Rafale F-1 para a MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Rafale F-1 para a MB

#196 Mensagem por Corsário01 » Sáb Mai 23, 2009 5:04 pm

- Preço de aquisição baixo (tem que ser) entrando na esteira dos demais projetos já assinados.
Suposição meu amigo, apenas suposição. Vamos ver o "precinhos Sendas que cada unidade terá. Vamos ver! :evil:
Mas cada vez vejo com mais bons olhos recebermos “de brinde” estes “velhos” aparelhos.
De Brinde só o chaveirinho com a chave de cada unidade meu amigo.

Concordo com todo o resto que o amigo escreveu, sem tirar uma virgula e ponto, porém, ainda quero ver essa oferta muuuuito bem estudada.

Com os frenchies não se brinca! :twisted:




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: Rafale F-1 para a MB

#197 Mensagem por Franz Luiz » Sáb Mai 23, 2009 5:50 pm

Ola

Concordo amigo Corsario. Com eles não se brinca. Nem com os outros.
Mas acredito que a MB já aprendeu a lidar com todos.
Acho que estamos amadurecendo muito.
O acordo dos Subs será a prova de graduação deste amadurecimento.
E acho que seremos aprovados.
Quanto ao preço baixo, não é suposição.
Coloquei como condição. Afinal é oferta e não procura.
E são caças de padrão de início de produção.
E com tudo que eles estarão levando com a parceria
não seria nada demais. Para pagar caro compensa F3.
O "brinde" coloquei para reforçar as vantagens já conseguidas com Subs
e possíveis escoltas de 6000. Depois de tudo acho que os Franceses
enchergarão que será um bom reforço de imagem e de confiança, além do
fortalecimento de laços para o futuro caça do novo PA. :wink:
Se querem futuras parcerias terão que manter a confiança e a preferência da MB.
Todos eles (todos mesmo, não importa a nação) já nos apertaram demais com suas imposições.
E já consumimos por demais os down. Chegou a vez dos ups (com tecnol. nossa). Por isso, se for F-1M,
tem que ser uma oferta imperdível. Para a MB.
Chegou nossa vez de impor condições.
Aproveitemos nosso momento.
Mas se os franceses salgarem preços ou condições (o que duvido muito nesta hora), então " au revoir".
A MB está me passando esta confiança de maturidade. [009]
Vamos torcer juntos.
Um abraço

Franz Luiz




Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: Rafale F-1 para a MB

#198 Mensagem por Franz Luiz » Sáb Mai 23, 2009 6:34 pm

Ola novamente

Reli meu último post e achei que me expressei mal.
Não quanto ao que penso mas sim quanto ao que me leva pensar assim.
Pode-se entender erroneamente que considero apenas tudo que está acontecendo
como uma relação de vendedor-comprador.
Penso que na verdade torna-se de maior importância o fato de termos que
escolher verdadeiros parceiros e com quem comviveremos assim por longo tempo.
Por isso acho que os franceses já se aperceberam desta relação, motivo pelo
qual acho que estão tão dispostos a transferências de tecnologia e conhecimento.
O mundo caminha para novas relações-parcerias-polarizações. Nos querem como
parceiros de verdade? Parece que sim. Precisamos deles como parceiros para
o mundo que se avizinha e isto pode ser bom para nós? Penso que sim.
E no mundo que se avizinha o Brasil parece assumir um valor cada vez maior.
O que parece é que a França já viu isto e tomou a dianteira. Eu acho que o que
está acontecendo não é apenas venda e compra. É algo maior. E é sábio nós também já irmos
escolhendo com quem caminharemos as próximas décadas.
Resolvi escrever isto porquê achei que passaria a impressão que devemos
levar vantagens em negócios comerciais apenas. Não. Acho que chegou a hora da
Estratégia. E isto é um jogo bem maior, com conseqüências mais duradouras.
Parabéns para a marinha. Parece que ali estratégia tem a importância devida.

Um abraço de quem já falou (escreveu) demais.

Franz Luiz




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Rafale F-1 para a MB

#199 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Mai 23, 2009 9:54 pm

Excelentes posts :) ...

E ainda estou com o Padilha nessa [100]

[009]

Mas sempre... sempre... sempre confiando na MB :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Lucius Clay
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 156
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 6:21 pm

Re: Rafale F-1 para a MB

#200 Mensagem por Lucius Clay » Qui Mai 28, 2009 1:09 pm

Aos colegas foristas, meus cumprimentos!

Pergunto a vocês: algum preço já foi colocado na mesa pelo governo francês?

