NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1081 Mensagem por alex » Qui Mai 21, 2009 2:42 pm

Espero que fabricado no pais....




lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1082 Mensagem por lynx » Qui Mai 21, 2009 2:55 pm

gaitero escreveu:Lynx acho que uma viagem de 20 milhas pode não ser suficiente para um satélite identificar um submarino, creio que a cobertura ainda assim é importante, até porque, dificilmente entraremos em guerra com uma nação que tenha um satélite espião e que possa utilizá-lo durante todos os momentos, ou que fiquem focados durante todas as horas na base.....
Sem a cobertura, ficaria fácil, apenas com uma imagem seria possivel identificar quantos submarinos estão em terra e quantos estão no mar....

Com a cobertura fica mais difícil, você nunca vai saber quantos estão atracados e quantos estão no mar, por sorte você saberá quando é que 1 submarino saiu ao mar, mas você também não poderá afirmar qual retornou e quantos ainda ficaram... É muito complexo, mas posso afirmar com certeza que o fato deles terem de operar por 20 milhas antes de submergir, NESTA ANÁLIZE, não influi na utilização ou não de cobertura....

Sobre a minagem, creio que a MB deverá apresentar novidades em breve, mas não sou de contar estas coisas.... nem você né marino... :lol: :lol:
Concordo que a distância de trânsito do sub não elimina a necessidade da cobertura. Ela ajuda sim. Mas um SSN brazuca vai estar sempre sob atenção dos "irmãos do norte" (e não falo só dos EUA), pelo seu potencial bélico. Se houver uma ameaça de conflito então... seja contra quem for, ele passará a ter atenção mais que redobrada. Aí as 20 MN serão suficientes para plotá-lo. Lembra do monitoramento soviético sobre a frota britânica nas Malvinas? E mantinham o sinal "em aberto" para quem quisesse recebê-lo.
Novidades na guerra de minas também? Haja novidade! Só espero que essa, pelo menos, seja concreta.

Desculpem o seticismo, mas é tanto anúncio para pouco fato que começa a perder credibilidade (não estou sendo específico à MB).




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1083 Mensagem por Marino » Qui Mai 21, 2009 3:03 pm

Lynx, dê um pulo no CON-32 e veja o PEAMB.
Daí vc entenderá a esperança dos que estão confiando na END e nos atuais políticos.
É possível que não saia tudo? Mais que possível, porém, pela primeira vez, a MB está apresentando suas REAIS necessidades ao poder político da nação.
Se acontecer um problema militar que não possamos resolver, a responsabilidade não vai ser nossa, por não termos apresentado estas necessidades.
Mas creio firmemente que as coisas sairão, pelo menos até agora.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Bender

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1084 Mensagem por Bender » Qui Mai 21, 2009 3:56 pm

É interessante como a importância da questão da exploração offshore da Petrobras,caiu como uma ficha gigante para o governo e os politicos.O pré-sal só veio reforçar ainda mais a ficha,eu acho que se tem uma FA com a importância catalpultada pra lua, essa força é a MB. Ela tem na mesa argumentos do tamanho da plataforma continental para que se torne forte e operante.Não vejo nas outras forças argumentos tão sólidos e de tamanha importância econômica e estratégica ,para que recebam investimentos da envergadura que a MB almeja e que certamente terá.Faltará só os royaltis todo ano depositados na conta.

Sds.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1085 Mensagem por WalterGaudério » Qui Mai 21, 2009 10:11 pm

lynx escreveu:Um SSN com cerca de 6000 ton, como a MB quer construir, só poderá mergulhar após ultrapassar a isóbata de 100m. Em Sepetiba ela se encontra a cerca de 12 milhas da boca da baia. Com isso, o SSN terá que navegar na superfície mais de 20 milhas, na maior parte pelos canais, até poder mergulhar. Vai ser monitorado qualquer que seja a cobertura aplicada na base.
A maior ameaça que vejo não é um ataque aéreo e sim uma operação de minagem ofensiva, que pode ser feita por qualquer sub convencional do 3º mundo. A MB precisa ter atenção a isso!
Acho que vocês estão superestimando a possibilidade de interceptação dos Tomahawks...
Qto a parte da isobata perfeito. Mas acho que isso já foi equacionado, e é quase certo que o Marino já tenha os detalhes que não podem ser passados abertamente.

O local não me agrada particularmente, eu sempre trabalhei com a possibilidade do saco do Mamanguá entre outros dois locais semelhantes, um deles no sul de São Paulo, (até mesmo a ilha grande, próximo ao TEBIG onde, justamente existe um canal profundo) e outro tb na área de Angra/Paraty, mas...

Aguardemos Junho.




Editado pela última vez por WalterGaudério em Sex Mai 22, 2009 3:57 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1086 Mensagem por lynx » Sex Mai 22, 2009 9:08 am

Walterciclone escreveu:
lynx escreveu:Um SSN com cerca de 6000 ton, como a MB quer construir, só poderá mergulhar após ultrapassar a isóbata de 100m. Em Sepetiba ela se encontra a cerca de 12 milhas da boca da baia. Com isso, o SSN terá que navegar na superfície mais de 20 milhas, na maior parte pelos canais, até poder mergulhar. Vai ser monitorado qualquer que seja a cobertura aplicada na base.
A maior ameaça que vejo não é um ataque aéreo e sim uma operação de minagem ofensiva, que pode ser feita por qualquer sub convencional do 3º mundo. A MB precisa ter atenção a isso!
Acho que vocês estão superestimando a possibilidade de interceptação dos Tomahawks...
Qto a parte da isobata perfeito. Mas acho que isso já foi euquacionado, e é quase certo que o Marino já tenha os detalhes que não podem ser passados abertamente.

O local não me agrada particularmente, eu sempre trabalhei com a possibilidade do saco do Mamanguá entre outros dois locais semelhantes, um deles no sul de São Paulo, (até mesmo a ilha grande, próximo ao TEBIG onde, justamente existe um canal profundo) e outro tb na área de Angra/Paraty, mas...

Aguardemos Junho.
O local foi o melhor possível, equacionando todas as variáveis. Logicamente não é o ideal, mas julgo bastante satisfatório.
O saco de Mamanguá... acho que até eu, que já voei muito por ali, não gostaria de ver uma base naval quebrando o visual daquele santuário! :mrgreen: Que me perdoem os oficiais da MB, mas também gosto de natureza.

Na verdade não vejo o trânsito até a isóbata como grande problema. Só não dá para achar que não será monitorado. Mas e daí? Existem outras maneiras de monitorá-lo. Não é isso que vai fazer diferença. Equacionado?... não creio que seja o termo adequado... conheço quem fez os cálculos...




lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1087 Mensagem por lynx » Sex Mai 22, 2009 9:13 am

Marino escreveu:Lynx, dê um pulo no CON-32 e veja o PEAMB.
Daí vc entenderá a esperança dos que estão confiando na END e nos atuais políticos.
É possível que não saia tudo? Mais que possível, porém, pela primeira vez, a MB está apresentando suas REAIS necessidades ao poder político da nação.
Se acontecer um problema militar que não possamos resolver, a responsabilidade não vai ser nossa, por não termos apresentado estas necessidades.
Mas creio firmemente que as coisas sairão, pelo menos até agora.
PEAMB?... já conheço. Quanto às necessidades, não vou questionar. Mas não compartilho do seu otimismo... o passado e o presente não me permitem isso.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1088 Mensagem por Marino » Sex Mai 22, 2009 9:18 am

lynx escreveu:
Marino escreveu:Lynx, dê um pulo no CON-32 e veja o PEAMB.
Daí vc entenderá a esperança dos que estão confiando na END e nos atuais políticos.
É possível que não saia tudo? Mais que possível, porém, pela primeira vez, a MB está apresentando suas REAIS necessidades ao poder político da nação.
Se acontecer um problema militar que não possamos resolver, a responsabilidade não vai ser nossa, por não termos apresentado estas necessidades.
Mas creio firmemente que as coisas sairão, pelo menos até agora.
PEAMB?... já conheço. Quanto às necessidades, não vou questionar. Mas não compartilho do seu otimismo... o passado e o presente não me permitem isso.
Vai compartilhar quando a fonte de recursos for definida e seja perene.
Isto acontecerá um pouco mais adiante.
Basta esperar.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1089 Mensagem por Alcantara » Sex Mai 22, 2009 10:33 am

Walterciclone escreveu:
lynx escreveu:Um SSN com cerca de 6000 ton, como a MB quer construir, só poderá mergulhar após ultrapassar a isóbata de 100m. Em Sepetiba ela se encontra a cerca de 12 milhas da boca da baia. Com isso, o SSN terá que navegar na superfície mais de 20 milhas, na maior parte pelos canais, até poder mergulhar. Vai ser monitorado qualquer que seja a cobertura aplicada na base.
A maior ameaça que vejo não é um ataque aéreo e sim uma operação de minagem ofensiva, que pode ser feita por qualquer sub convencional do 3º mundo. A MB precisa ter atenção a isso!
Acho que vocês estão superestimando a possibilidade de interceptação dos Tomahawks...
Qto a parte da isobata perfeito. Mas acho que isso já foi euquacionado, e é quase certo que o Marino já tenha os detalhes que não podem ser passados abertamente.
O local não me agrada particularmente, eu sempre trabalhei com a possibilidade do saco do Mamanguá entre outros dois locais semelhantes, um deles no sul de São Paulo, (até mesmo a ilha grande, próximo ao TEBIG onde, justamente existe um canal profundo) e outro tb na área de Angra/Paraty, mas...
Aguardemos Junho.
lynx escreveu:O local foi o melhor possível, equacionando todas as variáveis. Logicamente não é o ideal, mas julgo bastante satisfatório.
O saco de Mamanguá... acho que até eu, que já voei muito por ali, não gostaria de ver uma base naval quebrando o visual daquele santuário! :mrgreen: Que me perdoem os oficiais da MB, mas também gosto de natureza.
Na verdade não vejo o trânsito até a isóbata como grande problema. Só não dá para achar que não será monitorado. Mas e daí? Existem outras maneiras de monitorá-lo. Não é isso que vai fazer diferença. Equacionado?... não creio que seja o termo adequado... conheço quem fez os cálculos...

Puxa, vocês não sabem como fico feliz de ver gente gabaritada comentando sobre o que postei... 8-]

Bem, para o pessoal menos favorecido de "informaciones" ficar mais ciente do que se fala aqui, fiz um imagemzinha juntando duas informações para simplificar a visualisação (a final, é pra isso que serve geoprocessamento, rsrsrs... :lol: ): imagem de satélite da Baía de Sepetiba e profundidades pela carta náutica.


:idea: Google Earth + Carta Náutica

http://img196.imageshack.us/img196/990/imagemsepetibafundida.jpg


Abraços!!!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1090 Mensagem por lynx » Sex Mai 22, 2009 2:40 pm

Marino escreveu:
lynx escreveu: PEAMB?... já conheço. Quanto às necessidades, não vou questionar. Mas não compartilho do seu otimismo... o passado e o presente não me permitem isso.
Vai compartilhar quando a fonte de recursos for definida e seja perene.
Isto acontecerá um pouco mais adiante.
Basta esperar.
Deus, Lula e o Congresso te ouçam!




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1091 Mensagem por Alcantara » Sex Mai 22, 2009 3:36 pm

Estava dando uma olhada na Baia da Guanabara... tirando o canal central (bem definido), ela é muito mais rasa do que a de Sepetiba.


http://img195.imageshack.us/img195/7503/baiadaguanabaraprofundi.jpg




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1092 Mensagem por WalterGaudério » Sex Mai 22, 2009 3:56 pm

Alcantara escreveu:Estava dando uma olhada na Baia da Guanabara... tirando o canal central (bem definido), ela é muito mais rasa do que a de Sepetiba.


http://img195.imageshack.us/img195/7503/baiadaguanabaraprofundi.jpg
Alcantara o homem da rua Gomes Freire..., pois é. E na Guanabara já temos o tráfego intenso, além do que a boca da barra não é local agradável para manobrar um sub submerso. O cmt que se aventurar por lá terá que planejar muito bem a operação, pois a correnteza de entrada é terrível. Palavra de quem já suou muito (duas vezes) nessa situação.




Editado pela última vez por WalterGaudério em Seg Mai 25, 2009 11:05 am, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1093 Mensagem por Luiz Bastos » Sex Mai 22, 2009 9:37 pm

E ainda tem um lajeado próximo ao forte Laje que não deixa passar nada com calado maior de 3 m.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1094 Mensagem por WalterGaudério » Sex Mai 22, 2009 10:11 pm

Luiz Bastos escreveu:E ainda tem um lajeado próximo ao forte Laje que não deixa passar nada com calado maior de 3 m.
Esse aí ´e para deixar qq oficial de quarto no passadiço de estômago virado. Já vi um pesueiro se dar mal ali em 1981...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1095 Mensagem por gaitero » Sáb Mai 23, 2009 10:31 am

Walterciclone escreveu:
Alcantara escreveu:Estava dando uma olhada na Baia da Guanabara... tirando o canal central (bem definido), ela é muito mais rasa do que a de Sepetiba.


http://img195.imageshack.us/img195/7503/baiadaguanabaraprofundi.jpg
Alcantara o homem da rua Gomes Freire..., pois é. E na Guanabara já temos o tráfego intenso, além do que a boca da barra não é local agradável para manobrar um sub submerso. O comt que se aventurar terá que planejar muito bem a operação, pois a correnteza de entrada é terrível. Palavra suou muito duas vezes nessa situação.
Posso dar só um peteleco? :lol: :lol:

Para a frota de superfície, o local é bastante apropriado... :wink:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Responder