Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceram: 34 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#76 Mensagem por kekosam » Seg Jun 01, 2009 5:05 pm

Certo... ele voava no FL350... mais ou menos Mach 0,65. Se não me engano o 330-200 é flybywire. Tem 3 sistemas elétricos independentes, sendo que não sei se pode continuar voando, sem auxílio (maior peso na execução dos comandos) no caso de falha dos 3.
A hipótese do CB que o Alcmartin levantou não deve ser desconsiderada, mas o stormscope iria detectar e, uma alteração de rumo ou mesmo de FL seria facilmente conseguida com o Cindacta III. Como tinham CBs na área, acho que as jetstreams podem ser descartadas, já que, pelo que sei, elas se apresentam ontem tem Cirrus ou Estratos. Windshear acho que só são perigosas a baixa altitude, acho.
O comandante da aeronave tinha mais de 11000 horas de voo... e existe a questão da despressurização da cabine.
Bom, se a turbulência foi tão severa a ponto de causar falha estrutural desta magnitude na aeronave, só lamento... estão todos mortos.




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Avatar do usuário
REGATEANO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1211
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 4:40 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#77 Mensagem por REGATEANO » Seg Jun 01, 2009 5:08 pm

À 20 nós, quando a Constituição chega ao legal?
Porque o Gastão Motta não já partiu para dar apoio aos meios?

A MB não vai enviar nenhum navio de apoio logistico para regastar os destroços?




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55166
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#78 Mensagem por P44 » Seg Jun 01, 2009 5:10 pm

A zona da catástrofe com o avião Airbus A330, da Air France foi localizada, informou o diretor geral da companhina aérea, Pierre-Henry Gourgeon, em uma coletiva de imprensa no aeroporto de Roissy, na França. A informação foi publicada no site do jornal Le Figaro.

Imagem

http://www.abril.com.br/noticias/brasil ... 4272.shtml




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Junker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1214
Registrado em: Sex Jan 19, 2007 3:47 pm

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#79 Mensagem por Junker » Seg Jun 01, 2009 5:12 pm

passageiros de 32 nacionalidades:
Rio-Paris d'Air France : 73 Français, 58 Brésiliens, 26 Allemands
AFP - Boris Horvat

Les 228 personnes qui se trouvaient à bord du Rio-Paris d'Air France, disparu lundi au-dessus de l'Atlantique, appartenaient à 32 nationalités, dont 73 Français, 58 Brésiliens et 26 Allemands, a annoncé lundi à l'AFP le ministère de Jean-Louis Borloo, en charge des Transports.

Selon le ministère, parmi les 216 passagers figuraient 61 Français. Les 12 membres de l'équipage étaient, par ailleurs, tous Français.

Le directeur général d'Air France, Pierre-Henri Gourgeon, a expliqué que différents décomptes ont pu être établis jusqu'à présent en raison de plusieurs cas de passagers dont la double nationalité a dû être vérifiée.

Voici le décompte par nationalité des 216 passagers de l'Airbus A330 :

- 61 Français

- 58 Brésiliens

- 26 Allemands

- 9 Chinois

- 9 Italiens

- 6 Suisses

- 5 Libanais

- 5 Britanniques

- 4 Hongrois

- 3 Irlandais

- 3 Norvégiens

- 3 Slovaques

- 2 Espagnols

- 2 Marocains

- 2 Polonais

- 2 Américains

- 1 Africain du Sud

- 1 Argentin

- 1 Autrichien

- 1 Belge

- 1 Gambien

- 1 Islandais

- 1 Philippin

- 1 Roumain

- 1 Russe

- 1 Turc

- 1 Canadien

- 1 Estonien

- 1 Néerlandais

- 1 Suédois

- 1 Danois

- 1 Croate

AFP




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1977
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 204 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#80 Mensagem por gusmano » Seg Jun 01, 2009 5:43 pm

Segundo a MB, os navios chegam amanha ao ponto do ultimo contato. Tomara que localizem algo antes mas acho difícil, e são 3 mil metros de profundidade... vai ser BEM difícil localizarem "caixa-pretas" etc etc



[]´s




Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceram: 8 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#81 Mensagem por manuel.liste » Seg Jun 01, 2009 6:03 pm

Dois aviões de salvamento espanhóis se somam à busca dos restos do Airbus desaparecido

http://www.abc.es/20090601/internaciona ... 12201.html

Imagem




Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#82 Mensagem por wagnerm25 » Seg Jun 01, 2009 6:06 pm

Na hipótese de terrorismo, alguém vai reivindicar a autoria, já que lhes interessa a propaganda. Como isso não foi feito até agora, creio que podemos descartar.




Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#83 Mensagem por Beronha » Seg Jun 01, 2009 6:36 pm

wagnerm25 escreveu:Na hipótese de terrorismo, alguém vai reivindicar a autoria, já que lhes interessa a propaganda. Como isso não foi feito até agora, creio que podemos descartar.
Não sei não, talvez não considerassem um numero tão alto de brasileiros a bordo....achismo meu!




Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#84 Mensagem por Valdemort » Seg Jun 01, 2009 6:49 pm

Soube agora .

Pelas informacoes passadas po enquanto :
Falha eletrica e despressuriizacao apos turbulencia ( nao foi informada a intencidade)

Sao panes " cabeludas" mas nao o suficiente pra derrubar um aviao comercial , deve ter aconteceido algo mais ...

Quem sabe nao houve um problema de flight control ???




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#85 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 01, 2009 6:50 pm

Mais sobre Cumulunimbus...

http://ww2010.atmos.uiuc.edu/(Gh)/guide ... rt/cb.rxml

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#86 Mensagem por Enlil » Seg Jun 01, 2009 6:55 pm

CB's. Ápice de 40.000 pés, não kilômetros como havia informado...




ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#87 Mensagem por ninjanki » Seg Jun 01, 2009 6:56 pm

Eu não descartaria terrorismo até recuperar as caixas pretas. É muito estranho um avião desse tamanho, dessa geração e com uma razoavelmente boa manutenção, ser derrubado da altitude de cruzeiro, sem nem um SOS, um Mayday...Não acredito que um raio tivesse feito isso. Se foi atingido por multiplos raios, que queimaram os sistemas de controle e de comunicação, então como foi enviada a mensagem de pane elétrica e despressurização da cabine???

Outra coisa é que pane elétrica e despressurização da cabine indicam alguma falha estrutural grave. Ou o avião quebrou no ar sozinho, ou ele bateu em muito granizo, ou foi explodido. Temo que a resposta correta seja a terceira, visto que o avião era francês, e a segurança no Brasil é certamente mais fraca que em outros países...




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#88 Mensagem por DELTA22 » Seg Jun 01, 2009 6:57 pm

Vocês se lembram da turbulencia dias atras que sacudiu o avião da TAM e deixou uns 20 feridos? Tá ocorrendo áreas de turbulência violentíssimos no espaço aéreo brasileiro ultimamente. Não é nenhum absurdo considerar tal hipótese.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#89 Mensagem por alcmartin » Seg Jun 01, 2009 7:05 pm

kekosam escreveu:Certo... ele voava no FL350... mais ou menos Mach 0,65. Se não me engano o 330-200 é flybywire. Tem 3 sistemas elétricos independentes, sendo que não sei se pode continuar voando, sem auxílio (maior peso na execução dos comandos) no caso de falha dos 3.
A hipótese do CB que o Alcmartin levantou não deve ser desconsiderada, mas o stormscope iria detectar e, uma alteração de rumo ou mesmo de FL seria facilmente conseguida com o Cindacta III. Como tinham CBs na área, acho que as jetstreams podem ser descartadas, já que, pelo que sei, elas se apresentam ontem tem Cirrus ou Estratos. Windshear acho que só são perigosas a baixa altitude, acho.
O comandante da aeronave tinha mais de 11000 horas de voo... e existe a questão da despressurização da cabine.
Bom, se a turbulência foi tão severa a ponto de causar falha estrutural desta magnitude na aeronave, só lamento... estão todos mortos.
Opa, opa, nao, nao, kekosam...nào levantei nada, não... :D Só o que falei foi sobre como existem turbulencias, os tipos, etc.
Nao gosto de levantar hipoteses sobre acidentes, porque sempre envolve algum tipo de responsabilidade. No entanto, algumas informaçoes a gente levanta, mais a titulo de informaçao. Nesse sentido, vai mais algumas: os airbus, boeings, nao tem stormscopes. Tem radar meteorológico. O radares brasileiros nao tem esse alcance que o povo pensa, sobre o Atlantico, entao se ele desviasse, ninguem iria pegar. Nao há controle radar, vetoraçao, sobre oceano aberto, em nenhuma parte do mundo. existem os pontos de notificaçao, em que vc é esperado reportar, nas FIR oceanicas. Se não reporta, alguem vai dizer "opa, cade o cara?"
Sobre os fenomenos meteorologicos ali, nao há dúvida sobre a ITCZ, zona de convergencia intertropical, o equador meteorologico. As vezes, o bicho pega.
Sobre relação entre sistema eletrico e pressurizacao, a rigor, alguma fonte eletrica controla as valvulas da pressurizaçao. Logo, alguma falha poderia fazer perder o controle da pressurizaçao.Mas, como o master Valdermot lembrou, isso nao é assim fácil, nao.
Entao, o melhor é aguardar, mesmo... :wink:
abs!




Editado pela última vez por alcmartin em Seg Jun 01, 2009 7:07 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

#90 Mensagem por Valdemort » Seg Jun 01, 2009 7:07 pm

kekosam escreveu:Certo... ele voava no FL350... mais ou menos Mach 0,65. Se não me engano o 330-200 é flybywire. Tem 3 sistemas elétricos independentes, sendo que não sei se pode continuar voando, sem auxílio (maior peso na execução dos comandos) no caso de falha dos 3.
A hipótese do CB que o Alcmartin levantou não deve ser desconsiderada, mas o stormscope iria detectar e, uma alteração de rumo ou mesmo de FL seria facilmente conseguida com o Cindacta III. Como tinham CBs na área, acho que as jetstreams podem ser descartadas, já que, pelo que sei, elas se apresentam ontem tem Cirrus ou Estratos. Windshear acho que só são perigosas a baixa altitude, acho.
O comandante da aeronave tinha mais de 11000 horas de voo... e existe a questão da despressurização da cabine.
Bom, se a turbulência foi tão severa a ponto de causar falha estrutural desta magnitude na aeronave, só lamento... estão todos mortos.
Caro Kekosam

Ja voei no A330

A velocidade de cruzeiro normal e Mach .82
A quanto voar sem sistema eletrico a resposta e sim , ele tem um gerador auxiliar chamado RAT .
Tambem na eventualidade de perder os computadores de controle de voo tb pode voar num modo manual chamado manual backup .

Quanto ao Forecast , nesta regiao do atlantico ocorre muito as chamadas intertropicais que as vezes tem linhas de instabilidades bem grandes com turbulencia moderada a severa.

Um comandante da Airfrance , com certeza tem bastante experiencia .




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Responder