Cordialmente,

Lucius Clay




"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
Asteróide
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 338
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 8:06 pm
Localização: Niterói - RJ / BRASIL

Re: Rafale F-1 para a MB

#201 Mensagem por Asteróide » Dom Mai 31, 2009 8:35 pm

Franz Luiz escreveu:Bom dia aos amigos

Quando vejo a preocupação dos amigos com o custo de aquisição-operação e penso nos Rafale F-1M
para a MB lembro-me do que os amigos do mar sempre falaram:
- Não se ganha experiência em operação de PAs da noite para o Dia e o custo de se perder isto
agora é incalculável e, mais provavelmente, irrecuperável em tempo hábil.
Bom, acho que a Mb não foi atrás dos Rafales F-1M. Dentro da parceria estratégica Brasil-França,
onde a MB está mais incluída (por enquanto) que os outros dois braços da Força (EB e FAB),
esta oportunidade de compra foi oferecida pelos franceses.
A MB, que pretende continuar operando PAs viu uma oportunidade de desenvolver moderna doutrina de operação
de vetores de alta performance e de defesa aérea da frota (além de supremacia aérea do TO),
coisa que ainda não desenvolveu com os meios que tem. E que tinha em mente só desenvolver,
limitadamente, com a entrada em uso dos A-4M, ou plenamente com o novo PA (2025-2030 ou mais).
Então os Rafale F-1 surgem como uma ocasião de adiantar este processo em aproximadamente 15-20 anos.
Mesmo sendo pequeno o número de aviões as vantagens são enormes. Serão vetores avançados,
mesmo que tenhamos apenas 5 ou 6 voando, terão alta comunalidade com aviões da FAB, virão com
preço de ocasião (a França precisa dar um destino para estes aviões e fortalecer-ampliar laços conosco), serão operados via CLS.
Trarão grande ganho de experiência (preço incalculável, grande tempo de absorção – a China que o diga).
Então o ganho transcende custo de aquisição-manutenção de aviões., pois ganha-se algo que só se obtém operando.
O gasto torna-se irrelevante. O ganho (experiência-doutrina) torna-se imensurável.
Os homens que dirigem a MB têm se mostrado inteligentes, bem dirigidos e com uma homogeneidade
de pensamente invejável (isto é imprescindível para o sucesso – sem discussão e diferenças não há
progresso, mas sem harmonia na hora de implantar projetos também não).
Então vejo o Rafale F-1M assim:
- Oportunidade surgida.
- Preço de aquisição baixo (tem que ser) entrando na esteira dos demais projetos já assinados.
- Grande comunalidade no caso do Rafale ganhar na FAB (grande probabilidade).
- Mesmo que limitados ou caros irão ter grande relação custo benefício.
- Origem: país (França) que tornou-se, ou torna-se, grande parceiro estratégico e tem se
mostrado disposto a colaborar na obtenção de tecnologias (alguns não fazem isto mesmo pagando.
- Ganho de 15 a 20 anos para ampliação de doutrina operacional na área de PAs (este sim o maior deles).
Me corrijam os amigos Marino e Walter e os demais se cometo ledo engano.
Mas cada vez vejo com mais bons olhos recebermos “de brinde” estes “velhos” aparelhos.
Um abraço aos amigos

Franz Luiz
Belas palavras caro colega, concordo com você, e estou torcendo para o vencedor do FX-2 ser o melhor para o Brasil, ou seja aquele que traga mais tecnologias, inovações, e poder a nossa FAB, mas do jeito que as coisas estão indo estou achando que o vencedor será o Gripen NG. Por vários fatores, primeiro que se o Rafale for o vencedor o Brasil ficará dependente da França em várias áreas, pois já tem acordos com relação a Sub convencional e nuclear, Fragatas, combatente do futuro, helis de médio porte acredito que as cabeças pensantes das Forças Armadas já analisaram essas questões, portanto temos de esperar e ver quem será o vencedor do FX-2, mas se for o Rafale mesmo isso será muito bom para o Rafales da MB.




Viva os paises Lusofonos!

Pátria amada BRASIL!
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Rafale F-1 para a MB

#202 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jun 02, 2009 12:27 am

Franz Luiz escreveu:Bom dia aos amigos

Quando vejo a preocupação dos amigos com o custo de aquisição-operação e penso nos Rafale F-1M
para a MB lembro-me do que os amigos do mar sempre falaram:
- Não se ganha experiência em operação de PAs da noite para o Dia e o custo de se perder isto
agora é incalculável e, mais provavelmente, irrecuperável em tempo hábil.
Bom, acho que a Mb não foi atrás dos Rafales F-1M. Dentro da parceria estratégica Brasil-França,
onde a MB está mais incluída (por enquanto) que os outros dois braços da Força (EB e FAB),
esta oportunidade de compra foi oferecida pelos franceses.
A MB, que pretende continuar operando PAs viu uma oportunidade de desenvolver moderna doutrina de operação
de vetores de alta performance e de defesa aérea da frota (além de supremacia aérea do TO),
coisa que ainda não desenvolveu com os meios que tem. E que tinha em mente só desenvolver,
limitadamente, com a entrada em uso dos A-4M, ou plenamente com o novo PA (2025-2030 ou mais).
Então os Rafale F-1 surgem como uma ocasião de adiantar este processo em aproximadamente 15-20 anos.
Mesmo sendo pequeno o número de aviões as vantagens são enormes. Serão vetores avançados,
mesmo que tenhamos apenas 5 ou 6 voando, terão alta comunalidade com aviões da FAB, virão com
preço de ocasião (a França precisa dar um destino para estes aviões e fortalecer-ampliar laços conosco), serão operados via CLS.
Trarão grande ganho de experiência (preço incalculável, grande tempo de absorção – a China que o diga).
Então o ganho transcende custo de aquisição-manutenção de aviões., pois ganha-se algo que só se obtém operando.
O gasto torna-se irrelevante. O ganho (experiência-doutrina) torna-se imensurável.
Os homens que dirigem a MB têm se mostrado inteligentes, bem dirigidos e com uma homogeneidade
de pensamente invejável (isto é imprescindível para o sucesso – sem discussão e diferenças não há
progresso, mas sem harmonia na hora de implantar projetos também não).
Então vejo o Rafale F-1M assim:
- Oportunidade surgida.
- Preço de aquisição baixo (tem que ser) entrando na esteira dos demais projetos já assinados.
- Grande comunalidade no caso do Rafale ganhar na FAB (grande probabilidade).
- Mesmo que limitados ou caros irão ter grande relação custo benefício.
- Origem: país (França) que tornou-se, ou torna-se, grande parceiro estratégico e tem se
mostrado disposto a colaborar na obtenção de tecnologias (alguns não fazem isto mesmo pagando.
- Ganho de 15 a 20 anos para ampliação de doutrina operacional na área de PAs (este sim o maior deles).
Me corrijam os amigos Marino e Walter e os demais se cometo ledo engano.
Mas cada vez vejo com mais bons olhos recebermos “de brinde” estes “velhos” aparelhos.
Um abraço aos amigos

Franz Luiz
Perfeito meu amigo falou pouco e disse muito. A França ainda tem muitos interesses na área naval Brasileira, o que ode garantir ainda muitos negócios em médio prezos(navios classe Mistral, caça minas, Porta aviões...)




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Rafale F-1 para a MB

#203 Mensagem por henriquejr » Ter Jun 02, 2009 12:34 pm

Quem sabe, depois de aperfeiçoamentos no Reator Nuclear que será usado no SNB, a França não faça uma proposta para o projeto do casco do CDG!




.
Avatar do usuário
Strike7
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 299
Registrado em: Sáb Mar 07, 2009 1:02 pm

Re: Rafale F-1 para a MB

#204 Mensagem por Strike7 » Ter Jun 02, 2009 12:43 pm

Walterciclone escreveu:
Franz Luiz escreveu:Bom dia aos amigos

Quando vejo a preocupação dos amigos com o custo de aquisição-operação e penso nos Rafale F-1M
para a MB lembro-me do que os amigos do mar sempre falaram:
- Não se ganha experiência em operação de PAs da noite para o Dia e o custo de se perder isto
agora é incalculável e, mais provavelmente, irrecuperável em tempo hábil.
Bom, acho que a Mb não foi atrás dos Rafales F-1M. Dentro da parceria estratégica Brasil-França,
onde a MB está mais incluída (por enquanto) que os outros dois braços da Força (EB e FAB),
esta oportunidade de compra foi oferecida pelos franceses.
A MB, que pretende continuar operando PAs viu uma oportunidade de desenvolver moderna doutrina de operação
de vetores de alta performance e de defesa aérea da frota (além de supremacia aérea do TO),
coisa que ainda não desenvolveu com os meios que tem. E que tinha em mente só desenvolver,
limitadamente, com a entrada em uso dos A-4M, ou plenamente com o novo PA (2025-2030 ou mais).
Então os Rafale F-1 surgem como uma ocasião de adiantar este processo em aproximadamente 15-20 anos.
Mesmo sendo pequeno o número de aviões as vantagens são enormes. Serão vetores avançados,
mesmo que tenhamos apenas 5 ou 6 voando, terão alta comunalidade com aviões da FAB, virão com
preço de ocasião (a França precisa dar um destino para estes aviões e fortalecer-ampliar laços conosco), serão operados via CLS.
Trarão grande ganho de experiência (preço incalculável, grande tempo de absorção – a China que o diga).
Então o ganho transcende custo de aquisição-manutenção de aviões., pois ganha-se algo que só se obtém operando.
O gasto torna-se irrelevante. O ganho (experiência-doutrina) torna-se imensurável.
Os homens que dirigem a MB têm se mostrado inteligentes, bem dirigidos e com uma homogeneidade
de pensamente invejável (isto é imprescindível para o sucesso – sem discussão e diferenças não há
progresso, mas sem harmonia na hora de implantar projetos também não).
Então vejo o Rafale F-1M assim:
- Oportunidade surgida.
- Preço de aquisição baixo (tem que ser) entrando na esteira dos demais projetos já assinados.
- Grande comunalidade no caso do Rafale ganhar na FAB (grande probabilidade).
- Mesmo que limitados ou caros irão ter grande relação custo benefício.
- Origem: país (França) que tornou-se, ou torna-se, grande parceiro estratégico e tem se
mostrado disposto a colaborar na obtenção de tecnologias (alguns não fazem isto mesmo pagando.
- Ganho de 15 a 20 anos para ampliação de doutrina operacional na área de PAs (este sim o maior deles).
Me corrijam os amigos Marino e Walter e os demais se cometo ledo engano.
Mas cada vez vejo com mais bons olhos recebermos “de brinde” estes “velhos” aparelhos.
Um abraço aos amigos

Franz Luiz
Perfeito meu amigo falou pouco e disse muito. A França ainda tem muitos interesses na área naval Brasileira, o que ode garantir ainda muitos negócios em médio prezos(navios classe Mistral, caça minas, Porta aviões...)
Eu só não consigo relacionar a escolha do FX-2 com o rompimento das relações ''produtivas'' entre Brasil e França no que tange à Marinha do Brasil.

As vezes eu tenho a impressão que voces consideram que o rafale é o melhor avião do mundo.... E que se a FAB ESCOLHER ( significa que ela considerou vários quesitos e definiu um vencedor que se identifica e cumpre melhor as necessidades da Força ), pois bem, a impressão que me fica é a de que vocês acham que, se a FAB escolher o gripen NG então esta estará escolhendo um caça que não poderá cumprir sua principal função, defender o Brasil.. :roll:




Carlos Mathias

Re: Rafale F-1 para a MB

#205 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 02, 2009 1:33 pm

Mas isso até os Mitingas fazem hoje em dia.




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: Rafale F-1 para a MB

#206 Mensagem por gaitero » Ter Jun 02, 2009 5:19 pm

Não existe relação, o que existe de fato é padronização... Acho que todos aqui deste lado, os Marinheiros... Tem uma vontade incondicional de possuir um PA condizente com as nossas necessidades. Isto significa não só um navio moderno, mas tambem vetores modernos. E neste ponto, os concorrentes, por enquanto, se limitam a apenas 2, o Super Hornet e o rafale. Porém, contanto que os benefícios à FAB e ao Brasil forem bons o suficiente, eu não sou contra a aquisição do gripen, pelo contrário, até a apoiaria, como assim o fiz em outros tempos.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: Rafale F-1 para a MB

#207 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Jun 02, 2009 6:58 pm

Rafale F1 "Futuros" MB :mrgreen:

http://www.ffaa.net/

**O prototipo 01 ou "M01" está fora de serviço(segundo o link), destino Dassault.

** O cabeça de série "M1" passou para F3(segundo o link),não virá.

Continuando.

Prototipo 02 ou "M02"
http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/images/gallery_013.jpg

"M2"
http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/images/gallery_007.jpg

"M3"
http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/images/gallery_084.jpg

"M4"
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/8/7/1/0628178.jpg

"M5"
http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/images/gallery_092.JPG

"M6"
http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/images/gallery_044.jpg

"M7"
http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/images/rafale-073.jpg

"M8"
http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/images/gallery_085.jpg

"M9"
http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/images/gallery_048.jpg

"M10"
http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/images/gallery_045.jpg

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Carlos Mathias

Re: Rafale F-1 para a MB

#208 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 02, 2009 9:05 pm

Ah rapaz a MB com essas belezinhas no SP... :twisted:




Avatar do usuário
lelobh
Sênior
Sênior
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Set 21, 2005 11:48 am
Localização: Belo Horizonte
Agradeceram: 14 vezes

Re: Rafale F-1 para a MB

#209 Mensagem por lelobh » Ter Jun 02, 2009 11:02 pm

:wink:
Rola de dar uma voltinha?




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Avatar do usuário
Izaias Maia
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 5:51 am
Localização: Eusébio -CE

Re: Rafale F-1 para a MB

#210 Mensagem por Izaias Maia » Ter Jun 02, 2009 11:24 pm

Realmente o Rafale é uma belíssima aeronave!




Responder