TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#136 Mensagem por Pereira » Sáb Mai 16, 2009 11:47 am

Mas não seria o caso de treinar o saque já destravando o ACD ? Se bem efetuado, o movimento fica automático e tão rápido quanto.

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#137 Mensagem por Matheus » Sáb Mai 16, 2009 1:46 pm

LeUzZ escreveu:
ZeRo4 escreveu:Falando em pistolas e etc... bem tinha dito que estaria com uma Imbel com o kit ADC... e o resultado é que eu acabei balançando!!! o sistema realmente é mto bom... eu diria que a diferença entre o saque e o tiro comparando com a 59 é praticamente inexistente... acabei achando que tornou-se uma arma mais segura também, outro plus e é o gatilho que é uma delícia!!!

Estou pensando seriamente... em trocar a PT!
Boa escolha, Zero :wink:
5po. de cano e trilho pra lanterna 8-]
Imagem

Quanto ela custa?

Léo Brito
Avançado
Avançado
Agradeceram: 8 vezes

#138 Mensagem por Léo Brito » Sáb Mai 16, 2009 4:47 pm

MCD-SM escreveu:Quanto ela custa?
Cara, deve ser algo em torno de R$2.000~R$2.300, ainda não vi a tabela de preços com as novas armas inclusas...
Mas pra ti, a boa é a SC MD1(xodó) :twisted:
Pense numa filezinha! Pelo visto ela vai intercambiar os carregadores da MD5 8-]
Imagem
Imagem

"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)
Léo Brito
Avançado
Avançado

#139 Mensagem por Léo Brito » Sáb Mai 16, 2009 5:05 pm

Túlio escreveu:Eu saco uma 1911, aponto, engatilho, pressiono o delicioso gatilho e BUM!

Eu saco uma MD-5, aponto, uso o ADC e pressiono o também delicioso gatilho e BUM!

Nas duas SAO, fiz um movimento a mais. Se não for muito calmo E BEM TREINADO, posso esquecer de pressionar o ADC ou de engatilhar: DANCEI!
Se usar trava de percussor, numa 1991 vai ser: Aponto, pressiono o gatilho e BUM! 8-]

"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#140 Mensagem por henriquejr » Sáb Mai 16, 2009 5:31 pm

LeUzZ escreveu:
MCD-SM escreveu:Quanto ela custa?
Cara, deve ser algo em torno de R$2.000~R$2.300, ainda não vi a tabela de preços com as novas armas inclusas...
Mas pra ti, a boa é a SC MD1(xodó) :twisted:
Pense numa filezinha! Pelo visto ela vai intercambiar os carregadores da MD5 8-]
Imagem
Imagem
Na última tabela da Imbel que eu tinha (antes de formatar o HD) a MD5LX (com compensador de recuo) custava cerca de R$2.600,00.

Realmente essa SC MD1 é uma blz para usar como arma back up e nas folgas, quem sabe um dia eu substituo a minha PT-940 por uma dessas! 8-]

.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#141 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 16, 2009 5:40 pm

LeUzZ escreveu: Se usar trava de percussor, numa 1991 vai ser: Aponto, pressiono o gatilho e BUM! 8-]

Como assim? trava de percuTOR - aquela peça que a tigrada chama de 'agulha' - em M1911??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Falas das versões mais modernas, então... :wink:

Mas de que adiantaria, cupincha? Ela funciona para evitar a detonação indevida de cartucho SEM toque no gatilho, diria que TODAS as armas modernas têm isso. Mas isso não resolve a questão da economia de movimentos (conceito KISS - Keep It Simple Stupid), pois não escaparás de ter de acionar ADC/engatilhar/soltar a trava/dar o golpe, um desses quatro será o movimentoa mais... 8-]

Claro, com MUITO treinamento (precisamente o meu ponto: isso NOM ECZISTE na nossa Segurança Pública) dá para sacar e atirar (primeiro tiro) tão rápido com uma SAO quanto com uma DAO ou DASA (ou híbrida como a Glock); em minha opinião, esse tempo todo treinando para atirar tão rápido com SAO quanto com DAO ou DASA seria desperdício: o que os atiradores de DASA/DAO não poderiam aproveitar para treinar OUTROS fundamentos, já que deste NÃO precisariam? :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#142 Mensagem por Moccelin » Sáb Mai 16, 2009 5:50 pm

Túlio, como já disse, não tenho muita experiência pra rebater opiniões, principalmente de quem já atirou com várias armas diferentes, já que a minha experiência são os dois clones 9mm usados pelo EB (1911 e Beretta), a Beretta usada pela PMMG e revólveres, das quais, diga-se de passagem, eu preferi 101% a 1911 monofilar (encaixou melhor na minha mão). Inclusive acabei de atentar para o fato de que eu só atirei de 9mm no EB e 9mm e .38 no CBMMG!

Mas já você falou dos movimentos, bom, a idéia que eu tenho do ADC é que ele está lá para ser usado no mesmo movimento do saque, e ficar automático! É aquela situação, quando se tira a arma do coldre é pra ela estar ECD, então a mão que atira vai na arma, e o dedão já aciona o ADC, faz-se a pontaria e BUM... Não foi necessário atirar? O mesmo dedão vai no cão, empurra ele pra posição de "descanso" e volto a arma pro coldre. Mas como já falei, tudo vai depender do treinamento, tem que se treinar bastante esse movimento de acionar o ADC pra ficar realmente automático, mas nada que algumas repetições diárias, e como não demanda custos! A vantagem principal é que TODOS os tiros vão ser na mesma situação (SA), similar às DAO onde todos os tiros serão DA... O DASA já carece de um treinamento diferenciado, já que o primeiro tiro será DA (curso longo e pesado) e os demais SA, com curso curtinho e leve.

Se o meu amigo PM cautelar uma MD-5 (ele ainda anda sem arma quando não está de serviço) eu peço pra fazer um vídeo mostrando o movimento. Diga-se de passagem a mesma regra pode valer para o revólver, se o cara treinar pode, no mesmo movimento do saque, puxar o cão à retaguarda, para dar o primeiro tiro em ação simples, mas como os adeptos do revólver costumam usa-lo justamente pela simplicidade não sei se teria algum ganho essa prática...

Mas me surgiu uma dúvida, a Imbel "Xodó" é pesada e grande pra ser usada como arma de back-up e pra andar de "bermuda"? E isso me levou a uma outra pergunta que eu estou pra fazer aqui a um tempinho, como é que fica o volume dessas armas em roupas leves?

Editado pela última vez por Moccelin em Sáb Mai 16, 2009 6:10 pm, em um total de 1 vez.
The cake is a lie...
Léo Brito
Avançado
Avançado

#143 Mensagem por Léo Brito » Sáb Mai 16, 2009 5:56 pm

Até onde eu li e ouvi, essa tale trava interna faz o gatilho ficar mais pesado e rígido... Se o vivente tiver coragem, porta apenas com essa trava acionada.
As travas das Imbel ficam na "cara do polegar", mesmo se o diabo aparecer o cara aciona a trava quando saca a pistola. Quem não tem o minímo de sangue frio num pode andar armado...

Léo Brito
Avançado
Avançado

#144 Mensagem por Léo Brito » Sáb Mai 16, 2009 6:02 pm

Tem um vídeo no youtube sobre o ADC, Vilmar.

Único problema é que o cabra não fica parado, mas, da pra ter uma noção. :wink:

Moccelin
Sênior
Sênior

#145 Mensagem por Moccelin » Sáb Mai 16, 2009 6:22 pm

Então, quero fazer um vídeo com o movimento completo: saque com o acionamento do ADC.

Mas é interessante, o ADC é bem silencioso e parece ser bem leve, tem dos dois lados, e como o próprio vídeo mostra fica totalmente "à mão" tanto do dedão da mão que atira quanto do dedão da mão de apoio, e em caso de ter que tomar uma ação rápida é só o sujeito acionar o ADC já com o dedo indicador no gatilho, assim como o cara fez depois de checar a câmara... Realmente é um sistema bem interessante, até agora é sistema que mais me convenceu (junto com a parafernalha de segurança das Glocks), mas claro, tudo na teoria.

The cake is a lie...
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#146 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 16, 2009 7:39 pm

Tigrada, creio que não estão me entendendo: falo de um movimento que seria para o ADC ou para a trava da minha DAO, comprendem? UM MOVIMENTO A MAIS! Claro que posso treinar bastante até o ato de destravar/acionar a ADC se tornar intrínseco ao ato de sacar e só colocar o dedo no gatilho no instante em que opto pelo disparo, com a arma apontada para o futuro presunto...

A questão é: QUANTOS ALÉM DE MIM NA SEGURANÇA PÚBLICA FARIAM ISSO? Lembrem do PM lá de Minas, ele treinou o suficiente? Tinha sólida noção de que A SEGURANÇA VEM PRIMEIRO? Lembro de outro caso, muito rumoroso aqui no RS, um TENENTE da BM - supostamente bem treinado - participava de uma operação que rendeu alguns menores, mandando pra parede. Era tudo guri filhinho de papai, com grana, coroa influente e por aí vai. Certamente começaram a encher o saco mesmo de costas, para 'cachorrear' e fazer o piazedo sossegar o facho o Tenente armou ruidosamente a doze pump que portava: BUM! Um dos guris virou num saco de carne moída ali mesmo. A pergunta: COMO DISPAROU? Foi pelas costas ainda por cima, um guri desarmado, POWS!!! O Tenente jurava que nem tinha tocado no gatilho, a perícia demonstrou que a arma estava em ótimo estado...

"Ah, mas o que doze tem com a charla, Túlio véio, caduco?"

POWS, É SAO!!!

Porto minha arma - ambas DAO aliás, tanto o M80 quanto a 24/7 - em condição de saque e disparo imediato, nada de trava, câmara vazia & quetales. Ademais, efetuo um MÍNIMO de mais de cem saques com disparos 'a seco' TODOS OS DIAS (festa é quando tem bala pra gastar...heheheheh)...

Pelo sim pelo não, prefiro mesmo a DAO...

Me convençam que o Estado e a maioria dos colegas investe em CONHECIMENTO; que se preocupa com o fato que somos todos GENTE ARMADA, e por conseguinte, PERIGOSA para todo mundo; que uma arma SAO com bala na câmara NÃO representa um baita risco para todos, já que TODA a tigrada sabe perfeitamente que só deve botar o dedo no gatilho na hora de mandar alguém pro inferno, DOLOSAMENTE, com conhecimento de causa; me convençam disso e estarei convencido de que SAO é a melhor arma para a Segurança Pública...

Mais um pequeno 'causo' ilustrativo, também daqui dos Pampas: patrulha do BOE, tropa de elite da BM. Tiroteio, vagos entrincheirados, bala pegando, PMs de colete e protegidos atrás da VTR. Um Capitão (infortunadamente não recordo o nome), altamente treinado, curso do GATE, SWAT & quetales, vislumbrou uma chance de acançar posição vantajosa, circundando a VTR e botando os agos entre dois fogos. Ordem de cessar fogo, os gadianos de PT-940, todos eles. O Capitão circundou a VTR, passando diante dos subordinados. Um dos vagos atirou. Errou. No instante seguinte, BUM de novo. Caiu o Capitão sem um pedação da cabeça, tanto treinamento e capacitação para morrer daquele jeito...

Perícia: a bala era de .40, saiu de uma das pistolas usadas na ação.

IPM: ouve-se o Sd/PM acusado do disparo.

- "EU ESTAVA COM A PISTOLA ENGATILHADA, TODO MUNDO ESTAVA, DAÍ OUVI UM TIRO DE LÁ, ENTÃO A MINHA ARMA DISPAROU, NÃO SEI COMO, EU ESTAVA MUITO NERVOSO, A GENTE ESTAVA ARRISCANDO TUDO ALI..."

Vou perguntar aos colegas:

ONDE ESTAVA O DEDO INDICADOR DELE???

Nas buenas, com uma 24/7 ele só me arrancaria a cabeça DOLOSAMENTE, com intenção expressa de fazê-lo!

Acredito nisso!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Léo Brito
Avançado
Avançado

#147 Mensagem por Léo Brito » Sáb Mai 16, 2009 11:25 pm

Me rendo, tu é revolveiro caduco [003]
No segundo caso se o SD tivesse com a arma desmuniciada, ele teria carregado e atirado do mesmo jeito. Foi um conjunto de nervosismo com falta de precisão... O Cap. Nascimento Bagual avisou pra peãozada que daria a volta?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#148 Mensagem por Túlio » Dom Mai 17, 2009 9:59 am

LeUzZ escreveu:Me rendo, tu é revolveiro caduco [003]
No segundo caso se o SD tivesse com a arma desmuniciada, ele teria carregado e atirado do mesmo jeito. Foi um conjunto de nervosismo com falta de precisão... O Cap. Nascimento Bagual avisou pra peãozada que daria a volta?
Túlio escreveu:Ordem de cessar fogo, os gadianos de PT-940, todos eles. O Capitão circundou a VTR, passando diante dos subordinados.

:wink:

Moccelin
Sênior
Sênior

#149 Mensagem por Moccelin » Dom Mai 17, 2009 2:17 pm

Mas é aquilo, pra ser uma tropa de elite o cara não teria o direito de cometer esse erro, e sabe porque, porque TODOS os fuzis são SAO!!! E fuzis nas mãos dessas tropas são constantes... Traduzindo, se um soldado cometeu esse erro com uma pistola SAO, imagine com um fuzil, ou sub, a possibilidade seria a mesma.

Sobre o treinamento, PRA MIM vem a parte da responsabilidade... Ok, eu seria (com possibilidades de ser) um policial que antes de sair pro trabalho me "aqueceria" efetuando saques e disparos em seco, gastaria parte do meu salário pra treinar, tanto o tiro quanto a parte mecânica dos movimentos, e tudo mais, só que 90% dos policiais não são assim, certo? Posso até concordar, porém eu DUVIDO que os instrutores de tiro sejam assim, não consigo sequer IMAGINAR um instrutor de tiro que não seja coladão de treinar por fora, estudar sobre o assunto, etc (como você faz e eu desejo fazer se um dia vier a andar armado). E aí cabe ao instrutor colocar na cabeça dos comandantes/chefes essa doutrina, cobrar que os oficiais e sargentos repassem os conhecimentos, cobrem da tropa, não necessariamente só dando "chave de estrela", mas com coisas simples, como pegar sua tropa e lembrar, pedir pra todo mundo treinar, mostrar vídeos e fotos de como cagadas simples de ocorrerem podem acabar tirando a vida de um companheiro, possívelmente um AMIGO... Tipo, não existem vídeos assim, é simples, é só fazer, hoje qualquer câmerazinha de R$300 reais faz vídeos com qualidade aceitável, pega um dia, vai com outro policial coladão e faz um vídeo com erros comuns, tipo, dar golpe ou acionar o ADC com o dedo no gatilho com um "alvo" na frente (a melancia dá um ótimo alvo hehehehehe), mostra isso em uma instrução, um TPB (Treinamento Policial Básico)da vida, de vez em quando chamar a sua equipe e mostrar, enfim, se o Estado não ajuda cabe aos comandantes correr atrás, aqueles que gostam criando "treinamentos" e cobrando dos subordinados, os que não gostam sendo formados pra ter na cabeça que ok, não gostam, mas faz parte DAS SUAS ATRIBUIÇÕES cobrar, mas sem ser daquele jeito "eu sou seu superior, e é assim porque é"... Porque essas atitudes que fazem o soldado ou cabo antigão não prestar atenção na instrução de um Aspirante recém chegado.

Se eu for pra PM ou PF um dia eu vou querer fazer um trabalho assim, porque eu gosto, e não custa nada trabalhar um "a mais" quando é com o que gostamos.

Mas se mesmo com um trabalho bem feito (partindo dos instrutores de tiro até os "simples" oficiais e sargentos comandantes dos BPMs e Cias) ainda ocorrerem acidentes, bom, fazer o que? Armas são um treco perigoso, e até um certo nível acidentes são aceitáveis porque ainda tem o fator humano, ainda vai existir a cena de um soldado (no sentido amplo) brincando apontando uma arma pro amigo (porque normalmente é JUSTAMENTE com o AMIGO) e tirando a vida dele! Sempre vai haver a situação do soldado, mesmo bem treinado, estar em um dia ruim e cometer um erro básico em uma operação e tirar a vida de outro! E claro, sempre vai haver o azar militar, do cara estar na hora errada, no lugar errado, e do jeito errado... E pra todas essas situações não há sistema de segurança infalível, ocorriam acidentes com revólveres, e ainda na época em que se costumava andava com a primeira câmara vazia (ainda existem PMs com essa prática), vai continuar acontecendo nos dias de hoje, seja qual for o sistema/procedimento de segurança desde uma DAO sem munição na câmara, até uma SAO destravada e com o cão à retaguarda.

The cake is a lie...
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#150 Mensagem por Túlio » Dom Mai 17, 2009 3:43 pm

Post estupendo, congratz aí, POWS!!!

É de gente com essa idéia que a SP precisa, índio: vai nessa, teu lugar é entre nós! :D

Algumas considerações:

:arrow: interessante a tua menção a TODOS os fuzis de assalto serem SAO: nunca entendi a razão disso. qual oferece mauior risco de acidente: um fuzil engatilhado ou um DAO? Tá, vão me dizer que é complicado botar dupla ação em fuzil, embora tenha muito mais espaço para isso que uma pistola. Mas e aquela tale de ADC? Se cabe numa bisneta da M1911...

:arrow: Imaginemos uma ação na selva ou ambiente urbano. Quem estaria em maior prontidão na eventualidade de sofrer uma emboscada, o do DAO ou o do SAO? Como num dá para andar o tempo todo com a arma engatilhada (tá, sempre dá pra travar), não seria o felizardo do hipotético fuzil DAO? Lembro aos colegas que armas como FAL, AK e M-4/16 não têm tecla da trava pertinho do polegar e de fácil acionamento como numa pistola...

:arrow: Segurança: se tem algo de que NUNCA sequer ouvi falar é de treinamento PSICOLÓGICO para profissionais da SP, tipo assim, ensinar a lidar com altos níveis de adrenalina. O mais perto disso que já vi foi o desgranhudo do 'Tiro Sob Stress', a gente tem de carregar um colega nas costas, correr, largar o índio, sacar e atirar, sem erros de segurança como má empunhadura, dedo no gatilho, arma apontada pro lado errado, etc, e tudo isso após levar um monte de xingão, ser zoado maldosamente, levar empurrão, pontapé na bunda, fazem o diabo com a gente, não pode filmar nem fotografar por causa da 'moda' de denunciar maus tratos, palhaçada de bichas. Mas o fato é que o despreparo psicológico, ao menos no meu entender, resulta em acidentes tão idiotas quanto fatais como os acima descritos...

Responder