A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
soultrain
Sênior
Sênior

Re: A-12

#5281 Mensagem por soultrain » Qui Jun 04, 2009 11:37 am

Posso dizer que a São Paulo foi mais barato que as duas fragatas, quase sem valor militar, que vendemos ao Uruguai.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#5282 Mensagem por Marino » Qui Jun 04, 2009 11:38 am

soultrain escreveu:Posso dizer que a São Paulo foi mais barato que as duas fragatas, quase sem valor militar, que vendemos ao Uruguai.

[[]]'s
E ao contrário das 2 Fragatas, ele possui imenso valor militar.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#5283 Mensagem por Sniper » Qui Jun 04, 2009 11:51 am

Marino escreveu:
Sniper escreveu: O que "pega" é realmente o São Paulo.

E eles não deixam de ter razão, parcialmente. É só pensarmos quanto tempo o A-12 permaneceu em serviço ativo (com ala aérea funcionando) e quanto tempo ele ficou parado.

Reflexos de um navio com 50 longos anos de serviço... :?
Basta esperar um pouco mais, e veremos quem ri por último. :wink:
A esperança é a última que morre não é Marino! :lol: :D

Particularmente não espero muita coisa do São Paulo, mas sim do seu futuro substituto (0 Km) que depois da divulgação de algumas notícias sobre a distribuição dos recursos nos próximos anos para os projetos da MB me pareceu totalmente impossível.

Mas tenho esperança também que essas notícias estejam equivocadas e o nosso A-13 esteja nos planos (e no orçamento) da MB.

Abraços!

Imagem
soultrain
Sênior
Sênior

#5284 Mensagem por soultrain » Qui Jun 04, 2009 11:52 am

Exacto, e tem muitas possibilidades de evoluir, basta haver verbas para a MB, já as duas João Belo que vendemos ao Uruguai, são o que são e pouco mais podem ser.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
gaitero
Sênior
Sênior

#5285 Mensagem por gaitero » Qui Jun 04, 2009 1:46 pm

Nada, esperem tudo se ajeitar e todos aqui vão sentir orgulho do A-12...

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#5286 Mensagem por REGATEANO » Qui Jun 04, 2009 2:04 pm

soultrain escreveu:Posso dizer que a São Paulo foi mais barato que as duas fragatas, quase sem valor militar, que vendemos ao Uruguai.

[[]]'s
O SP tem o mesmo valor de militar de um porta-aviões, do que os navios da Classe João Belo tem para uma fragata...

Trocando em miúdos, quase nenhum mesmo!

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#5287 Mensagem por Marino » Qui Jun 04, 2009 2:05 pm

Francisco Daniel escreveu:

[[]]'s
O SP tem o mesmo valor de militar de um porta-aviões, do que os navios da Classe João Belo tem para uma fragata...

Trocando em miúdos, quase nenhum mesmo!
Falar é fácil.
Sustente sua argumentação.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#5288 Mensagem por Corsário01 » Qui Jun 04, 2009 2:39 pm

Eu gostaria de ler esta sustentação.
Seria possível??

Abraços,

Padilha
felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#5289 Mensagem por felipexion » Qui Jun 04, 2009 2:45 pm

EU ACHO que ele está querendo comparar o A-12 com os da classe Nimitz.

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
REGATEANO
Sênior
Sênior

#5290 Mensagem por REGATEANO » Qui Jun 04, 2009 2:55 pm

Vamos lá então...

O NAe São Paulo foi incorporado a Marinha Francesa em 1963, possuindo assim quase meio século de serviço ativo.

A capacidade de projeção de PODER ATUAL do Navio é praticamente nula, ao passo que somente é servido por caças bombardeiros por 06 (SEIS) A4 Skyhawk, que não são dotados sequer de BOMBAS BURRAS para ataques navais ou terrestres, sendo incapaz, assim, de fornecer um simples suporte de fogo no caso de um ataque anfíbio.
Eles vão ser modernizados, de certo, mas além de possuir um pequeno alcance, somente são dotados de 5 pontos duros, ou levam combustível, ou levam armas. Tampouco poderão ser utilizados com mísseis ar-mar de grande porte, como a exemplo do Exocet ou Harpoon, apenas sendo armados com mísseis secundários do tipo Peguin. Ou ainda, salvo se a Marinha quiser incorpar os Gabriel III de Israel, que convenhamos, será muito improvável.
Sua capacidade de interceptação é bastante duvidosa - lembrando que inexistente no modelo atual, salvo se o meio a ser alcançado ser apenas uma aeronave sem armamento e subsônica -. Pois além da falta de autonomia suficiente para missões de médio alcance, não possuirá a velocidade necessária para interceptar alvos de grande velocidade. Ainda que seja utilizado o Derby, o avião não será capaz de enfrentar os novos meios aéreos que se vislubram, tais quais: Super Hornet, F-35, Rafale e o Sukhoi 30-MkII.

