NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: NOTÍCIAS

#13171 Mensagem por faterra » Sáb Mai 02, 2009 9:15 pm

thicogo escreveu:
INTERNACIONALIZAÇÃO
O voo alto da Embraer

Circula no governo um ambicioso projeto para tentar elevar a participação da Embraer no mercado internacional. Trata-se da compra da sueca Saab, responsável pelos caças Gripen, que estão na concorrência para o projeto FX-2, da Força Aérea Brasileira. O presidente da Embraer, Frederico Curado, ainda está com um pé atrás, mas já há gente do BNDES com um plano na manga para a operação. A Embraer faria uma troca de ações, assumindo o controle da empresa, sem desembolsar um centavo. Isso ficará em sigilo até que o governo defina o vencedor da concorrência do FX-2.
Fuente:http://www.terra.com.br/istoedinheir...go132871-1.htm
Ficará em sigilo até a definição do FX-2??? Se está na rede está na "caçapa do povo"
Se esta negociação for boa para o Brasil, para Embraer, para a FAB e, principalmente, se a SAAB não estiver podre....
SOU GRIPEN DESDE PEQUENININHO

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Junker
Sênior
Sênior

#13172 Mensagem por Junker » Sáb Mai 02, 2009 9:18 pm

Flávio Rocha Vieira escreveu:
gaitero escreveu:É só comigo, ou esta notícia foi retirada do site??
Também não consegui acessar.

Um fraternal abraço,
o link está quebrado... Aqui vai o link certo:

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/e ... 2871-1.htm

Jin Jones
Sênior
Sênior

#13173 Mensagem por Jin Jones » Sáb Mai 02, 2009 9:29 pm

Nas condições como as coisas estão indo, com a possibilidade da EMBRAER/SAAB poderem se unir, no mercado mundial civil e militar de aviões, que será uma negociação de GOVERNO/GOVERNO o que poderia ser ampliada com uma parceria da AVIBRAS com a Bofors na area de misseis, à final a Bofors sempre foi um fornecedor muito respeitado aqui no BR.

Nessas condições eu sou GRIPEN desde criancinha :mrgreen:

Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#13174 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sáb Mai 02, 2009 9:31 pm

Valeu Junker !

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
gaitero
Sênior
Sênior

#13175 Mensagem por gaitero » Sáb Mai 02, 2009 9:39 pm

MARCOS RIBEIRO escreveu:
Skyway escreveu:Seria um FX para entrar para a História(mais? :lol: ).

Os EUA oferecem aviões KC e o escambau, e a França oferece navios, submarinos, participação em míssel, e o caramba..tudo muito alem do que a Suécia poderia oferecer, então o que ela oferece?? A própria SAAB! :mrgreen:

Quero ver agora os EUA oferecerem a Boeing ou a França a Dassault. :twisted:
:shock: Uma pergunta que veio ao meu limitado cérebro......A Suécia como País aceita que a sua principal indústria de defesa aérea(e varias outras atividades tb), seja vendida a uma outra empresa de um país extrangeiro?? Apesar de ser lucrativo para ambas, isso não é extremamente perigoso para a Suécia, após longos anos de serviços prestados a FAS???
Ao mesmo tempo que achei a noticia boa, achei meio difícil de implementá-la. Não gostaria de ver isso acontecer com a Embraer.
A tentativa de fusão já existiu a alguns anos atraz e ela não seguiu por vários motivos... O que torna sua análize perfeitamente válida. Esta ''fusão'' só faria sentido se a Suécia mantivesse a maioria das ações da SAAB, ou seja, se a Embraer/Governo, comprassem uma parte minoritária da SAAB. O que na verdade não seria uma fusão, seria Embraer/Governo acionista da SAAB.

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Junker
Sênior
Sênior

#13176 Mensagem por Junker » Sáb Mai 02, 2009 10:09 pm

Imagem

http://www.reuters.com/finance/stocks/o ... l=SAABb.ST

Há 1 ano as ações valiam $180. Hoje valem $55.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#13177 Mensagem por Skyway » Dom Mai 03, 2009 1:23 am

Marino escreveu:
Skyway escreveu: Marino, respeito muuuito você e acho q você sabe disso, até pela posição que ocupa somada a admiração que tenho pela MB e a tradição familiar ligada a ela tambem.

E não pretendo mesmo discutir isso com você pois, alem de não querer fazer isso de forma alguma por acreditar que isso colocaria em risco uma boa convivência aqui no DB, não acho correto falar de alguem que saiu do DB por seus motivos pelas costas em posts públicos.

Mas só queria lhe dizer Marino, que isso que você afirmou e eu sublinhei, é a atitude correta que se espera, mas que o Orestes era o primeiro a cometer esse erro. Era inegavelmente o primeiro a questionar a pessoa por tras dos argumentos. E não digo só por mim, mas com todos que ele discutisse e a pessoa não concordasse com ele.

