F-5 - FAB pretende adquir mais ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#361 Mensagem por lobo_guara » Qua Mai 06, 2009 3:27 pm

R.A.Barros escreveu:acho que a melhor solução seria criar novas bases e distribuir melhor os aviões, e não tirar uma base de um lugar e colocar em outro, isso sempre vai desfalcar a defesa no Brasil.

- todos os AMX e F-5 estão no sudeste/sul.
- os poucos 12 mirages que temos, são exclusivamente para defesa de brasília, que pra mim, é um peso morto, é muito avião pra defender um lugar só, pelo menos metade devia se descolar pra outros esquadrões.

é só dividir, acho que tem esquadrões com muitos aviões e outros com tão poucos e outros que ainda neim existem.
Prezado Barros:
Gostaria de falar um pouco sobre Brasília, ainda que este não seja o tema central do tópico, mas apenas por desencargo de consciência, pois acho um pouco estranho que algumas pessoas com elevado espírito de patriotismo, como as que de costume frequentam esse forum, possam, por mais que não gostem dos políticos ou da política em sí, imaginar que Brasília por ser a sede do poder político deva ser negligenciada ou colocada em segundo plano quando do planejamento da defesa do país, pois bem, não podemos esquecer por exemplo que Brasília é a sede do comando das FFAA Brasileiras e que por isso só já deveria ser defendida, além disso lá esta sediado o camdndo da defesa aérea CONDABRA, também é a sede do SINDACTA e, me perdoem, se as FFAA não forem capaz de defender a capital do país, bem , então torna-se questionável até mesmo a razão de ser de tais instituições, pois oras, se a capital federl não tem importância o que teria? Por quanto tempo a Federação seria mantida sem um poder central em Brasília? Ou seja, acredito que sem Brasília, haja vista as diferenças regionais em termos de política, economia, sociedade e cultura, seria bem capaz de causarmos uma profunda fragmentação no espaço brasileiro (geograficamente falando). E no caso específico de um conflito armado, a perda de brasília seria como uma decaptação, e como até hoje nunca tenha visto algum ser vivo que sobreviva a tal mutilição, isso seria o fim!




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#362 Mensagem por R.A.Barros » Qua Mai 06, 2009 3:50 pm

lobo_guara escreveu:
R.A.Barros escreveu:acho que a melhor solução seria criar novas bases e distribuir melhor os aviões, e não tirar uma base de um lugar e colocar em outro, isso sempre vai desfalcar a defesa no Brasil.

- todos os AMX e F-5 estão no sudeste/sul.
- os poucos 12 mirages que temos, são exclusivamente para defesa de brasília, que pra mim, é um peso morto, é muito avião pra defender um lugar só, pelo menos metade devia se descolar pra outros esquadrões.

é só dividir, acho que tem esquadrões com muitos aviões e outros com tão poucos e outros que ainda neim existem.
Prezado Barros:
Gostaria de falar um pouco sobre Brasília, ainda que este não seja o tema central do tópico, mas apenas por desencargo de consciência, pois acho um pouco estranho que algumas pessoas com elevado espírito de patriotismo, como as que de costume frequentam esse forum, possam, por mais que não gostem dos políticos ou da política em sí, imaginar que Brasília por ser a sede do poder político deva ser negligenciada ou colocada em segundo plano quando do planejamento da defesa do país, pois bem, não podemos esquecer por exemplo que Brasília é a sede do comando das FFAA Brasileiras e que por isso só já deveria ser defendida, além disso lá esta sediado o camdndo da defesa aérea CONDABRA, também é a sede do SINDACTA e, me perdoem, se as FFAA não forem capaz de defender a capital do país, bem , então torna-se questionável até mesmo a razão de ser de tais instituições, pois oras, se a capital federl não tem importância o que teria? Por quanto tempo a Federação seria mantida sem um poder central em Brasília? Ou seja, acredito que sem Brasília, haja vista as diferenças regionais em termos de política, economia, sociedade e cultura, seria bem capaz de causarmos uma profunda fragmentação no espaço brasileiro (geograficamente falando). E no caso específico de um conflito armado, a perda de brasília seria como uma decaptação, e como até hoje nunca tenha visto algum ser vivo que sobreviva a tal mutilição, isso seria o fim!
não, não não lobo, não quis dizer que brasília não é importante ou algo do tipo, e também não tem nada relacionado à politicos, o que eu quero dizer é que os poucos mirages que nós temos, estão defendendo um só local, ou melhor, região.
Nos meus calculos, não precisamos de mais de 6~8 TIPOS de caças por bases, ao meu pensar, essa filosofia era usada na segunda guerra mundial, onde quanto mais máquinas, mais vantagem. Hoje, apenas um caça pode fazer a defesa contra qualquer tipo de aeronave civil, acho que de 6 a 8, estes teriam condições de defender sua região em qualquer situação.




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#363 Mensagem por Rodrigoiano » Qua Mai 06, 2009 4:53 pm

Gosto e apoio a IDEIA dos FX irem para Anápolis, Santa Maria e Manaus (2 esqs. por base=108), amx e f-5 serem repartidos entre NE e uma base no norte, mas acho imprescindível, pelo tamanho da economia (indústrias etc), bases militares, portos, hidrelétricas, termelétricas, Angra(s) etc, que se ache uma alternativa de manter aviação de caça em SC, seja um lote menor (12 para chegar a 120), ou mesmo 1 esq. (18 para chegar a 126 fx). Precisamos ter aviação de caça em todas regiões do país, sendo que o NE pode ficar sem FX, pelo menos até o fim da vida útil dos vetores f-5 e amx, para aí, quando do desenvolvimento do 5 g., na medida que forem incorporados poder suprir o NE com FX ou este mesmo 5g..

Abraços!




Editado pela última vez por Rodrigoiano em Qua Mai 06, 2009 5:52 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9382
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 528 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#364 Mensagem por Brasileiro » Qua Mai 06, 2009 5:09 pm

Rodrigoiano escreveu:Gosto e apoio a IDEIA dos FX irem para Anápolis, Santa Maria e Manaus (2 esqs. por base=108), amx e f-5 serem repartidos entre NE e uma base no norte, mas acho imprescindível, pelo tamanho da economia (indústrias etc), bases militares, portos, hidrelétricas, termelétricas, Angra(s) etc, que se ache uma alternativa de manter aviação de caça em SC, seja um lote menor (12 para chegar a 120), ou mesmo 1 esq. (18 para chegar a 126 fx). Precisamos ter aviação de caça em todas regiões do país, sendo que o NE pode ficar sem FX, pelo menos até o fim da vida útil dos vetores f-5 e amx, para aí, quando do desenvolvimento do 5 g., na medida que forem incorporados pode suprir o NE com FX ou este mesmo 5g..

Abraços!
Realmente é uma região muito importante o eixo Rio-São Paulo, mas veja bem: Para que alguém consiga chegar à região do Rio-São Paulo, precisará (necessariamente) atravessar a área de atuação (leia-se raio de ação) dos esquadrões de Santa Maria e Anápolis, se a ameaça vier do oeste do continente.
Se a ameaça vier do mar, necessariamente virá sob forma de porta-aviões. Mas para que este chege perto do nosso litoral sudeste, terá de enfrentar a MB nas águas azuis, só depois chegará ao nosso litoral. Será que não daria tempo de deslocar os esquadrões do norte e centroeste? Quanto tempo leva para deslocar dois esquadrões de 36 aeronaves? Uma semana já seria suficiente para montar toda a estrutura.

Imagem
Um mapa para ilustrar.
Em qualquer situação de ataque à região Rio-São Paulo, necessariamente a ameaça aérea passará pela região de atuação de Santa Maria e Anápolis. Em todo modo sempre haverá tempo suficiente para deslocamento (em uma situação crítica) para o Rio.

