5.56 no EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Re: 5.56 no EB
Rodrigo, me diga uma coisa...
Se o M-16 é tão bom, pq os soldados americanos disputam aos tapas os Ak's dos insurgentes mortos no Iraque e no Afeganistão?
Não é troféu de guerra pois já vi várias cenas de soldados portando Ak's... E não eram soldados iraquianos ou afegãos: aquela cara branca e vermelha como camarão, junto com o sotaque texano, denunciavam...
Aliás, tempos depois, PePê trouxe um post com o mesmo teor no BM.
Para mim, é evidente que pelo número de armas fabricadas, além do calibre, transformam o M-16 num bom negócio. Não quer dizer que seja uma boa arma...
Outra:
O teatro de guerra do Vet-nam não era só lama. Era poeira também, e muita!
E o AK foi reputado como mais resistente no TO, em todo período do ano.
Tanto na época seca como nas chuvas.
Nossa esperiência:
E por acaso, apesar da munição diferente, a mulambada não ficou alegríssima como advento dos Ak's e depois dos Galil's, justamente por que se mostraram muito mais simples e fáceis de manutenir que os Ar-15's, que se perdiam aos montes como fonte de tétano????????
Então...
Penso, seriamente, que se os projetos da HK são tão eficientes como se diz, devíamos tratá-los com muito carinho...
Os mexicanos, já o fizeram...
Abs.
Se o M-16 é tão bom, pq os soldados americanos disputam aos tapas os Ak's dos insurgentes mortos no Iraque e no Afeganistão?
Não é troféu de guerra pois já vi várias cenas de soldados portando Ak's... E não eram soldados iraquianos ou afegãos: aquela cara branca e vermelha como camarão, junto com o sotaque texano, denunciavam...
Para mim, é evidente que pelo número de armas fabricadas, além do calibre, transformam o M-16 num bom negócio. Não quer dizer que seja uma boa arma...
Outra:
Nossa esperiência:
E por acaso, apesar da munição diferente, a mulambada não ficou alegríssima como advento dos Ak's e depois dos Galil's, justamente por que se mostraram muito mais simples e fáceis de manutenir que os Ar-15's, que se perdiam aos montes como fonte de tétano????????
Então...
Penso, seriamente, que se os projetos da HK são tão eficientes como se diz, devíamos tratá-los com muito carinho...
Abs.
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Re:
Eu quebrei 3 e confesso que foi culpa minha, mas acho que esse problema devia ser sanado sim.Clermont escreveu: Pergunta de leigo: não seria o caso do Exército ter aberto uma licitação para encontrar alguém no Brasil que tivesse capacidade de inventar uma coronha dobrável que fosse eficiente?
Pleno acordo.Afinal, se as tropas de selva e os pára-quedistas usam PARAFAL seria lógico que as tropas de fuzileiros blindados de infantaria e cavalaria também usassem. Afinal, usar um FAL comum dentro de um M-113 não deve ser a coisa mais fácil, assim olhando pelas fotos.
E se todas essas especialidades fizessem isso, então era melhor padronizar logo o negócio e dotar a infantaria à pé e motorizada com o mesmo equipamento.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2848 vezes
Confesso que nunca vi tropas Norte-Americanas no Iraque/Afeganistão a usar operacionalmente a AK e até gostava de ver a prova disso.HIGGINS escreveu:Rodrigo, me diga uma coisa...
Outra:
Nossa esperiência:
Então...
Abs.
A AK têm várias vantagens e outras tantas desvantagens em relação à M-16/M-4. O que um militar deve fazer é saber ampliar as vantagens e tentar minimizar as desvantagens. Se um Fuzileiro Brasileiro estiver em combate contra forças equipadas com a AK, sabe (ou pelo menos devia saber) que deve limpar a sua espingarda-automática regularmente. Ora isso qualquer militar disciplinado faz. O que ele sabe é que a sua M-16 não vai enfarrujar (como acontece na AK/FAL/G-3) porque é feita de duralumínio.
Falo regularmente com um veterano da minha tropa e segundo ele a Armalite era um espectáculo. Ele também andou com a G-3 e experimentou muitas vezes a AK-47 (capturadas). Ele sempre me falou das várias vantagens e desvantagens das várias Espingardas-automáticas e nunca me disse que uma era superior no geral às outras.
Para reter: Um militar deve fazer é saber ampliar as vantagens da sua espingarda-automática e tentar minimizar as desvantagens.
Po fora, por dentro é o velho e bem oxidável aço.O que ele sabe é que a sua M-16 não vai enfarrujar (como acontece na AK/FAL/G-3) porque é feita de duralumínio.
Diz isso, por que não viste a cena do molequinho, tirando do fundo do bueiro (arsenal de mulambo nas favelas) um colt multi-colorido de ferrugem...cabeça de martelo escreveu:Confesso que nunca vi tropas Norte-Americanas no Iraque/Afeganistão a usar operacionalmente a AK e até gostava de ver a prova disso.HIGGINS escreveu:Rodrigo, me diga uma coisa...
Outra:
Nossa esperiência:
Então...
Abs.
