EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#586 Mensagem por Moccelin » Seg Abr 27, 2009 9:42 pm

Porém esse é o tipo de coisa que não se cabe mais no mundo globalizado, e pra falar a verdade nunca coube, porque mesmo que eu criasse a "Moccelin Motores", por exemplo, não tem como fugir, se compra válvula da TRW, sistema de injeção common-rail da Bosch, e por aí vai... E não é interessante ficar re-inventando a roda com tecnologias desse tipo.

O interessante é a fabricação total local, porque no caso de guerra todo o ciclo de produção estará no nosso território.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#587 Mensagem por Bolovo » Ter Abr 28, 2009 3:27 am

O que é mais fácil de achar no Brasil, o motor Iveco ou esse outro aí? Essa a chave. O EB não quer ter nada parado por falta de peças!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#588 Mensagem por Moccelin » Ter Abr 28, 2009 10:02 am

Então... O lado bom é que a IVECO está ganhando terreno, então teremos cada vez mais Motores Iveco rodando por aí, e temos a VW Caminhões e ônibus, que também está crescendo muito, com novo comando (MAN), e não sabemos se vai continuar usando motores Cummins ou passará a usar motores MAN, o que complicaria ainda mais o mercado de motores... Teríamos um maior equilíbrio, então o fato dos motores Iveco perderem feio pra Cummins, MTU e outras marcas que já tem mais tempo de Brasil não seria tão assutador.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#589 Mensagem por eligioep » Ter Abr 28, 2009 10:09 am

Torno a falar o que já citei anteriormente: é I M P O R T A N T E termos um motor que esteja no mercado já a bastante tempo. Nem sempre (para não falar que NUNCA...) o EB possui o suprimento em estoque. Melhor receber a verba e comprar no comércio local. Cito como exemplo os LÉO, onde não se consegue NADA no comércio local. Só vindo pelos canais de suprimento.




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#590 Mensagem por Sniper » Ter Abr 28, 2009 5:16 pm

Qual o problema com os motores e a assistência da IVECO?

Acho que vocês deveriam se informar um pouco antes de criticarem esse ou aquele material. A IVECO tem pontos de assistência pós-venda do Amazonas ao Rio Grande do Sul.

Pesquisem um pouco:
http://www.concessionariasiveco.com.br/

A IVECO pode ter menos tempo de Brasil, porém tem uma fábrica no país, centro de desenvolvimento de produtos no país e foi a única empresa que atendeu os requisitos do EB.

É óbvio que a IVECO não tem o "luxo" de uma Mercedes ou Volvo (nem o preço da "grife"), porém, tem muita qualidade e comprometimento com seus projetos.

E outra coisa: Comparar os produtos da IVECO e até mesmo a FIAT que é líder de vendas no Brasil a mais de 2 anos com os primeiros carros produzidos no país (147, Uno, Tempra) chega a ser ridículo pois os investimentos em engenharia e qualidade que estas empresas fizeram nos últimos anos são imensos, tanto que se tornaram líderes de mercado.




Imagem
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#591 Mensagem por Moccelin » Ter Abr 28, 2009 6:09 pm

Sniper, eu, particularmente, não estou metendo o pau no motor Iveco, nem na assistência técnica (falei do fato de ser importado, mas já fui corrigido), mas sim do fato de ser estranho ter nos pré-requisitos que o motor ia ser um Cummins ou MTU (era dado como certo o Cummins) e mudar pra um motor Iveco justamente tendo a Iveco como detentora do projeto, e aí vem as perguntas:
- É decisão política?
- A Iveco empurrou goela abaixo o motor Iveco?
- A Cummins (e MTU) não aceitaram colocar um motor delas num projeto de uma concorrente, dificultando o negócio?
- O fato do motor ser Iveco significa que a torre do 105mm vai ser Oto Melara???
São várias perguntas que me intrigam...

Se foi uma decisão pura e simplesmente comercial/técnica (preço e tecnologia embarcada) sim, tudo bem...

Sobre a rede de assistências técnicas, bom, aí é complicado falar, porque sim, a Iveco está no Brasil todo, mas fica difícil de concorrer com a Cummins, por exemplo, que além de estar no Brasil todo como Cummins, ainda está no Brasil todo como VW Caminhões e Ônibus, Ford Caminhões, etc... Mas mais uma vez, se foi uma decisão técnica/comercial e não política a cobertura já é suficiente.




The cake is a lie...
Centurion
Júnior
Júnior
Mensagens: 43
Registrado em: Qua Mai 23, 2007 4:57 pm

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#592 Mensagem por Centurion » Ter Abr 28, 2009 7:31 pm

Camaradas,

Pergunta importantíssima! Tem previsão para conectividade com IPhone?

Só pra descontrarir...

Abraços,

Centurion




topo
Júnior
Júnior
Mensagens: 112
Registrado em: Seg Set 03, 2007 9:38 pm
Localização: Italia

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#593 Mensagem por topo » Qua Abr 29, 2009 12:41 pm

Moccelin escreveu:
Se foi uma decisão pura e simplesmente comercial/técnica (preço e tecnologia embarcada) sim, tudo bem...
Sim e Nao!!!

Porem foi melhor assim para todos,exercito,politicos e SINDICATO......pelo aquilo que eu escutei aqui na Italia o urutu vai ser so o inicio de uma lunga parceria com o exercito e nao so ele .....(muitos outros veicolos vao chegar com o tempo) a IvecoDefesa ta indo pro brasil para montar uma FABRICA que deve trabalhar sempre......e isso a iveco sabe fazer (lobby_politico_militar_SINDICAL ) coisa necessaria devido o ORCAMENTO do exercito brasileiro!!!

Ps se era para colocar o motor de um, a torre de un outro.......vcs acham que um dos maiores grupos armamentisticos do mundo iriam pro brasil colocar a cara e fabrica so para fazer a carcaca de carro?




Editado pela última vez por topo em Qua Abr 29, 2009 12:46 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#594 Mensagem por eligioep » Qua Abr 29, 2009 12:45 pm

Moccelin escreveu:Sniper, eu, particularmente, não estou metendo o pau no motor Iveco, nem na assistência técnica......
Sobre a rede de assistências técnicas, bom, aí é complicado falar, porque sim, a Iveco está no Brasil todo, mas fica difícil de concorrer com a Cummins, por exemplo, que além de estar no Brasil todo como Cummins, ainda está no Brasil todo como VW Caminhões e Ônibus, Ford Caminhões, etc... Mas mais uma vez, se foi uma decisão técnica/comercial e não política a cobertura já é suficiente.
Mocelin,
vc falou tudo. Eu não tenho nada contra a FIAT ou IVECO. Estou apenas no meu papel de usuário final e principalmente, estou vendo a parte da logística. Repito, não tem como querer comparar rede MBB, CUMMINS/VW/FORD Truck com Iveco que está chegando. É um puta motor, a empresa é séria, mas falta marcado de reposição, falta o que nós do EB precisamos: disponibilidade de peças em qualquer lugar.




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#595 Mensagem por Moccelin » Qua Abr 29, 2009 2:15 pm

Pois é, e como a possibilidade de eu voltar pra Academia aumentou (e eu sou peru de Cavalaria), estou imaginando a disponibilidade dos "meus" carros caso eu realmente volte hehehehehehe...

E claro, torcendo pra CT-CV!




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#596 Mensagem por Moccelin » Qua Abr 29, 2009 2:21 pm

Centurion escreveu:Camaradas,

Pergunta importantíssima! Tem previsão para conectividade com IPhone?

Só pra descontrarir...

Abraços,

Centurion
Cara, acho que não, porque o Governo Brasileiro gosta de tecnologias mais abertas, o IPhone é fechado demais, a Apple não abre o código fonte de jeito nenhum!!! :-P :mrgreen:




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#597 Mensagem por Bourne » Sáb Mai 02, 2009 12:11 am

Bueno,

Pelo que pesquisei sobre a Iveco para um projeto secreto. Os motores para caminhões devem ser fabricados no Brasil ou já estão sendo. Ainda preciso aprofundar a pesquisa e confirmar a minha compreensão dos dados. Mas a EB queria motor Cummis ou MB. Então, que venham ótimas justificativas técnicas.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#598 Mensagem por Bourne » Sáb Mai 02, 2009 12:24 am

Moccelin escreveu:Porém esse é o tipo de coisa que não se cabe mais no mundo globalizado, e pra falar a verdade nunca coube, porque mesmo que eu criasse a "Moccelin Motores", por exemplo, não tem como fugir, se compra válvula da TRW, sistema de injeção common-rail da Bosch, e por aí vai... E não é interessante ficar re-inventando a roda com tecnologias desse tipo.

O interessante é a fabricação total local, porque no caso de guerra todo o ciclo de produção estará no nosso território.
Isso aí. :wink:

Não é nem pelo mundo globalizado, mas por que esse tipo de relação entre empresas barateia custos e reduz riscos. Aliás, existem empresas nacionais que se beneficiam desse tipo de lógica de negócios. Por exemplo, a Randon tem quase metade do faturamento vindo de empresas de auto-peças, em que um dos pincipais clientes da empresa no que se refere a suspensões e outros componentes são a Ford e VW (ou MAN).




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61293
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#599 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 02, 2009 12:26 am

Pois é, motor daqui, torre dali, transmissão de lá, exatamente o que falavam de mal do Osório, 'não dá porque é uma colcha de retalhos tecnológica'... :roll:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#600 Mensagem por Moccelin » Sáb Mai 02, 2009 1:09 am

E o Merkava não é??? Isso pra citar apenas UM exemplo... Querem de um país de porte maior? LeClerc... Maior ainda? Abrams!

O mérito é de quem junta tudo de uma forma eficiente, senão seria brincar de lego, e qualquer paisinho mixo faria os seus próprios blindados, e não vemos países COM dinheiro pra isso fazendo...




The cake is a lie...
Responder