Destaque-se ainda, que no caso de uma falha de interceptação de uma ameaça aérea pelos A4 - hipótese muito provável diante da ameaça a ser apresentada -, o navio, como alvo prioritário que é, será incapaz de se defender desses ataques, como ainda não terá navios de escolta com capacidade mísseis de longo alcance para promover sua defesa. Porque não temos navios como FREMM, Horizon, Ticos, Type 42, KDX, etc... etc... etc...

Além da escolta, inexiste na força naval brasileira Navios Tanques que possam suprir o PA em todas as suas necessidades, lembrando que o velho Marajó não anda com essa bola toda, ainda que possamos vislumbrar uma melhora em sua capacidade operativa após o PMG.

Pergunto, qual é a principal função de um Porta-aviões? Proteger as praias do Rio de Janeiro ou efetuar projeção de poder pelos mares do mundo afora?

Porque no cenário ATUAL da américa latina é muito improvável qualquer utilização do PA, mesmo porque ele terá condições de PROJETAR o PODER!

Porque os americanos projetam o PODER como primazia? Qual a diferença de uma GT americano de um GT brasileiro?

Primeiro os americanos possuem 90 aviões embarcados no PA, segundo porque os americanos possuem toda uma rede de navios de logística adequada para enfrentar os mares do mundo, terceiro porque as escoltas americanas conseguem defender o PA, e se defender sozinhas de quase todas as totalidades de ataques, não esquecendo dos SSN e etc.

Os Franceses com o CDG projetam o PODER com suas Horizon, navios de assalto, SSN, etc.

E a Marinha? Vai projetar PODER com 6 ou 12 aviões concebidos em 1950? Com escoltas sem capacidade AAW? Sem navios tanques? Sem submarinos nucleares ou AIP?

A Espanha possue um NAe e com fragatas AEGIS, e ainda assim sua capacidade de projetar poder é duvidosa. Eles não lograriam êxito num embate contra o Brasil, considerando apenas nossos 5 submarinos convecionais e nossos caças em terra, aliados as F Nitéroi e T 22. Ou os 6 Sea Harrier fariam alguma diferença? A diferença para eles seria o AEGIS.

É mais fácil a MB receber a influência do Poder do que projetar. Ainda que possamos colocar na conta as futuras fragatas de 6.000t.

Agora se a projeção de PODER for contra a Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela, Namíbia... Poderá até ser realizado, mas também para isso não precisamos de Porta Aviões....

Está se discuntindo, em outros tópicos, a possibilidade do Rafale F1 ser empregado pela Marinha. Ou até mesmo o F-18, poderá acarretar um acréscimo e a modificação nas linhas acima. Mas é tudo uma conjectura. De certo, estamos à mercê e sem meios suficientes. Por isso não hesitaria em trocar o NAe São Paulo por 6 fragratas ou destroires de 6 a 8 mil toneladas para guerra AAW, e por mais um punhado de submarinos.

Estou falando do Hoje! O Amanhã pode ser tarde demais, e para o SP está demorando muito. Se o Navio possui previsão de serviço até 2025, estamos praticamente em 2010, e não chegar nenhuma dessas aeronaves nos próximos 5 anos, minha teoria estará correta...

Acredito que a MB perdeu um bom momento de construir um navio anfíbio com grande capacidade de porta helis... Como encontrado atualmente nas marinhas alieniginas.

Está aí, minhas considerações, que serão rebatidas freneticamente, até "acabarem comigo". Lembro que uma engenheira famosa também era contrária ao navio....

Abraços...

REGATEANO
Sênior
Sênior

#5291 Mensagem por REGATEANO » Qui Jun 04, 2009 2:59 pm

felipexion escreveu:EU ACHO que ele está querendo comparar o A-12 com os da classe Nimitz.
Antes fosse, são falta o reator nuclear, uns 90 aviões modernos, armamentos das mais variadas gamas, umas escoltas de porte, uns navios de apoio, um ou dois SSN para escoltar...

E mais alguns bilhões de doláres.

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#5292 Mensagem por joao fernando » Qui Jun 04, 2009 3:10 pm

Mas operar um PA, e reformar um PA velho, não é para todos.
Ter é facil, quero ver neguinho reformando, melhorando e usando sem grana. Retire a verba da US navy, e quero ver eles operando.

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#5293 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jun 04, 2009 3:24 pm

Desculpa, mas você falou, falou, e continua a voltar nas respostas dadas anteriormente pelo marino, gaitero, e outros..

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#5294 Mensagem por GustavoB » Qui Jun 04, 2009 3:29 pm

Mas operar um PA, e reformar um PA velho, não é para todos.
Ter é facil, quero ver neguinho reformando, melhorando e usando sem grana. Retire a verba da US navy, e quero ver eles operando.

"Fazer mais com menos", cabe bem aqui.

Tchelo
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 1 vez

#5295 Mensagem por Tchelo » Qui Jun 04, 2009 3:31 pm

Pois é....ele falou de escoltas, submarinos, navios tanque e ala aérea....tudo isso pode e será providenciado......mas...e quanto ao NAVIO (A12) em si??? :roll:

E com Rafales F1 e A4 modernizados? E com fragatas FREMM como escolta. Aí o A12 teria algum valor militar pra vc??? :roll:

Responder