F-5 - FAB pretende adquir mais ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#331 Mensagem por gaitero » Seg Mai 04, 2009 6:23 pm

Bolovo escreveu:O Esq Poker eu acho que se tornará um Esq de UAV, talvez UCAV. O 1/14, saindo de BACO e indo para BASM, com uns 18 FX, já pode tomar o lugar dos dois Esq de A-1 que há por lá. O Centauro pode se tornar algum esquadrão qualquer por aí.
Mas quando que você pensa ser possivel esta mudança do esq Poker?? Quando os AMX estiverem se aposentando, ou antes??

Penso que esta medida, principalmente falando em UCAV, pois UAV teremos em breve, mas um esquadrão de UCAV, é lá para 2020/acima....

Ou seja, AMX-M no Poker e no centauro, lentamente sendo transferido para um dos dois, com a chegada dos outros 84 caças, pós FX.... e, a partir deste momento, sendo aposentados e substituidos por UCAVs.... ora ora, seria um sonho.... :roll:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#332 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Mai 04, 2009 7:00 pm

Também penso que Santa Maria ou Canoas pode sair de cena, para que apenas uma fique em operação. Talvez se o centauro fosse para o nordeste, e assumisse as interceptações por lá (sem pedras... já é infinitamente melhor que o xavantão)....




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#333 Mensagem por R.A.Barros » Seg Mai 04, 2009 7:11 pm

Eu não entendo o conceito de bases aéreas da FAB.
EXEMPLO:
Por que ter uma base em brasília e não ter uma em Corumbá ? Acho que todos tem direito de defesa iguais. Outra coisa, por que se um teco-teco quiser se jogar em um shopping pode mas se for pra brasília o mesmo será abatido ?

Pra mim a defesa deveria estar nas fronteiras, onde numa guerra seria o ponto de entrada de inimigos. Eu não entendo porque duas bases em uma só cidade ou estado.




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7615
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 103 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#334 Mensagem por FOXTROT » Seg Mai 04, 2009 7:20 pm

Pessoal, vamos com calma, o Brasil é um país imenso, não precisamos desativar bases e remanejarmos esquadrões, devemos e comprar mais aviões e criar outros esquadrões e ponto.

Se o Brasil não tiver dinheiro para manter uns dois esquadrões de 1° linha por região então é porque estão distribuindo dinheiro público em Brasilia ainda mais do que se pensa..........




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#335 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Mai 04, 2009 8:48 pm

FOXTROT escreveu:Pessoal, vamos com calma, o Brasil é um país imenso, não precisamos desativar bases e remanejarmos esquadrões, devemos e comprar mais aviões e criar outros esquadrões e ponto.
Temos Jaguar, Pacau, Pampa, Centauro, Senta Pua! (Jambock + Pif Paf), Adelphi, e Poker. São 7 (ou 8, se considerar Pif-Paf e Jambocks dois esquadrões) esquadrões ditos "de 1ª linha", passíveis de receber o F/X (120 caças). Se forem 7 esquadrões, são pouco mais de 17 caças por esquadrão. 8 esquadrões perfazem 15 aeronaves/esquadrão. Desses 7/8 esquadrões, 3 estão no RS, e 2/3 estão no RJ. Um está no DF e outro em Natal. Eu defendo o remanejamento sim, assim como o EB está fazendo com seus quartéis que estão saindo do Rio, e indo para a "fronteira".
Outra, pra mim, o ideal seriam 288 aeronaves, em 16 esquadrões espalhados pelo país, mas como não existem razões ou desculpas para isso, vamos continuar com 8, e maximizar a eficiência deles sobre o nosso território...


[]´s cumpadi Fox.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#336 Mensagem por gaitero » Ter Mai 05, 2009 2:28 pm

glauberprestes escreveu:
FOXTROT escreveu:Pessoal, vamos com calma, o Brasil é um país imenso, não precisamos desativar bases e remanejarmos esquadrões, devemos e comprar mais aviões e criar outros esquadrões e ponto.
Temos Jaguar, Pacau, Pampa, Centauro, Senta Pua! (Jambock + Pif Paf), Adelphi, e Poker. São 7 (ou 8, se considerar Pif-Paf e Jambocks dois esquadrões) esquadrões ditos "de 1ª linha", passíveis de receber o F/X (120 caças). Se forem 7 esquadrões, são pouco mais de 17 caças por esquadrão. 8 esquadrões perfazem 15 aeronaves/esquadrão. Desses 7/8 esquadrões, 3 estão no RS, e 2/3 estão no RJ. Um está no DF e outro em Natal. Eu defendo o remanejamento sim, assim como o EB está fazendo com seus quartéis que estão saindo do Rio, e indo para a "fronteira".
Outra, pra mim, o ideal seriam 288 aeronaves, em 16 esquadrões espalhados pelo país, mas como não existem razões ou desculpas para isso, vamos continuar com 8, e maximizar a eficiência deles sobre o nosso território...


[]´s cumpadi Fox.
Não pense em numeros.... Fica complicado pensar em numeros se nem sabemos o que esta por vir... :?
Hoje mesmo li 2 mensagens de amigos, ambos com informações diretas de dentro da FAB e as duas caminhando em sentidos completamente opostos.... o que me faz pensar, as vezes, que nem eles sabem mais o que vão fazer.... Ou na melhor das hipóteses, as soluções são tantas, que cada um acaba analizando os fatos de maneira diferente.... :roll:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#337 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 05, 2009 2:45 pm

Senhores, o remanejamento será feito.

Eu tenho as infos anotadas, não lembro exatamente de cabeça. De repente outra hora posto aqui o que já é certo e o que ainda é estudo, dentro daquilo que não é nenhum segredo, claro.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9382
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 528 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#338 Mensagem por Brasileiro » Ter Mai 05, 2009 4:41 pm

O FX-2 contempla dois esquadrões de 18 aeronaves (total de 36).
Se 18 delas vai para Anápolis e os F-5 de Natal (que ainda não estão lá) irão para Manaus, o que será feito da outra "metade" do FX? Vãoara o Rio de Janeiro?



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#339 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Mai 05, 2009 5:23 pm

Brasileiro escreveu:O FX-2 contempla dois esquadrões de 18 aeronaves (total de 36).
Se 18 delas vai para Anápolis e os F-5 de Natal (que ainda não estão lá) irão para Manaus, o que será feito da outra "metade" do FX? Vãoara o Rio de Janeiro?



abraços]
Acho que serão de SC ou CO.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Barao Vermelho
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 1:53 pm
Localização: Espanha

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#340 Mensagem por Barao Vermelho » Ter Mai 05, 2009 5:36 pm

Caros amigos,
concordo com vcs e acho essas bases da FAB a maior salada, nao entendo pq varias bases no Rio, Sao Paulo e 2 no RS ao quanto que alguns lugares que sao fronteiras nao temos nada. ficamos a merce de da sorte, sito como exemplos estrategicos de lugares para uma base, confiram no mapa de nosso pais:

Porto velho, Boa Vista, Rio branco, Cuiabá, Campo Grande.

Quanto a Sao Paulo, Rio de Janeiro e R.do Sul so uma base bem equipada seria suficiente.




Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#341 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 05, 2009 6:56 pm

glauberprestes escreveu:
Brasileiro escreveu:O FX-2 contempla dois esquadrões de 18 aeronaves (total de 36).
Se 18 delas vai para Anápolis e os F-5 de Natal (que ainda não estão lá) irão para Manaus, o que será feito da outra "metade" do FX? Vãoara o Rio de Janeiro?



abraços]
Acho que serão de SC ou CO.
Metade vai pro Pampa... Que pode não ficar mais em CO no futuro e sim em SM.

Edit: Entendi errado. Acho que ainda não está decidido se vai pro Pampa.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
henriquecouceiro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 144
Registrado em: Qui Nov 23, 2006 7:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#342 Mensagem por henriquecouceiro » Ter Mai 05, 2009 8:27 pm

O único detalhe é que no Sul-Sudeste se encontra algo em torno de 70% do PIB do País. Pra mim é motivo suficiente para termos esse número de bases por aqui.

Isso sem contar nas reservas de petróleo que ficam todas na costa entre o ES e SP, e que 90% do comercio exterior passam pelos portos destas duas regiões.

Sds,
Henrique Couceiro.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#343 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 05, 2009 8:55 pm

Bom, é o seguinte:

Em termos de fatos CONCRETOS temos a desativação dos Xavantes para 2010, a substituição pelos F-5M, e a transferência do 1°/4° pra Manaus.

Há a confirmação da CRUZEX para novembro de 2010 em Natal.

Está praticamente definida a desativação da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

A partir de agora temos o que ainda está em ESTUDO. Vejam bem E-S-T-U-D-O-S. São da III FAe. Podem acontecer ou não. Recomendo fortemente que se alguém for jogar essas infos em outros fóruns, que façam essa ressalva.

A idéia, a princípio, é que existam 3 grupos com F-X. Um em Santa Maria, um em Anápolis e um em Manaus. Cada um com dois esquadrões. Um esquadrão mais dedicado à arena ar-ar, e um mais dedicado à arena ar-solo, mas com a mesma aeronave. Dependendo, um terceiro esquadrão de Reconhecimento. É claro que os esquadrões fariam de tudo, mas cada um vai receber ênfase em uma ou outra tarefa, para não ficar que nem pato, que anda, nada e voa, mas não faz nada direito.

Pelos estudos da III FAe, fazendo o cálculo de capacidade dos aviões X cenários prováveis, o ideal seria que cada Grupo contasse com 36 aeronaves. O número ideal calculado pelo Estado-Maior é de 108 unidades. O que não quer dizer que esse é o número final.

Os primeiros chegariam pro GDA.

Com a chegada do FX, o 1°/16° seria extinto e os seus pilotos iriam para o GDA, que é quem deve receber os aviões. E os A-1 seriam agrupados em SM.

Em 11 ou 16 anos não teremos mais 1° Grupo de Caça em Santa Cruz. Seria uma tendência em função do aumento do tráfego aéreo aqui no Rio. Santa Cruz abrigaria algumas unidades de transporte e o 3°/8°, já que Afonsos seria fechada. Canoas também.

E existe também um estudo para mudar a estrutura da parte operacional da Força. A estrutura de Grupos seria reativada. O Grupo ficaria com a parte administrativa e logística. Um comandante com o estado maior. E os esquadrões somente teriam a incumbência da área operacional. É uma medida para tirar os afazeres administrativos das mãos dos pilotos.

Ps: Devo dizer que nenhuma delas é informação classificada, nem privilegiada, nem mérito meu. São informações que foram dadas em palestras abertas durante a Semana da Caça, na BASC.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#344 Mensagem por Bolovo » Ter Mai 05, 2009 9:11 pm

Mas uai. Para onde iria os caças de Santa Cruz?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#345 Mensagem por saullo » Ter Mai 05, 2009 9:15 pm

E a defesa aérea da Amazônia Azul e dos campos de petróleo ?

Abraços




Responder