Uma solução intermediária seria ao invés de montar dois esquadrões de 18 caças em Manaus, deixar 18 em Manaus e 18 no Rio de Janeiro.
Não vejo necessidade de tanto avião em Manaus. Um único esquadrão, protegido por AAe faz o serviço muito bem, se necessário, desdobramento de outras bases.


abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#365 Mensagem por Wolfgang » Qua Mai 06, 2009 5:17 pm

Pegamos os 60 M2000-9 da EAU colocamos dois esquadrões na Região Norte, um em Natal, o F-X dividido entre Anápolis, Santa Cruz e BACO.




Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#366 Mensagem por U-27 » Qua Mai 06, 2009 5:32 pm

otima ideia
mas
caso der gripen, poderiamso fazer como? pegar gripen a da reserva?




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
Barao Vermelho
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 1:53 pm
Localização: Espanha

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#367 Mensagem por Barao Vermelho » Qua Mai 06, 2009 5:37 pm

Caros Amigos,
pelo que vi no mapa das bases da FAB, em Sao Paulo tem 4 instalações Militares, no Rio de Janeiro tem 3, e no entanto temos um buraco no Mato Grosso fronteira com a Bolivia, acho que seria interessante desativar-mos uma base de sao paulo deichando os dois com 3 bases cada um e criando uma em Cuiabá, ai sim fechamos o pais.

Confiram neste mapa http://www.milavia.net/airforces/brazil/fab_map.jpg.




Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#368 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mai 06, 2009 5:42 pm

Gente, por enquanto, não vamos falar em meios usados que não sejam verdadeiros fill GAP...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#369 Mensagem por Rodrigoiano » Qua Mai 06, 2009 5:57 pm

Brasileiro escreveu:
Rodrigoiano escreveu:Gosto e apoio a IDEIA dos FX irem para Anápolis, Santa Maria e Manaus (2 esqs. por base=108), amx e f-5 serem repartidos entre NE e uma base no norte, mas acho imprescindível, pelo tamanho da economia (indústrias etc), bases militares, portos, hidrelétricas, termelétricas, Angra(s) etc, que se ache uma alternativa de manter aviação de caça em SC, seja um lote menor (12 para chegar a 120), ou mesmo 1 esq. (18 para chegar a 126 fx). Precisamos ter aviação de caça em todas regiões do país, sendo que o NE pode ficar sem FX, pelo menos até o fim da vida útil dos vetores f-5 e amx, para aí, quando do desenvolvimento do 5 g., na medida que forem incorporados pode suprir o NE com FX ou este mesmo 5g..

Abraços!
Realmente é uma região muito importante o eixo Rio-São Paulo, mas veja bem: Para que alguém consiga chegar à região do Rio-São Paulo, precisará (necessariamente) atravessar a área de atuação (leia-se raio de ação) dos esquadrões de Santa Maria e Anápolis, se a ameaça vier do oeste do continente.
Se a ameaça vier do mar, necessariamente virá sob forma de porta-aviões. Mas para que este chege perto do nosso litoral sudeste, terá de enfrentar a MB nas águas azuis, só depois chegará ao nosso litoral. Será que não daria tempo de deslocar os esquadrões do norte e centroeste? Quanto tempo leva para deslocar dois esquadrões de 36 aeronaves? Uma semana já seria suficiente para montar toda a estrutura.

Imagem
Um mapa para ilustrar.
Em qualquer situação de ataque à região Rio-São Paulo, necessariamente a ameaça aérea passará pela região de atuação de Santa Maria e Anápolis. Em todo modo sempre haverá tempo suficiente para deslocamento (em uma situação crítica) para o Rio.

Uma solução intermediária seria ao invés de montar dois esquadrões de 18 caças em Manaus, deixar 18 em Manaus e 18 no Rio de Janeiro.
Não vejo necessidade de tanto avião em Manaus. Um único esquadrão, protegido por AAe faz o serviço muito bem, se necessário, desdobramento de outras bases.


abraços]
Grande post prezado Brasileiro, mas continuo achando que a grande estrutura existente em SC não pode ser deixada para ser usada só "na precisão" (em relação a caças!). Ainda defendo um menor número que seja para a SC, até porque, como você disse, a região estará bem protegida pela MB.

Cordial abraço!




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#370 Mensagem por Rodrigoiano » Qua Mai 06, 2009 6:01 pm

Barao Vermelho escreveu:Caros Amigos,
pelo que vi no mapa das bases da FAB, em Sao Paulo tem 4 instalações Militares, no Rio de Janeiro tem 3, e no entanto temos um buraco no Mato Grosso fronteira com a Bolivia, acho que seria interessante desativar-mos uma base de sao paulo deichando os dois com 3 bases cada um e criando uma em Cuiabá, ai sim fechamos o pais.

Confiram neste mapa http://www.milavia.net/airforces/brazil/fab_map.jpg.
Prezado Barao Vermelho, na minha humilde e ignorante visão de leigo (admirador, leitor, mas fora das forças), acho que tal flanco, poderia ser coberto (em caso surpresa) tanto por Anápolis como pelo Sul, ainda podendo ser reforçado, caso precise, por SC. Se não for surpresa, uma prévia preparação nas bases de Campo Grande e Porto Velho, apoiadas por Anápolis, garantiria a situação.

Cordial abraço!




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#371 Mensagem por alcmartin » Qua Mai 06, 2009 7:33 pm

Barao Vermelho escreveu:Caros Amigos,
pelo que vi no mapa das bases da FAB, em Sao Paulo tem 4 instalações Militares, no Rio de Janeiro tem 3, e no entanto temos um buraco no Mato Grosso fronteira com a Bolivia, acho que seria interessante desativar-mos uma base de sao paulo deichando os dois com 3 bases cada um e criando uma em Cuiabá, ai sim fechamos o pais.

Confiram neste mapa http://www.milavia.net/airforces/brazil/fab_map.jpg.
Olá, Barão!
Não leve muito em consideraçào esses mapas "genericos", que não sejam os da FAB. No caso de Sp, no mapa eles incluem o CTA, o campo de marte, devido ao PAMA e Pirassununga. Outros sites incluem Guaratinguetá e Barbacena, onde existem escolas. Operacional da FAB em SP é só Santos(o 1/11, unidade de formação em helicopteros) e há quem diga que também lá existem estudos para a retirada do esquadrão.
Bem diferente do RJ, onde a maioria dos esquadroes é operacional e estão lá por razòes historicas(o RJ era a capital) e como hoje é diferente, é onde mais provavelmente se retirará unidades.

abs!




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#372 Mensagem por alcmartin » Qua Mai 06, 2009 7:38 pm

Wolfgang escreveu:Algum chance de a FAB instalar uma base na área de SJC?
Olá, Wolf!
Na minha opinião, nenhuma...SJC fic no meio do tubulão do tráfego mais intenso do país, SP-RJ, fora a EMBRAER. SC, com toda proximidade, já tem toda uma estrutura formada de afastamento do trafego aéreo, com o pessoal passando por cima só na descida(e na lateral na subida). Seria desvestir um santo para vestir outro, mas com todos os custos.

Abs!!




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#373 Mensagem por alcmartin » Qua Mai 06, 2009 7:52 pm

R.A.Barros escreveu:
lobo_guara escreveu: Prezado Barros:
Gostaria de falar um pouco sobre Brasília, ainda que este não seja o tema central do tópico, mas apenas por desencargo de consciência, pois acho um pouco estranho que algumas pessoas com elevado espírito de patriotismo, como as que de costume frequentam esse forum, possam, por mais que não gostem dos políticos ou da política em sí, imaginar que Brasília por ser a sede do poder político deva ser negligenciada ou colocada em segundo plano quando do planejamento da defesa do país, pois bem, não podemos esquecer por exemplo que Brasília é a sede do comando das FFAA Brasileiras e que por isso só já deveria ser defendida, além disso lá esta sediado o camdndo da defesa aérea CONDABRA, também é a sede do SINDACTA e, me perdoem, se as FFAA não forem capaz de defender a capital do país, bem , então torna-se questionável até mesmo a razão de ser de tais instituições, pois oras, se a capital federl não tem importância o que teria? Por quanto tempo a Federação seria mantida sem um poder central em Brasília? Ou seja, acredito que sem Brasília, haja vista as diferenças regionais em termos de política, economia, sociedade e cultura, seria bem capaz de causarmos uma profunda fragmentação no espaço brasileiro (geograficamente falando). E no caso específico de um conflito armado, a perda de brasília seria como uma decaptação, e como até hoje nunca tenha visto algum ser vivo que sobreviva a tal mutilição, isso seria o fim!
não, não não lobo, não quis dizer que brasília não é importante ou algo do tipo, e também não tem nada relacionado à politicos, o que eu quero dizer é que os poucos mirages que nós temos, estão defendendo um só local, ou melhor, região.
Nos meus calculos, não precisamos de mais de 6~8 TIPOS de caças por bases, ao meu pensar, essa filosofia era usada na segunda guerra mundial, onde quanto mais máquinas, mais vantagem. Hoje, apenas um caça pode fazer a defesa contra qualquer tipo de aeronave civil, acho que de 6 a 8, estes teriam condições de defender sua região em qualquer situação.
Olá Renan!
Entendo seu raciocínio, porém há mais coisas por trás destas quantidades que fazem que nenhuma F.A. do mundo empregue esse método, exceto em deslocamentos táticos.
Voce tem problemas administrativos e logísticos para manter unidades, esquadroes. Não é só aviao e piloto. Tem que ter mais pilotos, manutençao, controladores, segurança, tecnicos, enfim uma completa estrutura só para mante-los, fora instalações e moradia para esse povo todo e familias. Isso no lado físico da coisa.
No lado operacional, a FAB adota o sistema ocidental operacional de elemento, esquadrilha e esquadrão, com os seus numeros respectivos. Com os seus 6 avioes, voce teria uma esquadrilha e mais um elemento, fracionando e dificultando as coisas. E lembre-se que se voce tiver 6 avioes, só uns 3 ou 4 estarao voando, com os outros em manutençào programada ou não...
E mais uma coisa, a despeito de toda a modernidade, numero, no final das contas, faz diferença sim...não é a toa que chines e russo priorizava quantidade a qualidade...senão, o americano comprava só 10 F22 e estava tudo certo... :lol:

abs! :wink:




Editado pela última vez por alcmartin em Qua Mai 06, 2009 7:58 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1196
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#374 Mensagem por RobsonBCruz » Qua Mai 06, 2009 7:55 pm

Já que muitos estão colocando suas idéias sobre distribuição de esquadrões neste tópico, também vou deixar as minhas:

Penso que deveríamos ter 7 esquadrões ativos e 3 reservas (já postei isso em algum lugar).
Seria 1 esquadrão no Centro do País
2 esquadrões na Amazônia (+ 1 reserva)
2 esquadrões no Sul-Oeste (+ 1 reserva)
2 esquadrões no Leste-Nordeste (+ 1 reserva)
Esses esquadrões poderiam estar sediados em apenas 4 bases (Anápolis, Manaus, Santa Maria e uma base no Nordeste, respectivamente), mas preparados parase desdobrarem em outras bases regionais, conforme a necessidade.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#375 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Mai 07, 2009 1:57 am

Só respondendo alguns posts:
Brasileiro escreveu:Vinicius, caso estes estudos se concretizem, seriam então uma REVOLUÇÃO em termos de operacionaliade da nossa aviação de caça!
Realmente uma decisão de bastante coragem deslocar toda a aviação de caça do Rio, certamente, haverão pressões internas de todo o tipo para impedir isso, mas seria pelo bem da FAB.

E o esforço para conseguir um arranjo destes é bem maior do que o de simplesmente construir/comprar caças. É montar toda uma estrutura (logística, física, humana, burocrática) que comporte tudo isso, todas estas transformações.

Mas eu só acho negativo o fato de que não vai ter nenhum esquadrão de caça voltado ao mar, onde se treinaria ataque anti-navio, mesmo que primordialmente isso seja coisa da MB, com seu porta-aviões.

Um outro ponto, agora falando dos caças em si, na prática, isso significaria, que este FX seria o nosso primeiro lote de possíveis três lotes. Talvez o segundo e terceiro (totalizando 72 aeronaves) possa ser fabricado aqui.


abraços]
Concordo. Não vai ser fácil. Só não gostei da ideia da saída dos caças de Santa Cruz. Acho complicado isso.

---

Glauber:
Os 43 (se todos continuarem operacionais) A-1 iriam para o 10º GAv, ficando divididos entre Poker e Centauro, entendi. O GAvCa não tem mais sentido, assim como a denominação do GDA, já que estamos falando de polivalência (sim, eu acho o AMX polivalente).

Campo dos Afonsos viraria só o MUSAL? Espero que sim...
Já contava com a desativação de Canoas, mas, arrancar os dentes de Santa Cruz é novo pra mim!!!
O GavCa ao meu ver continua fazendo sentido. Aliás, estaria bem fazendo sentido na nova estrutura. O 1º/1º ficaria com ar-ar e o 2º/1º ficaria com ar-solo ou vice-versa. Lembrando que não tem ideia de ser extinto, só mudado de base.

Campo dos Afonsos me parece que ficaria só com o MUSAL, HAAF, etc.

Essa de SC não só é novidade pra todo mundo como, na minha opinião, não deve pegar.

----------

Bolovo:
Mas poxa, Santa Cruz é nova pra mim... sempre pensei numa modernização e aumento de lá e nunca no fechamento dessa base!
Mas em nenhum momento falei de fechamento da base. Apenas o Grupo de Caça e o Adelphi seriam transferidos. Viriam para a BASC o 3°/8° e algum de transporte, que sairiam de Afonsos.

--------

lobo_guara:
Bom, penso que se tais estudos estão sendo feitos, no mínimo diria que são meio amalucados! pois imaginar em fechar Canoas e Sta Cruz e manter Recife, Fortaleza, Salvador e Florianópolis???
Cara, são estudos sendo feitos pela III FAe, responsável pela aviação de caça. Então é natural que estejamos falando de Canoas e Santa Cruz e não Recife, Fortaleza, Salvador e Florianópolis. A info de Afonsos é extra, não faz parte dos estudos da III FAe, porque isso não compete a ela.

E não é porque não foi falado, ou pelo menos não me passaram nada, que não haja qualquer estudo sobre outras bases.

Ah, não falei em fechar Santa Cruz, falei em transferência dos esquadrões de caça.

Quando a gente discutir sobre esse assunto, temos que ter em mente que são pequenas infos de um grande universo que tive acesso. Certamente não é só o que eu trouxe. Agora, que fique claro, são ESTUDOS.

Bom, devo lembrar que a base fica aberta. E aviões voam de um lugar pra outro. A saída dos esquadrões de caça da BASC em razão do grande tráfego aéreo que prejudiria/rá o treinamento dos esquadrões não impede que em caso de necessidade os aviões operem de lá.

-----------

Skyway:
Tirar um grupo de caça ou de ataque de Santa Cruz? Uma das maiores bases da FAB, se não a maior, com uma BAITA infra-estrutura, ao lado de um campo de testes de armamentos, e sendo uma base enorme sem compartilhamento com infra-estrutura civil?

Olha, só acredito vendo.
Eu também.

Mas como deve estar o tráfego aéreo por ali daqui a 16 anos? Será seguro para o esquadrão de caça ficar baseado por lá? Como ficam os treinamentos? Tem que sair de lá e voar algumas horas até um ponto mais afastado? Eu não sei nenhuma resposta dessas. Por isso estão estudando. Pode ser que simplesmente concluam que não há essa necessidade.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder