5.56 no EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#76 Mensagem por rodrigo » Seg Dez 11, 2006 11:23 am

Batalhão de apoio é quem faz a guarda do quartel! Não são os FE!




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
HIGGINS

Re: 5.56 no EB

#77 Mensagem por HIGGINS » Sex Mai 01, 2009 9:49 pm

Rodrigo, me diga uma coisa...

Se o M-16 é tão bom, pq os soldados americanos disputam aos tapas os Ak's dos insurgentes mortos no Iraque e no Afeganistão?
Não é troféu de guerra pois já vi várias cenas de soldados portando Ak's... E não eram soldados iraquianos ou afegãos: aquela cara branca e vermelha como camarão, junto com o sotaque texano, denunciavam...

Aliás, tempos depois, PePê trouxe um post com o mesmo teor no BM.

Para mim, é evidente que pelo número de armas fabricadas, além do calibre, transformam o M-16 num bom negócio. Não quer dizer que seja uma boa arma...

Outra:
O teatro de guerra do Vet-nam não era só lama. Era poeira também, e muita!
E o AK foi reputado como mais resistente no TO, em todo período do ano.
Tanto na época seca como nas chuvas.

Nossa esperiência:
E por acaso, apesar da munição diferente, a mulambada não ficou alegríssima como advento dos Ak's e depois dos Galil's, justamente por que se mostraram muito mais simples e fáceis de manutenir que os Ar-15's, que se perdiam aos montes como fonte de tétano????????

Então...

Penso, seriamente, que se os projetos da HK são tão eficientes como se diz, devíamos tratá-los com muito carinho...
Os mexicanos, já o fizeram...

Abs.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: 5.56 no EB

#78 Mensagem por Skyway » Sex Mai 01, 2009 10:17 pm

Imagem




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re:

#79 Mensagem por Guerra » Sáb Mai 02, 2009 10:26 am

Clermont escreveu: Pergunta de leigo: não seria o caso do Exército ter aberto uma licitação para encontrar alguém no Brasil que tivesse capacidade de inventar uma coronha dobrável que fosse eficiente?
Eu quebrei 3 e confesso que foi culpa minha, mas acho que esse problema devia ser sanado sim.

Afinal, se as tropas de selva e os pára-quedistas usam PARAFAL seria lógico que as tropas de fuzileiros blindados de infantaria e cavalaria também usassem. Afinal, usar um FAL comum dentro de um M-113 não deve ser a coisa mais fácil, assim olhando pelas fotos.

E se todas essas especialidades fizessem isso, então era melhor padronizar logo o negócio e dotar a infantaria à pé e motorizada com o mesmo equipamento.
Pleno acordo.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39143
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2775 vezes

Re: 5.56 no EB

#80 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 02, 2009 10:48 am

HIGGINS escreveu:Rodrigo, me diga uma coisa...

Se o M-16 é tão bom, pq os soldados americanos disputam aos tapas os Ak's dos insurgentes mortos no Iraque e no Afeganistão?
Não é troféu de guerra pois já vi várias cenas de soldados portando Ak's... E não eram soldados iraquianos ou afegãos: aquela cara branca e vermelha como camarão, junto com o sotaque texano, denunciavam...

Aliás, tempos depois, PePê trouxe um post com o mesmo teor no BM.

Para mim, é evidente que pelo número de armas fabricadas, além do calibre, transformam o M-16 num bom negócio. Não quer dizer que seja uma boa arma...

Outra:
O teatro de guerra do Vet-nam não era só lama. Era poeira também, e muita!
E o AK foi reputado como mais resistente no TO, em todo período do ano.
Tanto na época seca como nas chuvas.

Nossa esperiência:
E por acaso, apesar da munição diferente, a mulambada não ficou alegríssima como advento dos Ak's e depois dos Galil's, justamente por que se mostraram muito mais simples e fáceis de manutenir que os Ar-15's, que se perdiam aos montes como fonte de tétano????????

Então...

Penso, seriamente, que se os projetos da HK são tão eficientes como se diz, devíamos tratá-los com muito carinho...
Os mexicanos, já o fizeram...

Abs.
Confesso que nunca vi tropas Norte-Americanas no Iraque/Afeganistão a usar operacionalmente a AK e até gostava de ver a prova disso.

A AK têm várias vantagens e outras tantas desvantagens em relação à M-16/M-4. O que um militar deve fazer é saber ampliar as vantagens e tentar minimizar as desvantagens. Se um Fuzileiro Brasileiro estiver em combate contra forças equipadas com a AK, sabe (ou pelo menos devia saber) que deve limpar a sua espingarda-automática regularmente. Ora isso qualquer militar disciplinado faz. O que ele sabe é que a sua M-16 não vai enfarrujar (como acontece na AK/FAL/G-3) porque é feita de duralumínio.

Falo regularmente com um veterano da minha tropa e segundo ele a Armalite era um espectáculo. Ele também andou com a G-3 e experimentou muitas vezes a AK-47 (capturadas). Ele sempre me falou das várias vantagens e desvantagens das várias Espingardas-automáticas e nunca me disse que uma era superior no geral às outras.

Para reter: Um militar deve fazer é saber ampliar as vantagens da sua espingarda-automática e tentar minimizar as desvantagens.

:arrow:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Carlos Mathias

Re: 5.56 no EB

#81 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mai 02, 2009 2:32 pm

O que ele sabe é que a sua M-16 não vai enfarrujar (como acontece na AK/FAL/G-3) porque é feita de duralumínio.
Po fora, por dentro é o velho e bem oxidável aço.




HIGGINS

Re: 5.56 no EB

#82 Mensagem por HIGGINS » Sáb Mai 02, 2009 4:52 pm

cabeça de martelo escreveu:
HIGGINS escreveu:Rodrigo, me diga uma coisa...

Se o M-16 é tão bom, pq os soldados americanos disputam aos tapas os Ak's dos insurgentes mortos no Iraque e no Afeganistão?
Não é troféu de guerra pois já vi várias cenas de soldados portando Ak's... E não eram soldados iraquianos ou afegãos: aquela cara branca e vermelha como camarão, junto com o sotaque texano, denunciavam...

Aliás, tempos depois, PePê trouxe um post com o mesmo teor no BM.

Para mim, é evidente que pelo número de armas fabricadas, além do calibre, transformam o M-16 num bom negócio. Não quer dizer que seja uma boa arma...

Outra:
O teatro de guerra do Vet-nam não era só lama. Era poeira também, e muita!
E o AK foi reputado como mais resistente no TO, em todo período do ano.
Tanto na época seca como nas chuvas.

Nossa esperiência:
E por acaso, apesar da munição diferente, a mulambada não ficou alegríssima como advento dos Ak's e depois dos Galil's, justamente por que se mostraram muito mais simples e fáceis de manutenir que os Ar-15's, que se perdiam aos montes como fonte de tétano????????

Então...

Penso, seriamente, que se os projetos da HK são tão eficientes como se diz, devíamos tratá-los com muito carinho...
Os mexicanos, já o fizeram...

Abs.
Confesso que nunca vi tropas Norte-Americanas no Iraque/Afeganistão a usar operacionalmente a AK e até gostava de ver a prova disso.

A AK têm várias vantagens e outras tantas desvantagens em relação à M-16/M-4. O que um militar deve fazer é saber ampliar as vantagens e tentar minimizar as desvantagens. Se um Fuzileiro Brasileiro estiver em combate contra forças equipadas com a AK, sabe (ou pelo menos devia saber) que deve limpar a sua espingarda-automática regularmente. Ora isso qualquer militar disciplinado faz. O que ele sabe é que a sua M-16 não vai enfarrujar (como acontece na AK/FAL/G-3) porque é feita de duralumínio.

Falo regularmente com um veterano da minha tropa e segundo ele a Armalite era um espectáculo. Ele também andou com a G-3 e experimentou muitas vezes a AK-47 (capturadas). Ele sempre me falou das várias vantagens e desvantagens das várias Espingardas-automáticas e nunca me disse que uma era superior no geral às outras.

Para reter: Um militar deve fazer é saber ampliar as vantagens da sua espingarda-automática e tentar minimizar as desvantagens.

:arrow:
Diz isso, por que não viste a cena do molequinho, tirando do fundo do bueiro (arsenal de mulambo nas favelas) um colt multi-colorido de ferrugem...
Traficantes no Rio tratam os Ak's e Galils com reverência, pois perceberam que eles duram muito mais na mãos mulambentas!
É isso, até traficante tem respeito pelo dinheiro... :?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: 5.56 no EB

#83 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 02, 2009 9:40 pm

Canso de dizer: Exército é Exército, Polícia é Polícia, Bandido é Bandido e por aí vai. Não entendo essas comparações.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

Re: 5.56 no EB

#84 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mai 02, 2009 10:31 pm

Exército é exército até a hora da porrada comer e não dar mais prá usar escovinha a cada 100 tiros. Tá bom, 200 tiros.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: 5.56 no EB

#85 Mensagem por rodrigo » Qua Mai 06, 2009 6:42 pm

Rodrigo, me diga uma coisa...