Existe guardado no DB todo o histórico de posts de todos os usuários aberto ao acesso de todos, é só procurar e constatar isso que falei. Se constatar o contrário, pode vir me dar um puxão de orelha, mas sei que não vai acontecer.

E melhoras a ele pela pressão alta...

Um forte abraço, e desculpe se lhe aborreci.
Sky, não pretendo absolutamente me indispor com ninguem, vc incluso, acredite.
Os motivos da saída do Orestes são públicos, eu já os disse, e ele mesmo deixou bem claro para os Moderadores e, por MP, a alguns daqui do fórum.
Mas não confunda uma maneira professoral de escrever com desqualificação da pessoa por detrás do argumento.
Conheço o Orestes, muitos aqui o conhecem, inclusive pessoalmente, alguns foram seus alunos e sabem da educação do professor.
Veja o que aconteceu quando ele escreveu da possibilidade da SAAB ser adquirida pela Embraer. A incredulidade, a desqualificação, não foi dirigida contra o texto, o argumento, a notícia, mas contra a pessoa.
Muitos aqui podiam não gostar da maneira como postava, não dizia as coisas claramente, sempre subrepticiamente, sempre nas entrelinhas, sempre com uma cortina na frente.
Muitos interpretavam como arrogância, como prepotência, como superioridade falsa, mas não entendiam que era a maneira de uma mente formatada na universidade escrever. As coisas iam acontecendo e o que ele deixava a entender lá atrás acabava ocorrendo.
Isto é outra coisa que precisamos entender: os que tem a confiança de pessoas em postos de decisão não vão chegar aqui e sair falando o que ouviram. O Orestes tem a confiança destes homens. Mas como membro do DB queria somar, participar, mas sem comprometer a fonte ou a informação.
Eu já chego e digo: não dá pra falar, sinto, temos que aguardar, etc. Mas não era o estilo dele.
Eu, e outros aqui do DB, estamos em uma campanha de convencimento de nosso amigo para que volte. Ele já deixou uma porta aberta para depois da decisão do FX, quando os ânimos estarão mais serenados do que agora.
Espero sinceramente que ele, e outros que nos abandonaram, voltem a contribuir com nosso fórum.
Para mim, é uma honra pertencer ao DB, onde estão as cabeças mais esclarecidas na matéria Defesa neste país. Tento contribuir da maneira que posso, enquanto puder. Já tive brigas homéricas por aqui, os mais antigos vão se lembrar, mas estou tentando ser mais light atualmente, em vez de sair respondendo com pedras na mão. O tempo nos ajuda a mudar.
E, acredite, o Orestes contribuia muito, com o DB, para a formação da mentalidade de defesa em nosso país, com todos nós.
Espero sinceramente que os que estamos pressionando o Cabôclo consigamos nosso intento.
Um abraço
Tudo bem Marino, respeito tua opinião apesar de não concordar, o que não é segredo para ninguem.
Não pretendo colocar aqui o que penso sobre ele e nem fazer campanha para que não volte, então fica tudo por isso mesmo. Até por que ele não tem nada a ver com meu relacionamento contigo aqui no DB. :D

Um forte abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#13178 Mensagem por Skyway » Dom Mai 03, 2009 1:26 am

MARCOS RIBEIRO escreveu:
Skyway escreveu:Seria um FX para entrar para a História(mais? :lol: ).

Os EUA oferecem aviões KC e o escambau, e a França oferece navios, submarinos, participação em míssel, e o caramba..tudo muito alem do que a Suécia poderia oferecer, então o que ela oferece?? A própria SAAB! :mrgreen:

Quero ver agora os EUA oferecerem a Boeing ou a França a Dassault. :twisted:
:shock: Uma pergunta que veio ao meu limitado cérebro......A Suécia como País aceita que a sua principal indústria de defesa aérea(e varias outras atividades tb), seja vendida a uma outra empresa de um país extrangeiro?? Apesar de ser lucrativo para ambas, isso não é extremamente perigoso para a Suécia, após longos anos de serviços prestados a FAS???
Ao mesmo tempo que achei a noticia boa, achei meio difícil de implementá-la. Não gostaria de ver isso acontecer com a Embraer.
Marcão, eu particularmente não acredito nessa história, justamente por esse motivo. A SAAB, por mais que esteja ruim das pernas, é a SAAB, orgulho suéco e um dos principais fornecedores das Forças Armadas Suécas.

Meu post anterior foi mais em tom de brincadeira mesmo. :mrgreen:

Um abração!
PS:Viu lá o tópico da homenagem ao dia da aviação de caça? Respondi lá teu post.

AD ASTRA PER ASPERA
Booz
Sênior
Sênior

#13179 Mensagem por Booz » Dom Mai 03, 2009 8:44 am

1) Uma parte da SAAB já é americana.
2) "Comprar" a SAAB seria como tecermos ilações sobre a venda da EMBRAER para o Chile.

Creio que, poderá, ser como foi o caso Dassault/Embraer, com mais pimenta e molho por favor. Mas, COMPRAR...

Eu sei que penso de modo oblíquo mas: há propriedade de patentes, inventos e projetos que passam a ser do Estado sueco, ainda que a SAAB esteja no mercado de ações.
Por isto é que penso, enquanto flato (não necessariamente nesta ordem): é pra investir no Gripen para finalizá-lo mais rápido e tirar a SAAB do bueiro, além de ganharmos "facilidades" de aceso tecnológico e de metódos de produção (nunca vistos antes na história, blá-blá-blá...)?
Se for assim.... Stor! (quer dizer "ótimo" em suequês seus enguenorantis)

Imagem
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#13180 Mensagem por henriquejr » Dom Mai 03, 2009 10:45 am

jp escreveu:1) Uma parte da SAAB já é americana.
2) "Comprar" a SAAB seria como tecermos ilações sobre a venda da EMBRAER para o Chile.

Creio que, poderá, ser como foi o caso Dassault/Embraer, com mais pimenta e molho por favor. Mas, COMPRAR...

Eu sei que penso de modo oblíquo mas: há propriedade de patentes, inventos e projetos que passam a ser do Estado sueco, ainda que a SAAB esteja no mercado de ações.
Por isto é que penso, enquanto flato (não necessariamente nesta ordem): é pra investir no Gripen para finalizá-lo mais rápido e tirar a SAAB do bueiro, além de ganharmos "facilidades" de aceso tecnológico e de metódos de produção (nunca vistos antes na história, blá-blá-blá...)?
Se for assim.... Stor! (quer dizer "ótimo" em suequês seus enguenorantis)
Que eu saiba uma parte da SAAB é britânica e não americana. A alguns anos atrás a BAE Systems comprou uma parte das ações da SAAB.

.
Jin Jones
Sênior
Sênior

#13181 Mensagem por Jin Jones » Dom Mai 03, 2009 10:55 am

Só um detalhe....
A EMBRAER está na China, EUA e Portugal, então não seria nada absurdo comprarmos uma boa quantidade de ações da SAAB. Como bem lembrado pelo MARCOS RIBEIRO, o Gov. Suéco não abriria mão do controle acionário da SAAB por razões de soberania.
Pelo ponto de vista da SAAB tambem seria um bom negócio, até porque ela tambem poderia comercializar os nossos produtos ( A-29, EMB-145/170/190, etc... ).
Esse tipo de união faria da EMBRAER/FAB, não um comprador de um produto acabado, mas desenvolvedor do proj. desde sua raiz, tendo obrigatóriamento uma absorvição completa de tecnologia e não superficial e cosmética que tanto a Dassault (FR) e a Boeing (EUA) estavam propondo ao BR.

Se as coisas forem por esse caminho, não haverá lobby que derrube essa proposta.

É logico que como todo desenvolvimento, poderá haver atrasos e nesse caso, não vejo problema da FAS em fornecer por uns Gripren C por um curto espaço de tempo, até o primeiro NG for entrege.
Quero tambem lembrar que se essa parceria EMBRAER/SAAB se concretizar, isso dará ao FX da India,uma força muito maior ao Gripen na concorrencia contra os seus pares.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#13182 Mensagem por Bolovo » Dom Mai 03, 2009 3:30 pm

henriquejr escreveu: Que eu saiba uma parte da SAAB é britânica e não americana. A alguns anos atrás a BAE Systems comprou uma parte das ações da SAAB.
Isso, cerca de 20% é da BAE. Mas grande maioria das ações, principalmente em participação em votos, são dos suecos.

- Investor
- Wallenberg foundations, Sweden
- SEB Investment Management, Sweden
- Saab, Sweden

http://www.saabgroup.com/en/InvestorRel ... ership.htm

Muito se fala da BAE cair fora e entrar a Embraer no lugar.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#13183 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mai 03, 2009 3:34 pm

Então seria uma participação minoritária. Estilo Caracú?

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#13184 Mensagem por Bolovo » Dom Mai 03, 2009 3:35 pm

Carlos Mathias escreveu:Então seria uma participação minoritária. Estilo Caracú?
Não. A BAE virou parceira em TODOS os programas daí em diante...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6540 vezes
Agradeceram: 6905 vezes
Contato:

#13185 Mensagem por Túlio » Dom Mai 03, 2009 3:44 pm

Não me parece que a kôza vá por tão pouco, creio ser perfeitamente possível comprar a SAAB sim, embora prefira uma joint venture para o desenvolvimento CONJUNTO do Gripen NG (e possivelmente do FG) com maciça adoção pela FAB E POSSIVELMENTE MB - vide o estupendo (para variar) artigo na Alide, revista paga raramente apresenta artigos de tão alto nível e tão detalhados, MY CONGRATZ DE NOVO ao Felipe, Padilha & cambada - também. O Estado Sueco iria achar ruim ou feio? Mas a SAAB continuaria na Suécia e existe uma kozitcha chamada GOLDEN SHARE, não? :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder