TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: TAURUS 24/7: IMPRESSÕES DE TIRO E MANUSEIO

#16 Mensagem por henriquejr » Dom Mai 03, 2009 10:29 am

LeUzZ escreveu:
Túlio escreveu:Treinar com ela é sodas, tem uns índios da PC que vendem munição que sobrou da carga a cinco pilas a unidade, manter um mínimo de proficiência vai me custar uns duzentos reais por mês... :(
Ô cupincha, da um chego no clube de tiro de Caxias, a munição recarregada lá não deve ser muito cara. E tb tu corre o risco de apreciar um assado de Javaporco bem matreiro 8-]
Já ia sugerir ao Túlio o uso de munição recarregada para treinar, além de custar bem menos (entre R$1,00 e R$1,50), pode-se optar por usar uma carga de pólvora um pouco menor e projetil não encamisado, o que favorece para a diminuição do desgaste da arma.
O que me enche na Glock é aquele percutor lançado, equivale a portar uma arma semi-engatilhada, sei lá, para mim o 'safety device' é o dedo indicador, se a kôza não depende só dele, fica pouco palatável para mim...
Essa "insegurança" deve ser devido ao uso durante muito tempo de armas DAO, sobretudo Revolveres. Com o passar do tempo usando uma Pistola Ação Simples a confiança na arma vai aumentando. O negócio é controlar o "dedão".
Pistolas e revólveres são armas de alcance curto, um compensador não chega a reduzir significativamente a velocidade nem a precisão nos alcances apropriados a tales armas, tanto que são um must em atividades como IPSC, eis que reduzem significativamente o muzzle (elevação do cano), facilitando a recuperação da visada para o disparo subseqüente. O problema, ao menos para mim, é que compensador dificulta muito ações em grupo, pois manda gases muito quentes para cima e para o lado, o que pode machucar/atrapalhar algum colega muito próximo. Ademais, encurta a alma raiada ao mesmo tempo em que alonga o cano (onde há compensador não pode haver raiamento, ali é liso) e lhe aumenta o peso. É, portanto, acessório para atividades ESPORTIVAS, não profissionais...
Trabalho com uma PT-100 e uma MD-5LX e, apesar de considerar a PT-100 uma ótima arma para uso policial (dentre as opções nacionais), não troco a IMBEL por arma nenhuma (pelo menos pelas que já tive a oportunidade de manusear). O fato da MD5 ter compensador de recuo nunca atrapalhou no serviço operacional, muito pelo contrário, o controle sobre a arma é ótimo, trazendo mais segurança para a sua operação. Outro ponto que considero positivo é o efeito psicológico que o barulho da MD5 provoca! É algo que deixa qualquer um que não esteja esperando pelo tiro "atordoado"! Resumindo, não creio que o advendo do compensador de recuo seja bom apenas para atividades esportivas, tanto que muitas pistolas projetada para uso policial estão fazendo uso desse sistema (só no Brasil temos a MD5 da Imbel e a PT24/7 Pro Tatical da Taurus).

MD5 no BOE? Sei lá eu o que vão fazer com elas, a tigrada por aqui não gosta nada de SAO, deve ser para operações MUITO especiais, sair na rua com um monstrengo desses não é de bueno alvitre, até onde sei. Quanto a miras de tritium, como falei acima, agora se treina SEM usar as miras, é tiro instintivo mesmo...
jp escreveu: O "80" foi um dos melhores feitos da Taurus.
Verdade. Pode ser meio feinho mas uma delícia de atirar, ao menos na versão que tenho, com empunhadura de borracha.

jp escreveu: Quanto a 24/7, realmente nota-se que o sacudir delas nas mãos é excessiva. Fazer o que, apesar de termos de prestigiar a indústria nacional, comprar Glocks seria uma embate ferrenho com o EB. A PF para comprá-las teve ameçar dizer que estava desarmada (porque recusou às Taurus nos testes).
O que me enche na Glock é aquele percutor lançado, equivale a portar uma arma semi-engatilhada, sei lá, para mim o 'safety device' é o dedo indicador, se a kôza não depende só dele, fica pouco palatável para mim...

jp escreveu: De qualquer forma,não faltando treino, que
como sempre é praticamente às nossas custas e a legalidade da munição para eles é "interpretável", é um avanço frente aos armamentos dos vagabas.
Parabéns à SUSEPE
Treinar com ela é sodas, tem uns índios da PC que vendem munição que sobrou da carga a cinco pilas a unidade, manter um mínimo de proficiência vai me custar uns duzentos reais por mês... :(

jp escreveu: e ao close da parte calipígia do nosso bravo gaudério. Aliás, creio que suas formas, retro-harmoniosas, seja fruto do balanco/massagem do cavalgar sobre algum tordilho. :mrgreen:
Vou fazer de conta que não entendi... :twisted:

Pereira escreveu: O coice é fortinho em !
Ô se é... :wink:

Pereira escreveu:
Alguém sabe dizer em quanto o compesador reduz de alcance efetivo ?
Pistolas e revólveres são armas de alcance curto, um compensador não chega a reduzir significativamente a velocidade nem a precisão nos alcances apropriados a tales armas, tanto que são um must em atividades como IPSC, eis que reduzem significativamente o muzzle (elevação do cano), facilitando a recuperação da visada para o disparo subseqüente. O problema, ao menos para mim, é que compensador dificulta muito ações em grupo, pois manda gases muito quentes para cima e para o lado, o que pode machucar/atrapalhar algum colega muito próximo. Ademais, encurta a alma raiada ao mesmo tempo em que alonga o cano (onde há compensador não pode haver raiamento, ali é liso) e lhe aumenta o peso. É, portanto, acessório para atividades ESPORTIVAS, não profissionais... :wink:

MD5 no BOE? Sei lá eu o que vão fazer com elas, a tigrada por aqui não gosta nada de SAO, deve ser para operações MUITO especiais, sair na rua com um monstrengo desses não é de bueno alvitre, até onde sei. Quanto a miras de tritium, como falei acima, agora se treina SEM usar as miras, é tiro instintivo mesmo...

O fato de muitos não gostarem de pistolas SAO se deve mais a falta de treinamento e doutrina no uso desse sistema que deficiencias em si do sistema. Tanto que policiais americanos e israelenses, apenas para citar esses dois, não trocam uma pistola SAO (principalmente as derivadas da Colt 1911, Gericó, etc) por uma de Ação Dupla por dinheiro nenhum!
Também é bom lembrar que as MD5 geralmente já vem equipadas com o kit ACD que é um armador automático do cão, batando precionar uma tecla para que o cão se arme rapidamente e deixe a pistola em condições de uso!

Qualquer um que já teve a oportunidade de manusear uma MD5 confirmará que se trata da MELHOR pistola para uso policial fabricada no Brasil e não deixa nada a desejar as melhores do mundo.

.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

#17 Mensagem por Túlio » Dom Mai 03, 2009 10:56 am

Policiais Israelenses não são a melhor comparação para nós, ao menos neste quesito: eles têm por norma (ao menos os Instrutores que volta e meia aparecem aqui nos Pampas) usar a pistola SEM munição na câmara, ou seja, sacam e 'dão o golpe', têm inclusive técnicas que tornam isso bem rápido mas nada como sacar, apontar e atirar. É o que pensamos por aqui, por isso a DAO ou, em último caso, DASA... :wink:

Ademais, não questiono SAO, claro que um gatilho de ação curta e seca como o da 1911 é uma delícia, sem dúvida; questiono seu uso EM SERVIÇO, dado o notório desleixo do Estado para com a qualificação e treinamento constante de seus agentes de segurança. Para teres uma idéia, estou acostumado a ver colegas da BM, PC e SUSEPE empunhando arma com o dedo no gatilho, apontando para cima ao lado do rosto (empunhadura 'Kate Mahoney' :mrgreen: ), vi Inspetor de Polícia ser 'xixado' em treinamento por esta mania e ele dizer, na maior cara-de-pau, que 'ué, todo mundo que eu conheço faz isso', daí botes uma 1911 ou um de seus clones na mão de um sujeito assim (que está LONGE de ser minoria) e depois vás dar uma espiada nas manchetes...

Cupincha, não sei a que Corporação pertences mas te digo, gente que usa arma e é entusiasta que nem eu e tu são poucos na Segurança Pública, poucos mesmo que se preocupam em pesquisar, estudar e treinar (normalmente à própria custa). Já vi Capitão da BM me descrever ação simples e dupla de modo invertido, como se a mão é que tivesse a capacidade de fazer apenas um ou apenas dois movimentos. O nome dele é Torquato (já está reformado) e eu tinha então uma doze Rossi 'Pomba', aquela de um tiro só e que tinha de armar o cão para disparar. Ele me falou que era ação dupla porque a mão tinha de fazer duas kôzaz, armar o cão e depois liberar com o gatilho. Caí duro, dei risada porque achei que fosse brincadeira. O negão se invocou e quis saber se eu achava então que a BM estava errada, pois ele teria aprendido lá. Ainda rindo, falei que ele devia ter matado alguma aula...

Passou um tempão sem falar comigo... 8-] :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
henriquejr
Sênior
Sênior

#18 Mensagem por henriquejr » Dom Mai 03, 2009 6:08 pm

Túlio escreveu:Policiais Israelenses não são a melhor comparação para nós, ao menos neste quesito: eles têm por norma (ao menos os Instrutores que volta e meia aparecem aqui nos Pampas) usar a pistola SEM munição na câmara, ou seja, sacam e 'dão o golpe', têm inclusive técnicas que tornam isso bem rápido mas nada como sacar, apontar e atirar. É o que pensamos por aqui, por isso a DAO ou, em último caso, DASA... :wink:

Ademais, não questiono SAO, claro que um gatilho de ação curta e seca como o da 1911 é uma delícia, sem dúvida; questiono seu uso EM SERVIÇO, dado o notório desleixo do Estado para com a qualificação e treinamento constante de seus agentes de segurança. Para teres uma idéia, estou acostumado a ver colegas da BM, PC e SUSEPE empunhando arma com o dedo no gatilho, apontando para cima ao lado do rosto (empunhadura 'Kate Mahoney' :mrgreen: ), vi Inspetor de Polícia ser 'xixado' em treinamento por esta mania e ele dizer, na maior cara-de-pau, que 'ué, todo mundo que eu conheço faz isso', daí botes uma 1911 ou um de seus clones na mão de um sujeito assim (que está LONGE de ser minoria) e depois vás dar uma espiada nas manchetes...

Cupincha, não sei a que Corporação pertences mas te digo, gente que usa arma e é entusiasta que nem eu e tu são poucos na Segurança Pública, poucos mesmo que se preocupam em pesquisar, estudar e treinar (normalmente à própria custa). Já vi Capitão da BM me descrever ação simples e dupla de modo invertido, como se a mão é que tivesse a capacidade de fazer apenas um ou apenas dois movimentos. O nome dele é Torquato (já está reformado) e eu tinha então uma doze Rossi 'Pomba', aquela de um tiro só e que tinha de armar o cão para disparar. Ele me falou que era ação dupla porque a mão tinha de fazer duas kôzaz, armar o cão e depois liberar com o gatilho. Caí duro, dei risada porque achei que fosse brincadeira. O negão se invocou e quis saber se eu achava então que a BM estava errada, pois ele teria aprendido lá. Ainda rindo, falei que ele devia ter matado alguma aula...

Passou um tempão sem falar comigo... 8-] :twisted:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Muito engraçado a estória sobre a espingarda 12, fiquei aqui imaginando a cena! rsrsrsrs...

Concordo contigo que em mãos pouco treinadas uma pistola SAO pode ser bem perigosa mas isso não é culpa do equipamento e sim do fator humano, como voce mesmo deixou claro.

.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#19 Mensagem por ZeRo4 » Dom Mai 03, 2009 7:15 pm

Eu acho o projeto da 1911 um must! Meu sonho de consumo é a Coonan... mas para serviço policial tbm não conseguiria me adaptar a uma pistola SA! gostaria de ver de perto esse kit ADC mas nada como boa DA/SA ou Glock.

Abraços!

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#20 Mensagem por Túlio » Dom Mai 03, 2009 7:28 pm

Ainda este ano vou fazer (e postar no DB, claro) um 'test-drive' completo com a Glock .40. A mais próxima disponível (com treinamento completo, claro, uns colegas de lá fizeram o curso) que encontrei é em Santa Maria mas está mexida (tiraram a trava de gatilho e botaram cano com compensador), não me serve. Creio que breve vai aparecer algo tri em Porto Alegre, aqui pertinho, quero ver se levo a minha negona para tentar fazer um comparativo, tudo depende de conversar com os índios. A questão é só me sobrar tempo, vou precisar de no mínimo uns três dias e atualmente não tenho sequer um inteiro... :(

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes

#21 Mensagem por Matheus » Dom Mai 03, 2009 9:09 pm

Legal as filmagens Tulião, com exceção da última cena :twisted: , tem algumas discussões na nossa intranet sobre a troca das PT100. Mas por enqunato são só estudos. Parece que a Taurus ofereceu um "upgrade" para as nossas elevando ao padrão "PLUS", com empunhadura anatômica, trilho e carregadores com 15+1 tiros. As opções são restritas as PT, 24/7 e MD5. A bem da verdade não sei o que seria melhor.

Editado pela última vez por Matheus em Dom Mai 03, 2009 9:36 pm, em um total de 1 vez.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#22 Mensagem por Túlio » Dom Mai 03, 2009 9:25 pm

Parece - confirmo ao longo da semana - que a nossa PT-100 será (seria?) um tale de modelo Plus, com carregador de DEZESSETE cartuchos, trilho, sem trava e possível DAO. São 1500. Só quero ver... :twisted:

Nas buenas, se houvesse um fluxo contínuo e generoso de verbas para treinamento eu inté apoiaria SAO; no sistema atual prefiro DAO. Para quem não é muito ligado que um dia pode precisar de uma arma para salvar o próprio pescoço ou de terceiros e PRECISANDO FAZER UM DOUBLE TAP DECENTE, então tá, DASA mesmo... :twisted: :twisted: :twisted:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#23 Mensagem por Túlio » Seg Mai 04, 2009 12:09 am

Aí cupincha henriquejr, lembras?

Túlio escreveu:Ademais, não questiono SAO, claro que um gatilho de ação curta e seca como o da 1911 é uma delícia, sem dúvida; questiono seu uso EM SERVIÇO, dado o notório desleixo do Estado para com a qualificação e treinamento constante de seus agentes de segurança. Para teres uma idéia, estou acostumado a ver colegas da BM, PC e SUSEPE empunhando arma com o dedo no gatilho, apontando para cima ao lado do rosto (empunhadura 'Kate Mahoney' ), vi Inspetor de Polícia ser 'xixado' em treinamento por esta mania e ele dizer, na maior cara-de-pau, que 'ué, todo mundo que eu conheço faz isso', daí botes uma 1911 ou um de seus clones na mão de um sujeito assim (que está LONGE de ser minoria) e depois vás dar uma espiada nas manchetes...

Agora olhes só:

Policial baleado por colega em Ubá continua internado em estado grave
21/04/2009 18h19
DANIEL SILVEIRA/MAÍSA CAPOBIANGO

Continua internado em estado grave o soldado da Polícia Militar baleado no rosto por outro soldado dentro da 35ª Companhia de Ubá, na região da Zona da Mata, nessa segunda-feira. Segundo a PM, o policial está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital particular de Juiz de Fora e respira com a ajuda de aparelhos.

