NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1021 Mensagem por crubens » Sex Abr 24, 2009 10:02 pm

felipexion escreveu:
crubens escreveu:Até lá já se providencia recrutamento e treinamento, Ter 3/4 nucleares + 12/+ SSK não é coisa da noite para o dia. :D
Recrutamento? A tripulação não teria que ser voluntaria???
Quando se fala em recrutamento no meio militar, não quer dizer somente serviço militar obrigatório. Aqui está se falando em buscar um aumento de efetivo.
O Recrutamento também se faz pelo voluntariado.




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1022 Mensagem por Valdemort » Sáb Abr 25, 2009 1:52 pm

nukualofa77 escreveu:Nossa economia será maior já na próxima década. Deixaremos eles, Inglaterra, Itália, Espanha para trás...
Vc poderia passar esses dados estatísticos ?




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1023 Mensagem por Enlil » Sáb Abr 25, 2009 8:28 pm

Se pensarmos q nossa taxa de crescimento, mesmo q seja a mais baixa entre os Bric's, é bem superior a deles e q temos um portifólio de comodities e produtos indústriais q tende a se expandir e serem cunsumidos interna e externamente cada vez mais, fora o duro golpe q eles estão levando na atual crise, com recessões de vários %, a tendência é q nossa economia passe a deles até 2020... Mas como disse, é uma tendência...




RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1024 Mensagem por RenaN » Dom Abr 26, 2009 7:27 pm

crubens escreveu:Quando se fala em recrutamento no meio militar, não quer dizer somente serviço militar obrigatório. Aqui está se falando em buscar um aumento de efetivo.
O Recrutamento também se faz pelo voluntariado.
Não tem a ver muito com a tripulação mas parece que vem coisa boa por aí. No concurso para o Quadro de Engenheiros da MB do ano passado aumentaram e muito as vagas de última hora. Chamaram todos os aprovados parece! :shock:




[<o>]
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1025 Mensagem por Marino » Dom Mai 17, 2009 10:33 am

ESP:
Submarino pode sair daqui a 12 anos

Marinha já encontrou terreno para sediar estaleiro que vai construir o primeiro modelo nuclear do Brasil

Alexandre Rodrigues, RIO


A Marinha do Brasil já encontrou o lugar ideal para a construção do complexo industrial naval de onde deve sair, em pelo menos 12 anos, o primeiro submarino nuclear brasileiro. Trata-se de uma área de 95 mil metros quadrados encravada na Ilha da Madeira, às margens da Baía de Sepetiba, litoral sul do Rio. A Marinha negocia a cessão do terreno, próximo ao Porto de Itaguaí, com a Companhia Docas, atual proprietária, enquanto faz os últimos ajustes no projeto. Se forem obtidas as licenças ambientais, serão erguidos ali a nova base da Força de Submarinos da Marinha, que atualmente fica em Niterói, e um estaleiro de grandes proporções, capaz de abrigar as dimensões da futura linha de produção da prioridade número um da Marinha.

No caminho para desenvolver o casco do submarino nuclear, a Marinha vai construir quatro submarinos convencionais, de propulsão diesel-elétrica, do modelo francês Scorpène. Eles integram o pacote do acordo militar assinado entre Brasil e França no fim de 2008, durante a vista do presidente francês, Nicolas Sarkozy, ao Brasil. Vão se juntar à atual frota nacional de cinco submarinos da classe Tupi, construídos com tecnologia alemã.

O convênio de transferência da tecnologia do Scorpène também contempla o financiamento de um grupo de instituições financeiras francesas para todo o projeto, cujo valor ainda não foi fechado. É o que falta para que a Marinha comece a executar o plano. "Atualmente estamos na fase de pré-planejamento, acompanhando as discussões contratuais", disse ao Estado o almirante de esquadra reformado José Alberto Accioly Fragelli, convocado em setembro pelo comandante da Marinha, Júlio de Moura Neto, para coordenar o Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear.

Ex-chefe do Estado Maior da Armada, Fragelli negociou a compra do porta-aviões São Paulo da França, em 2000. Empolgado com a retomada da construção de submarinos brasileiros - o último, Tikuna, saiu do Arsenal de Marinha em 2006 - ele explica que a troca da plataforma alemã pela francesa é o passaporte para o casco do veículo nuclear.

Além de ter sensores e sonares mais modernos do que os Tupi, o Scorpène tem o formato arredondado inspirado no nuclear francês, o que favorece a operação a profundidades maiores. O que muda no caso do nuclear é o tamanho. Enquanto o convencional tem 6,3 metros de diâmetro e desloca 1,4 mil toneladas, o nuclear precisará de 9 metros para abrigar o reator nuclear e deslocar 6 mil toneladas.

Por isso a Marinha decidiu construir um novo estaleiro, já que o do Arsenal de Marinha, na Baía de Guanabara, não pode abrigar a linha de montagem de um casco tão grande. Fragelli acredita que as formalidades do financiamento e as licenças ambientais serão definidas ainda este ano. Assim, o complexo naval e o primeiro Scorpène poderão começar a sair do papel no primeiro semestre do ano que vem. Dois anos depois, entra em construção simultânea o segundo. O terceiro e o quarto, iniciam os trabalhos com intervalo de um ano e meio. Mantido o cronograma, o primeiro sairá do estaleiro em 2015 e o último em 2021.

O cone de proa do primeiro Scorpène começará a ser produzido na França, enquanto são feitas as obras do estaleiro onde ele deverá ser finalizado com os módulos de aço do casco fabricados pela Nuclep, unidade industrial da Marinha que fica próxima ao local escolhido na Baía de Sepetiba. A construção da primeira unidade servirá de "universidade" para os engenheiros do centro de projetos mantido pela Marinha na Universidade de São Paulo (USP). Um grupo passará pelo menos um ano na França estudando a fabricação do casco do Scorpène para começar a projetar o veículo nuclear brasileiro. "O projeto do submarino nuclear será totalmente brasileiro. Com o conhecimento que absorveremos da França com os convencionais vamos projetar inteirinho o casco do nosso submarino para o reator que já desenvolvemos", ressalta Fragelli.

Só a concepção do projeto do casco vai consumir cinco anos. Por isso, apesar da prioridade que o submarino alcançou com a Estratégia Nacional de Defesa diante do incremento previsto na exploração de petróleo na costa brasileira com a descoberta do pré-sal, o submarino nuclear ainda é uma questão de tempo. Se começar a ser construído em 2015, talvez possa sair do estaleiro em 2022.

O casco é agora o maior desafio tecnológico do programa nuclear da Marinha, que começou pelo mais difícil. O reator, as turbinas e os geradores já estão prontos no Centro Experimental de Aramar, no interior paulista, aguardando o início de uma bateria de testes. "É uma premissa da engenharia de submarinos, principalmente no caso nuclear: nenhum equipamento pode ir ao mar sem antes ser testado muito bem", disse o contra-almirante Alan Paes Leme Arthou, superintendente de engenharia do programa.

Também em Aramar, a Marinha enriquece urânio desde 2008, mas só completará em maio do ano que vem todo o ciclo de produção do combustível numa linha que será exclusiva do submarino nuclear.



''Brasil será muito maior do que é hoje como nação''

José Alberto Accioly Fragelli: almirante de esquadra; Fragelli acredita que veículo nuclear ajudará o País a conquistar uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU

RIO



O almirante de esquadra reformado José Alberto Accioly Fragelli dedicou mais de 50 dos seus 72 anos à Marinha. Especialista em cartografia, vivenciou o entusiasmo do início do programa nuclear da Força de Submarinos da Marinha, em 1979, e a frustração das décadas de 80 e 90, quando o projeto quase foi perdido com a falta de verba. Em 2008, aceitou o desafio de tirar do papel o antigo sonho do submarino nuclear certo de que não haverá mais decepções. "Hoje, só há otimismo na Marinha", disse, ao receber o Estado no Arsenal de Marinha, no Rio. Para ele, o programa mudará o papel geopolítico do Brasil.

Qual a principal vantagem do submarino nuclear?

O nuclear atinge grande velocidade por tempo ilimitado. O combustível, que vai dentro do reator, pode levar de 6 a 10 anos para ser consumido. Contar com a propulsão nuclear significa evoluir da estratégia de posição para a de mobilidade, ampliando a capacidade de estar presente em qualquer área de interesse da Marinha. O único limite é o humano. A tripulação teria que ter um preparo muito forte para suportar meses submersa.

Qual seria o número ideal de submarinos nucleares ao Brasil hoje?

Quanto mais, melhor. Não há dúvidas de que o Brasil está crescendo. O mar terá cada vez mais importância pelo comércio exterior e a produção de petróleo. O submarino é uma grande arma para dominar o mar. E é seguro.

O senhor sente segurança na manutenção dos recursos para o cumprimento de todo o cronograma até o submarino nuclear?

O Brasil começou esse projeto em 1979 pela parte principal, o combustível. Depois, o País enfrentou uma situação econômica muito difícil, que afetou a Marinha. As verbas foram muito reduzidas. Hoje, graças à visão estratégica do presidente Lula e do comandante Júlio de Moura Neto, o programa não é da Marinha ou do governo, é do Estado brasileiro. Foi assinado pelos dois presidentes da França e do Brasil. Se Deus quiser, teremos tudo o que for necessário.

O submarino nuclear vai modificar a posição geopolítica do Brasil? Ajuda a conquistar um assento no Conselho de Segurança da ONU?

As duas coisas. Não é à toa que os cinco países do mundo que têm submarino nuclear são os que têm assento permanente no conselho. Quando o Brasil se tornar o sexto, será muito maior do que é hoje como nação, do ponto de vista militar e estratégico. Vai ter meios sólidos de reivindicar a cadeira no conselho.

Doze anos para chegar ao nuclear não é muito tempo? Outros países não podem chegar na frente?

Se tiverem capacidade. Mas quem hoje tem essa capacidade? Alemanha e Japão não podem por causa da Segunda Guerra. Nenhum outro país controla o enriquecimento de urânio como nós. A Índia também está nessa corrida, mas há informações de problemas e atrasos.A.R.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1026 Mensagem por Gerson Victorio » Dom Mai 17, 2009 5:40 pm

Marino escreveu:ESP:
Submarino pode sair daqui a 12 anos

Marinha já encontrou terreno para sediar estaleiro que vai construir o primeiro modelo nuclear do Brasil

.....

"Além de ter sensores e sonares mais modernos do que os Tupi, o Scorpène tem o formato arredondado inspirado no nuclear francês, o que favorece a operação a profundidades maiores. O que muda no caso do nuclear é o tamanho. Enquanto o convencional tem 6,3 metros de diâmetro e desloca 1,4 mil toneladas, o nuclear precisará de 9 metros para abrigar o reator nuclear e deslocar 6 mil toneladas"

.....
.
Marino,

esse valor(ton) procede?...é isso mesmo?

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1027 Mensagem por Marino » Dom Mai 17, 2009 5:55 pm

O nº 9 metros já havia sido falado em outra reportagem, a do Alte Othon publicada no Poder naval e transcrita aqui, lembra?
Quanto as 6000 ton, sinceramente não sei.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1028 Mensagem por Alcantara » Dom Mai 17, 2009 10:04 pm

A Marinha do Brasil já encontrou o lugar ideal para a construção do complexo industrial naval de onde deve sair, em pelo menos 12 anos, o primeiro submarino nuclear brasileiro. Trata-se de uma área de 95 mil metros quadrados encravada na Ilha da Madeira, às margens da Baía de Sepetiba, litoral sul do Rio. A Marinha negocia a cessão do terreno, próximo ao Porto de Itaguaí, com a Companhia Docas, atual proprietária, enquanto faz os últimos ajustes no projeto. Se forem obtidas as licenças ambientais, serão erguidos ali a nova base da Força de Submarinos da Marinha, que atualmente fica em Niterói, e um estaleiro de grandes proporções, capaz de abrigar as dimensões da futura linha de produção da prioridade número um da Marinha.
Aqui? :twisted:



http://img42.imageshack.us/img42/3118/sepetiba01.jpg

http://img193.imageshack.us/img193/9058/sepetiba02.jpg


Do ponto de vista da segurança, parece ser um lugar bem adequado, pois é cercado por todos os lados por uma cadeia montanhosa, menos a parte voltada para a Baía de Sepetiba.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55156
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2403 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1029 Mensagem por P44 » Seg Mai 18, 2009 7:53 am

os comunas já sabem :twisted:
World
Brazil aims to build first nuclear sub within 12 years - agency

14:1518/05/2009

RIO DE JANEIRO, May 18 (RIA Novosti) - Brazil may build its first nuclear-powered submarine in 12 years, the Estado news agency said Monday, citing military sources.

The Brazilian military, which has five conventionally powered submarines in service with the navy, has been seeking to build a nuclear submarine for decades amid worries about the security of its offshore oil reserves.

According to the Brazilian navy, a decision has been made to construct a new submarine base and a shipyard capable of building diesel-electric and nuclear-powered submarines on one of the islands near the coast of Rio de Janeiro state.

Brazil has been closely cooperating with France on the project. In line with a bilateral agreement announced in December last year, France will help Brazil build the base and four modified Scorpene-type diesel-electric subs under a French license. The first submarine is to be delivered in 2014, and the rest of the class is to follow at two-year intervals.

The same agreement envisions a massive technology transfer from France, which is essential to Brazil's hopes of building a nuclear submarine.

"We need a nuclear submarine because Brazil has a long coast and deep water and we need a submarine with the capacity to go to any part of our waters with agility," Antonio Carlos Frade Carneiro, head of the navy's re-equipment program, said earlier.

While France will participate in designing the nuclear submarine, the official said, the nuclear plant will be an all-Brazilian design. A land-based prototype is set to become operational in 2014, and the submarine's reactor is planned to be ready for installation in 2019, he said.

Brazil, with its nuclear power plants, vast reserves of uranium, advanced refinement capabilities, trained nuclear scientists and various research facilities, and Argentina are the only Latin American countries with significant nuclear capabilities.

If the project succeeds, Brazil will become the first Latin American nation to possess a nuclear-powered submarine.
http://www.en.rian.ru/world/20090518/155036599.html




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3181
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1030 Mensagem por FABIO » Seg Mai 18, 2009 7:58 am

o primeiro SBR so ficara pronto em 2015? pensei que ficaria em 2013.




Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1031 Mensagem por Sterrius » Seg Mai 18, 2009 11:21 am

2013 até onde sei é o estaleiro que vai produzir os submarinos.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1032 Mensagem por Alcantara » Seg Mai 18, 2009 1:22 pm

Marino, por acaso, existe a possibilidade dessa nossa nova base ter características semelhantes as dessa base aqui?


Construída pelo governo Stalinista na década de 50, esta base de submarinos russa era super secreta. Localizada no Mar Negro, na localidade de Balaklava, península ucraniana da Criméia, a fantástica instalação militar é digna de filmes de ação. Seu acesso só era possível por um canal submerso, protegido por portas e placas de titânio com inacreditáveis seis metros de espessura e que deveriam garantir a sobrevivência da base mesmo no caso de um ataque nuclear de 100 megatoneladas. Depois do colapso da antiga União Soviética, a falta de manutenção e verbas fez com que ela fosse desativada e abandonada em 1995. Em 2005 a empresa de arquitetura britânica Wintersgill, iria ser a responsável por transformar o impressionante complexo militar em museu, mas por motivos políticos, a base de submarinos, que está aberta à visitação, ainda não virou efetivamente uma atração turística de verdade.
:idea: http://blog.uncovering.org/archives/200 ... rinos.html

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Editado pela última vez por Alcantara em Seg Mai 18, 2009 1:40 pm, em um total de 1 vez.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Carlos Mathias

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1033 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 18, 2009 1:33 pm

Puta que pariu! 100 megaton é dose! :shock:




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1034 Mensagem por Marino » Seg Mai 18, 2009 2:01 pm

Marino, por acaso, existe a possibilidade dessa nossa nova base ter características semelhantes as dessa base aqui?
Não tive acesso ao projeto da Base, mas não acredito em algo assim.
Com certeza haverá alguma coisa que "esconda" a entrada e saída de subs, mas algo tão grandioso custaria muito mais do que o previsto.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Quiron
Sênior
Sênior
Mensagens: 1375
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 9:41 pm
Localização: Brasília-DF.
Agradeceram: 76 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#1035 Mensagem por Quiron » Seg Mai 18, 2009 2:07 pm

100 megaton? Gzuiz... hahaha!




Responder