TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
moura
Sênior
Sênior
Agradeceram: 23 vezes

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#121 Mensagem por moura » Qui Mai 14, 2009 10:32 pm

Cara o Exercito é paranoico por natureza e depois que a PM paulista tentou passar por cima dele se não me engano em 1929 os caras até hoje ficam com o pé atraz para liberar armamento ou quaquer equipamento militar mais sofisticado para as policias, quem acompanhou o jogo de poder do DPF para conseguir as glocks e outros equipamentos de ponta sabe a dificuldade.
Quanto a lista de material liberado eu não tenho mas não deve ser dificil conseguir na internet. : :

Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#122 Mensagem por Pereira » Qui Mai 14, 2009 10:45 pm

Difícil sim, já procurei e nada.

Só não entendo essa paranóia, para civil tudo bem, compreensível, mas para policiais que me deixa intrigado.

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#123 Mensagem por Matheus » Qui Mai 14, 2009 10:46 pm

Pereira escreveu:E você sabe de alguma lista de todos os materiais restrito ?

Tirando esses calibres, tenho dúvida quanto a coletes, equipamentos ópticos para visão noturna, ....
tem que dar uma olhada no R-105 do EB. Só lembrando que entre o II e o III (dos coletes) tem o IIIA que resiste aos mesmos projéteis do II porém em maior velocidade. Os III são com placas balísticas para fuzis e são de uso restrito.

Pereira
Sênior
Sênior

#124 Mensagem por Pereira » Sex Mai 15, 2009 9:25 am

Restrito apenas a civis ou a policiais também ?

Um IIIA segura 9mm e .45 ?

Matheus
Sênior
Sênior

#125 Mensagem por Matheus » Sex Mai 15, 2009 11:36 am

Pereira escreveu: Restrito apenas a civis ou a policiais também ?
o IIIA é de uso permitido sujeito a autorização do DPF/EB. O III não tenho certeza se é permitido a policiais. Tem que ler o R-105 e seus intemrináveis anexos....

Pereira escreveu:Um IIIA segura 9mm e .45 ?
Sim, segura até algumas armas longas como carabinas e submetralhadoras.

Pereira
Sênior
Sênior

#126 Mensagem por Pereira » Sex Mai 15, 2009 11:45 am

CAPÍTULO III

PRODUTOS CONTROLADOS DE USO RESTRITO E PERMITIDO

Art. 15. As armas, munições, acessórios e equipamentos são classificados, quanto ao uso, em:

I - de uso restrito; e

II - de uso permitido.

Art. 16. São de uso restrito:

I - armas, munições, acessórios e equipamentos iguais ou que possuam alguma característica no que diz respeito aos empregos tático, estratégico e técnico do material bélico usado pelas Forças Armadas nacionais;

II - armas, munições, acessórios e equipamentos que, não sendo iguais ou similares ao material bélico usado pelas Forças Armadas nacionais, possuam características que só as tornem aptas para emprego militar ou policial;

III - armas de fogo curtas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia superior a (trezentas libras-pé ou quatrocentos e sete Joules e suas munições, como por exemplo, os calibres .357 Magnum, 9 Luger, .38 Super Auto, .40 S&W, .44 SPL, .44 Magnum, .45 Colt e .45 Auto;

IV - armas de fogo longas raiadas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia superior a mil libras-pé ou mil trezentos e cinqüenta e cinco Joules e suas munições, como por exemplo, .22-250, .223 Remington, .243 Winchester, .270 Winchester, 7 Mauser, .30-06, .308 Winchester, 7,62 x 39, .357 Magnum, .375 Winchester e .44 Magnum;

V - armas de fogo automáticas de qualquer calibre;

VI - armas de fogo de alma lisa de calibre doze ou maior com comprimento de cano menor que vinte e quatro polegadas ou seiscentos e dez milímetros;

VII - armas de fogo de alma lisa de calibre superior ao doze e suas munições;

VIII - armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola, com calibre superior a seis milímetros, que disparem projéteis de qualquer natureza;

IX - armas de fogo dissimuladas, conceituadas como tais os dispositivos com aparência de objetos inofensivos, mas que escondem uma arma, tais como bengalas-pistola, canetas-revólver e semelhantes;

X - arma a ar comprimido, simulacro do Fz 7,62mm, M964, FAL;

XI - armas e dispositivos que lancem agentes de guerra química ou gás agressivo e suas munições;

XII - dispositivos que constituam acessórios de armas e que tenham por objetivo dificultar a localização da arma, como os silenciadores de tiro, os quebra-chamas e outros, que servem para amortecer o estampido ou a chama do tiro e também os que modificam as condições de emprego, tais como os bocais lança-granadas e outros;

XIII - munições ou dispositivos com efeitos pirotécnicos, ou dispositivos similares capazes de provocar incêndios ou explosões;

XIV - munições com projéteis que contenham elementos químicos agressivos, cujos efeitos sobre a pessoa atingida sejam de aumentar consideravelmente os danos, tais como projéteis explosivos ou venenosos;

XV – espadas e espadins utilizados pelas Forças Armadas e Forças Auxiliares;

XVI - equipamentos para visão noturna, tais como óculos, periscópios, lunetas, etc;

XVII - dispositivos ópticos de pontaria com aumento igual ou maior que seis vezes ou diâmetro da objetiva igual ou maior que trinta e seis milímetros;

XVIII - dispositivos de pontaria que empregam luz ou outro meio de marcar o alvo;

XIX - blindagens balísticas para munições de uso restrito;

XX - equipamentos de proteção balística contra armas de fogo portáteis de uso restrito, tais como coletes, escudos, capacetes, etc; e

XXI - veículos blindados de emprego civil ou militar.

Art. 17. São de uso permitido:

I - armas de fogo curtas, de repetição ou semi-automáticas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia de até trezentas libras-pé ou quatrocentos e sete Joules e suas munições, como por exemplo, os calibres .22 LR, .25 Auto, .32 Auto, .32 S&W, .38 SPL e .380 Auto;

II - armas de fogo longas raiadas, de repetição ou semi-automáticas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia de até mil libras-pé ou mil trezentos e cinqüenta e cinco Joules e suas munições, como por exemplo, os calibres .22 LR, .32-20, .38-40 e .44-40;

III - armas de fogo de alma lisa, de repetição ou semi-automáticas, calibre doze ou inferior, com comprimento de cano igual ou maior do que vinte e quatro polegadas ou seiscentos e dez milímetros; as de menor calibre, com qualquer comprimento de cano, e suas munições de uso permitido;

IV - armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola, com calibre igual ou inferior a seis milímetros e suas munições de uso permitido;

V - armas que tenham por finalidade dar partida em competições desportivas, que utilizem cartuchos contendo exclusivamente pólvora;

VI - armas para uso industrial ou que utilizem projéteis anestésicos para uso veterinário;

VII - dispositivos óticos de pontaria com aumento menor que seis vezes e diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros;

VIII - cartuchos vazios, semi-carregados ou carregados a chumbo granulado, conhecidos como "cartuchos de caça", destinados a armas de fogo de alma lisa de calibre permitido;

IX - blindagens balísticas para munições de uso permitido;

X - equipamentos de proteção balística contra armas de fogo de porte de uso permitido, tais como coletes, escudos, capacetes, etc; e

XI - veículo de passeio blindado.

Art. 18. Os equipamentos de proteção balística contra armas portáteis e armas de porte são classificados quanto ao grau de restrição – uso permitido ou uso restrito – de acordo com o nível de proteção, conforme a seguinte tabela:

Tabela aqui:
http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php?opt ... view&id=25

Nível III é de uso restrito mesmo.

Matheus
Sênior
Sênior

#127 Mensagem por Matheus » Sex Mai 15, 2009 11:54 am

Pereira o IIIA que também suporta munições de uso restrito (9mm, . 40, .44) é de uso permitido embora pareça contraditório no art. 16 inciso XX. Se vc continuar lendo a R-105 verá que tem uma tabela na pg 10 deste link:

http://www.mariz.eti.br/R_105.pdf

onde diz que somente o III e o IV são de uso restrito. Agora, não sei se são restritos para policiais tb ou só para civil.

Pereira
Sênior
Sênior

#128 Mensagem por Pereira » Sex Mai 15, 2009 12:12 pm

Sim sim, me referi somente ao III (sem o A).

Também não achei se a restrição é só para civis.

A PRF usa quais níveis ?

Matheus
Sênior
Sênior

#129 Mensagem por Matheus » Sex Mai 15, 2009 12:15 pm

Pereira escreveu:Sim sim, me referi somente ao III (sem o A).

Também não achei se a restrição é só para civis.

A PRF usa quais níveis ?
II Taurus e IIIA Imbra, cautelado 1 por policial (com pouco exceções) podendo levar pra casa e dentro da validade. O Imbra é um lixo. O Taurus é muito leve e confortável.

Pereira
Sênior
Sênior

#130 Mensagem por Pereira » Sex Mai 15, 2009 12:17 pm

Imbra é aquela que falam ser extremamente duro né !?

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes

#131 Mensagem por henriquejr » Sex Mai 15, 2009 5:08 pm

Exatamente.

.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#132 Mensagem por ZeRo4 » Sex Mai 15, 2009 6:01 pm

Falando em pistolas e etc... bem tinha dito que estaria com uma Imbel com o kit ADC... e o resultado é que eu acabei balançando!!! o sistema realmente é mto bom... eu diria que a diferença entre o saque e o tiro comparando com a 59 é praticamente inexistente... acabei achando que tornou-se uma arma mais segura também, outro plus e é o gatilho que é uma delícia!!!

Estou pensando seriamente... em trocar a PT!

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Léo Brito
Avançado
Avançado
Agradeceram: 8 vezes

#133 Mensagem por Léo Brito » Sáb Mai 16, 2009 12:17 am

ZeRo4 escreveu:Falando em pistolas e etc... bem tinha dito que estaria com uma Imbel com o kit ADC... e o resultado é que eu acabei balançando!!! o sistema realmente é mto bom... eu diria que a diferença entre o saque e o tiro comparando com a 59 é praticamente inexistente... acabei achando que tornou-se uma arma mais segura também, outro plus e é o gatilho que é uma delícia!!!

Boa escolha, Zero :wink:
5po. de cano e trilho pra lanterna 8-]
Imagem

"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes

#134 Mensagem por henriquejr » Sáb Mai 16, 2009 8:34 am

Essa é A Arma! :twisted:

.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#135 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 16, 2009 11:40 am

ZeRo4 escreveu:Falando em pistolas e etc... bem tinha dito que estaria com uma Imbel com o kit ADC... e o resultado é que eu acabei balançando!!! o sistema realmente é mto bom... eu diria que a diferença entre o saque e o tiro comparando com a 59 é praticamente inexistente... acabei achando que tornou-se uma arma mais segura também, outro plus e é o gatilho que é uma delícia!!!

Bueno, QUALQUER das Taurus 'PT' usa o mesmo sistema de gatilho, o pior do mundo, ação longa, dura e irregular, oriunda das véias Beretta 1934; assim, provar SAO é uma delícia, tenho certeza. Já acionei Imbel .45 'em seco' (nunca atiro com arma nova sem curso ou ao menos um Instrutor junto, mania minha) e achei tri mas existe algo que os melhores Instrutores sempre insistem ser um must: ECONOMIA DE MOVIMENTOS!

Eu saco a minha 24/7, aponto e pressiono o gatilho: BUM!

Eu saco uma PT, aponto e sofro o diabo com aquele gatilho, mas no fim da tortura é BUM!

Eu saco uma 1911, aponto, engatilho, pressiono o delicioso gatilho e BUM!

Eu saco uma MD-5, aponto, uso o ADC e pressiono o também delicioso gatilho e BUM!

Nas duas SAO, fiz um movimento a mais. Se não for muito calmo E BEM TREINADO, posso esquecer de pressionar o ADC ou de engatilhar: DANCEI!

Na DASA, vou sofrer mas vou atirar logo...

Na DAO vou ter um gatilho que só perde em maciez e precisão para o dos revólveres e, em relação às SAO, vou economizar um movimento (engatilhar ou destravar ou acionar o ADC) e isso, queiram ou não, pode ser DECISIVO!

Mas opinião é opinião.... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder