Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1771 Mensagem por WalterGaudério » Qua Abr 29, 2009 7:35 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Não é uma notícia. É a opinião do Roberto Silva, baseado no que se discute em fóruns. Provavelmente foi um erro deixar o "Mídia: Folha de São Paulo".
Vinícius, e demais marujos, o que posso lhes dizer é que a parte "americana", é sim verídica, ainda que como bem dito, não é oficial(AINDA). Eu já havia vazado uma parte dela no fim de dezembro, com poucos detalhes, porque tb me fora passado informalmente. Era quase que uma sondagem e referia basicamente a um casco de grandes dimensões baseado em projeto semelhante que havia sido negociado com a Marinha da Austrália recentemente. Não havia citação a sistemas de armas de ponta, pois aguardava-se então a posse da nova adminstração americana(Obama DoD Rulez). Bem , agora, se preparem porque vêem chumbo grosso, é para mim uma surpresa o sistema AEGIS estar sendo oferecido pois anteriormente nem havia sido citado..., no entanto, como disse acima, Nova administração..., novos ventos.




A proposta oficiaal americana virá, e deve chegar agora em maio, e terá que ser extremamente robusta....






...e digo porquê.




A Proposta francesa oferecida à MB é tudo isso que foi falado acima(só não tinha referências a mísseis) . Mas a oferta de mísseis ASTER era previsível e artigo sine quae non, para ser levada à sério.

DIFERENTEMENTE das propostas do FX-2, no que diz respeito a área naval a FRança veio para vencer de primeira. Mas essa história de ASTER para EB e FAB deve ser coisa nova. O material que chegou a MB, obviamente se referia apenas a sistemas navais. A única coisa que me foi dita como "EXTRA" era a possibilidade de se usar canais do sistema GALILEO GPS, ou mesmo da incorporação do Brasil ao projeto na esfera militar.


REPITO. Nessa área os franceses estão na frente. Fico imaginando o que os americanos vão fazer para se posicionarem bem. Mas certamente o farão.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1772 Mensagem por Wolfgang » Qua Abr 29, 2009 7:49 pm

Walterciclone escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Não é uma notícia. É a opinião do Roberto Silva, baseado no que se discute em fóruns. Provavelmente foi um erro deixar o "Mídia: Folha de São Paulo".
Vinícius, e demais marujos, o que posso lhes dizer é que a parte "americana", é sim verídica, ainda que como bem dito, não é oficial(AINDA). Eu já havia vazado uma parte dela no fim de dezembro, com poucos detalhes, porque tb me fora passado informalmente. Era quase que uma sondagem e referia basicamente a um casco de grandes dimensões baseado em projeto semelhante que havia sido negociado com a Marinha da Austrália recentemente. Não havia citação a sistemas de armas de ponta, pois aguardava-se então a posse da nova adminstração americana(Obama DoD Rulez). Bem , agora, se preparem porque vêem chumbo grosso, é para mim uma surpresa o sistema AEGIS estar sendo oferecido pois anteriormente nem havia sido citado..., no entanto, como disse acima, Nova administração..., novos ventos.




A proposta oficiaal americana virá, e deve chegar agora em maio, e terá que ser extremamente robusta....






...e digo porquê.




A Proposta francesa oferecida à MB é tudo isso que foi falado acima(só não tinha referências a mísseis) . Mas a oferta de mísseis ASTER era previsível e artigo sine quae non, para ser levada à sério.

DIFERENTEMENTE das propostas do FX-2, no que diz respeito a área naval a FRança veio para vencer de primeira. Mas essa história de ASTER para EB e FAB deve ser coisa nova. O material que chegou a MB, obviamente se referia apenas a sistemas navais. A única coisa que me foi dita como "EXTRA" era a possibilidade de se usar canais do sistema GALILEO GPS, ou mesmo da incorporação do Brasil ao projeto na esfera militar.


REPITO. Nessa área os franceses estão na frente. Fico imaginando o que os americanos vão fazer para se posicionarem bem. Mas certamente o farão.
Tomahawks? Chinooks? REVO?
Ah, o Obama conseguiu maioria no Senado... 8-]




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1773 Mensagem por WalterGaudério » Qua Abr 29, 2009 7:57 pm

Wolfgang escreveu:
Walterciclone escreveu: Vinícius, e demais marujos, o que posso lhes dizer é que a parte "americana", é sim verídica, ainda que como bem dito, não é oficial(AINDA). Eu já havia vazado uma parte dela no fim de dezembro, com poucos detalhes, porque tb me fora passado informalmente. Era quase que uma sondagem e referia basicamente a um casco de grandes dimensões baseado em projeto semelhante que havia sido negociado com a Marinha da Austrália recentemente. Não havia citação a sistemas de armas de ponta, pois aguardava-se então a posse da nova adminstração americana(Obama DoD Rulez). Bem , agora, se preparem porque vêem chumbo grosso, é para mim uma surpresa o sistema AEGIS estar sendo oferecido pois anteriormente nem havia sido citado..., no entanto, como disse acima, Nova administração..., novos ventos.




A proposta oficiaal americana virá, e deve chegar agora em maio, e terá que ser extremamente robusta....






...e digo porquê.




A Proposta francesa oferecida à MB é tudo isso que foi falado acima(só não tinha referências a mísseis) . Mas a oferta de mísseis ASTER era previsível e artigo sine quae non, para ser levada à sério.

DIFERENTEMENTE das propostas do FX-2, no que diz respeito a área naval a FRança veio para vencer de primeira. Mas essa história de ASTER para EB e FAB deve ser coisa nova. O material que chegou a MB, obviamente se referia apenas a sistemas navais. A única coisa que me foi dita como "EXTRA" era a possibilidade de se usar canais do sistema GALILEO GPS, ou mesmo da incorporação do Brasil ao projeto na esfera militar.


REPITO. Nessa área os franceses estão na frente. Fico imaginando o que os americanos vão fazer para se posicionarem bem. Mas certamente o farão.
Tomahawks? Chinooks? REVO?
Ah, o Obama conseguiu maioria no Senado... 8-]

Vai saber... 8-]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1774 Mensagem por Wolfgang » Qua Abr 29, 2009 8:08 pm

:mrgreen:




Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1775 Mensagem por Jin Jones » Qua Abr 29, 2009 8:34 pm

Walterciclone escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Não é uma notícia. É a opinião do Roberto Silva, baseado no que se discute em fóruns. Provavelmente foi um erro deixar o "Mídia: Folha de São Paulo".
Vinícius, e demais marujos, o que posso lhes dizer é que a parte "americana", é sim verídica, ainda que como bem dito, não é oficial(AINDA). Eu já havia vazado uma parte dela no fim de dezembro, com poucos detalhes, porque tb me fora passado informalmente. Era quase que uma sondagem e referia basicamente a um casco de grandes dimensões baseado em projeto semelhante que havia sido negociado com a Marinha da Austrália recentemente. Não havia citação a sistemas de armas de ponta, pois aguardava-se então a posse da nova adminstração americana(Obama DoD Rulez). Bem , agora, se preparem porque vêem chumbo grosso, é para mim uma surpresa o sistema AEGIS estar sendo oferecido pois anteriormente nem havia sido citado..., no entanto, como disse acima, Nova administração..., novos ventos.




A proposta oficiaal americana virá, e deve chegar agora em maio, e terá que ser extremamente robusta....






...e digo porquê.




A Proposta francesa oferecida à MB é tudo isso que foi falado acima(só não tinha referências a mísseis) . Mas a oferta de mísseis ASTER era previsível e artigo sine quae non, para ser levada à sério.

DIFERENTEMENTE das propostas do FX-2, no que diz respeito a área naval a FRança veio para vencer de primeira. Mas essa história de ASTER para EB e FAB deve ser coisa nova. O material que chegou a MB, obviamente se referia apenas a sistemas navais. A única coisa que me foi dita como "EXTRA" era a possibilidade de se usar canais do sistema GALILEO GPS, ou mesmo da incorporação do Brasil ao projeto na esfera militar.


REPITO. Nessa área os franceses estão na frente. Fico imaginando o que os americanos vão fazer para se posicionarem bem. Mas certamente o farão.
Será q. com o AEGIS viria acompanhado com a ultima versão do Standart ?
Já que o BR poderá produzir o MM-40 por aqui, o que vai ser do MAN-1 ?

