Georgia X Rússia

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7663
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 260 vezes
Agradeceram: 106 vezes

Re: Georgia X Rússia

#1576 Mensagem por FOXTROT » Ter Mai 26, 2009 8:39 am

terra.com.br

Guerra no Cáucaso não está descartada, alerta especialista

Direto de Paris
O momento é de tensão no Cáucaso e uma nova guerra entre Rússia e Geórgia pode acontecer, sinaliza a ex-diretora do Centro Franco-Russo de Ciências Sociais em Moscou, Laure Delcour, uma das maiores especialistas francesas na ex-União Soviética. Na última terça-feira, os russos deixaram, em Genebra, a mesa de negociações sobre a segurança na fronteira com a Geórgia, alegando que não poderiam prosseguir sem a presença de representantes da Abcásia, uma região separatista georgiana e cuja independência fora reconhecida pelos russos, à contragosto dos georgianos. Os abcásios, por sua vez, aguardavam a divulgação de um relatório da ONU que os classificasse como estado autônomo, o que não ocorreu, provocando a sua ausência nas negociações.

Foi a quinta sessão de discussões, sob a égide da União Européia, da ONU e da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), que acontecem desde outubro, dois meses após o fim da guerra entre os dois países. Até agora nenhuma medida prática de conciliação foi tomada, ao mesmo tempo em que os ocidentais tentam, sem sucesso, instalar observadores internacionais na região para prevenir novos incidentes armados e assegurar o acesso de ajuda humanitária caso a situação se deteriore novamente entre russos e georgianos.

Para completar o clima desfavorável à paz, desde o início do mês e 1o de junho, a Otan - na qual a Geórgia sonha ingressar - está realizando uma série de exercícios militares em território georgiano, no que a Rússia classifica como uma provocação. A Rússia, que tem as relações com a Otan rompidas desde a guerra de 2008, se negou a participar dos exercícios e aconselhou os países da região a fazerem o mesmo.

"A Geórgia, muito mais do que os demais, é o país da ex-URSS que mantém as relações mais difíceis com a Rússia", explica Delcour, que desde 2003 conduz missões da União Européia no Cáucaso. "Existe com certeza um risco de a situação degringolar, mas se isso vai resultar em uma nova guerra, não podemos saber. De qualquer forma, também não se pode excluir essa hipótese."

As negociações em Genebra tem futuro?
É muito difícil porque a Geórgia está colocada diante da vitória da Rússia e do reconhecimento da independência da Ossétia do Sul, ao mesmo tempo em que o presidente Mikheil Saakashvili tinha feito da reintegração dessa região uma de suas prioridades. A situação está completamente bloqueada, como se viu, com a Rússia deixando a mesa de negociações. A Rússia está assinando acordos de defesa com as duas regiões cuja independência da Geórgia ela reconheceu, e há um aumento das forças russas nessas duas regiões. É uma situação de bloqueio completo na qual os negociadores internacionais, para piorar, não estão autorizados a penetrar nessas regiões.

Por enquanto, as discussões que vêm ocorrendo desde outubro são, então, um fracasso?
De qualquer forma, desde o início sabíamos que seria muito difícil e demorado, porque os dois países têm posições radicais. A Geórgia, muito mais do que os demais, é o país da ex-URSS que mantém as relações mais difíceis com a Rússia, desde 1991, e que quis muito rapidamente se emancipar da tutela russa. Desde a chegada de Saakashvili ao poder, então, ela se virou complemente em direção ao Ocidente. Já pelo lado da Rússia, tem ao mesmo tempo a vontade de enfraquecer a Geórgia e de manter a sua influência em toda a região do Cáucaso. O problema é que se tratam de posições que raramente deixam de ser radicais.

Você acha que os dois países podem estar perto de uma nova guerra, como a que aconteceu subitamente no ano passado?
Em relação a isso, prefiro não fazer previsões porque a guerra do ano passado era praticamente impossível de se prever, de tanto que ela era perigosa. Os dois países assumiram os riscos e foram em frente, a Geórgia já foi lançando uma ofensiva em direção à Ossétia do Sul, enquanto a Rússia respondeu de uma forma totalmente desproporcional. Sendo assim, agora não podemos excluir nenhuma possibilidade, até porque a gente não tem como se saber o que acontece exatamente em cada um dos lados. O que sabemos é que existe uma tensão constante e provocações que acontecem o tempo todo, dos dois lados da fronteira. Existe com certeza um risco de a situação degringolar, mas se isso vai resultar em uma nova guerra, não podemos saber. De qualquer forma, também não se pode excluir essa hipótese.

A Otan está realizando desde o início do mês uma série de exercícios militares naquela região, o que tem aparentado ser uma provocação aos russos. Alguns falam mesmo em retorno do clima da Guerra Fria. É tão grave assim?
Sim, sim. O projeto de alargamento da Otan é uma das causas principais da intervenção da Rússia na Geórgia. A Rússia está excluída da Otan, uma organização que ela considera nascida da Guerra Fria, e isso provoca estresse na fronteira. O alargamento aos países bálticos já foi difícil de aceitar, então pela Ucrânia e a Geórgia, a Rússia já deixou claro que seria uma linha vermelha. A guerra esquentou os ânimos, e talvez mesmo os tenha definitivamente estragado, do projeto de alargamento à Geórgia, mas ao mesmo tempo a Geórgia continua uma parceira da Otan e essas manobras militares a Rússia não pode aceitar. É todo um contexto que explica, ao mesmo tempo, o fato de a Rússia ter deixado a mesa das negociações em Genebra e que ela fique indignada com os exercícios da Otan na região.

Por que os russos são tão reticentes à presença de observadores internacionais na região?
Simplesmente por uma razão: eles são reticentes quanto às interferências do Ocidente. Eles preferem pensar que eles ganharam aquela terra do que fazer novos acordos.

Os ocidentais, então, tem pouco a fazer para tentar ajudar a trazer estabilidade região?
A guerra mostrou que a Rússia tem o peso para controlar a região e os ocidentais não tem nada do que se meter.

Neste sentido, Genebra foi uma boa escolha para ser o palco das negociações?
Sim e não. A mediação européia foi bem aceita durante a guerra, mas com certos limites. Ou seja, agora que eles reconheceram a independência das duas regiões, eles pensam que é uma consagração da zona de influência e que os ocidentais não têm de intervir.

O que você espera da visita do presidente americano Barack Obama à Rússia, em julho?
Será certamente algo muito importante que dará o novo tom das relações russo-americanas a partir de agora. As relações se degradaram extremamente há alguns anos e é assim que elas se encontram ainda hoje. Mas a mudança de tom por parte da nova administração americana - Barack Obama o tendo mudado completamente em relação ao predecessor -, poderá ser muito importante para os russos. Eles não se sentiam nada escutados e nem respeitados pela administração Bush e tudo indica que isso está mudando. Em relação à Geórgia, também deve ser positivo, mas nada acontecerá agora. Será um processo mais demorado, tendo em vista que primeiro é preciso melhorar as relações com a chefona Rússia.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55197
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2740 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

Re: Georgia X Rússia

#1577 Mensagem por P44 » Sex Mai 29, 2009 8:16 am

29 Maio 2009 - 10h45
Em confrontos
Geórgia: Polícias espancados
Os manifestantes, que exigem a demissão do presidente georgiano Mikhail Saakashvili, envolveram-se em confrontos com forças policiais, acabando por espancar agentes e esfaquear mesmo um deles.

Os polícias que patrulhavam a zona foram atacados com facas e paus pontiagudos pelos manifestantes que acabaram por ferir pelo menos cinco polícias um deles encontra-se em estado grave.

A oposição rejeita qualquer responsabilidade nos confrontos com os membros da polícia.

Sete manifestantes foram também espancados pela polícia, tendo sido hospitalizados com ferimentos na cabeça e nas pernas.

http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... D053F54BC0




Triste sina ter nascido português 👎
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Georgia X Rússia

#1578 Mensagem por Enlil » Sex Mai 29, 2009 9:17 am

Há um ou dois meses atrás foi uma revolta em um regimento de tanques...

É, parece q o comedor de gravatas só é hunanimidade para os EUA e a OTAN...




kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: Georgia X Rússia

#1579 Mensagem por kurgan » Seg Jun 01, 2009 4:11 pm

01/06/2009 - 12h02
Geórgia não reconhece eleições na Ossétia do Sul

Tbilisi, 1º jun (EFE).- A Geórgia assegurou hoje que não reconhece as eleições parlamentares realizadas no domingo na região separatista georgiana da Ossétia do Sul, cuja independência foi reconhecida apenas por Rússia e Nicarágua.

"É impossível que eleições realizadas pelo Governo de Tskhinvali (capital da Ossétia do Sul) sejam reconhecidas como legítimas", disse David Bakradze, presidente do Parlamento georgiano.

Bakradze ressaltou que "tais eleições não cumprem com nenhuma das normas internacionais".

O partido governista Unidade venceu o pleito com 46,38% dos votos. Estas foram as primeiras eleições na Ossétia do Sul desde a guerra russo-georgiana de agosto de 2008.

Segundo a Comissão Eleitoral Central, 81,93% dos eleitores deram o seu voto.

Mais de 50 mil eleitores foram convocados às urnas, sendo 37 mil deles residentes na Ossétia do Sul e o restante na vizinha república russa da Ossétia do Norte, em Moscou e outras regiões russas.

Não participaram das eleições os quase 30 mil georgianos que foram forçados a fugir da Ossétia do Sul após a guerra de agosto passado.

Observadores internacionais, em sua maioria parlamentares russos, supervisionaram o andamento do pleito.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2 ... 40907.jhtm




kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: Georgia X Rússia

#1580 Mensagem por kurgan » Seg Jun 01, 2009 6:03 pm

La UE declara "ilegítimas" las elecciones parlamentarias en Osetia del Sur
El partido oficialista y pro ruso Unidad gana con comodidad los comicios en la república separatista de Georgia

AGENCIAS - Moscú - 01/06/2009

La Unión Europea (UE) ha declarado "ilegítimas" las elecciones legislativas celebradas ayer en Osetia del Sur, república separatista de Georgia. La región pro rusa, bajo protección de Moscú, convocó ayer por primera vez desde la guerra del Cáucaso de agosto de 2008 a sus ciudadanos para elegir a los 34 miembros que forman su Parlamento.

El partido oficialista Unidad ganó cómodamente con el 46,38% de lo votos. Según datos todavía no definitivos de la Comisión Electoral Central suroseta, en segundo lugar se situó el Partido Comunista de Osetia del Sur, con el 25,22% de los sufragios, informa la agencia rusa Interfax. El otro grupo que consiguió acceder al Parlamento suroseta fue el Partido Popular, que obtuvo el 22,5%.

De confirmarse estos resultados, el Partido Socialista Fidibasta (Patria) quedaría fuera del Parlamento al no alcanzar el mínimo del 7 % requerido por el reglamento electoral.

Estas son las quintas elecciones parlamentarias desde 1990, cuando Osetia del Sur, hasta entonces región autónoma de Georgia, se proclamó república independiente que solo es reconocida por Rusia y Nicaragua.

En las elecciones no participaron los casi 30.000 georgianos que fueron forzados a huir de Osetia del Sur tras la invasión rusa de agosto del año pasado. En la zona donde se encontraban sus poblados se construye una base militar permanente para las tropas rusas que se quedaron en Osetia del Sur tras la guerra. En vísperas de las elecciones todas las fuerzas del régimen separatista fueron puestas en estado de alerta.

La reconstrucción en el territorio escindido de Georgia apenas ha avanzado tras la guerra de 2008. La situación económica es precaria y sus habitantes siguen emigrando, sobre todo a Rusia, por falta de trabajo.

http://www.elpais.com/articulo/internac ... uint_3/Tes




Carlos Mathias

Re: Georgia X Rússia

#1581 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 01, 2009 6:07 pm

A Rússia deve estar tremendo de medo. :roll:




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Georgia X Rússia

#1582 Mensagem por Enlil » Seg Jun 01, 2009 7:33 pm

Legítimas só as de Kosovo...




Carlos Mathias

Re: Georgia X Rússia

#1583 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 01, 2009 10:51 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55197
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2740 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

Re: Georgia X Rússia

#1584 Mensagem por P44 » Ter Jun 02, 2009 6:16 am

Nukualofa77 escreveu:Legítimas só as de Kosovo...
não sejas assim... :twisted: :twisted:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55197
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2740 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

Re: Georgia X Rússia

#1585 Mensagem por P44 » Ter Jun 02, 2009 7:28 am

02 Junho 2009 - 10h10
Não fez vítimas
Geórgia: Bomba na linha férrea
Uma bomba que explodiu na madrugada de terça-feira nos carris de uma linha férrea na Geórgia causou danos consideráveis apesar de não haver vítimas a assinalar.

O engenho explodiu nos carris de uma linha férrea em Khobi-Zugdidi, na zona oeste do país.



A explosão aconteceu na sequência dos protestos contra o Presidente georgiano, Mikhail Saakachvili, exigindo a sua demissão.
http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... 0000000021

por acaso não estás na Geórgia, Nukualofa????????????????? :twisted:




Triste sina ter nascido português 👎
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Georgia X Rússia

#1586 Mensagem por Enlil » Ter Jun 02, 2009 8:11 am

Ps, estava... Agora estou dando um apoio para o meu camarada Kin Jung-Il... mas não espalhe :mrgreen:...




kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: Georgia X Rússia

#1587 Mensagem por kurgan » Ter Jun 02, 2009 3:50 pm

02/06/2009 - 14h02
Otan não reconhece eleições da Ossétia do Sul

Bruxelas, 2 jun (EFE).- A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) "não reconhece" as eleições realizadas no domingo passado na região separatista georgiana da Ossétia do Sul, como disse hoje o secretário-geral da aliança, Jaap de Hoop Scheffer.

"A realização dessas eleições não contribui para uma solução pacífica e duradoura para a situação na Geórgia", assinalou Scheffer em comunicado.

Segundo ele, a Otan mantém "seu pleno apoio à soberania e integridade territorial da Geórgia dentro de suas fronteiras reconhecidas internacionalmente".

A União Europeia (UE) considerou na segunda-feira que as eleições realizadas na Ossétia do Sul são "ilegítimas" e representam um "revés" para a estabilidade na região.

As eleições, vencidas com comodidade pelo partido governista, foram as primeiras realizadas na Ossétia do Sul desde o conflito russo-georgiano de agosto de 2008.

Após esse conflito, Otan e Geórgia iniciaram uma comissão conjunta de cooperação política e militar, e entre 11 de maio e 1º de junho a aliança fez manobras militares nesse país, que foram consideradas uma "provocação" pela Rússia.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2 ... 40994.jhtm




Avatar do usuário
usskelvin
Sênior
Sênior
Mensagens: 737
Registrado em: Sáb Dez 27, 2008 6:25 pm

Re: Georgia X Rússia

#1588 Mensagem por usskelvin » Ter Jun 02, 2009 4:13 pm

O que acredito que ocorra seja a independência da Ossétia do Sul e em troca a Górgia entra de vez na Otan.




Vamo la moderação, continuamos confiando na sua imparcialidade.
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Georgia X Rússia

#1589 Mensagem por Enlil » Ter Jun 02, 2009 4:35 pm

A Ossétia do Sul já é e sempre foi, desde de o fim da URSS... Sua independência é tão legítima quanto a da Geórgia q reclama em torno de uma divisão administrativa soviética...




Carlos Mathias

Re: Georgia X Rússia

#1590 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 02, 2009 10:31 pm

A Geórgia vai ser invadida junto com a Ucrânia e ambas serão anexadas, e ninguém vai mexer um dedo. Já se cagam de medo da C do N, imagina da Rússia! :lol:




Responder