Se o M-16 é tão bom, pq os soldados americanos disputam aos tapas os Ak's dos insurgentes mortos no Iraque e no Afeganistão?
Não é troféu de guerra pois já vi várias cenas de soldados portando Ak's... E não eram soldados iraquianos ou afegãos: aquela cara branca e vermelha como camarão, junto com o sotaque texano, denunciavam...
Isso é uma lenda, que vem sendo repetida desde a guerra do Vietnã. Quem não gosta de americano fica repetindo, deixando claro que não gosta também da verdade, nem tem conhecimento sobre treinamento. Vou explicar: um combatente, seja policial, militar, guerrilheiro ou etc... recebe o treinamento padrão da instituição a que pertence. Pode ser de arma curta, arma longa, ou como disse o poeta Didi Mocó - ambas as duas. Nesse treinamento, você aprende montar, desmontar, lavar e passar. Atira e aprende todos os problemas e falhas daquela arma. Depois adquire intimidade, com muito tempo, fica sabendo pelo som qual é o problema, pelo peso se está carregada, meia carregada ou descarregada, pelo cheiro se está lubrificada, pela aparência se está limpa, e outras coisas que só a intimidade permite. Depois disso tudo, vem alguém e diz: larga a sua arma que o AK-47 é melhor. Piada. Se a arma for boa, mesmo estrangeira, o americano adota, vide beretta e FN.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: 5.56 no EB

#86 Mensagem por Clermont » Qua Mai 06, 2009 8:52 pm

Olha, talvez, "disputando a tapa" os AKs seja exagero.

Mas, que os próprios americanos reconhecem as qualidades dos AK (mesmo os encontrados no Iraque e Afeganistão que não sei se estão em bom estado) é um fato. Tem um texto que postei por aqui, uma análise de depoimentos de sargentos fuzileiros navais, veteranos do Afeganistão e Iraque, realizada pelo Centro do Corpo de Fuzileiros Navais para Lições Aprendidas, em 2005, onde está citado o seguinte:
(...) "Eles [os fuzileiros navais] utilizaram AK47s de tempos em tempos, particularmente quando percebiam a necessidade de disparar através de paredes e tetos."
Então, nós, os paisanos leigos, não podemos ser censurados por ficarmos com a impressão de que a elite combatente de linha de frente dos Estados Unidos, no mínimo, está descontente com determinadas características do armamento-padrão de seu país. Como, poder de perfuração, por exemplo.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: 5.56 no EB

#87 Mensagem por Bolovo » Qua Mai 06, 2009 9:23 pm

Os equipamentos e o GC americano tem uma série de problemas. Os soldados usam os equipamentos, analisam as qualidades e defeitos e fazem um relatório, daí mandam para um orgão que é responsável em ler essas criticas. Mais ou menos isso. Se não me engano, no Exército, é o programa PEO (https://peosoldier.army.mil/). Clermont, acho que esse texto é de 2004 ou até antes, lá em Fallujah, certo? Que o 556 é mais 'fraco' que os outros, isso não há dúvida, por isso existe o GC, para equilibrar a falta de um e a sobra do outro. Ultimamente andam colocando alguns fuzis 762 (M14, M110), para preencher a lacuna entre o fuzil e um atirador de elite, e uma metralhadora leve 762 (Mk48), aumentando o poder de fogo do GC, para as equipes de assalto se locomoverem mais facilmente.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

Re: 5.56 no EB

#88 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mai 06, 2009 9:49 pm

Esses dias eu vi um comparativo muito interessante entre o M-16 e o AK-47. Mostra que as diferenças se devem mais por definições de projeto do que por capacidades em si dos fabricante.









Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: 5.56 no EB

#89 Mensagem por rodrigo » Qui Mai 07, 2009 3:29 pm

Outro fator muito importante em relação a um AK47 é o país fabricante. Existem cópias fabricadas com qualidade superior aos russos, como os tchecos, e alguns com qualidade muito inferior (por ex. Iraque), que falham por fabricação deficiente, e tem precisão muito ruim.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: 5.56 no EB

#90 Mensagem por Túlio » Qui Mai 07, 2009 3:36 pm

O VZ58 NÃO É cópia do AK, embora seja muito parecido externamente... 8-] :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder