Piffer escreveu:Eu acho que os cougar deveriam ter um simulador por esquadrão.
Vejam só...
Um simulador Full Flight é muuuito
caro. Se for homologado pelo fabricante, provavelmente irá ultrapassar o
preço de uma aeronave real.
O NH90 tem
quatro simuladores na Europa para serem usados por todos os países (devem ser uns 700 helicópteros encomendados já).
Os ALX da FAB tem quatro simuladores espalhados pelos esquadrões (não sei quais). Depois da visita que fizeram ao CIAvEx, estão considerando a hipótese de juntar todos numa única instalação para os treinamentos táticos.
Um
simulador por unidade certamente é muito e ficará com
capacidade ociosa.
Abraços,
Piffer,
Um simulador a preço de uma aeronave, para mim ,ainda assim será compensador, uma aeronave parada(em manutenção por exemplo) não há muito oque se fazer, sua tripulação não estará se prontificando, enquanto que num simulador, isso não ocorre...além do mais nunca se sabe se aqui em terra brasilis o índice de disponibilidade das aeronaves será tão alto quando desejado...se esse estado de coisas(passado, espero eu) se repetir vai se fazer oque? ficar lamentando? bota todo mundo no simulador

.
O fato de haver 4 simuladores para o NH-90 não quer dizer que esse número será permanente, e como você mesmo afirmou, o total de encomendas chegará a 700, será que o tempo de espera para seu uso com um numero alto de operadores se tornará vantajoso?
Quanto a idéia de juntar os simuladores do ALX eu acho válida, a propósito eles estão nos 3°'s e no 2°/5°, não sei se a idéia de um simulador por esquadrão seja viável, por mim tanto faz com tanto que se tenha um por FA pelo menos.
Gerson
de volta a Campo Grande - MS.