
Claro, e era assim mesmo, o satélite com as informações da posição da força tarefa é russo.Mas CM,
Muito dificilmente uma antena da Sky (TV por satélite) sai do ar, logo, o míssil dificilmente estaria sem as tais informações, que podem ser necessárias ou não.Alem disso as condicoes de tempo etc etc tem que permitir que tais dados venham do satelite a contento...
Os russo nunca tiveram pudores com o uso de armas nucleares. Uma ogiva de 500Kt não só derreteria o PA como destruiria as escoltas. Ora, seu eu posso com um tiro afundar/inutilizar uma força tarefa inteira, por quê não?Os Russos partiam para a ignorancia pura com ogivas nucleares por justamente saber que tais ataques possuiam uma chance (e nao era pequena) de funcionar a contento... as ogivas nucleares "compensavam" tais erros .
Mas o ponto do meu post 'e para ilustrar que as dificuldades sao enormes por parte do atacante tambem, porque 'e mais dificil do que se imagina achar uma FT no meio do mar, e mesmo com o uso de satelites a coisa 'e problematica.
Com relacao aos misseis, para nacoes que nao possuem os recursos dos Russos fica dificil atacar com misseis que fazem uso dos seus satelites e no outro caso fazer uso de ogiva nucleares. Ou seja, funciona bem para os Russos, mas para os outros tenho la minhas duvidas.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Não há muito o que fazer, embora um ou dois possam até ser detidos, hoje mísseis como Brahmos e o Granit realmente estão em vantagem, principalmente se disparados em salvas, e de qualquer forma é muito mais fácil e barato desenvolver os mísseis que os navios. São mísseis bem caros, custando até vários milhões a unidade, mas o valor de seus alvos justifica o preço. Para países que não tenham seus próprios satélites existem algumas limitações em termos de alcance, já que a frota inimiga realmente tem que ser plotada durante o ataque, mas não é nada que uma aeronave equivalente ao R-99 não consiga resolver. E aí o simples fato do inimigo estar com um radar com alcance de 250 milhas ligado já vai ajudar muuuuuito o atacante!cb_lima escreveu: Claro CM,
Mas o ponto do meu post 'e para ilustrar que as dificuldades sao enormes por parte do atacante tambem, porque 'e mais dificil do que se imagina achar uma FT no meio do mar, e mesmo com o uso de satelites a coisa 'e problematica.
Com relacao aos misseis, para nacoes que nao possuem os recursos dos Russos fica dificil atacar com misseis que fazem uso dos seus satelites e no outro caso fazer uso de ogiva nucleares. Ou seja, funciona bem para os Russos, mas para os outros tenho la minhas duvidas.
[]s
CB_Lima
Realmente neste ponto o ocidente está vários passos atrás dos russos, e se ainda baseia suas defesas nos parâmetros de mísseis como Harpoon e Exocet vai ter surpresas muito desagradáveis no dia em que enfrentar um inimigo armado "à la Rússia".
Leandro G. Card
- crubens
- Sênior
- Agradeceu: 50 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
Pessoal só me digam uma coisa: o pessoal dos nimitz e escolta iam ficar todos parados tomando sol e relaxando no convês deixando os russos prepararem e fazerem a festa ? Acho difícil.
Lembresse que uma guerra não começa de um minuto para outro, sempre há uma escalada nas tensões, e até lá ambos estarão em alerta máximo principalmente se for briga de cachorro grande, com dentes nucleares.
Lembresse que uma guerra não começa de um minuto para outro, sempre há uma escalada nas tensões, e até lá ambos estarão em alerta máximo principalmente se for briga de cachorro grande, com dentes nucleares.
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King