Walter, o que vc acha do BR ter como fornecedor da maioria dos seus equipamentos mais importantes um único pais fornecedor, aonde fica a nossa soberania e independencia tecnológica nessa história :?

Abraços
Jin




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1776 Mensagem por Marino » Qua Abr 29, 2009 8:41 pm

Jin, em vez de fornecedor de equipamentos, escreva "parceiro que transferirá tecnologia para que os equipamentos sejam fabricados no Brasil". Veja como mudou a questão.
Não importa que seja um só país, se vamos fabricar os equipamentos aqui.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1777 Mensagem por Franz Luiz » Qua Abr 29, 2009 9:09 pm

Boa noite amigos.
Melhor do que um excelente vendedor é mesmo um bom parceiro/aliado,
que nos permita desenvolver e fabricar aqui (know-why como disse o
Vice-Almirante). Vendedores podem sumir com as peças de reposição em tempos
de guerra. Aliados fornecem ainda mais nestes tempos. Ainda mais
quando sabem que já somos independentes e podemos nos virar.
Mesmo que a proposta americana seja melhor técnica e comercialmente
que a dos franceses, mas estes sejam mais confiáveis, não resta dúvida.
Mesmo que a proposta francesa seja melhor técnica e comercialmente
que a dos americanos, mas estes sejam mais confiáveis, não resta dúvida.
Nunca uma boa análise estratégica dos atuais e futuros interesses
internacionais foi tão vital para o nosso país.
É o preço de crescer e amadurecer. Estamos saindo da infância cultural
para uma possível adolescência. É o preço e o risco.
Pelo que estamos vendo a tendência é realmente assumirmos
um grande (maior do que pensávamos há alguns meses)
pacote (acordo) reunindo diversas tecnologias.

Um abraço
Franz Luiz




Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1778 Mensagem por Jin Jones » Qua Abr 29, 2009 9:12 pm

Marino escreveu:Jin, em vez de fornecedor de equipamentos, escreva "parceiro que transferirá tecnologia para que os equipamentos sejam fabricados no Brasil". Veja como mudou a questão.
Não importa que seja um só país, se vamos fabricar os equipamentos aqui.
Marino, mas de qualquer forma, os equipamentos novos que serão montados aqui, terão alguma transferencia de tecnologia mas será minoritária, como por exemplo o caso dos hel. e dos Sub's, mas a parte critica de tais equip. não serão nacionalizados, nos dando SIM uma séria dependência externa.
Não podemos nos deslumbrar por nós estarmos ( pela 1ª vez na história do BR ), recebendo um nivel de reconhecimento externo tão grande. Afinal não iríamos ser para sempre a "republica das bananas ".

Veja o caso da MB, ele está perigosamente se tornando, ( caso se concretize as FREMM e o Rafale F-1 para o SP ) dependente de um único fornecedor.

Independente de quais sejam os fornecedores ou parceiros ( como vc queira chamar ), temos que ter como prioridade o desenvolvimento nacional e complementando com fornecedores externos, mas o que eu estou vendo, a MB está buscando "atalhos" para encurtar esse processo, abraçando um único pais que "promete" que vai fazer o BR avançar décadas em tecnologia militar, duma hora para outra.
Estou muito preocupado de como as coisas estão se desenrolando e não vejo ninguém levantar a bandeira e sim um monte de gente deslumbrada, não enxergando a armadilha que o pais pode cair.

Voce pode nos garantir que daqui a 20 anos os dois paises ainda serão tão amigos, como são hoje, lembrando que com o crescimento do BR, os nossos anseios perante um mundo globalizado irá se ampliar e poderá ( porque não! ), se chocar com os interesses franceses em um determinado momento.
Não se esqueça do atrito, chamado "GUERRA DA LAGOSTA".

Não tenho nada contra a França, eu teria a mesma postura se nós estivesse mos pondo em risco a nossa soberania, fazendo tais PARCERIAS EXTRATÉGICAS com qualquer outra nação, seja EUA, Russia, China, etc...

Abraços
Jin




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1779 Mensagem por WalterGaudério » Qua Abr 29, 2009 9:32 pm

Marino escreveu:Jin, em vez de fornecedor de equipamentos, escreva "parceiro que transferirá tecnologia para que os equipamentos sejam fabricados no Brasil". Veja como mudou a questão.
Não importa que seja um só país, se vamos fabricar os equipamentos aqui.
Em três linhas o Marino disse tudo e mais um pouco. :wink:




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1780 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Abr 29, 2009 9:37 pm

PRick escreveu:
Jin Jones escreveu: Tambem acho que exageraram.
Imagina a MDBA montando uma fabrica no BR pra produzir MM-40 BIII e Torpedos aqui, sabendo que a MB iria adquirir poucas unidades :lol:
Já o fato de "talvez" os EUA oferecerem o AIGES pra vós, não me causa estranheza, pelo fato do BR ter se mostrado um parceiro importante dos EUA nos ultimos anos.
Os navios oferecidos pelos Americanos seriam de longe o de maior poder de fogo, mas será que seria isso que o BR precisa?.
Seria um assunto para ser analisado.

Torço pelo KDX II, não pelo navio em si, até porque o FREMM é um exelente navio, mas me incomoda MUITO nós estar-mos pondo na mão de um único fornecedor ( FR ) varios itens para a nossa defesa como hel. , sub's, talvez caças e talvez fragatas, isso sem contar com os SINDACTAS e o nosso NA.
Quanto a parceria MBDA, AVIBRÁS e Mectron, vejam o anúncio de página inteira na última Revista Força Aérea nº 57. A MBDA não colocaria isso se de fato a coisa não estivesse sendo negociada. Fiquei surpreso com o destaque.

O destaque é para o Exocet, porém, em tempos de FX-2, a coisa pode ganhar um rumo maior.

[]´s
Prick, o que está em destaque no anúncio é "EXOCET by Avibrás, Mectron & MBDA".
Seria o MAN-1 realmente um Exocet???

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1781 Mensagem por Marino » Qua Abr 29, 2009 9:41 pm

Jin Jones escreveu:
Marino escreveu:Jin, em vez de fornecedor de equipamentos, escreva "parceiro que transferirá tecnologia para que os equipamentos sejam fabricados no Brasil". Veja como mudou a questão.
Não importa que seja um só país, se vamos fabricar os equipamentos aqui.
Marino, mas de qualquer forma, os equipamentos novos que serão montados aqui, terão alguma transferencia de tecnologia mas será minoritária, como por exemplo o caso dos hel. e dos Sub's, mas a parte critica de tais equip. não serão nacionalizados, nos dando SIM uma séria dependência externa.
Caro amigo, vai em azul.
Dos helis eu não sei, mas dos subs, não será minoritária. Vamos formar projetistas, engenheiros irão para as empresas de periscópios, torpedos, etc. A segunda série de submarinos provará isso
.
Não podemos nos deslumbrar por nós estarmos ( pela 1ª vez na história do BR ), recebendo um nivel de reconhecimento externo tão grande. Afinal não iríamos ser para sempre a "republica das bananas ".

Veja o caso da MB, ele está perigosamente se tornando, ( caso se concretize as FREMM e o Rafale F-1 para o SP ) dependente de um único fornecedor.
Vc escreveu bem, ainda nada foi concretizado.
Mas se vierem as FREMM, o projeto completo das mesmas será comprado (de qualquer navio que for escolhido), tornando-se propriedade da MB. Os Rafales, depende da FAB, mas se os mesmos forem fabricados na Embraer...

Independente de quais sejam os fornecedores ou parceiros ( como vc queira chamar ), temos que ter como prioridade o desenvolvimento nacional e complementando com fornecedores externos (exato, isto é o que a MB tenta fazer), mas o que eu estou vendo, a MB está buscando "atalhos" para encurtar esse processo, abraçando um único pais que "promete" que vai fazer o BR avançar décadas em tecnologia militar, duma hora para outra (a "promessa" tem que estar em contrato, ou nada feito) .
Estou muito preocupado de como as coisas estão se desenrolando e não vejo ninguém levantar a bandeira e sim um monte de gente deslumbrada, não enxergando a armadilha que o pais pode cair.

Voce pode nos garantir que daqui a 20 anos os dois paises ainda serão tão amigos, como são hoje, lembrando que com o crescimento do BR, os nossos anseios perante um mundo globalizado irá se ampliar e poderá ( porque não! ), se chocar com os interesses franceses em um determinado momento. A questão é se em 20 anos nossos engenheiros e empresas terão dado o passo adiante, ou não. Se não, vc estará coberto de razão, mas não é o que imagino.
Não se esqueça do atrito, chamado "GUERRA DA LAGOSTA". Jamais

Não tenho nada contra a França, eu teria a mesma postura se nós estivesse mos pondo em risco a nossa soberania, fazendo tais PARCERIAS EXTRATÉGICAS com qualquer outra nação, seja EUA, Russia, China, etc...
O problema é encontrar países dispostos a fazer ToT na profundidade que a MB quer. Os russos dançaram feio, os americanos estão prometendo (falta colocar "no papel"), alemães estão sendo ouvidos, assim como coreanos, espanhóis, etc. Tenhamos fé de que os brasileiros que tratam do assunto estão pensando nas próximas gerações.

Abraços Outro abraço
Jin




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1782 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 29, 2009 9:51 pm

Marino, entendo perfeitamente as considerações, mas também não deixa de me preocupar essa questão levantada.

O projeto das FREMM, por exemplo, será comprado. Ok, mas será que vão entragar da mesma forma que entregaram o dos NaPas, hoje felizmente em construção (com méritos) no INACE?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1783 Mensagem por Jin Jones » Qua Abr 29, 2009 9:54 pm

É sempre um prazer debater com voce Marino, apesar de as vezes não concordar :mrgreen:

Abraços
Jin




PRick

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1784 Mensagem por PRick » Qua Abr 29, 2009 11:32 pm

AlbertoRJ escreveu:
PRick escreveu: Quanto a parceria MBDA, AVIBRÁS e Mectron, vejam o anúncio de página inteira na última Revista Força Aérea nº 57. A MBDA não colocaria isso se de fato a coisa não estivesse sendo negociada. Fiquei surpreso com o destaque.

O destaque é para o Exocet, porém, em tempos de FX-2, a coisa pode ganhar um rumo maior.

[]´s
Prick, o que está em destaque no anúncio é "EXOCET by Avibrás, Mectron & MBDA".
Seria o MAN-1 realmente um Exocet???

[]'s
Vamos dizer assim, cada um dá o nome do armamento que melhor serve. Veja, MAN-1 para nós, Exocet para a MBDA, SBR para nós, Marlin modificado ou Improved Scorpene. Se lembra o que falei lá no tópico do 209PN, não importa o nome do gato, o importante é que mate os ratos. O mesmo sobre os mísseis, não me interessa o nome, ou quem forneceu a tecnologia, o importante é ser um míssil capaz e produzido aqui mediante pequisa própria ou transferência de tecnologia.

[]´s




Bender

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1785 Mensagem por Bender » Qua Abr 29, 2009 11:35 pm

Franz Luiz escreveu:Boa noite amigos.
Melhor do que um excelente vendedor é mesmo um bom parceiro/aliado,
que nos permita desenvolver e fabricar aqui (know-why como disse o
Vice-Almirante). Vendedores podem sumir com as peças de reposição em tempos
de guerra. Aliados fornecem ainda mais nestes tempos. Ainda mais
quando sabem que já somos independentes e podemos nos virar.
Mesmo que a proposta americana seja melhor técnica e comercialmente
que a dos franceses, mas estes sejam mais confiáveis, não resta dúvida.
Mesmo que a proposta francesa seja melhor técnica e comercialmente
que a dos americanos, mas estes sejam mais confiáveis, não resta dúvida.
Nunca uma boa análise estratégica dos atuais e futuros interesses
internacionais foi tão vital para o nosso país.
É o preço de crescer e amadurecer. Estamos saindo da infância cultural
para uma possível adolescência. É o preço e o risco.
Pelo que estamos vendo a tendência é realmente assumirmos
um grande (maior do que pensávamos há alguns meses)
pacote (acordo) reunindo diversas tecnologias.

Um abraço
Franz Luiz
Franz,parabéns cara!É a segunda vez hoje que eu reparo nos teus posts,apesar de voce já ter um tempo de casa, posta pouco,mas deve participar mais,voce mostra ser e ter pensamentos de alto nível.É isso ai. :D

Marino essa tua frase abaixo é o que me basta,espero o mesmo daqueles que decidem na FAB.
Tenhamos fé de que os brasileiros que tratam do assunto estão pensando nas próximas gerações.
Sds.




Responder