De acordo com a corporação, o tiro foi disparado acidentalmente. Um dos soldados, de 31 anos, manuseava uma pistola calibre .40 quando ela disparou acidentalmente e acertou o olho direito do outro soldado, de 22 anos. A bala não atingiu o cérebro do soldado.

Ainda conforme a PM, o soldado que atirou precisou ser medicado, pois teria tido uma crise nervosa ao ver que baleou o colega de trabalho. Ele teria sido temporariamente afastado de suas funções, e a PM afirma que será aberto um inquérito administrativo para apurar o caso.

Claro que isso pode acontecer com uma DAO, mas é ou não mais fácil com uma SAO? Afinal, se disparou estava engatilhada, não? Ou puxando o cão ou acionando o tale de ADC...

A nossa realidade é essa, muita gente mal treinada, sem uma real compreensão do poder que se tem nas mãos (e do perigo que se representa aos circunstantes) quando se empunha uma arma de fogo... :(

Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#24 Mensagem por Pereira » Seg Mai 04, 2009 10:16 am

Pois é, tinha postado essa notícia.

Túlio, me tira uma dúvida, vocês podem comprar .40 da Glock ou só as 380 mesmo ?

E seria muito pedir um glossário ?

Abraços !

henriquejr
Sênior
Sênior

#25 Mensagem por henriquejr » Seg Mai 04, 2009 11:17 am

Túlio, grande parte dos acidentes com pistolas (acho que 90% dos casos) ocorre quando o sujeito que esta manuseando, geralmente com pouca intimidade com a arma, retira o carregador e acha (ou esquece) que a arma continua carregada (com munição na câmara) e puxa o gatilho.....

É por isso que JAMAIS deve-se apontar uma arma para alguém, a menos que a mesma esteja com o ferrolho aberto, e MUITO MENOS deve-se apontar e puxar o gatilho apontando para alguém, mesmo tendo certeza que está descarregada!

Na minha opinião o melhor sistema de pistola para uso em mãos de agentes com pouco treinamento é o sistema DASA, já que o primeiro disparo será em Ação Dupla.
O sistema DAO tira duas grandes vantagens que tornam as pistolas mais efecientes que revolveres que são a agilidade nos disparos e a precisão, causado por um gatilho mais longo.

Sobre as PT-100, desconheço alguma versão deste modelo que utilize o sistema DAO e também acho dificil que a Taurus projete um para uma tiragem pequena já que pistolas com sistema DAO tem um mercado bastante limitado, vide os primeiros modelos da PT-640 e 24/7 que eram DAO e receberam bastante críticas, tendo suas vendas desencalhada apenas com a criação das versões PRO com sitema DASA.

Pereira.

O EB limita apenas a fabricantes nacionais a venda de pistolas em calibre .40 para policiais.
Não lembra do verdadeira guerra entre Taurus e Glock quando esta última planejava abrir uma fábrica aqui no Brasil??? Depois de muito loby da Taurus o EB não autorizou a abertura da fabrica.

.
Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#26 Mensagem por Pereira » Seg Mai 04, 2009 11:46 am

Obrigado Henrique, acho que tinha ouvido falar desse restrição por você mesmo.

E quanto aos termos ? Poderia explicar brevemente esses DAO,DASA, ação simples .... por favor ?

Abraços.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#27 Mensagem por Túlio » Seg Mai 04, 2009 12:10 pm

Pereira escreveu: Pois é, tinha postado essa notícia.

Túlio, me tira uma dúvida, vocês podem comprar .40 da Glock ou só as 380 mesmo ?
Glock só em .380, como eu disse, só se tivessem fábrica no RS... :wink:
Pereira escreveu:E seria muito pedir um glossário ?

Abraços !
Poderias ser mais específico? Quais os termos que não entendeste? Por exemplo:

:arrow: DAO - Double Action Only - Apenas Dupla Ação: atira como um revólver, cada pressão no gatilho (1) arma o percussor/percutor e logo a seguir (2) o libera, produzindo o disparo.

:arrow: SAO - Single Action Only - Apenas Ação Simples: (1) cada pressão no gatilho apenas libera o percussor/percutor, produzindo o disparo. A arma precisa ser 'engatilhada' antes.

:arrow: DASA - Double Action/Single Action: Dupla Ação/Ação Simples: no primeiro disparo, basta pressionar o gatilho para armar o percussor/percutor e logo a seguir o libera, nos demais disparos a arma já começa 'engatilhada' pelo efeito blowback, ou seja, o recuo do ferrolho ocasionado pela violenta expansão de gases no interior do estojo.

Se houverem outras dúvidas, falaí... :wink:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#28 Mensagem por Túlio » Seg Mai 04, 2009 12:20 pm

henriquejr escreveu: Túlio, grande parte dos acidentes com pistolas (acho que 90% dos casos) ocorre quando o sujeito que esta manuseando, geralmente com pouca intimidade com a arma, retira o carregador e acha (ou esquece) que a arma continua carregada (com munição na câmara) e puxa o gatilho.....

É por isso que JAMAIS deve-se apontar uma arma para alguém, a menos que a mesma esteja com o ferrolho aberto, e MUITO MENOS deve-se apontar e puxar o gatilho apontando para alguém, mesmo tendo certeza que está descarregada!

Perfeito, eu sei disso, tu sabes disso, tri, masssssssss...meu ponto é: QUANTOS COLEGAS SE PREOCUPAM EM SABER DISSO ALÉM DE NÓS?

henriquejr escreveu:Na minha opinião o melhor sistema de pistola para uso em mãos de agentes com pouco treinamento é o sistema DASA, já que o primeiro disparo será em Ação Dupla.
Aí entramos no perigoso terreno da idiossincrasia: se o primeiro disparo é em ação dupla, qual a vantagem EM TERMOS DE SEGURANÇA de se ter um índio mal treinado com uma arma engatilhada nas mãos?

henriquejr escreveu:O sistema DAO tira duas grandes vantagens que tornam as pistolas mais efecientes que revolveres que são a agilidade nos disparos e a precisão, causado por um gatilho mais longo.
Novamente é questão de ponto de vista: nunca vi nem ouvi falar de pistola com gatilho sequer próximo da maciez e precisão do de um revólver. A grande vantagem da pistola sobre o revólver é apenas a rapidez de remuniciamento junto com a maior quantidade de munição transportada para uso imediato. Em troca, perde em simplicidade e confiabilidade... :wink:
henriquejr escreveu:Sobre as PT-100, desconheço alguma versão deste modelo que utilize o sistema DAO e também acho dificil que a Taurus projete um para uma tiragem pequena já que pistolas com sistema DAO tem um mercado bastante limitado, vide os primeiros modelos da PT-640 e 24/7 que eram DAO e receberam bastante críticas, tendo suas vendas desencalhada apenas com a criação das versões PRO com sitema DASA.
Bueno, apenas reportei o que me foi dito. 8-]

ZeRo4
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por ZeRo4 » Seg Mai 04, 2009 12:24 pm

Hehehehe Túlio, faltou definir o Safe Action... coisa que ninguém consegue chegar num denominador comum, eu costumo brincar de chamar de "uma ação e meia..." :D

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#30 Mensagem por eu sou eu » Seg Mai 04, 2009 12:31 pm

sobre acidentes, em 1980 no glorioso 39Bimtz, houve um acidente idiota que resultou na morte de um soldado, esse acidente resultou do fato de que o sentinela que foi rendido, voltou ao alojamento do cia, e esqueçeu de dar o golpe de segurança no fuzil, e apontou para um colega que estava sentado numa cadeira, e brincou que ia mata-lo, e puxou o gatilho, o disparo atingiu o peito do colega, arrancou o encosto da cadeira, a soldado atingido ainda teve força de correr descer uma escadaria indo morrer no patio, entre o 39 e o 4ºbib, foi a cena terrivel de se ver.

Imagem

o amor é lindo
Responder