F-5 - FAB pretende adquir mais ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#406 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Mai 09, 2009 6:53 pm

gaitero escreveu:
Brasileiro escreveu: A não ser que façam como eu disse alguns posts atrás.
Ao invés de 36 em Manaus, 18 em Manaus e 18 em Santa Cruz.



abraços]
Pelo que eu entendi à FAB definiu que caças modernos como será o caso dos vetores do FX-2, poderão formar um esquadrão eficiente com apenas 12 unidades, ao contrário das 18 necessárias para se formar um esquadrão eficiente com o F-5M... Desta forma, o que eu entendi foi que poderemos ter os 36 caças divididos em 3 bases, com 1 esquadrão em cada... sendo assim teríamos 3 bases com 12 caças em cada...

Será que eu entendi errado? Ou esta possibilidade existe??
É por ai, pelo que o Vinicius postou a FAB almeja pelo menos 2 esquadrões por base, um com enfase em superioridade aérea e o outro em ataque. Um terceiro esquadrão com enfase em reconhecimento é muito provavel.

Sendo assim, teriamos 36 aeronaves por base. Ou seja, 3 esquadrões com 12.

Mas o número de bases, 3 (santa maria, anapolis e manaus) PODE aumentar.,
O que significa que o número de 108 caças PODE subir...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#407 Mensagem por gaitero » Sáb Mai 09, 2009 7:03 pm

Poderiamos então afirmar que no primeiro momento os caças do FX-2 seriam destinados a suprir a lacuna dos caças de superioridade aerea divididos assim em 12 para cada base, os AMX ficariam com a tarefa de ataque, divididos no primeiro momento em 14 para cada base e que poderiamos ter UAV's para a missão de reconhecimento???

Sendo que este numero de bases '' 3 '', DEVE aumentar.... Para pelo menos 4 bases... Com a chegada de mais 12 caças FX-2 em 2018 e de mais alguns AMX's, totalizando então 48 caças FX-2 e 48 AMX... E provávelmente 48 UAV's :roll:

Para então em 2020 ser definido qual caça deverá substituir os AMX.... sendo que este poderá ser um caça de 5 geração ou então o mesmo caça multimissão a ser adqurido agora totalizando então 96 caças multimissão e 48 UAV's.... :roll:

Será que eu estou no caminho certo?? Ou estou delirando???




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Centurion
Júnior
Júnior
Mensagens: 43
Registrado em: Qua Mai 23, 2007 4:57 pm

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#408 Mensagem por Centurion » Sáb Mai 09, 2009 10:12 pm

Camaradas,

Na minha opinião, não importando qual seja o vetor utilizado no F-X2, todos deveriam ter a capacidade de decolar de pistas curtas ou até trechos de rodovias. A FAB deveria pavimentar campos de pouso alternativos para épocas de conflito ou, ao menos, melhorar as condições de pequenos aeroclubes.

Sei que dos 3 concorrentes, o Gripen foi desenvolvido com esta filosofia desde o principio, mas o Super Hornet e o Rafale possuem as capacidades de pouso em Navios Aeródromo. Mas qual é a capacidade STOL deles?

Pena que os F-5 e A-1 precisam correr a São Silvestre antes de decolar! Caso clássico disto esta no fato dos F-5 não pousarem no Campo de Marte, tendo de pousar em Guarulhos e serem transportados de carreta para manutenção no PAMA-SP, que fica no C. Marte!

Trabalho do lado do C. Marte e inúmeros são os pousos de Learjets e outras aeronaves com motor turbofan/turbojato. Mas os F-5 não pousam. E em nenhum show aéreo do local vi um A-1 pousando por lá também! Mas li que a corrida de decolagem do A-1 também não é pequena.

Agora a pergunta, um Gripen ou F/A-18E ou Rafale poderiam usar o C. Marte ou outras pistas curtas como campos de dispersão?

Abraços,

Centurion




HIGGINS

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#409 Mensagem por HIGGINS » Dom Mai 10, 2009 6:00 pm

Centurion,
apesar de não ter os valores, sei bem que todos os projetos ditos "modernos" abordam decolagens e pousos em curtas extensões.




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#410 Mensagem por gaitero » Seg Mai 11, 2009 11:49 am

Centurion esta distância parece ser suficiente???





Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7498
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 97 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#411 Mensagem por FOXTROT » Seg Mai 11, 2009 11:57 am

O que eu não entendo, é essa limitção a 3 ou 4 bases em país continente? Queria ver um povo nacionalista e um governo digno nestas terras, ai veriamos, se o país continente chamado Brasil, seria este gatotinho ou um leão tipo China, França, India e outros grandes...




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#412 Mensagem por gaitero » Seg Mai 11, 2009 12:05 pm

Bom a FAB pretende ter 24 caças em cada base, se o numero ideal é 120 caças, então serão 5 bases. Uma para cada região, ( Norte / Sul / Centro Oeste / Sudeste / Nordeste )




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36822
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#413 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 11, 2009 12:39 pm

Foxtrot, o numero total de bases ou de caças ainda não está definido pela FAB, e irá depender no futuro, de como a entrada desse novo caça do FX-2 irá mudar as coisas na FAB. Se houver mudança de doutrina, junto à mudança de direcionamento na gestão da política de defesa, como hora se propõe, a FAB pode chegar a um número que possibilite "fechar o cerco" da defesa aérea do país, levando-se em conta o tamanho do espaço a defender, aéreo e aeronaval.

A FAB tem plena consciencia do tamanho do problema que é defender um país como o Brasil, mas também é importante fazer saber ao poder político do país, quais as suas necessidades e o que deve possuir em termos de capacidade a fim de cumprir com a sua missão. Já que ela mesma é parte da expressão da vontade e do poder do Estado brasileiro em fazer valer (ou impor) suas decisões no nosso próprio quintal.

Acredito que o ideal, com 36 aviões por grupo de caça, é podemos chegar, a fim de cobrir os limites da fronteira nacional terrestre e naval, constituir 7 grupos, com um grupo por comando aéreo divididos assim:

BAMN, BABL, BARF, BAAN, BASC, BASM e BACG

Isso nos daria uma perspectiva real e efetiva de possuir no longo prazo 252 caças espalhados pelos nossos - é sempre bom lembrar - 8,5 mi km2, e guarnecer os 15 mil km de franteira seca, mais os 9 mil de litoral, mais os 4,2 mi km2 de espaço aeronaval a nossa frente no AS.

Alguém com certeza vai dizer: temos que levar em conta nessa análise que a maioria de nossos vizinhos não tem tanta relevância militar assim pra termos tantos caças. Cabe então questionar se o Brasil, enquanto trading mundial, deve mirar sua defesa olhando objetivamente mais as codições (ou a falta delas) do vizinho ao lado - que tem um muro baixo, janela de madeira, que é boa praça, que empresta sempre aquela xícara de açucar pra tua mulher - ou aquele que mora na esquina da rua e tem muro alto, pit bull, cerca elétrica, câmeras, carro do ano na garagem, é o síndico da rua, etc...

Como já diria o ditado "amigos, amigos, negócios a parte". Pra assuntos de defesa também é válido esse adágio popular. Se queremos ser grandes, temos que começar em primeiro lugar a pensar grande, sem mais esse negócio de "complexo de vira-lata" da nossa cultura tupiniquim.

Abraços




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#414 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 11, 2009 1:01 pm

gaitero escreveu:Bom a FAB pretende ter 24 caças em cada base, se o numero ideal é 120 caças, então serão 5 bases. Uma para cada região, ( Norte / Sul / Centro Oeste / Sudeste / Nordeste )
Acho que atualmente o número trabalhado é para 36 aeronaves por base.

4 bases daria 144 aeronaves e 3 bases, 108.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
thicogo
Sênior
Sênior
Mensagens: 808
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 2:32 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Agradeceram: 17 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#415 Mensagem por thicogo » Seg Mai 11, 2009 2:32 pm

gaitero escreveu:Bom a FAB pretende ter 24 caças em cada base, se o numero ideal é 120 caças, então serão 5 bases. Uma para cada região, ( Norte / Sul / Centro Oeste / Sudeste / Nordeste )
Eu sei que muita gente não concorda, eu também não concordo muito, mas eu acho que a FAB devia pegar caso o Rafale ganhe o F-X2, aqueles 60 Mirage 2009 dos EAU.




Editado pela última vez por thicogo em Seg Mai 11, 2009 4:52 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
JOSE CARNEIRO
Júnior
Júnior
Mensagens: 119
Registrado em: Seg Mai 08, 2006 10:40 pm
Localização: Brasília

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#416 Mensagem por JOSE CARNEIRO » Seg Mai 11, 2009 3:27 pm

Wolfgang escreveu:O pré-sal é viável em 40 dólares o barril...
Rapsol YPF e British Petroleum não concordam com isso.

O próprio Centro Brasileiro de Infra-estrutura, em seminário realizado no Senado por Adriano Pires, considerava um desafio planejar a exploração com o Petróleo entre USD 50 e USD 60.

USD 40 ainda é a banda inferior assumida para o brak-even-point do pré-sal. Por isso o anuncio do primeiro barril não gerou impacto na cotação, o que seria esperado se os poços fossem " tão bons" mesmo a USD 35 (o que contraria a afirmação do presidente da ANP).

Não esqueça que o preço atual é calculado afim de manter a condição de não arbritragem válida.

Desculpem o off-topic.

abs

José Carneiro




O Capital está para economia assim como o Harry Potter está para realidade.
Fadas, duendes e keynesianos dividem o mesmo mundo encantado de fantasias.
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#417 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Mai 11, 2009 4:31 pm

thicogo escreveu:
gaitero escreveu:Bom a FAB pretende ter 24 caças em cada base, se o numero ideal é 120 caças, então serão 5 bases. Uma para cada região, ( Norte / Sul / Centro Oeste / Sudeste / Nordeste )
Eu sei que muita gente não concordar, eu também não concordo muito, não eu acho que a FAB devia pegar caso o Rafale ganhe o F-X2, aquele 60 Mirage 2009 dos EAU.
eu já não sei o que eu acho....por ora, estou num dilema de necessidade x tempo x independência tecnologia...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
thicogo
Sênior
Sênior
Mensagens: 808
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 2:32 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Agradeceram: 17 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#418 Mensagem por thicogo » Seg Mai 11, 2009 4:55 pm

glauberprestes escreveu:
thicogo escreveu: Eu sei que muita gente não concordar, eu também não concordo muito, não eu acho que a FAB devia pegar caso o Rafale ganhe o F-X2, aquele 60 Mirage 2009 dos EAU.
eu já não sei o que eu acho....por ora, estou num dilema de necessidade x tempo x independência tecnologia...
Glauber, foi mal, agora que eu vi, eu escrevi tudo errado e enrolado.




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#419 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Mai 11, 2009 5:01 pm

Ta loco rapá??? Entendi o que tÚ falou sim!!!!! O lance é que eu não sei o que pensar e opinar!!!!


[]´s tio!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
thicogo
Sênior
Sênior
Mensagens: 808
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 2:32 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Agradeceram: 17 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#420 Mensagem por thicogo » Seg Mai 11, 2009 5:10 pm

glauberprestes escreveu:Ta loco rapá??? Entendi o que tÚ falou sim!!!!! O lance é que eu não sei o que pensar e opinar!!!!


[]´s tio!
Como vc falou acima, é um grande dilema de existencia da propria aviação de caça da FAB, do comando da FAB, da presidência , da sociedade em geral e da tal sonha independência industrial-tecnológica.




Responder