#343
Mensagem
por Vinicius Pimenta » Ter Mai 05, 2009 8:55 pm
Bom, é o seguinte:
Em termos de fatos CONCRETOS temos a desativação dos Xavantes para 2010, a substituição pelos F-5M, e a transferência do 1°/4° pra Manaus.
Há a confirmação da CRUZEX para novembro de 2010 em Natal.
Está praticamente definida a desativação da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro.
A partir de agora temos o que ainda está em ESTUDO. Vejam bem E-S-T-U-D-O-S. São da III FAe. Podem acontecer ou não. Recomendo fortemente que se alguém for jogar essas infos em outros fóruns, que façam essa ressalva.
A idéia, a princípio, é que existam 3 grupos com F-X. Um em Santa Maria, um em Anápolis e um em Manaus. Cada um com dois esquadrões. Um esquadrão mais dedicado à arena ar-ar, e um mais dedicado à arena ar-solo, mas com a mesma aeronave. Dependendo, um terceiro esquadrão de Reconhecimento. É claro que os esquadrões fariam de tudo, mas cada um vai receber ênfase em uma ou outra tarefa, para não ficar que nem pato, que anda, nada e voa, mas não faz nada direito.
Pelos estudos da III FAe, fazendo o cálculo de capacidade dos aviões X cenários prováveis, o ideal seria que cada Grupo contasse com 36 aeronaves. O número ideal calculado pelo Estado-Maior é de 108 unidades. O que não quer dizer que esse é o número final.
Os primeiros chegariam pro GDA.
Com a chegada do FX, o 1°/16° seria extinto e os seus pilotos iriam para o GDA, que é quem deve receber os aviões. E os A-1 seriam agrupados em SM.
Em 11 ou 16 anos não teremos mais 1° Grupo de Caça em Santa Cruz. Seria uma tendência em função do aumento do tráfego aéreo aqui no Rio. Santa Cruz abrigaria algumas unidades de transporte e o 3°/8°, já que Afonsos seria fechada. Canoas também.
E existe também um estudo para mudar a estrutura da parte operacional da Força. A estrutura de Grupos seria reativada. O Grupo ficaria com a parte administrativa e logística. Um comandante com o estado maior. E os esquadrões somente teriam a incumbência da área operacional. É uma medida para tirar os afazeres administrativos das mãos dos pilotos.
Ps: Devo dizer que nenhuma delas é informação classificada, nem privilegiada, nem mérito meu. São informações que foram dadas em palestras abertas durante a Semana da Caça, na BASC.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.