A AK têm várias vantagens e outras tantas desvantagens em relação à M-16/M-4. O que um militar deve fazer é saber ampliar as vantagens e tentar minimizar as desvantagens. Se um Fuzileiro Brasileiro estiver em combate contra forças equipadas com a AK, sabe (ou pelo menos devia saber) que deve limpar a sua espingarda-automática regularmente. Ora isso qualquer militar disciplinado faz. O que ele sabe é que a sua M-16 não vai enfarrujar (como acontece na AK/FAL/G-3) porque é feita de duralumínio.
Falo regularmente com um veterano da minha tropa e segundo ele a Armalite era um espectáculo. Ele também andou com a G-3 e experimentou muitas vezes a AK-47 (capturadas). Ele sempre me falou das várias vantagens e desvantagens das várias Espingardas-automáticas e nunca me disse que uma era superior no geral às outras.
Para reter: Um militar deve fazer é saber ampliar as vantagens da sua espingarda-automática e tentar minimizar as desvantagens.
Traficantes no Rio tratam os Ak's e Galils com reverência, pois perceberam que eles duram muito mais na mãos mulambentas!
É isso, até traficante tem respeito pelo dinheiro...
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Canso de dizer: Exército é Exército, Polícia é Polícia, Bandido é Bandido e por aí vai. Não entendo essas comparações.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Exército é exército até a hora da porrada comer e não dar mais prá usar escovinha a cada 100 tiros. Tá bom, 200 tiros.
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Isso é uma lenda, que vem sendo repetida desde a guerra do Vietnã. Quem não gosta de americano fica repetindo, deixando claro que não gosta também da verdade, nem tem conhecimento sobre treinamento. Vou explicar: um combatente, seja policial, militar, guerrilheiro ou etc... recebe o treinamento padrão da instituição a que pertence. Pode ser de arma curta, arma longa, ou como disse o poeta Didi Mocó - ambas as duas. Nesse treinamento, você aprende montar, desmontar, lavar e passar. Atira e aprende todos os problemas e falhas daquela arma. Depois adquire intimidade, com muito tempo, fica sabendo pelo som qual é o problema, pelo peso se está carregada, meia carregada ou descarregada, pelo cheiro se está lubrificada, pela aparência se está limpa, e outras coisas que só a intimidade permite. Depois disso tudo, vem alguém e diz: larga a sua arma que o AK-47 é melhor. Piada. Se a arma for boa, mesmo estrangeira, o americano adota, vide beretta e FN.Rodrigo, me diga uma coisa...
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Olha, talvez, "disputando a tapa" os AKs seja exagero.
Mas, que os próprios americanos reconhecem as qualidades dos AK (mesmo os encontrados no Iraque e Afeganistão que não sei se estão em bom estado) é um fato. Tem um texto que postei por aqui, uma análise de depoimentos de sargentos fuzileiros navais, veteranos do Afeganistão e Iraque, realizada pelo Centro do Corpo de Fuzileiros Navais para Lições Aprendidas, em 2005, onde está citado o seguinte:
Mas, que os próprios americanos reconhecem as qualidades dos AK (mesmo os encontrados no Iraque e Afeganistão que não sei se estão em bom estado) é um fato. Tem um texto que postei por aqui, uma análise de depoimentos de sargentos fuzileiros navais, veteranos do Afeganistão e Iraque, realizada pelo Centro do Corpo de Fuzileiros Navais para Lições Aprendidas, em 2005, onde está citado o seguinte:
Então, nós, os paisanos leigos, não podemos ser censurados por ficarmos com a impressão de que a elite combatente de linha de frente dos Estados Unidos, no mínimo, está descontente com determinadas características do armamento-padrão de seu país. Como, poder de perfuração, por exemplo.(...) "Eles [os fuzileiros navais] utilizaram AK47s de tempos em tempos, particularmente quando percebiam a necessidade de disparar através de paredes e tetos."
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Os equipamentos e o GC americano tem uma série de problemas. Os soldados usam os equipamentos, analisam as qualidades e defeitos e fazem um relatório, daí mandam para um orgão que é responsável em ler essas criticas. Mais ou menos isso. Se não me engano, no Exército, é o programa PEO (https://peosoldier.army.mil/). Clermont, acho que esse texto é de 2004 ou até antes, lá em Fallujah, certo? Que o 556 é mais 'fraco' que os outros, isso não há dúvida, por isso existe o GC, para equilibrar a falta de um e a sobra do outro. Ultimamente andam colocando alguns fuzis 762 (M14, M110), para preencher a lacuna entre o fuzil e um atirador de elite, e uma metralhadora leve 762 (Mk48), aumentando o poder de fogo do GC, para as equipes de assalto se locomoverem mais facilmente.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Esses dias eu vi um comparativo muito interessante entre o M-16 e o AK-47. Mostra que as diferenças se devem mais por definições de projeto do que por capacidades em si dos fabricante.
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Outro fator muito importante em relação a um AK47 é o país fabricante. Existem cópias fabricadas com qualidade superior aos russos, como os tchecos, e alguns com qualidade muito inferior (por ex. Iraque), que falham por fabricação deficiente, e tem precisão muito ruim.
"O correr da vida embrulha tudo,
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6306 vezes
- Agradeceram: 6657 vezes
- Contato:
O VZ58 NÃO É cópia do AK, embora seja muito parecido externamente...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)