Aqui, acho que há que lembrar uma coisa.
Os participantes de origem espanhola, não têm o portugu~es como primeira lingua.
Portanto, é normal que, quer os portugueses quer os brasileiros entendam melhor as argumentações apresentadas.
Lembro-me de que há houve situações em que não houve um entendimento correcto das questões, por causa da lingua.
E já agora, em Perejil existem habitantes...?
Se não existem então Espanha não tem que reclamar se os Marroquinos quiserem um "rochedo"
P-44: A Espanha não reclama nenhuma ZEE da ilha da Salsa. O que a Espanha reclama, é a soberania sobre a pedra, mais nada.
Não há qualquer comparação possível entre as ilhas selvagens e a pedra dos espanhois, na costa de Marrocos.
As ilhas portuguesas, quando comparadas com Perejil/Salsa são um império gigantesco.
Do meu ponto de vista, há de facto má fé por parte dos espanhóis, porque o facto de neste momento - por via de um problema ecológico - as ilhas não terem possiblidade de suportar vida humana, isso não quer dizer que não a tenham suportado, e pela mesma ordem de ideias a possam vir a suportar. Aliás, há algumas ilhas nas Canárias que dificilmente teriam possibilidade de suportar vida, porque, como a Selvagem Grande, não têm água.
Ou seja, amanhã, se as ilhas (
que são maiores que o principado do Mónaco, que tem mais de 30.000 habitantes) voltarem a ter população, passariam outra vez a ter direito a Z.E.E.
Os Espanhóis - propositadamente - esquecem o tamanho, especialmente da Selvagem Grande, porque quem lá for, nunca vai dizer que aquilo é um rochedo.
Para dar uma ideia, até há dimensões para construir uma pista para aviões de médio porte.
Infelizmente, deparamo-nos com a contra-argumentação e contra-informação do costume. Quando não há argumentos, distorce-se e oculta-se a realidade.
O que é uma pena. Ganharíamos todos muito mais, em termos um relacionamento adulto, que infelizmente, por razões históricas a Espanha tem muita dificuldade em encetar com Portugal.
Cumprimentos