EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#631 Mensagem por Bolovo » Qua Mai 06, 2009 10:08 pm

O brimo do Urutu 3

http://img10.imageshack.us/img10/4818/93273359.jpg

http://img21.imageshack.us/img21/6864/100lbx.jpg




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#632 Mensagem por Moccelin » Qui Mai 07, 2009 12:32 am

glauberprestes escreveu:De verdade, é muito caro instalar um AC no blindado?
Cara, o único inconveniente é que NORMALMENTE o AC vem junto com o kit de defesa QBN, e esse sim é caro.

Ar condicionado "comum" não é não, afinal o volume interno de um MBT, ou um 8x8 de Rec é maomenos o volume de um carro compacto, coloca-se um multiplicador 3 (por conta da pontência para gelar o calor que deve fazer pela proximidade de áreas quentes) e temos um AC de capacidade similar ao de um SUV grandão, ou seja, nada fora do comum, uns 5 mil já deve dar, acredito eu (chutão mesmo)...

Já um blindado de transporte de tropas estaremos falando do volume interno de um ônibus pequeno, colocando por base um AC de ônibus (r$15.000 no Mercado Livre, hehehehe), e DOBRANDO o preço (por ser um sistema diferente), teremos uns r$30.000... Sinceramente, 30k é "troco de pinga" pra um veículo com custo de mais de 1 milhão (menos de 5% do carro)... Pelo menos perto do benefício, afinal o conforto deve aumentar a moral, e consequentemente a capacidade combativa da tropa embarcada...

É claro que, supondo esse preço de 30k (que eu acredito que está mais que inflacionado), a cada 30 viaturas teremos um custo de quase 1 milhão a mais, mas será que essa economia não seria uma economia porca???

Fiz um orçamento e com uns 3... 4 mil (dependendo da adaptação) eu instalo un sistema esperto na minha Veraneio (que deve ter um volume interno perto do de um M-113) hehehehehehehe...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#633 Mensagem por eligioep » Qui Mai 07, 2009 12:34 pm

Bolovo escreveu:.....Claro que sei que o sul é frio, pows, mas também não chega a nevar. :mrgreen:

Eu falei no geral, e sim, no geral o Brasil é muito quente.

E as outras regiões do país? Vão colocar um RCB de Leopard lá em Roraima. E daí? A tripulação morre desidratada?
Hoje já foi um dia para ligar o sistema de calefação dos LÉO.... :D

Brincadeira à parte, os EE9 que foram para o Iraque tinham AC. Os nossos que eram da versão "pé de boi", pois nem telêmetro lazer receberam (com excessão dos do 16º Esqd C Mec - Brasília...) :?
Mas que faz falta um AC no verão, bem mais que uma calefação no inverno, isso faz... :lol: senti isso na pele, nos 7 anos no Esqd C Mec, 6 meses de Haiti e anteriormente Angola!




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#634 Mensagem por Moccelin » Qui Mai 07, 2009 2:56 pm

Quais os Esq C Mec foram pro Haiti? E pra Angola? Eu sei que pra Moçambique foi o pessoal do 4º Esq C Mec, meu pai servia lá na época.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#635 Mensagem por eligioep » Qui Mai 07, 2009 3:11 pm

Moccelin escreveu:Quais os Esq C Mec foram pro Haiti? E pra Angola? Eu sei que pra Moçambique foi o pessoal do 4º Esq C Mec, meu pai servia lá na época.
Não foi um pessoal de um esqd específico....
Para Angola foi um do Nordeste, do RJ, nosso de SMiguel d'Oeste/SC e depois foi de SP
Haiti foi de toda a parte. No meu caso, foi o 7° Contingente - CMS/3ª DE / Inf da 6ª Bda e Cav da 2ª Bda C Mec - 1 Pel de cada RCMec Fomos substituídos pelo pessoal do CMA / 8ª RM-DE/23ª Bda Inf Sl e 23º Esqd C Mec




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#636 Mensagem por Bolovo » Qui Mai 07, 2009 9:56 pm

Não sabia que os Cascavel do 16º Esqd C Mec de Brasília tinham telemetro laser. Pensei que nenhum tinha! Tem fuetos, eligioep? Mas mesmo assim, o nosso é bem pé-de-boi mesmo. Os Urutus jordanianos (??) no Haiti têm uns pneuzão, daqueles off-road, bonitos, e os nossos usam aqueles pneu de caminhão. :|




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#637 Mensagem por Moccelin » Sex Mai 08, 2009 12:59 am

Bolovo escreveu:Não sabia que os Cascavel do 16º Esqd C Mec de Brasília tinham telemetro laser. Pensei que nenhum tinha! Tem fuetos, eligioep? Mas mesmo assim, o nosso é bem pé-de-boi mesmo. Os Urutus jordanianos (??) no Haiti têm uns pneuzão, daqueles off-road, bonitos, e os nossos usam aqueles pneu de caminhão. :|
O mais interessante desses Urutus jordanianos é que a mecânica dele é muito diferente, tem redutor planetário nas 6 rodas, ar-condicionado com sistema de defesa QBN e muito mais "extras"... Os nossos, tanto os Urutus quanto os Cascavéis, são os pé-de-boi dos pé-de-boi.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#638 Mensagem por Túlio » Sex Mai 08, 2009 9:41 am

eligioep escreveu:
Moccelin escreveu:Quais os Esq C Mec foram pro Haiti? E pra Angola? Eu sei que pra Moçambique foi o pessoal do 4º Esq C Mec, meu pai servia lá na época.
Não foi um pessoal de um esqd específico....
Para Angola foi um do Nordeste, do RJ, nosso de SMiguel d'Oeste/SC e depois foi de SP
Haiti foi de toda a parte. No meu caso, foi o 7° Contingente - CMS/3ª DE / Inf da 6ª Bda e Cav da 2ª Bda C Mec - 1 Pel de cada RCMec Fomos substituídos pelo pessoal do CMA / 8ª RM-DE/23ª Bda Inf Sl e 23º Esqd C Mec

Tá, y las fuetos, POWS!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#639 Mensagem por eligioep » Sex Mai 08, 2009 10:38 am

Moccelin escreveu:....O mais interessante desses Urutus jordanianos é que a mecânica dele é muito diferente, tem redutor planetário nas 6 rodas, ar-condicionado com sistema de defesa QBN e muito mais "extras"... Os nossos, tanto os Urutus quanto os Cascavéis, são os pé-de-boi dos pé-de-boi.
Mais interessante ainda, é que os Urutus jordanianos são usados pela UNPOL, tropas policiais. Em conversa com eles, eles disseram que todos os Urutu passaram para a polícia, ficando o exército deles com os bld 8x8 (russos, me parece...).
Quanto aos pneus, são para uso específico em areia, Michelin. Os nossos são Pirelli, mas não são de caminhão. A mecanica dos Urutu deles são semelhante aos nossos basicamente pela carcaça, sistema suspensão e direção. O motor é Detriot V6, 270 hp, caixa auto de 5 marchas, redutor permanente nos cubos de rodas e sistema DQBN com AC integrado. Foram da última versão produzida. Bonito o bicho andando: anda mais, mais barulhento.

PS: Tem torre com canhão 20/30 mm ou .50 de controle interno.




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#640 Mensagem por helio » Sex Mai 08, 2009 1:55 pm

Amigos
Eu tenho fotos do Cascavel do 16ºEsqCMec que tirei em Formosa, só que não sei postar fotos neste forum. Se alguem me passar o e-mail, posso enviar a foto para depois vcs postarem aqui.


Hélio




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#641 Mensagem por Moccelin » Sex Mai 08, 2009 3:39 pm

Pode mandar pro meu, vilmarmoccelin@gmail.com




The cake is a lie...
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#642 Mensagem por jauro » Sex Mai 08, 2009 4:09 pm

Quando foi que 16º Esqd C Mec foi transferido para Brasília? :o :o




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#643 Mensagem por helio » Sex Mai 08, 2009 4:44 pm

O correto é 3ºEsqCMec

Hélio




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#644 Mensagem por eligioep » Sex Mai 08, 2009 9:12 pm

Foi mal.... :oops:
I`m sorry!!!




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#645 Mensagem por Bolovo » Sex Mai 08, 2009 9:16 pm

Bolovo escreveu:O brimo do Urutu 3

http://img10.imageshack.us/img10/4818/93273359.jpg

http://img21.imageshack.us/img21/6864/100lbx.jpg
Pô, ninguém olhou pro Super Uruveco 8x8. O futuro do nosso está nesse aí. Olha a blindagem adicional, encaixa como uma luva no nosso. :wink:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder